Fabiana Aparecida Vilaça |
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. |
|
Fabiana Aparecida Vilaça |
O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
|
Fabiana Barros de Araújo e Silva - UNB |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA E A INFLUÊNCIA À CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NO 4° ANO DOS ANOS INICIAIS. |
|
Fabiana Barros de Araújo e Silva - UNB |
O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO FRACIONÁRIO A PARTIR DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS |
|
Fabiana Chagas de Andrade |
JUJUBAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLIEDROS |
|
Fabiana Chagas de Andrade |
UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA A DEFICIENTES VISUAIS: TRABALHANDO A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1° SEGMENTO |
|
Fabiana Chagas de Andrade |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA ATRELANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM A DEFICIÊNCIA VISUAL |
|
Fabiana Fiorezi de Marco - UFU |
EXPLORANDO O JOGO LABIRINTO DOS DECIMAIS: O RECORTE DE UMA EXPERIÊNCIA |
|
Fabiana Fiorezi de Marco - UFU |
JOGOS VIRTUAIS EDUCATIVOS: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Fabiana G. L. da Silva |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO |
|
Fabiana G. L. da Silva |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO |
|
Fabiana G. L. da Silva |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO |
|
Fabiana Leal Nascimento |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DO SOFTWARE POLY EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE PRÁTICA DE SALA DE AULA |
|
Fabiana Martins de Freitas |
O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS |
|
Fabiana Pallú |
SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
|
Fabiana Policarpo |
ENGENHARIA DIDÁTICA: O ESTUDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL PELO PROCESSO FARMACOLÓGICO NO ORGANISMO |
|
Fabiane Fischer Figueiredo |
REFLEXÕES SOBRE O DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
|
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes |
GEOMETRIA SONA: UMA PROPOSTA DA INCLUSÃO DA TEMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes |
O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E A MATEMÁTICA: INVESTIGANDO CONCEITO DE ÁREAS COM AS BARRAS DE CUISENAIRE |
|
Fabiane Mondini |
O ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Fabiane Mondini |
UM ESTUDO HERMENÊUTICO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ÁLGEBRA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
|
Fabiane Passarini Marques Pizaneschi - UFMT/IE |
O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA SUA RELAÇÃO COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR |
|
Fabiane Santana da Silva |
ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO 9º ANO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIA |
|
Fabiane Santana da Silva |
UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
|
Fábio Alexandre Borges |
A MEDIAÇÃO PARA SURDOS INCLUSOS NAS AULAS MATEMÁTICA POR INTÉRPRETES DE LIBRAS: UMA AÇÃO INTERLÍNGUAS? |
|
Fábio Alexandre Borges |
UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
|
Fábio Alexandre Borges |
CATEGORIZANDO AS PESQUISAS ACERCA DE GEOMETRIA DOS FRACTAIS VIA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS |
|
FABIO COLINS DA SILVA |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
|
Fábio Ferreria da Silva - UNESP - RIO CLARO |
GRANDEZAS PROPORCIONAIS COM GEOGEBRA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO INTEGRADO DE GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ÁLGEBRA |
|
Fabio Garcia Bernardo |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO |
|
Fabio Garcia Bernardo |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS |
|
Fábio Gerab |
O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ENSINO MÉDIO-ENSINO DE ENGENHARIA: UM DIAGNÓSTICO SOB A ÓTICA DO ESTUDANTE |
|
Fábio Henrique Gonçalves Conceição |
APORTES DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Fábio Henrique Gonçalves Conceição |
ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATANDO E REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Fábio José da Costa Alves |
O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM O APP INVENTOR 2 |
|
Fábio José Silva Souza |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DOS PCN |
|
FABIO JUNIOR DA SILVA CASTRO |
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
|
FABIO JUNIOR DA SILVA CASTRO |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A “FEIRA DO PIBID”: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
|
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
UMA HERMENÊUTICA DO TEXTO ETNOMATEMÁTICO D’AMBROSIANO |
|
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
QUE “TÉKHNE” É ESTA DA “TICA” DA “ETNOMATEMÁTICA”? |
|
Fábio Luiz Dias Tozo |
A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM VIA TAREFAS EXPLORATÓRIAS-INVESTIGATIVAS |
|
Fabio Martins de Leonardo |
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
|
Fábio Rogério Porto |
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O USO DO DISPOSITIVO MOBILE COM O SOFTWARE GEOGEBRA |
|
FABÍOLA BARCELOS RISSO |
DA EXPERIÊNCIA COMO ALUNO À DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
Fabíola da Cruz Martins |
OS DESAFIOS DO ENSINO DA ÁLGEBRA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA |
|
Fabíola da Cruz Martins |
O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS |
|
Fabíola da Cruz Martins |
A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Fabíola de Oliveira Miranda |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E CONEXÕES |
|
Fabricia de Carvalho Paixão |
APRENDENDO MATEMÁTICA COM O TRIÂNGULO DE SIERPINSKI |
|
Fabricia de Carvalho Paixão |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE |
|
Fabricio Santos de Sousa |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARCOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO A CASA DAS ONZE JANELAS |
|
FARAILDES SILVA DE SOUZA |
RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: ANÁLISE DE ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO 5° ANO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
|
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio |
POSSIBILIDADES DE DESIGNAÇÃO DE RELAÇÕES ALGÉBRICAS |
|
FELICIO GUILARDI JUNIOR |
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O NÚMERO PI! |
|
Felinto Antonio Furtado Neto |
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA E DOS NÚMEROS COMPLEXOS |
|
Felinto Antonio Furtado Neto |
UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS |
|
FELIPE ALMEIDA DE MELLO |
O PROJETO “MATEMÁTICA PARA ALÉM DA VISÃO” E A CONFECÇÃO DE UMA FERRAMENTA TÁCTIL PARA EDUCANDOS CEGOS |
|
FELIPE ALMEIDA DE MELLO |
O ENSINO DE FRAÇÕES PARA EDUCANDOS CEGOS |
|
Felipe Alves Machado |
O SABER COTIDIANO E O SABER ESCOLAR: ARTICULANDO ESSES SABERES EM UMA TAREFA MATEMÁTICA |
|
Felipe Andrade Fernandes |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA |
|
Felipe Andrade Fernandes |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM |
|
Felipe Antonio Moura Miranda |
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
|
Felipe dos Santos Belon |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Felipe dos Santos Belon |
MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS |
|
Felipe Henrique Santana da Silva |
MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS |
|
Felipe Henrique Santana da Silva |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Felipe José Rezende de Carvalho - IFPR |
REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM SCRATCH NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
FELIPE MORAES DOS SANTOS |
A LEITURA EM BRAILLE: APROPRIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ALUNO COM CEGUEIRA ADQUIRIDA |
|
FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - UFRPE |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMPO DOS NÚMEROS RACIONAIS |
|
FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - UFRPE |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE REGÊNCIA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE ALAGOAS |
|
FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - UFRPE |
UMA ANÁLISE DOS ITENS QUE ENVOLVEM GRÁFICOS OU TABELAS NAS PROVAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) DE 2009 A 2014 |
|
Fernanda Bittencourt Menezes Rocha |
DESENVOLVENDO ALGUNS CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL COM ALUNAS SURDAS A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
|
Fernanda Brandalise |
O JOGO DAS RETAS NO PROJETO EDUCAÇÃO SEMIÓTICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS |
|
Fernanda Celestino de Souza Meneguello |
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DA CAPES E DO ENEM |
|
Fernanda Coelho Goodwin |
USO DO GEOGEBRA POR MEIO DO TABLET NO ESTUDO DAS FUNÇÕES |
|
Fernanda da Costa Calsavara - UFF |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
|
Fernanda da Costa Calsavara - UFF |
ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
|
Fernanda de Araújo Monteiro |
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Fernanda Fátima Cofferri |
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS |
|
Fernanda Fatima Ratajczyk Turra |
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FOGUETES |
|
Fernanda Godoy dos Santos |
REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO CONCEITO DE HIPÉRBOLE NO ENSINO MÉDIO |
|
FERNANDA LEVANDOSKI DA SILVA |
CONSENSOS E DISSENSOS ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
|
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FACE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR |
|
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
UM CATÁLOGO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA |
|
Fernanda Schuck Sápiras |
O CONSTRUCIONISMO E O USO DO SCRATCH |
|
Fernanda Silva Baú |
PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (1985 - 2015) |
|
Fernanda Silva Rocha |
QUAIS SITUAÇÕES SÃO PRIORIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ELABORAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS? |
|
Fernanda Souza dos Santos da Silva |
A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
Fernanda Souza dos Santos da Silva |
CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: A ORGANIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE RELACIONADA A UM TEMA DO COTIDIANO DOS ALUNOS |
|
Fernanda Viana dos Santos |
UM RELATO SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DO PIBID – DMA E A FORMAÇÃO INICIAL |
|
Fernanda Viana dos Santos |
UMA DESCRIÇÃO SOBRE APLICAÇÕES DE JOGOS/RECURSOS APLICADOS POR BOLSISTAS DO PIBID EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Fernanda Zorzi |
INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS |
|
Fernanda Zorzi |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA |
|
Fernanda Zorzi |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO |
|
Fernando Batista |
UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DO AUTOR EDUARDO DE SÁ PEREIRA DE CASTRO NO LIVRO EXPLICADOR DE ARITHMETICA SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA CULTURAL CRÍTICA |
|
FERNANDO CARDOSO DE MATOS |
PARAFUSO DE ARQUIMEDES E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM O USO DO "KIT ATTO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA" |
|
fernando dias de oliveira - UNESPAR |
OFICINA APLICADA UTILIZANDO O SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Fernando Henrique de Lima |
AÇÕES DOS SUJEITOS DA ATIVIDADE DIANTE DE UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: ANÁLISE E REFLEXÃO DA PRÁTICA COMO EIXO NORTEADOR DA AÇÃO PEDAGÓGICA |
|
Fernando Henrique Fogaça Carneiro |
RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS BILÍNGUES |
|
Fernando Henrique Pereira |
A WEBQUEST COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
fernando jorge siqueira cavalcante - UNEAL |
UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM |
|
fernando jorge siqueira cavalcante - UNEAL |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA: A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO |
|
Fernando Luís Pereira Fernandes |
PRÁTICAS PROFISSIONAIS DO CAMPO E A MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
|
Fernando Rodrigo Zolin |
REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DE PIAGET NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
|
Filardes de Jesus Freitas da Silva |
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS, PROBLEMATIZAÇÕES E MATEMATIZAÇÕES EM UM ASSENTAMENTO RURAL |
|
Filipe Santos Fernandes |
A PESQUISA SOBRE A POSIÇÃO CIENTÍFICO-ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM EXERCÍCIO DE SISTEMATIZAÇÃO EM OLHARES HISTORIOGRÁFICOS |
|
Filomena Teruko Tamashiro Arakaki |
TEORIA DOS CONJUNTOS: NOÇÕES E REPRESENTAÇÕES COM ÊNFASE NO DIAGRAMA DE VENN |
|
Flávia Aparecida Britto |
SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA MINEIRA NA REVISTA DO ENSINO (1925 E 1926) |
|
FLAVIA BATISTA SANTOS |
A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE POR UMA DUPLA DE ESTUDANTES CEGOS E VIDENTES MEDIADOS PELA MAQUETE TÁTIL |
|
Flávia Cardoso Pereira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS |
|
Flávia Christiane do Nascimento Regis |
ENSINO DE ÁLGEBRA NO 8O ANO E A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES: RECONHECENDO PARTES DO TODO |
|
Flávia Cristina de Macêdo Santana |
GRUPO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: QUATRO ANOS DE TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA |
|
Flávia Cristina de Macêdo Santana |
A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Flávia Cristina de Macêdo Santana |
ANÁLISE DE TAREFAS E NARRATIVAS SOBRE FRAÇÕES COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
FLÁVIA CRISTINA DUARTE PÔSSAS GROSSI |
ALGUMAS RELAÇÕES QUE ALUNOS NA TERCEIRA IDADE ESTABELECEM COM A MATEMÁTICA ESCOLAR |
|
Flávia de Fatima Santos Silva - UFU |
GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E A REVISTA AL-KARISMI: OLHARES NAS OBRAS DE MALBA TAHAN PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Flávia dos Santos Soares - UFF |
GRÁFICOS PODEM MENTIR: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTATÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Flávia dos Santos Soares - UFF |
UTILIZANDO PROBLEMAS DE FERMI PARA ESTIMAR |
|
Flávia Gomes de Abreu Siqueira |
USANDO JOGOS NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU |
|
FLAVIA POLLYANY TEODORO |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE LECIONARAM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
FlÁvia Roberta Porto TeÓfilo - IFSP |
ELABORAÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: UM INSTRUMENTO PARA A COMPREENSÃO DOS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA BILÍNGUE |
|
Flávia Streva Nunes |
O SURGIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DECIMANDO |
|
Flávia Streva Nunes |
SUBPROJETO PIBID CAP/UERJ DE MATEMÁTICA: IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO ISERJ – RIO DE JANEIRO |
|
Flávia Streva Nunes |
O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ |
|
Flávia Sueli Fabiani Marcatto - UNIFEI |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E OS DESAFIOS ATUAIS: ENTRE O PIBID, A CRISE E AS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
|
Flávia Sueli Fabiani Marcatto - UNIFEI |
PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PIBID NAS ÁREAS DE MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
Flávio Borges do Nascimento |
RELOGIO SOLAR DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM O FUNDAMENTAL |
|
Flávio Borges do Nascimento |
CONFECÇÃO DE GAMES MATEMÁTICOS COM O ENSINO FUNDAMENTAL II |
|
Flávio Borges do Nascimento |
INVESTIGAÇÃO E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DO APLICATIVO CALCULADORA DO CELULAR |
|
Flávio de Ligório Silva |
CARÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA LICENCIADOS EM CORRENTE/PIAUÍ |
|
Flávio de Ligório Silva |
USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO |
|
Flávio Nazareno Araujo Mesquita |
INVESTIGANDO MODELOS MATEMÁTICOS PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO NUM AMBIENTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA |
|
Florisval Santana Filho |
O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
|
Franciana Carneiro de Castro |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
FRANCIELE MARCIANE MEINERZ |
A ÁREA VIA COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
Franciely Fabrícia de Souza Ferreira |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Francileide Santana dos Santos |
A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA |
|
Francilene Cristina Oliveira Ferreira |
CURVAS CLÁSSICAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA |
|
FRANCISCA BRUM TOLIO - UNIFRA |
EXPLORANDO O APRENDIZADO DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. |
|
Francisca Claudia Fernandes Fontenele |
A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SUPERIOR: CAMINHOS PERCORRIDOS E INVESTIGAÇÕES FUTURAS |
|
Francisca Claudia Fernandes Fontenele |
A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI |
|
Francisca Claudia Fernandes Fontenele |
SEQUÊNCIA FEDATHI EANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER |
|
FRANCISCA IRIS NUNES DA SILVA BEZERRA |
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LOGARITMO |
|
FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA |
OS SABERES MATEMÁTICOS DESTINADOS AOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES EM 1903 |
|
FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DOS PCN |
|
Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB |
O PIBID E A MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ALUNOS DE UM SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA |
|
Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB |
O PRODOCÊNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA PARTILHADA PELAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA E PEDAGOGIA |
|
Francisca Wellingda Leal da Silva - UECE |
ANÁLISE DO REPERTÓRIO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS PROPOSTOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
Francisca Wellingda Leal da Silva - UECE |
UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Francisco Adeilton da Silva |
AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TEORIA DOS NÚMEROS |
|
Francisco Adeilton da Silva |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Francisco Adeilton da Silva |
PSICOESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS |
|
Francisco Aureliano Vidal |
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA E DOS NÚMEROS COMPLEXOS |
|
Francisco Aureliano Vidal |
UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS |
|
FRANCISCO CLEITON SOARES BARBOSA |
O ENSINO DE MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINA PEDAGÓGICA |
|
Francisco das Chagas dos Santos Moura |
UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS |
|
Francisco das Chagas dos Santos Moura |
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA E DOS NÚMEROS COMPLEXOS |
|
Francisco de Assis Bandeira - UFRN |
ETNOMATEMÁTICA DA FEIRA LIVRE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
Francisco de Assis Bandeira - UFRN |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA |
|
Francisco de Oliveira Filho |
ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA: UMA ESPECIALISTA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
|
Francisco do Nascimento Lima |
UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS |
|
Francisco do Nascimento Lima |
CALCULANDO ÁREAS E VOLUMES: DO MÉTODO DE EXAUSTÃO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI |
|
Francisco do Nascimento Lima |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A FERRAMENTA CMAPS TOOLS |
|
FRANCISCO ERIVALDO RODRIGUES GOMES |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA |
|
Francisco Guimarães de Assis |
EXPLORANDO O MATERIAL DIDÁTICO “PEÇAS RETANGULARES” |
|
Francisco Guimarães de Assis |
ATIVIDADES HISTÓRICAS E O TRIÂNGULO ARITMÉTICO DE PASCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
|
Francisco Guimarães de Assis |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO |
|
Francisco Javier Camelo Bustos - UFMG |
MODELACIÓN MATEMÁTICA DESDE LA PERSPECTIVA SOCIO CRÍTICA CON ESTUDIANTES DE SECUNDARIA: POSIBILIDADES Y RETOS |
|
Francisco Jeovane do Nascimento |
IMPLICAÇÕES DO PIBID NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES |
|
Francisco Jeovane do Nascimento |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MONSENHOR FURTADO |
|
Francisco José Brabo Bezerra |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA |
|
Francisco José Brabo Bezerra |
USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS: A OFICINA “MÃE DINADA” COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA |
|
Francisco José Brabo Bezerra |
QUAL A CONCEPÇÃO DE MEDIDA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
|
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA JUNIOR |
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS ACERCA DO ENSINO DAS FRAÇÕES |
|
Francisco José de Lima |
SOFTWARE “TRUQUES MATEMÁTICOS”: O USO DO CELULAR COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Francisco José de Lima |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE |
|
FRANCISCO JUCIVANIO FELIX DE SOUSA |
APRENDENDO CONCEITOS GEOMETRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE PAPEL A4 |
|
FRANCISCO JUCIVANIO FELIX DE SOUSA |
DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
Francisco Pereira dos Santos |
UMA DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS DE ENSINO NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA” DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BOA VISTA - RORAIMA |
|
Francisco Rômulo Feitosa Moraes |
VIDEOJOGOS, SERIOUS GAMES E OS DESAFIOS NO ENSINODE MATEMÁTICA |
|
Francisco Rômulo Feitosa Moraes |
CRENÇAS, ATITUDES E EMOÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Francisco Ronald Feitosa Moraes - UFC |
CRENÇAS, ATITUDES E EMOÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Francisco Ronald Feitosa Moraes - UFC |
VIDEOJOGOS, SERIOUS GAMES E OS DESAFIOS NO ENSINODE MATEMÁTICA |
|
Francisleine Garcia Ferreira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: "O MÁGICO MATEMÁTICO" |
|
Franck Bellemain |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
|
Franck Bellemain |
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO AUXÍLIO DA CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE MATEMÁTICO |
|
Franksilane Gonçalves Camelo |
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO JUNTO A UM ESTUDANTE CEGO: DA TUTORIA À SUA PRÁTICA DOCENTE |
|
Fred Augusto Pulz |
TRABALHANDO ÁREAS DE FIGURAS PLANAS MEDIANTE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS |
|
FREDERICO DA SILVA REIS - UFOP |
AS CONTRIBUIÇÕES DA VISUALIZAÇAO PROPORCIONADA PELO GEOGEBRA À APREDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I |
|
Fulvio Bianco Prevot |
APLICATIVOS MATEMÁTICOS: PODEM OU NÃO AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM? |
|
Fumikazu Saito - PUC-SP |
CHARLES SANDERS PEIRCE: UM BREVE ESTUDO SOBRE ARITMÉTICA |
|