wagner ahmad auarek |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FRAÇÕES, NA EJA, EM DIÁLOGO COM A ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO |
|
Wagner Alexandre do Amaral |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: O ESTADO DA ARTE DO XI ENEM |
|
Wagner Bandeira Andriola - UFC |
AVALIAÇÕES DE SISTEMA: ESTIMAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS POR MEIO DO USO DE MODELAGENS MATEMÁTICA BASEADA NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
|
Wagner Barbosa de Lima Palanch |
CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA: PESQUISA DESENVOLVIDAS EM METODOLOGIA DE ESTADO DA ARTE |
|
Wagner Dias Santos - UNIRIO |
POSSÍVEIS CONFLITOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
|
Wagner Marques |
SMARTPHONES EM SALA DE AULA: BUSCANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA |
|
WAGNER RODRIGUES VALENTE |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS ARQUIVOS DO INSTITUTO JEAN-JACQUES ROUSSEAU DA UNIVERSIDADE DE GENEBRA: BUSCANDO CLAPARÈDE E ENCONTRANDO ANDRÉ REY |
|
WAGNER ROHR GARCEZ |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS |
|
WAGNER ROHR GARCEZ |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO |
|
WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ALGUNS APONTAMENTOS |
|
waldileria silva viana |
“O MUNDO MÁGICO DE ESCHER”: EXPLORANDO ISOMETRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Walenska Maysa Gomes de Santana |
ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 |
|
Walenska Maysa Gomes de Santana |
A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E A APROPRIAÇÃO DO ARTEFATO TECNOLÓGICO APPRANTI GÉOMÈTRE 2 EM UMA SITUAÇÃO PROPOSTA |
|
WALÉRIA ADRIANA GONÇALEZ CECILIO |
A INSPEÇÃO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA REVISTA A ESCOLA E NOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
|
WALÉRIA ADRIANA GONÇALEZ CECILIO |
EXPERIMENTAÇÃO E A PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ESTEQUIOMETRIA E AJUSTE DE CURVAS |
|
WALÉRIA DE JESUS BARBOSA SOARES |
O TRABALHO DOCENTE DOS PEDAGOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS |
|
Wallyson arcanjo lisboa de oliveira |
MATEMÁTICA DO ZERO AO DEZ: A ESCOLA INFLUENCIANDO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA |
|
Walter Aparecido Borges |
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE COM FUNÇÃO LOGARÍTMICA POR ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: A ENUNCIAÇÃO E A AJUDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
|
Wanderley Moura Rezende - UFF |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Wanderley Moura Rezende - UFF |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
|
Wanderley Moura Rezende - UFF |
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
|
Wanderley Sebastião de Freitas |
A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DE MODELAGEM ORIENTADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E SUAS VOZES CONFLITANTES |
|
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
NO CURSO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA, A ESCRITA DE NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA |
|
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À FORMAÇÃO DOCENTE |
|
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
ELEMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA: AS PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO. |
|
Wanderson Felix Viana - FAFIRE |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRÁTEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
|
Wanderson Felix Viana - FAFIRE |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
|
Wanessa Aparecida Trevizan |
CONCEPÇÕES DE ERRO E CONTRATO DIDÁTICO NA ESCOLA: EM QUE A TEORIA E A TECNOLOGIA PODEM AJUDAR? |
|
WANESSA COELHO BADKE |
ENTENDIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
wania tedeschi |
CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL |
|
Wanusa Rodrigues da Silva |
TEXTO 1: O CURRÍCULO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO E A ELABORAÇÃO COLETIVA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
|
Washington Benicio Gonçalves Vieira |
CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DA FRAÇÃO PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL |
|
Washington Benicio Gonçalves Vieira |
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA E DOS NÚMEROS COMPLEXOS |
|
Washington Benicio Gonçalves Vieira |
PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB |
|
washington santos carneiro |
ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES. |
|
washington santos carneiro |
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
WEDESON OLIVEIRA COSTA |
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICA POR MEIO DE UM TRABALHO COLABORATIVO |
|
WEDESON OLIVEIRA COSTA |
REFLEXÕES SOBRE EPISÓDIOS DE AULA ENQUANTO METODOLOGIA PARA ESTUDOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
|
WELLERSON JUNIO PINHEIRO DA ROCHA - UNEAL |
ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM |
|
Wellington Lima Cedro |
GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS |
|
Wellington Lima Cedro |
INDÍCIOS DE GENERALIZAÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR ESTUDANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA |
|
Wellington Lima Cedro |
AS RELAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Wellington Pereira das Virgens |
MÉTODO, RECURSO OU CONTEXTO: PROBLEMAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Wellington Piveta Oliveira |
REFERÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO |
|
Wellington Piveta Oliveira |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Wellington Rabello de Araujo |
CONTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CASO DOS QUATRO QUATROS |
|
WELLTON CARDOSO PEREIRA |
AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TEORIA DOS NÚMEROS |
|
WELLTON CARDOSO PEREIRA |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Welma Oliveira Heisig |
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESMISTIFICAR A “FÓRMULA DE BHASKARA” |
|
Wendel Alexandre Albino Macedo |
DA EXPERIÊNCIA COMO ALUNO À DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
Werlen Raul P. da Luz |
AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM XINGUARA/PA |
|
Wesley Djordan Filus |
EXPLORANDO CONSTRUÇÕES DOS SÓLIDOS REGULARES NO SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso |
INVESTIGAÇÕES SOBRE A LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN |
|
Wilde Raniely Xavier Rebelo |
FAZER E APRENDER MATEMÁTICA COM O APOIO DO CÉREBRO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NEUROCIÊNCIA |
|
Wilian Barbosa Travassos |
ESTUDO DE INEQUAÇÕES VIA SOFTWARE APLUSIX: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DE MATEMÁTICA |
|
William Costa Monteiro |
PÓS-GRADUAÇÃO, PAULO FREIRE E PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES. |
|
William José Gomes |
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE EDIFICAÇÕES |
|
Willian Bellini |
MODELAGEM MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE: O APROVEITAMENTO DA ÁGUA DO AR-CONDICIONADO NO AMBIENTE ESCOLAR |
|
Willian Bellini |
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA NO 1˚ ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
Willian Damin |
O BINGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Willian José da Cruz |
EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS FORMAIS: UM OLHAR SEMIÓTICO |
|
Willian Raphael Silva |
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
|
WILLIANE BARRETO MOREIRA |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MÉDIO ARAGUAIA: CONTEXTOS E INICIATIVAS |
|
WILLIANE COSTA FERREIRA |
O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM GUI E AUI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO |
|
Wilma Pastor de Andrade Sousa |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Wilma Pereira Santos Faria - UFU |
A ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM MATEMÁTICA |
|
Wilma Pereira Santos Faria - UFU |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
|
Wilson de Jesus Masola |
INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS PUBLICADAS NOS ANAIS DOS X E XI ENEMS |
|
Wilson Massashiro Yonezawa - UNESP |
PRODUÇÃO DE JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Wilson Massashiro Yonezawa - UNESP |
PRINCÍPIOS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO PROCESSING 2 |
|
Wilson Souza Costa Júnior |
QUAIS SITUAÇÕES SÃO PRIORIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ELABORAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS? |
|
Wilson Yesid Perilla Triana - SECRETARIA DE EDUCACIóN DISTRITA |
MODELACIÓN MATEMÁTICA DESDE LA PERSPECTIVA SOCIO CRÍTICA CON ESTUDIANTES DE SECUNDARIA: POSIBILIDADES Y RETOS |
|
Wilter Freitas Ibiapina |
O ENSINO DO ALGORITMO DA ADIÇÃO ATRAVÉS DO ÁBACO ROMANO |
|
Wynston Anunciado Olimpio |
UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM |
|