O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: ANÁLISE E REFLEXÃO DA PRÁTICA COMO EIXO NORTEADOR DA AÇÃO PEDAGÓGICA |
Liliany Aparecida Franco Marciano |
• FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS
|
|
O PRODOCÊNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA PARTILHADA PELAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA E PEDAGOGIA |
Cristiane Fernandes de Souza |
• Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB
|
|
O PROGRAMA PÚBLICO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA |
MONIE FERNANDES PACITTI |
|
|
O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADE |
Joice Moreira da Silva |
• Doriceia Lopes de Aquino Feitosa • José Fernando Fernandes Pereira
|
|
O SENTIDO DE NÚMERO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS: AVALIAÇÃO E CONSTRUÇÃO |
Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman |
|
|
O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS |
Tânia Mara Amorim |
• Paulo César Oliveira
|
|
O TRABALHO COM A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS |
LEONISIA BERTOLINA DA SILVA |
• Selene Coletti • Milena Moretto - USF
|
|
O TRABALHO COM TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM A CONSTRUÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS |
Priscila Bernardo Martins |
• Julia de Cassia Pereira do Nascimento
|
|
O TRACKER PHYSICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ A TEORIA DE DUVAL. |
julio cesar meister - UFRGS |
• Márcia Rodrigues Notare
|
|
O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Marta de Oliveira Gonçalves |
|
|
O USO DA ESTRATÉGIA DA COMPARAÇÃO DE NÚMEROS RELATIVOS À MESMA GRANDEZA PARA A ANÁLISE DE SOLUÇÕES. |
Paulo Dante de Toledo Serrain |
• Marcia Aparecida Hoschette Valverde
|
|
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESMISTIFICAR A “FÓRMULA DE BHASKARA” |
Maritza Camilli Almeida Brito |
• Welma Oliveira Heisig
|
|
O USO DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA: UMA ABORDAGEM NO CÁLCULO DE ÁREAS |
Jamara Lima Santos |
• Tatiane Novais Brito • Daniel de Jesus Silva
|
|
O USO DAS MÍDIAS LÁPIS, PAPEL E ÁBACO SENDO EMPREGADAS PARA ENSINAR NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Marcelo Castro de Sousa |
• Marcelo Batista de Souza
|
|
O USO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ESTIMULAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
Maiara Elis Lunkes |
• KARLA APARECIDA LOVIS
|
|
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO |
Romário Freire Santos |
• ANGELITA DE SOUZA LEITE
|
|
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA |
Carla Vital - UNESP - RIO CLARO |
• Egídio Rodrigues Martins • Jessica Rodrigues de Souza
|
|
O USO DO ESPELHO E DA RÉGUA NO ENSINO DE SIMETRIA PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Juliana Leal Salmasio |
• Victor Ferreira Ragoni - UFGD • Cintia Melo dos Santos
|
|
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PABLO RICARDO CARDOSO |
• Marileny Aparecida Martins - UFOP
|
|
O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
Luiz Cláudio Benevenuti |
• Rejane Costa dos Santos
|
|
O USO DO TANGRAM COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO 6º ANO NO MUSEU VIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. |
leonardo lira de brito |
• Érick Macedo Carvalho
|
|
O USO DO WINPLOT NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA |
Neila de Toledo e Toledo |
|
|
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Ana Maria Rosinski Dutra |
• Rozelaine de Fatima Franzin • Liciara Daiane Zwan
|
|
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA: CONSTRUÇÃO E ABORDAGEM COM COMPUTADORES MÓVEIS |
César Augusto Goulart |
• Marcio André Martins • Tania Toyomi tominaga
|
|
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
Tayná Lobo da Silva - UFF |
• Mariana Moledo Moreira - UFF • Diego Melo da Cruz - UFF • Fernanda da Costa Calsavara - UFF • Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF • Wanderley Moura Rezende - UFF
|
|
OFICINA APLICADA UTILIZANDO O SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
fernando dias de oliveira - UNESPAR |
• Emily Caroline Felix Cordeiro
|
|
OFICINA DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM PROFESSORES: PROBLEMATIZANDO O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS |
Lívia Silva Oliveira Santos |
• SABRINE COSTA OLIVEIRA
|
|
OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA RURAL: UMA ALIANÇA QUE DEU CERTO |
Gustavo Pereira Nascimento |
|
|
OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
Glades Ribeiro Mueller |
• JOSÉLIA DE SOUZA SOARES FERREIRA • Edmara da Costa Castro Dallabrida
|
|
PARADIDÁTICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO |
Bruno Santos Nascimento |
|
|
PARAFUSO DE ARQUIMEDES E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM O USO DO "KIT ATTO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA" |
edmilson pereira |
• FERNANDO CARDOSO DE MATOS
|
|
PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Regina Celi de Melo Andre |
|
|
PERCURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E LICENCIANDOS EM UM GRUPO COLABORATIVO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROJETO LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA |
Darling Domingos Arquieres |
• Karina Costa do Nascimento • DANIELA MENDES VIEIRA DA SILVA
|
|
PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO |
JONISARIO LITTIG |
• Luciano Lessa Lorenzoni • Oscar Luiz Teixeira de Rezende
|
|
PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO |
Ana Paula Bergo da Silva - UEM |
• Edilson De Araújo Dos Santos • Luciana Figueiredo Lacanallo
|
|
PIBID: CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
QUÉREN-HAPUQUE FERREIRA BARBOSA - UMESP |
• Débora de Jesus Bezerra • Thamyres Aparecida Vitale - UMESP
|
|
PIBID: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Daniele Martini |
• Cintia Schneider • Dândara Bellé
|
|
PNAIC, PNEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
Juliane Carla Berlanda |
• Priscila Arcego
|
|
POLINÔMIOS E GEOMETRIA: A SEMIOSE POSSIBILITADA POR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL |
Mariana Braun Aguiar |
|
|
POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA |
Artur Rezzieri Gambera |
• Carla Vital - UNESP - RIO CLARO
|
|
POSSIBILIDADES DE APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM UMA FEIRA ITINERANTE DE MATEMÁTICA |
Irene Coelho de Araujo |
• Eder Pereira Neves
|
|
POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O POVO YAWANAWÁ |
MORANE ALMEIDA DE OLIVEIRA |
|
|
POTENCIALIDADES FORMATIVAS DA PRÁTICA DE ANTECIPAR NO ÂMBITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
Bruno Rodrigo Teixeira |
• José Emídio Gomes Benedito • Vinícius Santos Fornazier - UEL
|
|
PRÁTICA DOCENTE: MUITOS TEMORES E POUCAS CERTEZAS |
SILVANIA COUTO DA CONCEIÇÃO |
• Marcela Lima Santos • EDUARDO KEIDIN SERA
|
|
PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
• ROSILENE INÊS KONIG • Italo Gabriel Neide
|
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Jeferson Junio Batista Silva - UFU |
• Wilma Pereira Santos Faria - UFU • Silene Rodolfo Cajuella
|
|
PRINCIPAIS CONCEITOS DA ESTATISTICA DESCRITIVA - UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA |
Vinicius de Amorim Machado Ferreira |
|
|
PRISMA, UMA LUZ SOBRE O SABER MATEMÁTICO |
Misleine Andrade Ferreira Peel |
|
|
PROBLEMATIZANDO COM O CÓDIGO DE BARRAS NUMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA INDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA |
Kennedy Aciole de Souza |
• Matheus Alexandre Oliveira de Souza • Lucas Viana da Silva • Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra
|
|
PRODUZINDO UM PLANO DE AULA DE GEOMETRIA PARA 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. |
Adriana Correia Almeida Batista |
|
|
PROJETO "GEOMETRIA DOS MOSAICOS": A ARTE NA MATEMÁTICA |
Cristine Tokarski Lima |
• Keith Gabriella Flenik Morais • Neumar Regiane Machado Albertoni • Luciana Schreiner de Oliveira • Violeta maria estephan
|
|
PROJETO DE LETRAMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PUBLICA PARAIBANA |
JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS |
• CLAUDIANNY AMORIM NORONHA • Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN
|
|
PROJETO DE MINICURSOS ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM PRÁTICAS DO FAZER DOCENTE |
JAQUELINE MOLON |
• Mariana Lima Duro
|
|
PROJETO DE MULTIPLICAÇÃO PARA ALUNOS DO 6º ANO: DIAGNÓSTICO E TABELA MONTESSORIANA |
Camila Augusta do Nascimento Amaral - UFES |
• Julia Schaetzle Wrobel - UFES
|
|
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” – CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
Jéssica da Costa Ricordi |
• Neila Tonin Agranionih
|
|
PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB |
Baldoino Sonildo da Nóbrega |
• Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga • Marcos Antonio Petrucci de Assis • Washington Benicio Gonçalves Vieira • Geraldo Herbetet de Lacerda • Leonardo Ferreira Soares
|
|
PROJETOS DE ENSINO: MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA |
Talita Hélen Silva Miranda |
• Lilian Yuli Isoda
|
|
PROPOSTA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS |
Rubens Matheus dos Santos Marques |
• Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT
|
|
PROPOSTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES EM ESPAÇOS PRISIONAIS |
Linimar Aguiar Fernandes |
|
|
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
CAMILA RUBIRA SILVA |
• Suzi Samá Pinto • Gabriela Machado Moura
|
|