Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: ANÁLISE E REFLEXÃO DA PRÁTICA COMO EIXO NORTEADOR DA AÇÃO PEDAGÓGICA Liliany Aparecida Franco Marciano • FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS
O PRODOCÊNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA PARTILHADA PELAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA E PEDAGOGIA Cristiane Fernandes de Souza • Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB
O PROGRAMA PÚBLICO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA MONIE FERNANDES PACITTI  
O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADE Joice Moreira da Silva • Doriceia Lopes de Aquino Feitosa
• José Fernando Fernandes Pereira
O SENTIDO DE NÚMERO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS: AVALIAÇÃO E CONSTRUÇÃO Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman  
O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS Tânia Mara Amorim • Paulo César Oliveira
O TRABALHO COM A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS LEONISIA BERTOLINA DA SILVA • Selene Coletti
• Milena Moretto - USF
O TRABALHO COM TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM A CONSTRUÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS Priscila Bernardo Martins • Julia de Cassia Pereira do Nascimento
O TRACKER PHYSICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ A TEORIA DE DUVAL. julio cesar meister - UFRGS • Márcia Rodrigues Notare
O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marta de Oliveira Gonçalves  
O USO DA ESTRATÉGIA DA COMPARAÇÃO DE NÚMEROS RELATIVOS À MESMA GRANDEZA PARA A ANÁLISE DE SOLUÇÕES. Paulo Dante de Toledo Serrain • Marcia Aparecida Hoschette Valverde
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESMISTIFICAR A “FÓRMULA DE BHASKARA” Maritza Camilli Almeida Brito • Welma Oliveira Heisig
O USO DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA: UMA ABORDAGEM NO CÁLCULO DE ÁREAS Jamara Lima Santos • Tatiane Novais Brito
• Daniel de Jesus Silva
O USO DAS MÍDIAS LÁPIS, PAPEL E ÁBACO SENDO EMPREGADAS PARA ENSINAR NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Marcelo Castro de Sousa • Marcelo Batista de Souza
O USO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ESTIMULAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Maiara Elis Lunkes • KARLA APARECIDA LOVIS
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO Romário Freire Santos • ANGELITA DE SOUZA LEITE
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA Carla Vital - UNESP - RIO CLARO • Egídio Rodrigues Martins
• Jessica Rodrigues de Souza
O USO DO ESPELHO E DA RÉGUA NO ENSINO DE SIMETRIA PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Juliana Leal Salmasio • Victor Ferreira Ragoni - UFGD
• Cintia Melo dos Santos
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PABLO RICARDO CARDOSO • Marileny Aparecida Martins - UFOP
O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Luiz Cláudio Benevenuti • Rejane Costa dos Santos
O USO DO TANGRAM COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO 6º ANO NO MUSEU VIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. leonardo lira de brito • Érick Macedo Carvalho
O USO DO WINPLOT NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA Neila de Toledo e Toledo  
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ana Maria Rosinski Dutra • Rozelaine de Fatima Franzin
• Liciara Daiane Zwan
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA: CONSTRUÇÃO E ABORDAGEM COM COMPUTADORES MÓVEIS César Augusto Goulart • Marcio André Martins
• Tania Toyomi tominaga
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA Tayná Lobo da Silva - UFF • Mariana Moledo Moreira - UFF
• Diego Melo da Cruz - UFF
• Fernanda da Costa Calsavara - UFF
• Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF
• Wanderley Moura Rezende - UFF
OFICINA APLICADA UTILIZANDO O SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA fernando dias de oliveira - UNESPAR • Emily Caroline Felix Cordeiro
OFICINA DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM PROFESSORES: PROBLEMATIZANDO O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS Lívia Silva Oliveira Santos • SABRINE COSTA OLIVEIRA
OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA RURAL: UMA ALIANÇA QUE DEU CERTO Gustavo Pereira Nascimento  
OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Glades Ribeiro Mueller • JOSÉLIA DE SOUZA SOARES FERREIRA
• Edmara da Costa Castro Dallabrida
PARADIDÁTICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO Bruno Santos Nascimento  
PARAFUSO DE ARQUIMEDES E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM O USO DO "KIT ATTO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA" edmilson pereira • FERNANDO CARDOSO DE MATOS
PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Regina Celi de Melo Andre  
PERCURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E LICENCIANDOS EM UM GRUPO COLABORATIVO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROJETO LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA Darling Domingos Arquieres • Karina Costa do Nascimento
• DANIELA MENDES VIEIRA DA SILVA
PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO JONISARIO LITTIG • Luciano Lessa Lorenzoni
• Oscar Luiz Teixeira de Rezende
PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO Ana Paula Bergo da Silva - UEM • Edilson De Araújo Dos Santos
• Luciana Figueiredo Lacanallo
PIBID: CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUÉREN-HAPUQUE FERREIRA BARBOSA - UMESP • Débora de Jesus Bezerra
• Thamyres Aparecida Vitale - UMESP
PIBID: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Daniele Martini • Cintia Schneider
• Dândara Bellé
PNAIC, PNEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS Juliane Carla Berlanda • Priscila Arcego
POLINÔMIOS E GEOMETRIA: A SEMIOSE POSSIBILITADA POR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Mariana Braun Aguiar  
POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA Artur Rezzieri Gambera • Carla Vital - UNESP - RIO CLARO
POSSIBILIDADES DE APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM UMA FEIRA ITINERANTE DE MATEMÁTICA Irene Coelho de Araujo • Eder Pereira Neves
POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O POVO YAWANAWÁ MORANE ALMEIDA DE OLIVEIRA  
POTENCIALIDADES FORMATIVAS DA PRÁTICA DE ANTECIPAR NO ÂMBITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA Bruno Rodrigo Teixeira • José Emídio Gomes Benedito
• Vinícius Santos Fornazier - UEL
PRÁTICA DOCENTE: MUITOS TEMORES E POUCAS CERTEZAS SILVANIA COUTO DA CONCEIÇÃO • Marcela Lima Santos
• EDUARDO KEIDIN SERA
PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Márcia Jussara Hepp Rehfeldt • ROSILENE INÊS KONIG
• Italo Gabriel Neide
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Jeferson Junio Batista Silva - UFU • Wilma Pereira Santos Faria - UFU
• Silene Rodolfo Cajuella
PRINCIPAIS CONCEITOS DA ESTATISTICA DESCRITIVA - UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA Vinicius de Amorim Machado Ferreira  
PRISMA, UMA LUZ SOBRE O SABER MATEMÁTICO Misleine Andrade Ferreira Peel  
PROBLEMATIZANDO COM O CÓDIGO DE BARRAS NUMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA INDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA Kennedy Aciole de Souza • Matheus Alexandre Oliveira de Souza
• Lucas Viana da Silva
• Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra
PRODUZINDO UM PLANO DE AULA DE GEOMETRIA PARA 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. Adriana Correia Almeida Batista  
PROJETO "GEOMETRIA DOS MOSAICOS": A ARTE NA MATEMÁTICA Cristine Tokarski Lima • Keith Gabriella Flenik Morais
• Neumar Regiane Machado Albertoni
• Luciana Schreiner de Oliveira
• Violeta maria estephan
PROJETO DE LETRAMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PUBLICA PARAIBANA JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS • CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
• Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN
PROJETO DE MINICURSOS ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM PRÁTICAS DO FAZER DOCENTE JAQUELINE MOLON • Mariana Lima Duro
PROJETO DE MULTIPLICAÇÃO PARA ALUNOS DO 6º ANO: DIAGNÓSTICO E TABELA MONTESSORIANA Camila Augusta do Nascimento Amaral - UFES • Julia Schaetzle Wrobel - UFES
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” – CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR Jéssica da Costa Ricordi • Neila Tonin Agranionih
PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB Baldoino Sonildo da Nóbrega • Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga
• Marcos Antonio Petrucci de Assis
• Washington Benicio Gonçalves Vieira
• Geraldo Herbetet de Lacerda
• Leonardo Ferreira Soares
PROJETOS DE ENSINO: MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA Talita Hélen Silva Miranda • Lilian Yuli Isoda
PROPOSTA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS Rubens Matheus dos Santos Marques • Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT
PROPOSTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES EM ESPAÇOS PRISIONAIS Linimar Aguiar Fernandes  
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CAMILA RUBIRA SILVA • Suzi Samá Pinto
• Gabriela Machado Moura