Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
UM NOVO OLHAR PARA UM VELHO PROBLEMA: ANALISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Raquel Elaine Santana silva • Mirtes de Souza Miranda
UM OLHAR AO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO Tatiane Maria Romio  
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA NO COMPONENTE MATEMÁTICA E COTIDIANO:DIALOGANDO COM OS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA Regina Maria da Costa Smith Maia • BRUNO ROCHA DOS SANTOS
UM RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE COM O GEOGEBRA Marcela Souza Silva • Lahis Braga Souza
UM RELATO SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DO PIBID – DMA E A FORMAÇÃO INICIAL Fernanda Viana dos Santos • Jucileide dos Santos
• Quelen dos Santos Cruz
• thayane andressa santos
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O NÚMERO PI! EDSON PEREIRA BARBOSA • Mazílio Coronel Malavazi
• FELICIO GUILARDI JUNIOR
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CÔNICAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Lahis Braga Souza • Vanessa Oechsler
UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA A DEFICIENTES VISUAIS: TRABALHANDO A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1° SEGMENTO VALESSA LEAL LESSA DE SÁ PINTO - UFRJ • GEOVANE ANDRE TELES DE OLIVEIRA - COLéGIO PEDRO II
• Sicleidi Valente dos Santos Britto - UFRJ
• Fabiana Chagas de Andrade
UMA DESCRIÇÃO SOBRE APLICAÇÕES DE JOGOS/RECURSOS APLICADOS POR BOLSISTAS DO PIBID EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL thayane andressa santos • Fernanda Viana dos Santos
• Laurinda Graciele Alves Feitosa
UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O CASO DA ESCOLA MARIA PEREGRINA E O PROJETO DA HORTA ORGÂNICA Alana Fuzaro de Barros Rodrigues  
UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS • Jessica Carvalho Oliveira
• Helena Alessandra Scavazza Leme
• Anderson Afonso Alves
UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NO ESTUDO DE FRAÇÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES Isaias Guilherme de Souza Boruch • Maria Ivete Basniak
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE GEOMETRIA COM O USO DO SOFTWARE GOOGLE SKETCHUP NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Priscila Coelho Lima  
UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESTUDO DE QUADRILÁTEROS E DE ISOMETRIAS NO PLANO, SEGUNDO A TEORIA DE VAN HIELE CARLA FERNANDES E SOUZA • Aline Mauricio Barbosa
UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO, ENVOLVENDO O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO LÁPIS Cecy Leite Alves da Silva • Elenilton Vieira Godoy
UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Anne Michelle Dysman Gomes • Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF
• Solimá Gomes Pimentel - UFF
• Matheus Freitas de Oliveira
UMA PRÁTICA DE ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: MANIPULANDO E CONSTRUINDO NO SOFTWARE GEOGEBRA Isaura Aparecida Torse de Almeida  
UMA PROPOSTA DE ABORDAGENS NÃO-TRADICIONAIS SOBRE AS EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES COM UMA VARIÁVEL REAL ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA TIAGO DE JESUS SOUZA  
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO Kelly Mota Mateus Gomes • Genaldo Guilherme Teixeira
• IGOR LEITE SOARES
• Mariana Ferreira Barbosa
UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS. Leticia Pereira de Matos • Renata Arruda Barros
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FUNÇÃO ÂNGELO GUSTAVO MENDES COSTA  
UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM Audálio Lúcio Wanderlei Neto • fernando jorge siqueira cavalcante - UNEAL
• João Ferreira da Silva Neto
• LAURO LOPES PEREIRA NETO
• KATIANE CAVALCANTE DE MIRANDA
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UM TRABALHO ENVOLVENDO O SIGNIFICADO DE QUOCIENTE DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 4º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Dilma Cristina Suares dos Santos • Lisete de Souza Barreto
• SONIA DE FRANCA
• Grace Zaggia Utimura
USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL SANTA MARIA GINO CARNEIRO MOREIRA FILHO • ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA
USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO Carlos Adriano da Costa Gomes • Flávio de Ligório Silva
• Marcelo Simplício de Lyra
USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS: A OFICINA “MÃE DINADA” COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Renan Correa de Lima • Francisco José Brabo Bezerra
• Marcia Aparecida Hoschette Valverde
USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA EDUCOMUNICATIVA Jordana Pimentel Araújo • Jocasta Pimentel Araújo
USO DO GEOGEBRA POR MEIO DO TABLET NO ESTUDO DAS FUNÇÕES Fernanda Coelho Goodwin • Tânia F Bogutchi
USO DO TAGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Hamilton Cunha de Carvalho  
USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO EM SALA DE AULA Daniel Felipe Nogueira Pontes • Sara Caroline da Costa Lopes
UTILIZAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA COMO PONTE COGNITIVA DE APRENDIZAGEM DE PROPORÇÕES A ALUNOS DA EJA ATRAVÉS DE TRAÇOS DE ARGAMASSA Stephany Karoline de Souza Chiappetta • José Roberto da Silva
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS Janaina Bordulis da Silva • Fernanda Fátima Cofferri
• Tanise Paula Novello
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DA MIND LAB NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE LUCIANO PEREIRA DA SILVA • TATIANA MARIA DOMINGUES DE OLIVEIRA
UTILIZAÇÃO DO BLENDED LEARNING EM CURSOS TÉCNICOS/TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA. Saulo Furletti  
UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS Tamiles da Silva Oliveira • Fabiane Santana da Silva
UTILIZANDO OLIMPÍADA MATEMÁTICA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM Nádia Helena Braga  
UTILIZANDO PARÂMETROS NO GEOGEBRA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Marciane Linhares Carlos • Márcia Rodrigues Notare
VER, SENTIR, AGIR E PENSAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Rute da Cunha • Andréia Dalcin - UFRGS
VÍDEO E MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE REAL Bruno Marques Collares - UFRGS  
VIVÊNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TATIANA CARVALHO DORNELLES CHENCHI  
“O MUNDO MÁGICO DE ESCHER”: EXPLORANDO ISOMETRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Vitor Lacerda Siqueira • Vanessa Carmo dos Santos
• Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni
• Michel Guerra de Souza
• waldileria silva viana
• Higor Soares Majoni
“O PESO DA MOCHILA E SUAS CONSEQUÊNCIAS”: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA Laísa Maria Scapaticci  
“REFLETINDO” A MATEMÁTICA: UMA AULA DE SIMETRIA COM ESPELHOS E CALEIDOSCÓPIOS Bruno Tizzo Borba • MARIA TERESA MENEZES FREITAS - UFU