UM NOVO OLHAR PARA UM VELHO PROBLEMA: ANALISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA |
Raquel Elaine Santana silva |
• Mirtes de Souza Miranda
|
|
UM OLHAR AO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
Tatiane Maria Romio |
|
|
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA NO COMPONENTE MATEMÁTICA E COTIDIANO:DIALOGANDO COM OS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA |
Regina Maria da Costa Smith Maia |
• BRUNO ROCHA DOS SANTOS
|
|
UM RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE COM O GEOGEBRA |
Marcela Souza Silva |
• Lahis Braga Souza
|
|
UM RELATO SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DO PIBID – DMA E A FORMAÇÃO INICIAL |
Fernanda Viana dos Santos |
• Jucileide dos Santos • Quelen dos Santos Cruz • thayane andressa santos
|
|
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O NÚMERO PI! |
EDSON PEREIRA BARBOSA |
• Mazílio Coronel Malavazi • FELICIO GUILARDI JUNIOR
|
|
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CÔNICAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Lahis Braga Souza |
• Vanessa Oechsler
|
|
UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA A DEFICIENTES VISUAIS: TRABALHANDO A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1° SEGMENTO |
VALESSA LEAL LESSA DE SÁ PINTO - UFRJ |
• GEOVANE ANDRE TELES DE OLIVEIRA - COLéGIO PEDRO II • Sicleidi Valente dos Santos Britto - UFRJ • Fabiana Chagas de Andrade
|
|
UMA DESCRIÇÃO SOBRE APLICAÇÕES DE JOGOS/RECURSOS APLICADOS POR BOLSISTAS DO PIBID EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
thayane andressa santos |
• Fernanda Viana dos Santos • Laurinda Graciele Alves Feitosa
|
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O CASO DA ESCOLA MARIA PEREGRINA E O PROJETO DA HORTA ORGÂNICA |
Alana Fuzaro de Barros Rodrigues |
|
|
UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS |
• Jessica Carvalho Oliveira • Helena Alessandra Scavazza Leme • Anderson Afonso Alves
|
|
UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NO ESTUDO DE FRAÇÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES |
Isaias Guilherme de Souza Boruch |
• Maria Ivete Basniak
|
|
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE GEOMETRIA COM O USO DO SOFTWARE GOOGLE SKETCHUP NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Priscila Coelho Lima |
|
|
UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESTUDO DE QUADRILÁTEROS E DE ISOMETRIAS NO PLANO, SEGUNDO A TEORIA DE VAN HIELE |
CARLA FERNANDES E SOUZA |
• Aline Mauricio Barbosa
|
|
UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO, ENVOLVENDO O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO LÁPIS |
Cecy Leite Alves da Silva |
• Elenilton Vieira Godoy
|
|
UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Anne Michelle Dysman Gomes |
• Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF • Solimá Gomes Pimentel - UFF • Matheus Freitas de Oliveira
|
|
UMA PRÁTICA DE ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: MANIPULANDO E CONSTRUINDO NO SOFTWARE GEOGEBRA |
Isaura Aparecida Torse de Almeida |
|
|
UMA PROPOSTA DE ABORDAGENS NÃO-TRADICIONAIS SOBRE AS EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES COM UMA VARIÁVEL REAL ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
TIAGO DE JESUS SOUZA |
|
|
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO |
Kelly Mota Mateus Gomes |
• Genaldo Guilherme Teixeira • IGOR LEITE SOARES • Mariana Ferreira Barbosa
|
|
UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS. |
Leticia Pereira de Matos |
• Renata Arruda Barros
|
|
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FUNÇÃO |
ÂNGELO GUSTAVO MENDES COSTA |
|
|
UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM |
Audálio Lúcio Wanderlei Neto |
• fernando jorge siqueira cavalcante - UNEAL • João Ferreira da Silva Neto • LAURO LOPES PEREIRA NETO • KATIANE CAVALCANTE DE MIRANDA
|
|
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UM TRABALHO ENVOLVENDO O SIGNIFICADO DE QUOCIENTE DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 4º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Dilma Cristina Suares dos Santos |
• Lisete de Souza Barreto • SONIA DE FRANCA • Grace Zaggia Utimura
|
|
USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL SANTA MARIA |
GINO CARNEIRO MOREIRA FILHO |
• ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA
|
|
USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO |
Carlos Adriano da Costa Gomes |
• Flávio de Ligório Silva • Marcelo Simplício de Lyra
|
|
USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS: A OFICINA “MÃE DINADA” COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA |
Renan Correa de Lima |
• Francisco José Brabo Bezerra • Marcia Aparecida Hoschette Valverde
|
|
USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA EDUCOMUNICATIVA |
Jordana Pimentel Araújo |
• Jocasta Pimentel Araújo
|
|
USO DO GEOGEBRA POR MEIO DO TABLET NO ESTUDO DAS FUNÇÕES |
Fernanda Coelho Goodwin |
• Tânia F Bogutchi
|
|
USO DO TAGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Hamilton Cunha de Carvalho |
|
|
USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO EM SALA DE AULA |
Daniel Felipe Nogueira Pontes |
• Sara Caroline da Costa Lopes
|
|
UTILIZAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA COMO PONTE COGNITIVA DE APRENDIZAGEM DE PROPORÇÕES A ALUNOS DA EJA ATRAVÉS DE TRAÇOS DE ARGAMASSA |
Stephany Karoline de Souza Chiappetta |
• José Roberto da Silva
|
|
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS |
Janaina Bordulis da Silva |
• Fernanda Fátima Cofferri • Tanise Paula Novello
|
|
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DA MIND LAB NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE |
LUCIANO PEREIRA DA SILVA |
• TATIANA MARIA DOMINGUES DE OLIVEIRA
|
|
UTILIZAÇÃO DO BLENDED LEARNING EM CURSOS TÉCNICOS/TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA. |
Saulo Furletti |
|
|
UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
Tamiles da Silva Oliveira |
• Fabiane Santana da Silva
|
|
UTILIZANDO OLIMPÍADA MATEMÁTICA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM |
Nádia Helena Braga |
|
|
UTILIZANDO PARÂMETROS NO GEOGEBRA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Marciane Linhares Carlos |
• Márcia Rodrigues Notare
|
|
VER, SENTIR, AGIR E PENSAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Rute da Cunha |
• Andréia Dalcin - UFRGS
|
|
VÍDEO E MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE REAL |
Bruno Marques Collares - UFRGS |
|
|
VIVÊNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
TATIANA CARVALHO DORNELLES CHENCHI |
|
|
“O MUNDO MÁGICO DE ESCHER”: EXPLORANDO ISOMETRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Vitor Lacerda Siqueira |
• Vanessa Carmo dos Santos • Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni • Michel Guerra de Souza • waldileria silva viana • Higor Soares Majoni
|
|
“O PESO DA MOCHILA E SUAS CONSEQUÊNCIAS”: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA |
Laísa Maria Scapaticci |
|
|
“REFLETINDO” A MATEMÁTICA: UMA AULA DE SIMETRIA COM ESPELHOS E CALEIDOSCÓPIOS |
Bruno Tizzo Borba |
• MARIA TERESA MENEZES FREITAS - UFU
|
|