Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO FABIO COLINS DA SILVA • Arthur Gonçalves Machado Júnior
• Tadeu Oliver Gonçalves
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA: VIVÊNCIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “RECOMEÇO” Maria Lucia Pereira Martins de Lima • Christiane Angélica da Silva Louvera - UNIRIO
• Andréa Thees - UNIRIO
ALGORITMO NÃO USUAL DA SUBTRAÇÃO: RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Marceli Behm Goulart - UEPG • Edivania Ruvinski Barreto
• André Guilherme Buss Lemes
ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO JAMERSON DA SILVA GONÇALVES - UNEAL • Andressa Maria Soares Rocha
• Maria Fernanda Silva dos Santos
• Marta Glícia Cerqueira da Silva Gomes
• Paulo Ricardo Santos das Neves - UNEAL
• simone dos santos silva
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Jasmine Leite de Matos • REGILAN FRANCISCA DE SOUZA
• Ilvanete dos Santos de Souza
ALIANDO MATEMÁTICA E OUTRAS TEMÁTICAS, NA EJA, RECORRENDO A RECURSOS OFFLINE Raíza Gonçalves Santos • Jonson Ney Dias da Silva
ALICE NO PAÍS DA MATEMÁGICA: O TEATRO NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU ADRIANE SARDINHA MACEDO • Bruno Silva Silvestre
• Luciane Nunes Ribeiro
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENSINANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS. Marcela Bonet Becher Schavaren  
ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM Anastacia dos Santos Ferreira • Elane Américo dos Santos
• Jéssica Maria Araújo da Silva
• MERCIELLY JAMILLY PEDRO ALÉCIO DE OLIVEIRA - UNEAL
• WELLERSON JUNIO PINHEIRO DA ROCHA - UNEAL
• Nadja Pereira de Oliveira
ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO Ulisses Dias • Ana Clara Bonete Ferreira de Souza Lima
• Andreia Ferreira Fernandes - UFRJ
• Débora Cardoso do Amaral - UFRJ
ANÁLISE DA EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E/OU MATERIAIS ALTERNATIVOS NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MULTIPLICATIVO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ROGÉRIO GROTTI • RODRIGO DENTI FONTES
ANÁLISE DO USO DO FÓRUM VIRTUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DA UNIRIO ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ  
APLICAÇÕES DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ESTUDO DE CONCEITOS DE FÍSICA POR MEIO DO GEOGEBRA Ana Luiza de Freitas Kessler • CARMEN VIEIRA MATHIAS
APLICATIVOS MATEMÁTICOS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS • DIANA COSTA DINIZ
APLICATIVOS MATEMÁTICOS: PODEM OU NÃO AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM? Fulvio Bianco Prevot • Juliano Schimiguel
APRENDENDO CONCEITOS GEOMETRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE PAPEL A4 JOANA D\\\'ARC GOMES FERREIRA • maria josé andreza gomes
• Thalita Dayane Martins Alves
• FRANCISCO JUCIVANIO FELIX DE SOUSA
APRENDENDO DE FORMA LÚDICA AS UNIDADES DE MEDIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID – PEDAGOGIA (UFRPE) Merielle Cristine da Silva Arruda • Lúcia de Fátima Araújo
APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DO USO DO TANGRAM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA SALA ESPECIALIZADA COM ALUNOS SURDOS Cristina Maria da Silva Lima • Marcelo Marques de Araújo
• Elielson Ribeiro de Sales
APRENDENDO NÚMEROS INTEIROS COM JOGOS Leticia Flor dos Santos • Nágela Faustino - UEL
• Pamela Emanueli Alves Ferreira
APRENDER JOGANDO: EXPERIÊNCIA COM A LEI 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES janaina de azevedo corenza - IFRJ • Mariana Melquiades
• Cleyton Brito de Souza
APRENDIZAGEM SITUADA: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE SITUACIONAL Larissa Gehrinh Borges • Gisele Romano Paez
ÁREA: MEDIÇÃO, ESTIMATIVA E ARTE EM DIVERSOS ESPAÇOS DA ESCOLA Igor Cardoso de Abreu • Larissa Console de Oliveira
• Thiago Fragoso Gonçalves
• ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE
ARTEFATOS HISTÓRICOS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Viviane Sousa da Silva • Débora Janini da Rocha Nascimento
• Maria de Fátima Gomes do Nascimento
• Kacieli de Lima Silva - UFPB
• CRISTIANE BORGES ANGELO - UFPB
• JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS
AS CÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGENS Eder Pereira Neves  
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/MATEMATICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS ESCOLAS PARTICIPANTES ELIANA MARIA MALLMANN TEIXEIRA - PUC-RS • Rosana Maria Gessinger
AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TEORIA DOS NÚMEROS Francisco Adeilton da Silva • WELLTON CARDOSO PEREIRA
• Samya de Oliveira Lima
• Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP
AS IMPRESSÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFBA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Eliana Gomes de Oliveira • João Batista Rodrigues da Silva
• José Roberto Costa Júnior
• MARCIA DA SILVA SA TELES
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES EM UMA TAREFA DE PROPORÇÃO DIRETA Renata Aparecida de Faria - UEL • Carlos Eduardo Laburu
AS POSSIBILIDADES E OS MÉTODOS DE ESTUDO DOS ALUNOS DO IFF CAMBUCI PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO Romulo Mussel  
AS POTENCIALIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA DE OPINIÃO PARA O ESTUDO DE ESTATÍSTICA E PORCENTAGEM Brian Diniz Amorim  
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS Cintia Melo dos Santos • Tatiani Garcia Neves
• Tiaki Cintia Togura Faoro
AS VANTAGENS DE UTILIZAR UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM SUPORTE MOODLE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA María José Cáceres Gracía • José María Chamoso Sánchez - US/ES
• Ademir Basso
ATIVIDADES COM RÉGUA NÃO GRADUADA E COMPASSO. QUADRATURAS, ARQUIMEDES E O NÚMERO PI. Adilson Pedro Roveran  
ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA TATIANA MARIA DOMINGUES DE OLIVEIRA  
ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF • Fernanda da Costa Calsavara - UFF
• Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF
• Mariana Moledo Moreira - UFF
• Tayná Lobo da Silva - UFF
• Gabriella Marie Lobo Alves Sodré - UFF
ATIVIDADES HISTÓRICAS E O TRIÂNGULO ARITMÉTICO DE PASCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Natália Santiago Cavalcante • joselandia de jesus silva
• Francisco Guimarães de Assis
• Graciana Ferreira Dias
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE TABELAS E GRÁFICOS Maria da Conceição Alves Bezerra - UFRN  
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: ANÁLISE NARRATIVA DE UM SIMULADO APLICADO NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EDILENE FERNANDES LEAL • Arthur Gonçalves Machado Júnior
AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Nazaré do Socorro Moraes da Silva • Michel silva dos Reis
• Regiane da Silva Reinaldo
• Relinaldo Pinho de Oliveira
• ODIRLEY FERREIRA DA SLVA
• ISABEL CRISTINA R. DE LUCENA
BEBEU ÁGUA? TÁ COM SEDE? FECHE A TORNEIRA!: A MATEMÁTICA EM BUSCA DE COMPREENSÃO E SOLUÇÕES PARA CRISE HÍDRICA NUMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA Mércia de Oliveira Pontes - UFRN • GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRN
BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA Renilde de Oliveira Santana - UFS • Rafael Neves Almeida
• Ricardo Nicasso Benito - PUC-SP
CADERNO DE ATIVIDADES COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO Marcele da Silva Santos - COLéGIO PEDRO II • Neide da Fonseca Parracho Sant´Anna - COLéGIO PEDRO II
CALCULADORA GRÁFICA: OLHARES PARA SEU USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Ariel Marczaki • Maria Ivete Basniak
CÁLCULO ALGÉBRICO: UM RELATO DE UMA ATIVIDADE Ademir Pereira Junior  
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: COMO OS ALUNOS ESTÃO INICIANDO ESSA DISCIPLINA NO CURSO DE ENGENHARIA? GENECI ALVES DE SOUSA • Luciano Roberto Padilha de Andrade
CARTOGRAFANDO MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO E DA AÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA Rejane Conceição Silveira da Silva • Débora Pereira Laurino
CLASSE ESPANHOLA DE “GRADO EN MAESTRO EN EDUCACIÓN PRIMARIA”: OBSERVAÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E SUAS DIDÁTICAS MORGANA SCHELLER • Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO Eliane Bihuna de Azevedo • Graciela Moro
• Josiane Borgmann Viana
• Marnei Luis Mandler
• Regina Helena Munhoz
• Sabrina Dunzer
CONCEITOS ELEMENTARES DE POLÍGONOS A PARTIR DO TANGRAM EM UMA CLASSE HOSPITALAR Elielson Ribeiro de Sales • Eunice Maria Figueira Cajango
• Marcelo Marques de Araújo
CONFECÇÃO DE MATERIAIS DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA AMANDA APARECIDA ROCHA MACHADO • Váldina Gonçalves da Costa
CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO GEOGEBRA: UMA PROPOSTA À LUZ DA FORMAÇÃO CONCEITUAL E DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Lucas Rafael Pereira Silva - UFU • Odalea Aparecida Viana - UFU
CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA CARVALHO • Rosimary Rosa Pires Zanetti
• Kamila Ribeiro Batista
CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO ANETE OTILIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ • Denia Neves Dias
• MARCOS VINICIUS DOS SANTOS SOUZA
• Marisa Conceição dos Santos
• QUEICE JONES BRAGA SANTOS
CONSTRUINDO CASAS COM HEXAEDROS REGULARES: HABILIDADES E PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO DESENVOLVIDOS COM FUTUROS PROFESSORES Campo Elías Flórez Pabón • Jenny Patricia Acevedo Rincón
CONTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CASO DOS QUATRO QUATROS Wellington Rabello de Araujo  
CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DO PIBID PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Sara Caroline da Costa Lopes • Daniel Felipe Nogueira Pontes
CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ENSINO EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA Vanessa Vitoriano Borges • Éderson de Oliveira Passos - UFU
• Euclides Afonso Cabral - UFU
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Carine Daiana Binsfeld • Maiara Luisa Klein
• Jucilene Hundertmarck
• Simone Pozebon
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Luana Leal Alves • Antonio Mauricio Medeiros Alves
• Leticia Klein Parnoff
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Evandro Carlos Andretti • Luani Griggio Langwinski