ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
FABIO COLINS DA SILVA |
• Arthur Gonçalves Machado Júnior • Tadeu Oliver Gonçalves
|
|
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA: VIVÊNCIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “RECOMEÇO” |
Maria Lucia Pereira Martins de Lima |
• Christiane Angélica da Silva Louvera - UNIRIO • Andréa Thees - UNIRIO
|
|
ALGORITMO NÃO USUAL DA SUBTRAÇÃO: RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
Marceli Behm Goulart - UEPG |
• Edivania Ruvinski Barreto • André Guilherme Buss Lemes
|
|
ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO |
JAMERSON DA SILVA GONÇALVES - UNEAL |
• Andressa Maria Soares Rocha • Maria Fernanda Silva dos Santos • Marta Glícia Cerqueira da Silva Gomes • Paulo Ricardo Santos das Neves - UNEAL • simone dos santos silva
|
|
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Jasmine Leite de Matos |
• REGILAN FRANCISCA DE SOUZA • Ilvanete dos Santos de Souza
|
|
ALIANDO MATEMÁTICA E OUTRAS TEMÁTICAS, NA EJA, RECORRENDO A RECURSOS OFFLINE |
Raíza Gonçalves Santos |
• Jonson Ney Dias da Silva
|
|
ALICE NO PAÍS DA MATEMÁGICA: O TEATRO NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU |
ADRIANE SARDINHA MACEDO |
• Bruno Silva Silvestre • Luciane Nunes Ribeiro
|
|
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENSINANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS. |
Marcela Bonet Becher Schavaren |
|
|
ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM |
Anastacia dos Santos Ferreira |
• Elane Américo dos Santos • Jéssica Maria Araújo da Silva • MERCIELLY JAMILLY PEDRO ALÉCIO DE OLIVEIRA - UNEAL • WELLERSON JUNIO PINHEIRO DA ROCHA - UNEAL • Nadja Pereira de Oliveira
|
|
ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO |
Ulisses Dias |
• Ana Clara Bonete Ferreira de Souza Lima • Andreia Ferreira Fernandes - UFRJ • Débora Cardoso do Amaral - UFRJ
|
|
ANÁLISE DA EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E/OU MATERIAIS ALTERNATIVOS NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MULTIPLICATIVO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
ROGÉRIO GROTTI |
• RODRIGO DENTI FONTES
|
|
ANÁLISE DO USO DO FÓRUM VIRTUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DA UNIRIO |
ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ |
|
|
APLICAÇÕES DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ESTUDO DE CONCEITOS DE FÍSICA POR MEIO DO GEOGEBRA |
Ana Luiza de Freitas Kessler |
• CARMEN VIEIRA MATHIAS
|
|
APLICATIVOS MATEMÁTICOS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS |
• DIANA COSTA DINIZ
|
|
APLICATIVOS MATEMÁTICOS: PODEM OU NÃO AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM? |
Fulvio Bianco Prevot |
• Juliano Schimiguel
|
|
APRENDENDO CONCEITOS GEOMETRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE PAPEL A4 |
JOANA D\\\'ARC GOMES FERREIRA |
• maria josé andreza gomes • Thalita Dayane Martins Alves • FRANCISCO JUCIVANIO FELIX DE SOUSA
|
|
APRENDENDO DE FORMA LÚDICA AS UNIDADES DE MEDIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID – PEDAGOGIA (UFRPE) |
Merielle Cristine da Silva Arruda |
• Lúcia de Fátima Araújo
|
|
APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DO USO DO TANGRAM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA SALA ESPECIALIZADA COM ALUNOS SURDOS |
Cristina Maria da Silva Lima |
• Marcelo Marques de Araújo • Elielson Ribeiro de Sales
|
|
APRENDENDO NÚMEROS INTEIROS COM JOGOS |
Leticia Flor dos Santos |
• Nágela Faustino - UEL • Pamela Emanueli Alves Ferreira
|
|
APRENDER JOGANDO: EXPERIÊNCIA COM A LEI 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
janaina de azevedo corenza - IFRJ |
• Mariana Melquiades • Cleyton Brito de Souza
|
|
APRENDIZAGEM SITUADA: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE SITUACIONAL |
Larissa Gehrinh Borges |
• Gisele Romano Paez
|
|
ÁREA: MEDIÇÃO, ESTIMATIVA E ARTE EM DIVERSOS ESPAÇOS DA ESCOLA |
Igor Cardoso de Abreu |
• Larissa Console de Oliveira • Thiago Fragoso Gonçalves • ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE
|
|
ARTEFATOS HISTÓRICOS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Viviane Sousa da Silva |
• Débora Janini da Rocha Nascimento • Maria de Fátima Gomes do Nascimento • Kacieli de Lima Silva - UFPB • CRISTIANE BORGES ANGELO - UFPB • JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS
|
|
AS CÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGENS |
Eder Pereira Neves |
|
|
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/MATEMATICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS ESCOLAS PARTICIPANTES |
ELIANA MARIA MALLMANN TEIXEIRA - PUC-RS |
• Rosana Maria Gessinger
|
|
AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TEORIA DOS NÚMEROS |
Francisco Adeilton da Silva |
• WELLTON CARDOSO PEREIRA • Samya de Oliveira Lima • Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP
|
|
AS IMPRESSÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFBA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
Eliana Gomes de Oliveira |
• João Batista Rodrigues da Silva • José Roberto Costa Júnior • MARCIA DA SILVA SA TELES
|
|
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES EM UMA TAREFA DE PROPORÇÃO DIRETA |
Renata Aparecida de Faria - UEL |
• Carlos Eduardo Laburu
|
|
AS POSSIBILIDADES E OS MÉTODOS DE ESTUDO DOS ALUNOS DO IFF CAMBUCI PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO |
Romulo Mussel |
|
|
AS POTENCIALIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA DE OPINIÃO PARA O ESTUDO DE ESTATÍSTICA E PORCENTAGEM |
Brian Diniz Amorim |
|
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS |
Cintia Melo dos Santos |
• Tatiani Garcia Neves • Tiaki Cintia Togura Faoro
|
|
AS VANTAGENS DE UTILIZAR UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM SUPORTE MOODLE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
María José Cáceres Gracía |
• José María Chamoso Sánchez - US/ES • Ademir Basso
|
|
ATIVIDADES COM RÉGUA NÃO GRADUADA E COMPASSO. QUADRATURAS, ARQUIMEDES E O NÚMERO PI. |
Adilson Pedro Roveran |
|
|
ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
TATIANA MARIA DOMINGUES DE OLIVEIRA |
|
|
ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF |
• Fernanda da Costa Calsavara - UFF • Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF • Mariana Moledo Moreira - UFF • Tayná Lobo da Silva - UFF • Gabriella Marie Lobo Alves Sodré - UFF
|
|
ATIVIDADES HISTÓRICAS E O TRIÂNGULO ARITMÉTICO DE PASCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Natália Santiago Cavalcante |
• joselandia de jesus silva • Francisco Guimarães de Assis • Graciana Ferreira Dias
|
|
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE TABELAS E GRÁFICOS |
Maria da Conceição Alves Bezerra - UFRN |
|
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: ANÁLISE NARRATIVA DE UM SIMULADO APLICADO NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
EDILENE FERNANDES LEAL |
• Arthur Gonçalves Machado Júnior
|
|
AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
Nazaré do Socorro Moraes da Silva |
• Michel silva dos Reis • Regiane da Silva Reinaldo • Relinaldo Pinho de Oliveira • ODIRLEY FERREIRA DA SLVA • ISABEL CRISTINA R. DE LUCENA
|
|
BEBEU ÁGUA? TÁ COM SEDE? FECHE A TORNEIRA!: A MATEMÁTICA EM BUSCA DE COMPREENSÃO E SOLUÇÕES PARA CRISE HÍDRICA NUMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA |
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN |
• GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRN
|
|
BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA |
Renilde de Oliveira Santana - UFS |
• Rafael Neves Almeida • Ricardo Nicasso Benito - PUC-SP
|
|
CADERNO DE ATIVIDADES COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Marcele da Silva Santos - COLéGIO PEDRO II |
• Neide da Fonseca Parracho Sant´Anna - COLéGIO PEDRO II
|
|
CALCULADORA GRÁFICA: OLHARES PARA SEU USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Ariel Marczaki |
• Maria Ivete Basniak
|
|
CÁLCULO ALGÉBRICO: UM RELATO DE UMA ATIVIDADE |
Ademir Pereira Junior |
|
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: COMO OS ALUNOS ESTÃO INICIANDO ESSA DISCIPLINA NO CURSO DE ENGENHARIA? |
GENECI ALVES DE SOUSA |
• Luciano Roberto Padilha de Andrade
|
|
CARTOGRAFANDO MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO E DA AÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA |
Rejane Conceição Silveira da Silva |
• Débora Pereira Laurino
|
|
CLASSE ESPANHOLA DE “GRADO EN MAESTRO EN EDUCACIÓN PRIMARIA”: OBSERVAÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E SUAS DIDÁTICAS |
MORGANA SCHELLER |
• Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS
|
|
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO |
Eliane Bihuna de Azevedo |
• Graciela Moro • Josiane Borgmann Viana • Marnei Luis Mandler • Regina Helena Munhoz • Sabrina Dunzer
|
|
CONCEITOS ELEMENTARES DE POLÍGONOS A PARTIR DO TANGRAM EM UMA CLASSE HOSPITALAR |
Elielson Ribeiro de Sales |
• Eunice Maria Figueira Cajango • Marcelo Marques de Araújo
|
|
CONFECÇÃO DE MATERIAIS DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA |
AMANDA APARECIDA ROCHA MACHADO |
• Váldina Gonçalves da Costa
|
|
CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO GEOGEBRA: UMA PROPOSTA À LUZ DA FORMAÇÃO CONCEITUAL E DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Lucas Rafael Pereira Silva - UFU |
• Odalea Aparecida Viana - UFU
|
|
CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA CARVALHO |
• Rosimary Rosa Pires Zanetti • Kamila Ribeiro Batista
|
|
CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO |
ANETE OTILIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ |
• Denia Neves Dias • MARCOS VINICIUS DOS SANTOS SOUZA • Marisa Conceição dos Santos • QUEICE JONES BRAGA SANTOS
|
|
CONSTRUINDO CASAS COM HEXAEDROS REGULARES: HABILIDADES E PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO DESENVOLVIDOS COM FUTUROS PROFESSORES |
Campo Elías Flórez Pabón |
• Jenny Patricia Acevedo Rincón
|
|
CONTOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CASO DOS QUATRO QUATROS |
Wellington Rabello de Araujo |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DO PIBID PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Sara Caroline da Costa Lopes |
• Daniel Felipe Nogueira Pontes
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ENSINO EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA |
Vanessa Vitoriano Borges |
• Éderson de Oliveira Passos - UFU • Euclides Afonso Cabral - UFU
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Carine Daiana Binsfeld |
• Maiara Luisa Klein • Jucilene Hundertmarck • Simone Pozebon
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Luana Leal Alves |
• Antonio Mauricio Medeiros Alves • Leticia Klein Parnoff
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Evandro Carlos Andretti |
• Luani Griggio Langwinski
|
|