Jéssica Nascimento dos Santos |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E CONEXÕES |
• Fabíola de Oliveira Miranda
|
|
Christiane de Morais Maia |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ENTRELAÇOS POSSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Tiago Bissi • Ligia Arantes Sad
|
|
Esmeraldo Tavares Pires |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM CONTEXTO RIBEIRINHO MARAJOARA |
• TATIANE DA SILVA MORAIS • KÁTIA LIÉGE NUNES GONÇALVES - UFPA
|
|
Neila de Toledo e Toledo |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: UMA ANÁLISE DE UMA ESCOLA GAÚCHA NA DÉCADA DE 1980 |
|
|
robson andre barata de medeiros |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDER A APRENDER |
• Janeisi de Lima Meira • Rouziclayde Castelo Barata
|
|
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O CULTIVO DA TERRA PELOS GUARANI NO ESPÍRITO SANTO – BRASIL |
|
|
Hannah Dora de Garcia e Lacerda |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENCENA: PERFORMANCES MATEMÁTICAS TEATRAIS |
• Marcelo de Carvalho Borba
|
|
WILLIANE BARRETO MOREIRA |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MÉDIO ARAGUAIA: CONTEXTOS E INICIATIVAS |
• Ivete Maria Baraldi
|
|
Lenira Pereira da Silva |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE |
• Elza Ferreira Santos • Rodrigo Fontes de Andrade
|
|
Beatriz Ignacio Almeida |
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM USO DE TABLETS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA |
• SILVIA CRISTINA FREITAS BATISTA • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
|
|
FlÁvia Roberta Porto TeÓfilo - IFSP |
ELABORAÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: UM INSTRUMENTO PARA A COMPREENSÃO DOS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA BILÍNGUE |
|
|
Valmir Ninow - ULBRA |
ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
• Carmen Teresa Kaiber
|
|
CHRISLEY BRUNO RIBEIRO CAMARGOS - UFSCAR |
ENSAIO SOBRE AS ESTRUTURAS MATEMÁTICAS DA MÚSICA OCIDENTAL |
• Ademir Donizeti Caldeira
|
|
Rosemara Perpetua Lopes |
ENSINO COM TECNOLOGIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SEU IMPACTO SOBRE O FUTURO PROFESSOR |
• Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP
|
|
William José Gomes |
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE EDIFICAÇÕES |
• Celi Aparecida Espasandin Lopes
|
|
ROSELI ALVES DA SILVA |
ENSINO DE ESTATÍSTICA: COMPARAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
• Aparecido dos Santos
|
|
Millena Lopes de Paula Silva - UEPA |
ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE BELÉM UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
|
|
Edite Resende Vieira - COLéGIO PEDRO II |
ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIA DIGITAL: EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS EM UM PROCESSO FORMATIVO |
• NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA
|
|
JULIANO CORREIA DE MORAIS |
ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESVENDANDO ÂNGULOS SUPLEMENTARES E COMPLEMENTARES |
• ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO
|
|
Paula Valdineia Oliarski |
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
• Leoni Malinoski Fillos
|
|
LUCIANA DE JESUS LEMOS |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS DE EDUCADORES E NECESSIDADES DOS EDUCANDOS |
• Raquel Carneiro Dorr - UNB
|
|
José Ronaldo Melo |
ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA MATEMÁTICA |
• Thaylon Souza de Oliveira
|
|
Luiz Augusto Richit - UFFS |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARITMÉTICA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
• Bárbara Cristina Pasa • Méricles Thadeu MOretti
|
|
JULIANA SILVA DE ANDRADE |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO NO ÂMBITO DO SARESP |
• Jair Lopes Junior
|
|
Denise Knorst da Silva - UFSC |
ENSINO INVESTIGATIVO E INOVAÇÕES CURRICULARES |
• DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC
|
|
Alex Jordane de Oliveira |
ENTENDIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Maria Edwirgem Ribeiro da Silva • WANESSA COELHO BADKE
|
|
Diego de Matos Gondim |
ENTRE DEFINIÇÕES, TEOREMAS E DEMONSTRAÇÕES: DISCURSOS DE RIGOR OU RIGOR(ES) DISCURSIVO(S)? |
• Danilo Olimpio Gomes
|
|
edileusa do socorro valente belo |
EPISTEMOLOGIAS DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM MERGULHO NOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA |
• ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO • Tadeu Oliver Gonçalves
|
|
Vanessa da Silva Damasceno |
EQUAÇÃO DO 1º GRAU: UMA REVISÃO TEÓRICA ACERCA DE SEUS SIGNIFICADOS |
• Acylena Coelho Costa • Thais Lorena Melo Freitas
|
|
Thiago Valim Oliveira - UNINOVE |
ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS |
|
|
Fabiane Santana da Silva |
ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO 9º ANO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIA |
• Nerivaldo Honorato da Cruz Santos
|
|
José Augusto Cambraia Beirigo |
ESTADO DA ARTE SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. |
• Vanessa de Paula Cintra
|
|
maria aparecida miranda |
ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
• Elaine Sampaio Araujo - USP
|
|
NATÁLIA DIAS DE AMORIM |
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: O CURRÍCULO PRESCRITO NOS GUIAS DO PNLD |
• Gilda Lisbôa Guimarães
|
|
Alan Silva dos Santos - PUC-SP |
ESTE NÚMERO É RACIONAL OU IRRACIONAL? UMA PROPOSTA DE ESTUDO ENVOLVENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E NÃO DIGITAIS |
• Gerson Pastre de Oliveira
|
|
Julio Faria CorrÊa |
ESTILO DOS ESTILHACOS EM UMA HISTORIA DA EDUCAÇÃO MATEMATICA |
|
|
MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE |
ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA |
• MIKAELLE BARBOZA CARDOSO • Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN • MARIA AURICÉLIA GADELHA REGES - UECE
|
|
Elcio Pasolini Milli |
ESTRATÉGIAS EM BUSCA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO |
• Cátia Aparecida Palmeira
|
|
Vera Lucia Merlini |
ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: EXISTE RELAÇÃO ENTRE O QUE O PROFESSOR ELABORA E O DESEMPENHO DE SEUS ESTUDANTES? |
• VALÉRIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS • Mariana Oliveira Santos • JAQUELINE SANTANA DE SOUZA SANTOS
|
|
Emília Isabel Rabelo de Souza |
ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: O TIPO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA QUE O PROFESSOR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ELABORA. |
|
|
Henrique Araken Martins |
ESTRUTURAS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA MAPEAR HABILIDADES TOMANDO COMO BASE AS TAXONOMIAS DE BLOOM EM QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA |
|
|
ELIANE MATESCO CRISTOVÃO - UNIFEI |
ESTUDO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA COMUNIDADE DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE |
|
|
José Jefferson da Silva |
ESTUDO DA ARTE DOS TRABALHOS SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NOS ANAIS DO ENEM |
|
|
Luciano Ferreira |
ESTUDO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO ESPECÍFICO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO |
• Tainara Regina dos Santos Vilarino
|
|
Talita Carvalho Silva de Almeida |
ESTUDO DO OCTAEDRO TRUNCADO EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA |
• Maria José Ferreira da Silva
|
|
Mônica Gonçalves de Matos |
ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TELA |
|
|
Ester Baumgarten Fucks |
ESTUDO SOBRE O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEEVALE EM RELAÇÃO À SUA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
|
RENATA CRISTINA ALVES MATNI |
ESTUDOS SOBRE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
|
|
Carlos Aldemir Farias da Silva |
ESTUDOS SOBRE CULTURA E PRÁTICAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• IRAN ABREU MENDES
|
|
Jose Nilson Morais |
ETNOMATEMÁTICA DA FEIRA LIVRE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
• Francisco de Assis Bandeira - UFRN
|
|
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
ETNOMATEMATICA E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ADULTOS |
• Bruna Camila Gargarella
|
|
Raphael Peres Correia dos Santos |
ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA BUSCA POR RELAÇÕES |
• Línlya Sachs
|
|
Clara Guimarães Santiago |
ETNOMATÉMATICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: A EDUCAÇÃO CONTINUADA DO SESI-SP. |
|
|
Sicero Agostinho Miranda |
ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS PESCADORES ARTESANAIS |
• Elaine Corrêa Pereira • Marília Nunes Dall Asta
|
|
Jeane Cristina Justi |
ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA |
|
|
RITA DE CÁSSIA BATISTA DA SILVA |
EVENTOS ALEATÓRIOS: COMPREENSÕES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
LEZI APARECIDA DA SILVA |
EXPECTATIVAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
• Rute Cristina Domingos da Palma
|
|
JOSIAS DIONI BRAVIM |
EXPERIÊNCIA COM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIAS |
|
|
Andréa Thees - UNIRIO |
EXPERIMENTANDO O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Willian José da Cruz |
EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS FORMAIS: UM OLHAR SEMIÓTICO |
|
|