Gislaine Aparecida Puton Zortêa |
INICIAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
• Klinger Teodoro Ciríaco - FCT/UNESP-PP
|
|
Alexandre campos silva |
INTERAÇÕES QUE PROVOCAM INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS |
|
|
Carla Denize Ott Felcher |
INTERAÇÕES VIA F@CEMAT: POTENCIALIZANDO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS |
• Ana Cristina Medina Pinto • André Luis Andrejew Ferreira
|
|
Douglas Felipe Giaquinto |
INTERVENÇÕES ANDRAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UM BANCO COMUNITÁRIO |
• Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
|
|
JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO |
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS MULTIPLICATIVOS |
• Sheila Motta Steffen do Nascimento
|
|
PATRICIA APARECIDA BOLETINI |
INTRODUÇÃO A APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE POR MEIO DO USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS |
|
|
Antonio César Nascimento Teixeira |
INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL PARA ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Sandra Maria Pinto Magina • Vera Lucia Merlini
|
|
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso |
INVESTIGAÇÕES SOBRE A LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN |
• Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
|
|
Ricardo Araújo da Silva |
INVESTIGANDO A FORMULAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA: UTILIZANDO A CALCULADORA BÁSICA |
• Kátia Maria de Medeirosd
|
|
Eloisa Rosotti Navarro |
INVESTIGANDO O USO DA LOUSA DIGITAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COM O APOIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO |
• Marco Aurélio Kalinke
|
|
Hiago Portella de Portella |
INVESTIGANDO PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS COM O GEOGEBRA NUM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA
|
|
Victor Louis Rosa de Souza |
JOGO BANCO DAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• Evanilson Landim Alves - UFPE • Lucilia Batista Dantas Pereira
|
|
Núbia Roberto de Campos |
JOGOS E BRINCADEIRAS: APRENDENDO MATEMÁTICA NA ALDEIA INDÍGENA |
• João Ferreira da Silva Neto • LAURO LOPES PEREIRA NETO
|
|
Ana Chiummo |
JOGOS MATEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Emilio Celso de Oliveira
|
|
Andressa Nishihara - UFSCAR |
JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PARA O ENSINO MÉDIO. |
|
|
Thiago Feitosa Alves |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: EFICIÊNCIA E APLICABILIDADE DO JOGO TRANSAÇÕES FINANCEIRAS |
• Lucilia Batista Dantas Pereira
|
|
Tawana Telles Batista Santos |
JOGOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA: RELATO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO |
• Lílian Gleisia Alves dos Santos
|
|
Elivelton Henrique Gonçalves |
JOGOS VIRTUAIS EDUCATIVOS: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Fabiana Fiorezi de Marco - UFU
|
|
Ângela Maria dos Santos - PUC-SP |
JOSÉ ANASTÁCIO DA CUNHA E SUA OBRA OS PRINCIPIOS MATHEMATICOS |
• Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP
|
|
Denise Alves de Araujo |
JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS PRÁTICAS CULTURAIS DA SALA DE AULA |
• Maria de Fátima Cardoso Gomes
|
|
Daiane Priscila Sampaio Bussola |
LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM MAPEAMENTO NO PERIÓDICO BOLEMA |
• ANGELICA LANGNER • Eliane Maria de Oliveira Araman
|
|
Rejane Costa dos Santos |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES |
• Jorge Henrique Gualandi - PUC-SP
|
|
Silvia Prietsch Wendt |
LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
• Rita de Cássia de Souza Soares Ramos • Kauã Soares de Carvalho • Lilian Lorenzato Rodriguez • Rafaella Campelo Centeno
|
|
Renata Rodrigues de Matos Oliveira |
LABORATÓRIO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
• Samira Zaidan
|
|
Marcelo Dos Santos Gomes |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE PESQUISAS COM JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2006 A 2016 |
|
|
Jaqueline Freire Bispo |
LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESE DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2006 A 2015 A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACE COM AS NOÇÕES MATEMÁTICAS COMO NECESSIDADE DE ESTUDO |
|
|
Jeremias Batista Santos |
LEVANTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES ALGÉBRICAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
• JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
|
|
Ana Claudia Lemes de Morais |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFMS: UM MOVIMENTO INICIAL DE PESQUISA |
• THIAGO PEDRO PINTO
|
|
Marcelo Dias Pereira |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SÍNTESE DO ESTUDO DE UM CURSO PROPOSTO POR UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL EM SÃO PAULO |
|
|
Marcia Maria Alves de Assis |
LIVROS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1960/1970 |
• IRAN ABREU MENDES
|
|
ANAELIZE DOS ANJOS OLIVEIRA |
LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
• Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
|
|
Leonardo Silva Costa |
MALBA TAHAN EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
|
|
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel |
MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS |
• Raquel Pierre Dimitrov • Michele Cristina de Jesus
|
|
IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE ARAUJO |
MANUAIS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O CASO DO "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO" |
|
|
TIAGO NERY RIBEIRO |
MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE UM MAPA DO TIPO FILL-IN |
• DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
|
|
Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB |
MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS POTECNIALIZADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
• Erica Valeria Alves
|
|
Jheniffer Camila Pedro - UFSCAR |
MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. |
|
|
Deise Pedroso Maggio |
MAPEAMENTO DE PESQUISAS QUE UTILIZAM O REFERENCIAL DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA - RRS: A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS |
|
|
Vanessa Lacerda Tarouco - UFMT/IE |
MARCAS DO ENSINO TARDICIONAL SOBRE A COMPREENSÃO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO EM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Giselle de Paiva Silva - UFMT/IE • Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE
|
|
Dirceu Zaleski Filho |
MATEMÁTICA "VERSUS" LITERATURA |
|
|
Luciana Schwengber |
MATEMÁTICA BÁSICA COMO ACONTECIMENTO NO CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS, ADMINISTRADORES E CONTADORES CONTÁBEIS |
• Neusa Maria Spillari da Silva Dembogurski
|
|
Alexandre de Almeida Xavier |
MATEMÁTICA BÁSICA EM PERSPECTIVA: TRAÇANDO PERFIS SOB PONTOS DE VISTA INVESTIGATIVOS |
• KARLY BARBOSA ALVARENGA • Joao Cesar Reis Alves
|
|
Denilson Augusto de Sene Amâncio |
MATEMÁTICA E ENSINO INDÍGENA: UM ELO DE PLURALIDADES |
• Lucas Cristóvam Lemos • Jhonatan Junio da Silva
|
|
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
MATEMÁTICA E MEMÓRIA ESCOLAR: SABERES LEMBRADOS E SIGNIFICADOS POR EDUCANDOS IDOSOS (AS) |
• Zélia Maria de Arruda Santiago
|
|
Júlio César Augusto do Valle - USP |
MATEMÁTICA E MISTICISMO: UMA ANÁLISE RUSSELLIANA DA PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA |
|
|
Vera Lucia Ferreira - UNIRIO |
MATEMÁTICA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO DA APRENDIZAGEM DO CAMPO MULTIPLICATIVO |
• Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO
|
|
TEREZINHA VITOR DE LIMA |
MATEMA_TICS: OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA. |
|
|
Michelle Francisco de Azevedo |
MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DO NÚMERO |
• Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
|
|
Josiane Acácia de Oliveira Marques |
MEDIR, DIAGNOSTICAR E REPARAR: O QUE DIZ O MANUAL PEDAGÓGICO DE FARIA DE VASCONCELOS SOBRE A APLICAÇÃO DE TESTES ARITMÉTICOS |
|
|
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves |
MEMES E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS REDES SOCIAIS DIGITAIS |
|
|
VANESSA GRACIELA SOUZA CAMPOS |
METACOGNIÇÃO E RELAÇÃO COM O SABER: ESTRATÉGIAS QUE BENEFICIAM A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
• DENIZE DA SILVA SOUZA
|
|
Ana Rafaela Correia Ferreira - UFMG |
METODOLOGIA DE PROJETOS NA EJA: OS CURSOS DE SUPLÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BETIM (1995-1999) |
• Maria Laura Magalhães Gomes
|
|
Brenda Larissa Ruela Santos |
METODOLOGIA LÚDICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COM O CUBO DE RUBIK |
• Eduardo Giordano Fernandes da Silva
|
|
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo |
MILAGE APP – UMA APLICAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA USANDO SMARTPHONES E TABLETS |
|
|
Carlos Ricardo Bifi |
MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTO ESTATÍSTICO EM UM GRUPO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Aline Pereira Ramirez Barbosa |
MODALIDADES DE CONTEÚDOS CURRICULARES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DAS PESQUISAS |
• Beatriz Salemme Correa Cortela
|
|
Carina Mari Hiramatsu |
MODELAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Ana Paula dos Santos Malheiros
|
|
Evilasio Macedo Félix |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE |
• Francisco José de Lima
|
|
Vilma Rinaldi Bisconsini |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• ADAN SANTOS MARTENS • Wellington Piveta Oliveira
|
|
Ariane Cristina Laurentino |
MODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
• BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
|
|