Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Gislaine Aparecida Puton Zortêa INICIAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA • Klinger Teodoro Ciríaco - FCT/UNESP-PP
Alexandre campos silva INTERAÇÕES QUE PROVOCAM INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS  
Carla Denize Ott Felcher INTERAÇÕES VIA F@CEMAT: POTENCIALIZANDO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS • Ana Cristina Medina Pinto
• André Luis Andrejew Ferreira
Douglas Felipe Giaquinto INTERVENÇÕES ANDRAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UM BANCO COMUNITÁRIO • Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS MULTIPLICATIVOS • Sheila Motta Steffen do Nascimento
PATRICIA APARECIDA BOLETINI INTRODUÇÃO A APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE POR MEIO DO USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS  
Antonio César Nascimento Teixeira INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL PARA ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • Sandra Maria Pinto Magina
• Vera Lucia Merlini
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso INVESTIGAÇÕES SOBRE A LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN • Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
Ricardo Araújo da Silva INVESTIGANDO A FORMULAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA: UTILIZANDO A CALCULADORA BÁSICA • Kátia Maria de Medeirosd
Eloisa Rosotti Navarro INVESTIGANDO O USO DA LOUSA DIGITAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COM O APOIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO • Marco Aurélio Kalinke
Hiago Portella de Portella INVESTIGANDO PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS COM O GEOGEBRA NUM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL • José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA
Victor Louis Rosa de Souza JOGO BANCO DAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA • Evanilson Landim Alves - UFPE
• Lucilia Batista Dantas Pereira
Núbia Roberto de Campos JOGOS E BRINCADEIRAS: APRENDENDO MATEMÁTICA NA ALDEIA INDÍGENA • João Ferreira da Silva Neto
• LAURO LOPES PEREIRA NETO
Ana Chiummo JOGOS MATEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL • Emilio Celso de Oliveira
Andressa Nishihara - UFSCAR JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PARA O ENSINO MÉDIO.  
Thiago Feitosa Alves JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: EFICIÊNCIA E APLICABILIDADE DO JOGO TRANSAÇÕES FINANCEIRAS • Lucilia Batista Dantas Pereira
Tawana Telles Batista Santos JOGOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA: RELATO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO • Lílian Gleisia Alves dos Santos
Elivelton Henrique Gonçalves JOGOS VIRTUAIS EDUCATIVOS: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Fabiana Fiorezi de Marco - UFU
Ângela Maria dos Santos - PUC-SP JOSÉ ANASTÁCIO DA CUNHA E SUA OBRA OS PRINCIPIOS MATHEMATICOS • Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP
Denise Alves de Araujo JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS PRÁTICAS CULTURAIS DA SALA DE AULA • Maria de Fátima Cardoso Gomes
Daiane Priscila Sampaio Bussola LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM MAPEAMENTO NO PERIÓDICO BOLEMA • ANGELICA LANGNER
• Eliane Maria de Oliveira Araman
Rejane Costa dos Santos LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES • Jorge Henrique Gualandi - PUC-SP
Silvia Prietsch Wendt LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO • Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
• Kauã Soares de Carvalho
• Lilian Lorenzato Rodriguez
• Rafaella Campelo Centeno
Renata Rodrigues de Matos Oliveira LABORATÓRIO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA • Samira Zaidan
Marcelo Dos Santos Gomes LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE PESQUISAS COM JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2006 A 2016  
Jaqueline Freire Bispo LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESE DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2006 A 2015 A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACE COM AS NOÇÕES MATEMÁTICAS COMO NECESSIDADE DE ESTUDO  
Jeremias Batista Santos LEVANTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES ALGÉBRICAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II • JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
Ana Claudia Lemes de Morais LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFMS: UM MOVIMENTO INICIAL DE PESQUISA • THIAGO PEDRO PINTO
Marcelo Dias Pereira LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SÍNTESE DO ESTUDO DE UM CURSO PROPOSTO POR UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL EM SÃO PAULO  
Marcia Maria Alves de Assis LIVROS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1960/1970 • IRAN ABREU MENDES
ANAELIZE DOS ANJOS OLIVEIRA LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
Leonardo Silva Costa MALBA TAHAN EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA • Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS • Raquel Pierre Dimitrov
• Michele Cristina de Jesus
IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE ARAUJO MANUAIS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O CASO DO "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO"  
TIAGO NERY RIBEIRO MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE UM MAPA DO TIPO FILL-IN • DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS POTECNIALIZADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL • Erica Valeria Alves
Jheniffer Camila Pedro - UFSCAR MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.  
Deise Pedroso Maggio MAPEAMENTO DE PESQUISAS QUE UTILIZAM O REFERENCIAL DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA - RRS: A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS  
Vanessa Lacerda Tarouco - UFMT/IE MARCAS DO ENSINO TARDICIONAL SOBRE A COMPREENSÃO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO EM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Giselle de Paiva Silva - UFMT/IE
• Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE
Dirceu Zaleski Filho MATEMÁTICA "VERSUS" LITERATURA  
Luciana Schwengber MATEMÁTICA BÁSICA COMO ACONTECIMENTO NO CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS, ADMINISTRADORES E CONTADORES CONTÁBEIS • Neusa Maria Spillari da Silva Dembogurski
Alexandre de Almeida Xavier MATEMÁTICA BÁSICA EM PERSPECTIVA: TRAÇANDO PERFIS SOB PONTOS DE VISTA INVESTIGATIVOS • KARLY BARBOSA ALVARENGA
• Joao Cesar Reis Alves
Denilson Augusto de Sene Amâncio MATEMÁTICA E ENSINO INDÍGENA: UM ELO DE PLURALIDADES • Lucas Cristóvam Lemos
• Jhonatan Junio da Silva
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira MATEMÁTICA E MEMÓRIA ESCOLAR: SABERES LEMBRADOS E SIGNIFICADOS POR EDUCANDOS IDOSOS (AS) • Zélia Maria de Arruda Santiago
Júlio César Augusto do Valle - USP MATEMÁTICA E MISTICISMO: UMA ANÁLISE RUSSELLIANA DA PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA  
Vera Lucia Ferreira - UNIRIO MATEMÁTICA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO DA APRENDIZAGEM DO CAMPO MULTIPLICATIVO • Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO
TEREZINHA VITOR DE LIMA MATEMA_TICS: OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA.  
Michelle Francisco de Azevedo MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DO NÚMERO • Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
Josiane Acácia de Oliveira Marques MEDIR, DIAGNOSTICAR E REPARAR: O QUE DIZ O MANUAL PEDAGÓGICO DE FARIA DE VASCONCELOS SOBRE A APLICAÇÃO DE TESTES ARITMÉTICOS  
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves MEMES E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS REDES SOCIAIS DIGITAIS  
VANESSA GRACIELA SOUZA CAMPOS METACOGNIÇÃO E RELAÇÃO COM O SABER: ESTRATÉGIAS QUE BENEFICIAM A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA • DENIZE DA SILVA SOUZA
Ana Rafaela Correia Ferreira - UFMG METODOLOGIA DE PROJETOS NA EJA: OS CURSOS DE SUPLÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BETIM (1995-1999) • Maria Laura Magalhães Gomes
Brenda Larissa Ruela Santos METODOLOGIA LÚDICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COM O CUBO DE RUBIK • Eduardo Giordano Fernandes da Silva
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo MILAGE APP – UMA APLICAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA USANDO SMARTPHONES E TABLETS  
Carlos Ricardo Bifi MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTO ESTATÍSTICO EM UM GRUPO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Aline Pereira Ramirez Barbosa MODALIDADES DE CONTEÚDOS CURRICULARES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DAS PESQUISAS • Beatriz Salemme Correa Cortela
Carina Mari Hiramatsu MODELAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Ana Paula dos Santos Malheiros
Evilasio Macedo Félix MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE • Francisco José de Lima
Vilma Rinaldi Bisconsini MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • ADAN SANTOS MARTENS
• Wellington Piveta Oliveira
Ariane Cristina Laurentino MODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO • BIANCA DE OLIVEIRA MARTINS
• Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim