Vanessa de Oliveira |
O USO DA ESTIMATIVA E APROXIMAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Raissa Samara Sampaio • CAROLINA CORDEIRO BATISTA
|
|
Simone Bueno |
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• Edvonete Souza de Alencar • HERICA CAMBRAIA GOMES
|
|
Marcia Rosa Uliana |
O USO DE CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO EM VISTA O ENSINO DA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA PARA ESTUDANTE CEGO |
• Gerson de Souza Mol - UNB
|
|
TELMA FIDELIS PRAGOSO DA SILVA |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU |
• Eline das Flores Victer - UNIGRANRIO
|
|
Natiele Silva Lamera Elorza |
O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP
|
|
THAMIRES BELO DE JESUS |
O USO DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CONTAGEM: O UNIVERSO SURDO E DOWN |
• Edmar Reis Thiengo
|
|
Rosangela Eliana Bertoldo Frare |
O USO DE NOTEBOOKS EM SALA DE AULA: ABORDAGEM GEOMÉTRICA COM O SOFTWARE SWEET HOME 3D |
|
|
Jennyfer de Oliveira Lima |
O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM GUI E AUI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO |
• Luciano de Melo Silva • WILLIANE COSTA FERREIRA
|
|
AristÓteles Alves Feitosa |
O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA |
• Lucilia Batista Dantas Pereira
|
|
Anni Barreto Lyra |
O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
• Maria Deusa Ferreira da Silva
|
|
Deoclecia de Andrade Trindade |
O “MEDIR” NO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA: UMA ANÁLISE AOS PROGRAMAS DE ENSINO, 1890 - 1970 |
|
|
MAURO JOSÉ DA ROCHA |
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ARCO SENO E ARCO COSSENO |
• JOÃO BOSCO LAUDARES
|
|
MARCIO LIMA DO NASCIMENTO - UFPA |
OBJETOS MATEMÁTICOS: O CONCRETO E O ABSTRATO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
• Ingrid Raiol da Silveira
|
|
LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS |
OBSTÁCULOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O CONCEITO DE FUNÇÃO NAS PESQUISAS DO ENEM (1987-2013) |
|
|
ODIRLEY FERREIRA DA SLVA |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O ZERO NA RETA NUMÉRICA |
• Michel silva dos Reis • Nazaré do Socorro Moraes da Silva
|
|
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO |
• Maria José de Freitas Mendes
|
|
Darlysson Wesley da Silva |
OLHARES PARA REPRESENTAÇÕES: UM TRABALHO COM A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS |
|
|
Edilene Simões Costa dos Santos |
OPERAÇÕES FIGURAIS FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
|
Talita Mendes de Araujo |
ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES NOS CADERNOS DO PNAIC |
• Marta Cristina Cezar Pozzobon • ClÁudio JosÉ de Oliveira
|
|
Aline Claro de Freitas |
ORIGAMI: O USO COMO INSTRUMENTO ALTERNATIVO NO ENSINO DA GEOMETRIA |
• José Roberto Nogueira - FCT/UNESP-PP
|
|
Hemanuella Pereira de Albuquerque |
OS APELOS ÀS IMAGENS E AS FALHAS DO SISTEMA AXIOMATICO NO LIVRO I DOS ELEMENTOS DE EUCLIDES |
• Stéffany da Silva Ribeiro • João Paulo Carneiro Barbosa
|
|
Adiel Praseres Chaves |
OS CONTEXTOS EM QUE A FUNÇÃO QUADRÁTICA SE APRESENTA NAS ABORDAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO:UMA AMOSTRA DA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA |
• Saddo Ag Almouloud - PUC-SP
|
|
ALAILSON SILVA DE LIRA - UFPA |
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ: DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO |
• Maria José de Freitas Mendes
|
|
Fabíola da Cruz Martins |
OS DESAFIOS DO ENSINO DA ÁLGEBRA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA |
• EMILY DE VASCONCELOS SANTOS • ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO
|
|
Alexsandra Camara |
OS GRUPOS ESCOLARES E A PRIMEIRA REPÚBLICA: ENSINO INTUITIVO E MOVIMENTO DOS SABERES GEOMÉTRICOS |
• Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
|
|
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR |
OS IMPACTOS DE PROGRAMAS DE GOVERNO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA |
|
|
Sindia Liliane Demartini da Silva - UFFS |
OS JOGOS DIGITAIS ONLINE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:APONTAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
• Nilce Fátima Scheffer
|
|
LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA |
OS MODOS DE RELAÇÃO AO SABER DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Nickson Moretti Jorge |
OS MOVIMENTOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Patrícia Sandalo Pereira
|
|
Rosineide de Sousa Jucá |
OS NUMEROS DECIMAIS NOS MANUAIS FRANCESES DE ARITMÉTICA DO SECULO XVII A XIX |
|
|
Rafael José Alves do Rego Barros - UFRN |
OS POTENCIAIS DIDÁTICOS DAS DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 1990 E 2010 |
|
|
Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP |
OS PROBLEMAS NA ‘SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR’ DE RENÉ BARRETO |
|
|
Marcia Rosa Uliana |
OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA E O ESTUDANTE CEGO: UMA ANÁLISE NO ESTADO DE RONDÔNIA |
• Gerson de Souza Mol - UNB
|
|
PATRICIA CORRÊA SANTOS |
OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA |
• Edmar Reis Thiengo • CLOVIS LISBÔA DOS SANTOS JUNIOR
|
|
Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL |
OS RECURSOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
|
Giselle Barreto Santos |
OS RESULTADOS DO SARESP E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA SEE/SP |
• Graziela Marchi Tiago • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
|
|
Thalita Faria de Oliveira - UEG |
OS SABERES CONSTRUÍDOS PELOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS |
• Roseli Araujo Barros - UFPA
|
|
Gabriel Luís da Conceição |
OS SABERES GEOMÉTRICOS DO EXTERIOR PARA O INTERIOR |
|
|
FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA |
OS SABERES MATEMÁTICOS DESTINADOS AOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES EM 1903 |
• Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
|
|
Claudia Regina Boen Frizzarini |
OS TRABALHOS MANUAIS NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO (1890-1950): METODOLOGIA OU RECURSO NO ENSINO DOS SABERES MATEMÁTICOS? |
|
|
Fernanda Silva Baú |
PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (1985 - 2015) |
• Moab Marques da Silva - UNIR • Emerson da Silva Ribeiro - UNIR • ELIANA ALVES PEREIRA LEITE - UFSCAR
|
|
Bárbara Cristina Pasa |
PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE O ESBOÇO DE CURVAS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DAS UNIDADES FIGURAIS |
• Méricles Thadeu MOretti
|
|
Simone da Silva |
PANORAMA HISTÓRICO DO MOBRAL: OPERACIONALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARARAS |
|
|
Rita Sidmar Alencar Gil |
PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUITETURA EM CONEXÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
Alessandra Lucero Silva |
PENSAMENTO ALGÉBRICO E PADRÃO: EXPLICITAÇÃO DE ENTENDIMENTOS A PARTIR DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Maria Arlita da Silveira Soares
|
|
Mariany Layne de Souza |
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM OLHAR PARA AS PUBLICAÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Daniele Peres da Silva - UEL
|
|
IRAJI DE OLIVEIRA ROMEIRO |
PENSAMENTO TEÓRICO SOBRE NÚMERO RACIONAL E SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
• Vanessa Moretti
|
|
Romildo Pereira da Cruz |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS |
• Marli Teresinha Quartieri • Maria Madalena Dullius • Adriana Belmonte Bergmann • Ana Paula Dick
|
|
Isabel Farah Schwartzman |
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
• Romenig da Silva Ribeiro • Fabio Martins de Leonardo • Willian Raphael Silva
|
|
RENATA DA SILVA DESSBESEL |
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV |
• Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
|
|
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA JUNIOR |
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS ACERCA DO ENSINO DAS FRAÇÕES |
• Angélica da Fontoura Garcia Silva
|
|
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
PERCURSOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA AS AULAS DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS |
• KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA • SUSIMEIRE VIVIEN ROSOTTI DE ANDRADE - UFMS
|
|
Laura Pippi Fraga |
PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O CAMINHO METODOLÓGICO |
|
|
Rafael Marques Pinheiro - UENP |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PARANÁ |
• SIMONE LUCCAS - UENP
|
|
DANIELE TREVISAN |
PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
• Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi • Bruna Larissa Cecco • Daiane Menezes
|
|
João Paulo Attie |
PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS |
• Darlysson Wesley da Silva
|
|
Camila Gasparin Magnaguagno |
PIBID NO IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL COMO MEIO INTEGRADOR ENTRE A ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA |
• Kelen Berra de Mello
|
|
Raissa Samara Sampaio |
PLANIFICAÇÕES DE PRISMAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE POSSIBILIDADES DO SOFTWARE |
• CAROLINA CORDEIRO BATISTA • Vanessa de Oliveira
|
|
Sirlene de Jesus dos Santos da Silva |
PNAIC - MATEMÁTICA: O QUE NÃO ESTÁ SENDO COLOCADO EM PRÁTICA |
• Neila Tonin Agranionih
|
|
Cristian Roberto Miccerino de Almeida |
POLIEDROS DE PLATÃO SOB UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA USANDO RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS |
• Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF
|
|