Jose Aurimar dos Santos Angelim |
UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
|
|
Fernando Batista |
UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DO AUTOR EDUARDO DE SÁ PEREIRA DE CASTRO NO LIVRO EXPLICADOR DE ARITHMETICA SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA CULTURAL CRÍTICA |
• Luiz Carlos Pais
|
|
Eliete Grasiela Both |
UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA MATOGROSSENSE |
• Bruna Camila Both
|
|
MAYCON DOUGLAS FERREIRA - UFMS |
UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/MATEMÁTICA |
|
|
Francisco das Chagas dos Santos Moura |
UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS |
• Felinto Antonio Furtado Neto • Francisco Aureliano Vidal
|
|
Eliane Maria de Oliveira Araman |
UM PANORAMA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PARANÁ POR MEIO DA ANÁLISE DOS ANAIS DO XII E XIII EPREM |
• Rebeca Rúbia Honório Pinafo • Débora Cristina Tamagnoni
|
|
LARISSA FERREIRA COELHO - PUC-SP |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Maria José Ferreira da Silva
|
|
JOSÉ VILANI DE FARIAS |
UM PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO DO PROFMAT |
|
|
VERA MÔNICA RIBEIRO |
UM PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA REFLEXÕES |
• Rosangela de Souza Jorge Ando
|
|
Jean Sebastian Toillier - UNIOESTE-PR |
UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ALGUMAS ANÁLISES DE SUA TRAJETÓRIA |
• Dulcyene Maria Ribeiro - UNIOESTE-PR
|
|
SANDRO FÉLIX DE ALMEIDA |
UM RECORTE DO USO DE LINGUAGEM NA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM SKOVSMOSE |
• LAUDICENA MELLO FERRARI DE CASTRO • LIDIA SILVA LACERDA DA ROSA
|
|
Marcio Vieira Almeida - PUC-SP |
UM RECURSO PARA O ENSINO DA DIFERENCIABILIDADE |
• Sonia Barbosa Camargo Igliori
|
|
Francisco do Nascimento Lima |
UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS |
• Cristiane Carvalho Bezerra de Lima • JUAN CARLO DA CRUZ SILVA
|
|
DANIELE DE AQUINO GOMES |
UMA ABORDAGEM DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO NA DÉCADA DE 1960 |
• Antonio Henrique Pinto
|
|
Eduardo Freitas ALVES |
UMA ABORDAGEM HISTORICA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU |
• Bianca Brenda Lopes Machado
|
|
Larissa Elfisia de Lima Santana |
UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• SILVANA HOLANDA DA SILVA - UECE • Francisca Wellingda Leal da Silva - UECE • Rayssa Melo de Oliveira • MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE
|
|
Ailton Paulo de Oliveira Júnior |
UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ALUNOS DO 5 E 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTIMÉTIVOS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS |
• Roberta Costa • GESSICA RODRIGUES DA SILVA • Danielle Fátima Silva de Jesus
|
|
ADRIELE CAROLINI WAIDEMAN |
UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
• Fábio Alexandre Borges
|
|
Emerson da Silva Ribeiro - UNIR |
UMA ANÁLISE DAS TESES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS DEFENDIDAS NO BRASIL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
|
|
ELIZA MARIA BAPTISTELLA LIMA |
UMA ANÁLISE DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
|
Liliane Xavier Neves |
UMA ANÁLISE DE EVENTOS CRÍTICOS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
• Bárbara Cunha Fontes - UNESP - RIO CLARO
|
|
Renato Mendes Mineiro - PUC-SP |
UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONGRUÊNCIA E DE NÃO CONGRUÊNCIA EM UMA ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO DE CIRCUNFERÊNCIAS |
|
|
ZULEIDE FERREIRA DE SOUSA |
UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS EM AULAS DE GEOMETRIA |
|
|
JUSSUEL CORREIA DA SILVA |
UMA ANÁLISE DOS ITENS QUE ENVOLVEM GRÁFICOS OU TABELAS NAS PROVAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) DE 2009 A 2014 |
• FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - UFRPE
|
|
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas |
UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE VOLUME DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
|
|
Jessica Lopes da Silva |
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
• Felipe Antonio Moura Miranda • MAURÍCIO DE MORAES FONTES
|
|
LUCIANA VIEIRA ANDRADE - UFRN |
UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE YOUSCHKEVITCH E EULER |
• GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRN
|
|
KAMILA SOUZA DOS SANTOS |
UMA BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA: PLATÃO E OS POLIEDROS PLATONICOS |
• Lucas dos Santos Araujo
|
|
BRUNNA SORDI STOCK |
UMA COLABORAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
|
Francisco Pereira dos Santos |
UMA DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS DE ENSINO NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA” DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BOA VISTA - RORAIMA |
• José Ivanildo de Lima
|
|
Adriana de Bortoli |
UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ANALÍTICO E SINTÉTICO NO ENSINO SECUNDÁRIO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO SÉCULO XX A PARTIR DO EXAME DE LIVROS DIDÁTICOS DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN |
• Marcos Vieira Teixeira
|
|
JOSÉ MILTON LOPES PINHEIRO |
UMA EXPERIÊNCIA COM O CÁLCULO INTEGRAL EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO DE APRENDIZAGEM |
• Luiz Carlos Leal Junior
|
|
JORGE LUIZ DIAS DE FRIAS |
UMA FERRAMENTA PARA A OBTENÇÃO E ANÁLISE DE DADOS DO ENEM. |
|
|
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
UMA HERMENÊUTICA DO TEXTO ETNOMATEMÁTICO D’AMBROSIANO |
|
|
Alan Marcos Silva de Rezende |
UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (UFS, 1990-2010) |
• Jefferson dos Santos Ferreira • SHIRLEI SOUZA PASSOS • Ivanete Batista dos Santos
|
|
Clarice de Almeida Miranda |
UMA HISTÓRIA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO |
• Talita Secorun dos Santos • Luciano Ferreira
|
|
Josefa Dielle Nunes da Silva |
UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 7º ANO A RESPEITO DE COMO OS AUTORES SUGEREM E UTILIZAM JOGOS PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
• Daiane de Santana Santos • JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS
|
|
Janayna Bispo Santana |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM E SEM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
• Rafaela Nunes Barreto - UFS • Ivanete Batista dos Santos
|
|
Daiane de Santana Santos |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRESCRIÇÕES E OS USOS QUE OS AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO FAZEM SOBRE O CONTEÚDO TRIGONOMETRIA |
• Josefa Dielle Nunes da Silva
|
|
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier |
UMA LEITURA (POSSÍVEL) DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAL À DOCÊNCIA (PIBID) |
|
|
Mônica Menezes de Souza |
UMA LENTE PARA LER AS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) |
• Edilene Simões Costa dos Santos • Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho • Carmyra Oliveira Batista - UCB
|
|
Luiz Fernando Rodrigues Pires |
UMA NOVA TÉCNICA DE FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DE MÁQUINAS: O QUE OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PENSAM SOBRE ISSO? |
• Marco Antônio Escher
|
|
Angélica Heineck - UFFS |
UMA PESQUISA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: O ESTUDO EXPLORATÓRIO DO BARICENTRO |
|
|
José Erildo Lopes Júnior |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FRAÇÕES, NA EJA, EM DIÁLOGO COM A ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO |
• wagner ahmad auarek
|
|
Pedro Luis Almeida de Oliveira Costa |
UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM ABP E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, COM FOCO NO DESASTRE DE MARIANA-MG |
• Juliano Schimiguel
|
|
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC |
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI |
• Virlane Nogueira Melo Pedrosa • Adriana Ferreira Mendonça - UFC
|
|
DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE BAYES NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
• JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA - UEL • Emerson Tortola
|
|
Gláucia Marise Scortegagna |
UMA PROPOSTA PARA TORNAR SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ANALÍTICA |
• ELISANGELA DOS SANTOS MEZA
|
|
Adriano Fonseca |
UMA REFLEXÃO DESCONSTRUTIVA SOBRE OS USOS DOS TERMOS CONHECIMENTO E CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO NUMA PESQUISA ETNOMATEMÁTICA |
|
|
ADAN SANTOS MARTENS |
UMA REVISÃO SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Tiago Emanuel Klüber
|
|
Gilberto Cunha de Araújo Júnior |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA |
• Francisco de Assis Bandeira - UFRN
|
|
Leandro Josué de Souza |
UMA VERSÃO HERMENEUTICA DOS MANUSCRITOS ARITMÉTICOS DE PEIRCE |
• MARIA EDNÉIA MARTINS SALANDIM
|
|
GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRN |
USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: ALIANÇAS POSSÍVEIS E POTENCIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
|
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra |
USOS E SIGNIFICADOS DE MATEMÁTICA EM PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DA TERAPIA WITTGENSTEINIANA |
• Denison Roberto Braña Bezerra
|
|
Alessandro Gonçalves |
UTILIZAÇÃO DE QUESTÕES DO SARESP PARA COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE ERROS |
• Barbara Lutaif Bianchini - PUC-SP
|
|
Rogeria Teixeira Urzêdo Queiroz |
UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A VERIFICAÇÃO DA DERIVADA DE ALGUMAS FUNÇÕES DE RELATIVA COMPLEXIDADE DE DEMONSTRAÇÃO |
• Rhelman Rossano Urzêdo Queiroz
|
|
Charles Bruno da Silva Melo |
UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA |
• Eleni Bisognin - UNIFRA
|
|
CLÁUDIO CRISTIANO LIELL |
UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
• Arno Bayer - ULBRA
|
|
Liana Krakecker |
VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• José Luiz Magalhães de Freitas
|
|
Celma Bento Moreira |
VER, OUVIR, TOCAR... SENTIR E EXPRESSAR: DESENHO DE TAREFAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
• Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
|
|