Lidiane Pereira de Carvalho |
PROTAGONISMO JUVENIL: UMA VIVÊNCIA DA ESCOLA PARTICIPATIVA |
• Otai José santos • SUEDY SANTOS DE AZEVEDO • Lucelma Pereira de Carvalho
|
|
EDNALDO JOSE LEANDRO |
PROVAS MATEMÁTICAS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
• Antonio Luis Mometti
|
|
Fernanda Silva Rocha |
QUAIS SITUAÇÕES SÃO PRIORIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ELABORAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS? |
• Wilson Souza Costa Júnior • Ana Paula Perovano dos Santos Silva
|
|
Liliana Quintero López - UFABC |
QUAL A CONCEPÇÃO DE MEDIDA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
• Francisco José Brabo Bezerra
|
|
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
QUE “TÉKHNE” É ESTA DA “TICA” DA “ETNOMATEMÁTICA”? |
|
|
Joseli Almeida Camargo |
QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS IMBRICADAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
• Celia Finck Brandt
|
|
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA |
QUESTÕES SOBRE NUMERAMENTO-LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA NO MATO GROSSO DO SUL |
|
|
Taianá Silva Pinheiro |
RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: ANÁLISE DE ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO 5° ANO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
• IRLENE SILVA DE ALMEIDA • FARAILDES SILVA DE SOUZA • Sandra Maria Pinto Magina
|
|
LAÍS MARIA COSTA PIRES DE OLIVEIRA |
RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM UM PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE: ASPECTOS EVIDENCIADOS NA COP-PAEM |
|
|
Alexandre Ramon de Souza |
RAZÃO ÁUREA E APLICAÇÕES: A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E A ESPIRAL ÁUREA |
|
|
Soraia das Neves Barros |
RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES: VOZES DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA |
• Karla Cristina Fontelles Gueiros • MARITA DE CARVALHO FRADE • Maria Dulce Gonçalves de Matos
|
|
ROSANE CORDEIRO RAFAEL |
REDUÇÃO DA NÃO APROVAÇÃO EM CÁLCULO: INTERVENÇÕES REALIZADAS POR UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS |
• Marco Antônio Escher
|
|
Wellington Piveta Oliveira |
REFERÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO |
|
|
Pedro Paulo Souza Rios |
REFLEXÕES A PARTIR DO ERRO NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
• Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB
|
|
MARCELA SANTANA SANTOS |
REFLEXÕES DE BOLSISTAS SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID |
• SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA
|
|
Everton José Goldoni Estevam |
REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ANALISAR UMA TAREFA ESTATÍSTICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA ENVOLVENDO A TRANSNUMERAÇÃO |
• Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino
|
|
Rosangela de Souza Jorge Ando |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO QUESTÕES DO ENEM SOBRE FUNÇÕES |
• VERA MÔNICA RIBEIRO
|
|
JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI |
REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
|
Francisco Aureliano Vidal |
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA E DOS NÚMEROS COMPLEXOS |
• Baldoino Sonildo da Nóbrega • Felinto Antonio Furtado Neto • Francisco das Chagas dos Santos Moura • Washington Benicio Gonçalves Vieira • Geraldo Herbetet de Lacerda
|
|
Bruna Sordi Rodrigues |
REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DE PIAGET NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
• Camila de Araujo Cabral Romeiro • Fernando Rodrigo Zolin • Marcelo Salles Batarce - UEMS
|
|
Milton Rosa - UFOP |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A MODELAGEM |
• Daniel Clark Orey - UFOP
|
|
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ |
REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA |
|
|
SOFIA MARINHO DA NATIVIDADE |
REFLEXÕES SOBRE EPISÓDIOS DE AULA ENQUANTO METODOLOGIA PARA ESTUDOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
• WEDESON OLIVEIRA COSTA
|
|
JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
• Evonir Albrecht
|
|
Francisco José Brabo Bezerra |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA |
• FRANCISCO ERIVALDO RODRIGUES GOMES • Caroline Miranda Pereira Lima
|
|
DANIELLA CRISTINA SILVA DOS SANTOS |
REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA RELAÇÃO AO SABER MATEMÁTICO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA
|
|
Mariana Silva Mendonça |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APREDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
• Rogério Fernando Pires
|
|
Dorival Rodrigues da Rocha Junior - UFRJ |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PROBLEMAS HISTÓRICOS E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR |
• Magno Luiz Ferreira
|
|
ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE POLINÔMIOS USANDO APLICATIVOS EM TABLETS |
• Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
|
|
CARLA LARISSA HALUM RODRIGUES |
REGISTROS FIGURAIS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA: INFLUÊNCIA NA APREENSÃO OPERATÓRIA |
• MARIANA MORAN
|
|
hosana de fátima melo da silva - UECE |
RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR: UMA BREVE DESCRIÇÃO HISTÓRICA E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
• Verusca Batista Alves - UECE • ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
|
|
Edson Ferreira da Costa Junior |
RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: ANTES E DEPOIS DE PARTICIPAR DE UM CURSO DE EXTENSÃO |
• Ana Carolina de Paula Gon‡alves • Tayssa Tieni Vieira de Souza • KARLY BARBOSA ALVARENGA
|
|
L’nio Fernandes Levy - UFPA |
RELAÇÕES ENTRE A FILOSOFIA DEWEYANA E O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS |
• Edílson Cabral de Souza - UFPA
|
|
Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS |
RELAÇÕES ENTRE MODELAGEM E COGNIÇÃO: INTERLAÇAMENTOS POSSÍVEIS |
|
|
Jader Gustavo de Campos Santos |
RELAÇÕES ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA DO PARANÁ |
• Línlya Sachs
|
|
angélica novaes de assis |
RELAÇÕES TRIGONOMETRICAS NO TRIANGULO-RETÂNGULO: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SENO, COSSENO E TANGENTE COMO UMA RELAÇÃO NO ÂNGULO AGUDO POR MEIO DE MATERIAL MANIPULATIVO. |
|
|
Jayme do Carmo Macedo Leme - PUC-SP |
REPRESENTAÇÕES DA DERIVADA E A APRENDIZAGEM |
• Sonia Barbosa Camargo Igliori
|
|
Larissa Corrêa |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE PRODUTOS NOTÁVEIS |
• Ana Carolina Lopes de Melo • Claudete Cargnin • Silvia Teresinha Frizzarini
|
|
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS |
• Juliana Azevedo Montenegro • Marilena Bittar
|
|
Rosimeire Martins dos Santos |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA |
• Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
|
|
Evanilson Landim Alves - UFPE |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Lícia de Souza Leão Maia • Wilma Pastor de Andrade Sousa
|
|
Douglas Santos Silva - UFPI |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• Evanilson Landim Alves - UFPE
|
|
Danielle Avanço |
REPRESENTANDO DISTINTAS SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS DE DIFERENTES NÚMEROS DE ETAPAS DE ESCOLHA |
• RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA • Juliana Azevedo Montenegro
|
|
Charles Soares Pimentel - UNIRIO |
RESGATE, REFORÇO E RETORNO PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE |
|
|
Walter Aparecido Borges |
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE COM FUNÇÃO LOGARÍTMICA POR ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: A ENUNCIAÇÃO E A AJUDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
• Maria Helena Palma de Oliveira
|
|
Antonio Sergio Abrahao Monteiro Bastos |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADOS A DERIVADAS: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO A ANÁLISE DE ERROS |
• Erica Marlúcia Leite Pagani
|
|
EDLENE CAVALCANTI SANTOS |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS- UM ESTUDO COMPARATIVO EM PROCESSOS COGNITIVO E DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
|
Marília Prado |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: RALI MATEMÁTICO NUMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA |
• Ana Paula Jahn
|
|
Evandro Tortora |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE FIGURAS PLANAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• NELSON ANTONIO PIROLA
|
|
Helena Tavares de Souza |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E A REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
• Paulo Ferreira do Carmo • Maria Rosana Soares
|
|
Sandra Alves de Oliveira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENCONTROS FORMATIVOS DA ACIEPE E NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CONSTRUINDO AS POSSIBILIDADES |
|
|
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU AUTORIA DE SITUAÇÕES PROBLEMA? |
• Clélia Maria Ignatius Nogueira
|
|
Jessé Valério de Paulo |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, HABILIDADES E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS |
|
|
Luiz Carlos Leal Junior |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SIGNOS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
• Lourdes de la Rosa Onuchic
|
|
Ricardo Gonçalves |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS |
• NORMA SUELY GOMES ALLEVATO - UNICSUL
|
|
Esther Maria Freixedelo Martins |
RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DA CATEGORIA ISOMORFISMO DE MEDIDAS, POR ALUNOS DE 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÃO E ANÁLISE. |
|
|
Diego Pereira de Oliveira Cortes - UFOP |
RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES:UM ESTUDO MISTO PARA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM |
• Milton Rosa - UFOP • Daniel Clark Orey - UFOP
|
|
Geovana Raquel Pereira da Silva |
RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA FINAL SOBRE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Luana Cardoso da Silva • Cristiane Fernandes de Souza
|
|
LEANDRO FREDERICO DA SILVA |
REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA - UNB • Andreza Fiorini Pérez Rivera • MAURICIO RESENDE RODOVALHO • HELMA SALLA • Edimar Correa e Silva
|
|
José Lucas Silva Andrade |
REVISTA ZETEKITÉ: MAPEAMENTO DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
• Sivonaldo de Melo Sales
|
|