| Ana Cristina Medina Pinto | 
                                CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO QR CODE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR. | 
                                • Carla Denize Ott Felcher
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Juliana Fran‡a Viol Paulin | 
                                CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 
                                • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | RENATA APARECIDA ZANDOMENIGHI | 
                                CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP): O PAPEL DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E ARTICULAÇÕES SOBRE O PROJETO DE CURSO | 
                                • THIAGO PEDRO PINTO
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | ALINE MARCA | 
                                CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | 
                                • João Biesdorf
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Maria Auxiliadora Vilela Paiva | 
                                CONSTRUINDO SABERES: GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORES FORMADOS EM PEDAGOGIA E LICENCIADOS EM MATEMÁTICA | 
                                • Karla de Almeida Brandão
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Paulo Tadeu Gandra Campos | 
                                CONTEXTUALIZANDO FUNÇÕES MATEMÁTICAS | 
                                • Chang Kuo Rodrigues
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Edvania Portilho Lopes | 
                                CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À FORMAÇÃO DOCENTE | 
                                • Wanderleya Nara Gonçalves Costa
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti | 
                                CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO | 
                                • Maria Teresa Eglér Mantoan
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | João Batista Rodrigues da Silva | 
                                CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: O CASO DA PROPORCIONALIDADE | 
                                • José Roberto Costa Júnior
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Klaus Schlunzen Junior | 
                                CONTRIBUIÇÕES DA TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO | 
                                • José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Alex Henrique Alves Honorato | 
                                CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA A AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR QUE TRABALHA COM MODELAGEM | 
                                • Ana Paula dos Santos Malheiros
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | José Roberto Costa Júnior | 
                                CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO RELACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA ESCOLAR | 
                                • João Batista Rodrigues da Silva
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP | 
                                CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM  DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 1991 À 2014 | 
                                • Barbara Lutaif Bianchini - PUC-SP
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRN | 
                                CONTRIBUIÇÕES DOS MÉTODOS DE JOHN WALLIS EM SUA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Luciano Feliciano de Lima | 
                                CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Marcia Senna de Souza | 
                                CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ESTATÍSTICA DE GRADUANDOS | 
                                • Mauren Porciúncula Moreira da Silva
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Jéssica Maria Oliveira de Luna - UERJ  | 
                                CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUE ENSINAM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO PARA CRIANÇAS. | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Gaspar Varela | 
                                CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DE TIMOR LESTE: ALGUNS PRESSUPOSTOS | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Beatriz Fernanda Litoldo | 
                                CRIPTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES NA EXPLORAÇÃO DAS IDEIAS ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM | 
                                • Arlete de Jesus Brito
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Kátia Martins Rocha | 
                                CURRÍCULO E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS | 
                                • Márcia Souza da Fonseca
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Michelle Taís Faria Feliciano - SME | 
                                CURRÍCULO PRESCRITO E CURRÍCULO EM AÇÃO: O QUE JUSTIFICA AS DIFERENÇAS? | 
                                • Emerson Rolkouski - UFPR
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Wagner Barbosa de Lima Palanch | 
                                CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA: PESQUISA DESENVOLVIDAS EM METODOLOGIA DE ESTADO DA ARTE | 
                                • Adriano Vargas Freitas
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Marlos Gomes de Albuquerque | 
                                DAS ESCOLAS QUE SURGEM EM MEIO A GRUPOS FAMILIARES ÀS ESCOLAS INSTITUCIONALIZADAS: UMA TRAJETÓRIA DOS PRIMEIROS MOVIMENTOS ESCOLARES EM RONDÔNIA | 
                                • José Luiz Magalhães de Freitas
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Alexandre Branco Monteiro | 
                                DAS ORIENTAÇÕES A SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL E NO MÉXICO  | 
                                • Claudia Lisete Oliveira Groenwald - ULBRA
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Juciara Guimarães Carvalho | 
                                DE UM MAR-LAGOA: TEMPO E ESPAÇO EM JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE CAMARADAS D'ÁGUA | 
                                • Claudia Glavam Duarte
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Jonathan Elizondo Orozco | 
                                DE VOLTA AO CHÃO ÁSPERO: TATEANDO JOGOS DE LINGUAGEM  MATEMÁTICOS ESCOLARES | 
                                • Juciara Guimarães Carvalho
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Júlio Henrique da Cunha Neto | 
                                DECÊNCIA, RESILIÊNCIA E DILIGÊNCIA: CARACTERÍSTICAS MARCANTES NA CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | 
                                • Váldina Gonçalves da Costa
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Marcos Antonio de Macedo | 
                                DEMONSTRAÇÃO DA LEI DOS SENOS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS ACERCA DO ENSINO DE GEOMETRIA. | 
                                • Sebastião Wesley Freitas da Silva
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | MATEUS DE SOUZA GALVÃO | 
                                DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES | 
                                • LEILANE ARAUJO DOS SANTOS • João Paulo Carneiro Barbosa
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Cláudia Silva Rosa | 
                                DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDO INTRODUTÓRIO | 
                                • Rosemara Perpetua Lopes
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Línlya Sachs | 
                                DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE SÃO PAULO | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Fernanda Bittencourt Menezes Rocha | 
                                DESENVOLVENDO ALGUNS CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL COM ALUNAS SURDAS A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | 
                                • Teresinha Fumi Kawasaki
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Camila Peres Nogues | 
                                DESENVOLVIMENTO DA ESTIMATIVA NUMÉRICA E DESEMPENHO EM ARITMÉTICA EM CRIANÇAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TAREFAS | 
                                • Mariana Lima Duro
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Adriana Fatima de Souza Miola | 
                                DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS | 
                                • Keli Cristina Conti • Edvonete Souza de Alencar • Jose Wilson dos Santos
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | valdomiro pinheiro teixeira junior | 
                                DETERMINAÇÃO DE SIGNIFICADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA | 
                                • PAULO VILHENA DA SILVA
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Ruana Priscila da Silva Brito | 
                                DIÁLOGO ENTRE PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ALDEIA E PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Pedro Augusto Pereira Borges | 
                                DIFERENCIAÇÃO DE ENFOQUES NO ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Marcio de Lana Abreu - UFMG  | 
                                DIFERENTES CONTEXTUALIZAÇÕES DE UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA: RELAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E A PROVA DO ENEM DE MATEMÁTICA | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Amanda Marina Andrade Medeiros - UNB  | 
                                DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | André Luiz Lima | 
                                DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO | 
                                • Cesar Cristiano Belmar
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Jair Lucas Jorge | 
                                DIFICULDADES DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO: A FUNÇÃO QUADRÁTICA | 
                                • Ângela Marta Pereira das Dores Savioli
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Larissa Ranyelly Branquinho Pereira | 
                                DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS FUTUROS PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA NA UFOPA | 
                                • Hamilton Cunha de Carvalho • Tamilson Jorge de Castro Filho
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Jéssika Naves de Oliveira | 
                                DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS: CONFRONTANDO DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Carla Augusta de Carvalho | 
                                DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: UMA PRODUÇÃO A MUITAS MÃOS. | 
                                • CHRISTIANE MILAGRE DA SILVA RODRIGUES 
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Paula Andrea Grawieski Civiero | 
                                DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE - ELEMENTOS TEÓRICOS PARA IMPLEMENTAR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Luciano Duarte da Silva | 
                                DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO | 
                                • MARCIO UREL RODRIGUES • Nilton Cezar Ferreira • ANA CRISTINA GOMES DE JESUS • Maxwell Gonçalves Araújo • EDIEL PEREIRA DE MACEDO
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | ELLIS REGINA FERREIRA DOS SANTOS | 
                                DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 	 | 
                                • ALMIR LANDO GOMES DA SILVA • ANTONIO FABIO DO NASCIMENTO TORRES • FRANCISCO JUCIVANIO FELIX DE SOUSA • JOANA D'ARC GOMES FERREIRA
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | RODRIGO TAVARES DA SILVA | 
                                DISCUTINDO SOBRE O LÍQUIDO “MAIS CARO” DO MUNDO: NUMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Bruna Leticia Nunes Viana - UFMS | 
                                DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM SALA DE AULA | 
                                • João Ricardo Viola dos Santos
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Mirael de Jesus Monteiro de Moraes - UFPA | 
                                DO CÁLCULO MENTAL À DIAGNOSE CULTURAL; DA DIAGNOSE CULTURAL AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM | 
                                • L’nio Fernandes Levy - UFPA
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Queila de Souza Bastos | 
                                DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APRENDIDA NOS BANCOS ESCOLARES A SUA APLICAÇÃO NO QUOTIDIANO: UM ELO NECESSÁRIO E SUFICIENTE | 
                                • Marlos Gomes de Albuquerque
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Iracema Campos Cusati | 
                                EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Gislaine Maria Rodrigues | 
                                EDUCAÇÃO BÁSICA E A MUDANÇA CURRICULAR DE MATEMÁTICA | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Dosilia Espirito Santo Barreto | 
                                EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: JOGOS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | 
                                • Maria Helena Palma de Oliveira
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | CLÁUDIA ROSANA KRANZ | 
                                EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO | 
                                • LEONARDO CINÉSIO GOMES
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Ednei Leite de Araújo - UFPR | 
                                EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: HISTÓRIA E MEMÓRIA | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Artur Alberti Gaban | 
                                EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS APROVADOS NO PNLD 2015 | 
                                  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | BARBARA CRISTINA MATHIAS DOS SANTOS - UNIGRANRIO | 
                                EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DA INCLUSÃO | 
                                • LUCIANA TROCA DANTAS • Chang Kuo Rodrigues
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Laís Thalita Bezerra dos Santos | 
                                EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS | 
                                • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
  | 
                                
                                    
                                 | 
                            
                            
                                | Graciela de Jesus Schirmer | 
                                EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO | 
                                • Fabiana G. L. da Silva • Fabiana G. L. da Silva • Fabiana G. L. da Silva
  | 
                                
                                    
                                 |