Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Ana Cristina Medina Pinto CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO QR CODE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR. • Carla Denize Ott Felcher
Juliana Fran‡a Viol Paulin CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
RENATA APARECIDA ZANDOMENIGHI CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP): O PAPEL DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E ARTICULAÇÕES SOBRE O PROJETO DE CURSO • THIAGO PEDRO PINTO
ALINE MARCA CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO • João Biesdorf
Maria Auxiliadora Vilela Paiva CONSTRUINDO SABERES: GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORES FORMADOS EM PEDAGOGIA E LICENCIADOS EM MATEMÁTICA • Karla de Almeida Brandão
Paulo Tadeu Gandra Campos CONTEXTUALIZANDO FUNÇÕES MATEMÁTICAS • Chang Kuo Rodrigues
Edvania Portilho Lopes CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À FORMAÇÃO DOCENTE • Wanderleya Nara Gonçalves Costa
José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO • Maria Teresa Eglér Mantoan
João Batista Rodrigues da Silva CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: O CASO DA PROPORCIONALIDADE • José Roberto Costa Júnior
Klaus Schlunzen Junior CONTRIBUIÇÕES DA TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO • José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Alex Henrique Alves Honorato CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA A AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR QUE TRABALHA COM MODELAGEM • Ana Paula dos Santos Malheiros
José Roberto Costa Júnior CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO RELACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA ESCOLAR • João Batista Rodrigues da Silva
Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 1991 À 2014 • Barbara Lutaif Bianchini - PUC-SP
GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRN CONTRIBUIÇÕES DOS MÉTODOS DE JOHN WALLIS EM SUA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA  
Luciano Feliciano de Lima CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS  
Marcia Senna de Souza CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ESTATÍSTICA DE GRADUANDOS • Mauren Porciúncula Moreira da Silva
Jéssica Maria Oliveira de Luna - UERJ CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUE ENSINAM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO PARA CRIANÇAS.  
Gaspar Varela CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DE TIMOR LESTE: ALGUNS PRESSUPOSTOS  
Beatriz Fernanda Litoldo CRIPTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES NA EXPLORAÇÃO DAS IDEIAS ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM • Arlete de Jesus Brito
Kátia Martins Rocha CURRÍCULO E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS • Márcia Souza da Fonseca
Michelle Taís Faria Feliciano - SME CURRÍCULO PRESCRITO E CURRÍCULO EM AÇÃO: O QUE JUSTIFICA AS DIFERENÇAS? • Emerson Rolkouski - UFPR
Wagner Barbosa de Lima Palanch CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA: PESQUISA DESENVOLVIDAS EM METODOLOGIA DE ESTADO DA ARTE • Adriano Vargas Freitas
Marlos Gomes de Albuquerque DAS ESCOLAS QUE SURGEM EM MEIO A GRUPOS FAMILIARES ÀS ESCOLAS INSTITUCIONALIZADAS: UMA TRAJETÓRIA DOS PRIMEIROS MOVIMENTOS ESCOLARES EM RONDÔNIA • José Luiz Magalhães de Freitas
Alexandre Branco Monteiro DAS ORIENTAÇÕES A SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL E NO MÉXICO • Claudia Lisete Oliveira Groenwald - ULBRA
Juciara Guimarães Carvalho DE UM MAR-LAGOA: TEMPO E ESPAÇO EM JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE CAMARADAS D'ÁGUA • Claudia Glavam Duarte
Jonathan Elizondo Orozco DE VOLTA AO CHÃO ÁSPERO: TATEANDO JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS ESCOLARES • Juciara Guimarães Carvalho
Júlio Henrique da Cunha Neto DECÊNCIA, RESILIÊNCIA E DILIGÊNCIA: CARACTERÍSTICAS MARCANTES NA CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA • Váldina Gonçalves da Costa
Marcos Antonio de Macedo DEMONSTRAÇÃO DA LEI DOS SENOS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS ACERCA DO ENSINO DE GEOMETRIA. • Sebastião Wesley Freitas da Silva
MATEUS DE SOUZA GALVÃO DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES • LEILANE ARAUJO DOS SANTOS
• João Paulo Carneiro Barbosa
Cláudia Silva Rosa DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDO INTRODUTÓRIO • Rosemara Perpetua Lopes
Línlya Sachs DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE SÃO PAULO  
Fernanda Bittencourt Menezes Rocha DESENVOLVENDO ALGUNS CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL COM ALUNAS SURDAS A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL • Teresinha Fumi Kawasaki
Camila Peres Nogues DESENVOLVIMENTO DA ESTIMATIVA NUMÉRICA E DESEMPENHO EM ARITMÉTICA EM CRIANÇAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TAREFAS • Mariana Lima Duro
Adriana Fatima de Souza Miola DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS • Keli Cristina Conti
• Edvonete Souza de Alencar
• Jose Wilson dos Santos
valdomiro pinheiro teixeira junior DETERMINAÇÃO DE SIGNIFICADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA • PAULO VILHENA DA SILVA
Ruana Priscila da Silva Brito DIÁLOGO ENTRE PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ALDEIA E PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL  
Pedro Augusto Pereira Borges DIFERENCIAÇÃO DE ENFOQUES NO ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO  
Marcio de Lana Abreu - UFMG DIFERENTES CONTEXTUALIZAÇÕES DE UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA: RELAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E A PROVA DO ENEM DE MATEMÁTICA  
Amanda Marina Andrade Medeiros - UNB DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL  
André Luiz Lima DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO • Cesar Cristiano Belmar
Jair Lucas Jorge DIFICULDADES DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO: A FUNÇÃO QUADRÁTICA • Ângela Marta Pereira das Dores Savioli
Larissa Ranyelly Branquinho Pereira DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS FUTUROS PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA NA UFOPA • Hamilton Cunha de Carvalho
• Tamilson Jorge de Castro Filho
Jéssika Naves de Oliveira DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS: CONFRONTANDO DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.  
Carla Augusta de Carvalho DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: UMA PRODUÇÃO A MUITAS MÃOS. • CHRISTIANE MILAGRE DA SILVA RODRIGUES
Paula Andrea Grawieski Civiero DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE - ELEMENTOS TEÓRICOS PARA IMPLEMENTAR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA  
Luciano Duarte da Silva DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO • MARCIO UREL RODRIGUES
• Nilton Cezar Ferreira
• ANA CRISTINA GOMES DE JESUS
• Maxwell Gonçalves Araújo
• EDIEL PEREIRA DE MACEDO
ELLIS REGINA FERREIRA DOS SANTOS DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA • ALMIR LANDO GOMES DA SILVA
• ANTONIO FABIO DO NASCIMENTO TORRES
• FRANCISCO JUCIVANIO FELIX DE SOUSA
• JOANA D'ARC GOMES FERREIRA
RODRIGO TAVARES DA SILVA DISCUTINDO SOBRE O LÍQUIDO “MAIS CARO” DO MUNDO: NUMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA  
Bruna Leticia Nunes Viana - UFMS DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM SALA DE AULA • João Ricardo Viola dos Santos
Mirael de Jesus Monteiro de Moraes - UFPA DO CÁLCULO MENTAL À DIAGNOSE CULTURAL; DA DIAGNOSE CULTURAL AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM • L’nio Fernandes Levy - UFPA
Queila de Souza Bastos DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APRENDIDA NOS BANCOS ESCOLARES A SUA APLICAÇÃO NO QUOTIDIANO: UM ELO NECESSÁRIO E SUFICIENTE • Marlos Gomes de Albuquerque
Iracema Campos Cusati EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Gislaine Maria Rodrigues EDUCAÇÃO BÁSICA E A MUDANÇA CURRICULAR DE MATEMÁTICA  
Dosilia Espirito Santo Barreto EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: JOGOS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA • Maria Helena Palma de Oliveira
CLÁUDIA ROSANA KRANZ EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO • LEONARDO CINÉSIO GOMES
Ednei Leite de Araújo - UFPR EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: HISTÓRIA E MEMÓRIA  
Artur Alberti Gaban EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS APROVADOS NO PNLD 2015  
BARBARA CRISTINA MATHIAS DOS SANTOS - UNIGRANRIO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DA INCLUSÃO • LUCIANA TROCA DANTAS
• Chang Kuo Rodrigues
Laís Thalita Bezerra dos Santos EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
Graciela de Jesus Schirmer EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO • Fabiana G. L. da Silva
• Fabiana G. L. da Silva
• Fabiana G. L. da Silva