Ana Cristina Medina Pinto |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO QR CODE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR. |
• Carla Denize Ott Felcher
|
|
Juliana Fran‡a Viol Paulin |
CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
|
|
RENATA APARECIDA ZANDOMENIGHI |
CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP): O PAPEL DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E ARTICULAÇÕES SOBRE O PROJETO DE CURSO |
• THIAGO PEDRO PINTO
|
|
ALINE MARCA |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
• João Biesdorf
|
|
Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
CONSTRUINDO SABERES: GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORES FORMADOS EM PEDAGOGIA E LICENCIADOS EM MATEMÁTICA |
• Karla de Almeida Brandão
|
|
Paulo Tadeu Gandra Campos |
CONTEXTUALIZANDO FUNÇÕES MATEMÁTICAS |
• Chang Kuo Rodrigues
|
|
Edvania Portilho Lopes |
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À FORMAÇÃO DOCENTE |
• Wanderleya Nara Gonçalves Costa
|
|
José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
• Maria Teresa Eglér Mantoan
|
|
João Batista Rodrigues da Silva |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: O CASO DA PROPORCIONALIDADE |
• José Roberto Costa Júnior
|
|
Klaus Schlunzen Junior |
CONTRIBUIÇÕES DA TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
• José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
|
|
Alex Henrique Alves Honorato |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA A AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR QUE TRABALHA COM MODELAGEM |
• Ana Paula dos Santos Malheiros
|
|
José Roberto Costa Júnior |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO RELACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA ESCOLAR |
• João Batista Rodrigues da Silva
|
|
Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP |
CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 1991 À 2014 |
• Barbara Lutaif Bianchini - PUC-SP
|
|
GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRN |
CONTRIBUIÇÕES DOS MÉTODOS DE JOHN WALLIS EM SUA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
Luciano Feliciano de Lima |
CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS |
|
|
Marcia Senna de Souza |
CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ESTATÍSTICA DE GRADUANDOS |
• Mauren Porciúncula Moreira da Silva
|
|
Jéssica Maria Oliveira de Luna - UERJ |
CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUE ENSINAM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO PARA CRIANÇAS. |
|
|
Gaspar Varela |
CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DE TIMOR LESTE: ALGUNS PRESSUPOSTOS |
|
|
Beatriz Fernanda Litoldo |
CRIPTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES NA EXPLORAÇÃO DAS IDEIAS ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM |
• Arlete de Jesus Brito
|
|
Kátia Martins Rocha |
CURRÍCULO E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
• Márcia Souza da Fonseca
|
|
Michelle Taís Faria Feliciano - SME |
CURRÍCULO PRESCRITO E CURRÍCULO EM AÇÃO: O QUE JUSTIFICA AS DIFERENÇAS? |
• Emerson Rolkouski - UFPR
|
|
Wagner Barbosa de Lima Palanch |
CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA: PESQUISA DESENVOLVIDAS EM METODOLOGIA DE ESTADO DA ARTE |
• Adriano Vargas Freitas
|
|
Marlos Gomes de Albuquerque |
DAS ESCOLAS QUE SURGEM EM MEIO A GRUPOS FAMILIARES ÀS ESCOLAS INSTITUCIONALIZADAS: UMA TRAJETÓRIA DOS PRIMEIROS MOVIMENTOS ESCOLARES EM RONDÔNIA |
• José Luiz Magalhães de Freitas
|
|
Alexandre Branco Monteiro |
DAS ORIENTAÇÕES A SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL E NO MÉXICO |
• Claudia Lisete Oliveira Groenwald - ULBRA
|
|
Juciara Guimarães Carvalho |
DE UM MAR-LAGOA: TEMPO E ESPAÇO EM JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE CAMARADAS D'ÁGUA |
• Claudia Glavam Duarte
|
|
Jonathan Elizondo Orozco |
DE VOLTA AO CHÃO ÁSPERO: TATEANDO JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS ESCOLARES |
• Juciara Guimarães Carvalho
|
|
Júlio Henrique da Cunha Neto |
DECÊNCIA, RESILIÊNCIA E DILIGÊNCIA: CARACTERÍSTICAS MARCANTES NA CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
• Váldina Gonçalves da Costa
|
|
Marcos Antonio de Macedo |
DEMONSTRAÇÃO DA LEI DOS SENOS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS ACERCA DO ENSINO DE GEOMETRIA. |
• Sebastião Wesley Freitas da Silva
|
|
MATEUS DE SOUZA GALVÃO |
DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES |
• LEILANE ARAUJO DOS SANTOS • João Paulo Carneiro Barbosa
|
|
Cláudia Silva Rosa |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDO INTRODUTÓRIO |
• Rosemara Perpetua Lopes
|
|
Línlya Sachs |
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE SÃO PAULO |
|
|
Fernanda Bittencourt Menezes Rocha |
DESENVOLVENDO ALGUNS CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL COM ALUNAS SURDAS A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
• Teresinha Fumi Kawasaki
|
|
Camila Peres Nogues |
DESENVOLVIMENTO DA ESTIMATIVA NUMÉRICA E DESEMPENHO EM ARITMÉTICA EM CRIANÇAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TAREFAS |
• Mariana Lima Duro
|
|
Adriana Fatima de Souza Miola |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
• Keli Cristina Conti • Edvonete Souza de Alencar • Jose Wilson dos Santos
|
|
valdomiro pinheiro teixeira junior |
DETERMINAÇÃO DE SIGNIFICADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA |
• PAULO VILHENA DA SILVA
|
|
Ruana Priscila da Silva Brito |
DIÁLOGO ENTRE PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ALDEIA E PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL |
|
|
Pedro Augusto Pereira Borges |
DIFERENCIAÇÃO DE ENFOQUES NO ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO |
|
|
Marcio de Lana Abreu - UFMG |
DIFERENTES CONTEXTUALIZAÇÕES DE UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA: RELAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E A PROVA DO ENEM DE MATEMÁTICA |
|
|
Amanda Marina Andrade Medeiros - UNB |
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL |
|
|
André Luiz Lima |
DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
• Cesar Cristiano Belmar
|
|
Jair Lucas Jorge |
DIFICULDADES DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO: A FUNÇÃO QUADRÁTICA |
• Ângela Marta Pereira das Dores Savioli
|
|
Larissa Ranyelly Branquinho Pereira |
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS FUTUROS PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA NA UFOPA |
• Hamilton Cunha de Carvalho • Tamilson Jorge de Castro Filho
|
|
Jéssika Naves de Oliveira |
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS: CONFRONTANDO DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. |
|
|
Carla Augusta de Carvalho |
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: UMA PRODUÇÃO A MUITAS MÃOS. |
• CHRISTIANE MILAGRE DA SILVA RODRIGUES
|
|
Paula Andrea Grawieski Civiero |
DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DOCENTE - ELEMENTOS TEÓRICOS PARA IMPLEMENTAR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
|
|
Luciano Duarte da Silva |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO |
• MARCIO UREL RODRIGUES • Nilton Cezar Ferreira • ANA CRISTINA GOMES DE JESUS • Maxwell Gonçalves Araújo • EDIEL PEREIRA DE MACEDO
|
|
ELLIS REGINA FERREIRA DOS SANTOS |
DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
• ALMIR LANDO GOMES DA SILVA • ANTONIO FABIO DO NASCIMENTO TORRES • FRANCISCO JUCIVANIO FELIX DE SOUSA • JOANA D'ARC GOMES FERREIRA
|
|
RODRIGO TAVARES DA SILVA |
DISCUTINDO SOBRE O LÍQUIDO “MAIS CARO” DO MUNDO: NUMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA |
|
|
Bruna Leticia Nunes Viana - UFMS |
DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM SALA DE AULA |
• João Ricardo Viola dos Santos
|
|
Mirael de Jesus Monteiro de Moraes - UFPA |
DO CÁLCULO MENTAL À DIAGNOSE CULTURAL; DA DIAGNOSE CULTURAL AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
• L’nio Fernandes Levy - UFPA
|
|
Queila de Souza Bastos |
DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APRENDIDA NOS BANCOS ESCOLARES A SUA APLICAÇÃO NO QUOTIDIANO: UM ELO NECESSÁRIO E SUFICIENTE |
• Marlos Gomes de Albuquerque
|
|
Iracema Campos Cusati |
EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Gislaine Maria Rodrigues |
EDUCAÇÃO BÁSICA E A MUDANÇA CURRICULAR DE MATEMÁTICA |
|
|
Dosilia Espirito Santo Barreto |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: JOGOS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
• Maria Helena Palma de Oliveira
|
|
CLÁUDIA ROSANA KRANZ |
EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO |
• LEONARDO CINÉSIO GOMES
|
|
Ednei Leite de Araújo - UFPR |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: HISTÓRIA E MEMÓRIA |
|
|
Artur Alberti Gaban |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS APROVADOS NO PNLD 2015 |
|
|
BARBARA CRISTINA MATHIAS DOS SANTOS - UNIGRANRIO |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DA INCLUSÃO |
• LUCIANA TROCA DANTAS • Chang Kuo Rodrigues
|
|
Laís Thalita Bezerra dos Santos |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
• Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
|
|
Graciela de Jesus Schirmer |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO |
• Fabiana G. L. da Silva • Fabiana G. L. da Silva • Fabiana G. L. da Silva
|
|