Palestras

NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Vinicio de Macedo Santos POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE 2005 A 2012 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO • Sueli Fanizzi
Emerson Rolkouski - UFPR POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES DOCENTES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS • Milena Schneider Pudelco - UFPR
Bruna Bruniera PONTES ENTRE PORTADORES DE SÍNDROMES DO ESPECTO AUTISTA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE O QUE JÁ EXISTE E O QUE PODE SER CONSTRUÍDO • Maria Lucia de Carvalho Fontanini
JOSANE GERALDA BARBOSA POR QUE PESQUISAR AS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO? • Celi Aparecida Espasandin Lopes
• Talita Valadares
JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA POR QUE UM PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO VOLTADO À MATEMÁTICA?  
William Costa Monteiro PÓS-GRADUAÇÃO, PAULO FREIRE E PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES. • Jorge Costa do Nascimento
CAROLINA TAMAYO OSORIO - UNICAMP POSSIBILIDADE DE EFEITOS DE SENTIDO DA ATITUDE TERAPÊUTICO-DESCONSTRUCIONISTA EM PESQUISAS DA/NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) • MÁRCIA MARIA BENTO MARIM
Aparecida Santana de Souza Chiari POSSIBILIDADES COMUNICACIONAIS NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR A DISTÂNCIA A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS • Marcelo de Carvalho Borba
Humberto Alves Bento POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FIGURAS PLANAS E ESTUDO DE PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DOS PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO COM USO DO SOFTWARE: GEOGEBRA  
Carine Scheifer POSSIBILIDADES DE DESIGNAÇÃO DE RELAÇÕES ALGÉBRICAS • Fátima Aparecida Queiroz Dionizio
• Celia Finck Brandt
Ivone Lemos da Rocha POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NOS CADERNOS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ATUALIDADE  
DANISE REGINA RODRIGUES DA SILVA PRÁTICA DIDÁTICA DO PROFESSOR DO 5º ANO: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, MS • Antonio Sales
RAQUEL TAÍS BREUNIG PRÁTICA DOCENTE E O CONCEITO DE LIMITE EM CURSOS DE ENGENHARIA - COORDENAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO  
Vânya Regina Rodrigues da Silva PRÁTICA DOS PROFESSORES DA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES, SOBRE O CONCEITO DE NÚMERO • Itamar Miranda da Silva
KATIA HENN GIL PRÁTICA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO CIAEM - 2011 • Vera Lucia Felicetti
Tiago Emanuel Klüber PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTIGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES • Gabriele de Sousa Lins Mutti - UNIOESTE -PR
• Carla Melli Tambarussi
• Silvio Luiz Martins Britto
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias PRÁTICAS ARITMÉTICAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: VOZES IMPERIAIS EM CENAS  
Bruno Moreno Francisco - UFSC PRÁTICAS ARTÍSTICAS DO CUBISMO E PENSAMENTO MATEMÁTICO: EXPERIÊNCIAS COM A ARTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Claudia Regina Flores
Antônio do Nascimento Gomes PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA EM UM INSTITUTO FEDERAL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES E ELABORADORES DE CURRÍCULOS • Maria Inês Petrucci-Rosa
José de Ribamar Leonel Dias Neto PRÁTICAS MATEMÁTICAS NAS COMUNIDADES RURAIS DE PORTO NACIONAL – TO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE FAMILIARES DE ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA  
Juliana Meregalli Schreiber Moraes PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS  
Fernando Luís Pereira Fernandes PRÁTICAS PROFISSIONAIS DO CAMPO E A MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO  
ANNE GLEICY PINTO GOMES PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS • CLÁUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPÍRITO SANTO
• ELIZABETH GOMES SOUZA
Filardes de Jesus Freitas da Silva PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS, PROBLEMATIZAÇÕES E MATEMATIZAÇÕES EM UM ASSENTAMENTO RURAL  
JOSÉLIA FRANÇA DE HOLANDA CAVALCANTI PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS A PARTIR DE SITUAÇÕES DITÁTICAS PROPOSTAS POR MEIO DE MIDIAS DIGITAIS • Edmo Fernandes Carvalho - UFBA
MARIA JOSÉ DE RESENDE PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? REVISTA A ESCOLA NORMAL E OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA PROFESSORES (1924-1926) • JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO
Jefferson Rodrigues Teixeira PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A OBRA “TRATADO DE ARITMÉTICA”, DE JOÃO ANTONIO COQUEIRO • Déa Nunes Fernandes
Thiago Iatecola Rodrigues PRIMEIRO ANO DO CURSO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS, DESEJOS E PERMANÊNCIA. • Luciano Ferreira
• Talita Secorun dos Santos
Mauro Mateus Alves PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA • Cesar Cristiano Belmar
Maria Vanusia de Oliveira Silva PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS PROPOSTAS CURRICULARES DO ESTADO E DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO • Luís da Silva Campos
Eduardo Cardoso de Souza PRINCÍPIOS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO PROCESSING 2 • Wilson Massashiro Yonezawa - UNESP
Carolina Soares Ramos PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO AUXÍLIO DA CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE MATEMÁTICO • Franck Bellemain
GLAUCE VILELA MARTINS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DIDATICOS DO 5° ANO APROVADOS NO PNLD 2016  
Valdenira de Santana Barbosa Rodrigues PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA • Bárbara Hamú Rodrigues
• Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida
• Rosineide de Sousa Jucá
DEJILDO ROQUE DE BRITO PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS • José Roberto Linhares de Mattos - UFF
Lilia de Souza Octávio PROCEDIMENTOS DE UMA PESQUISA: A MATEMOTECA NA ESCOLA PÚBLICA  
LEANE OLIVEIRA DE CARVALHO PROCESSOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: FRAÇÕES E POTÊNCIAS • THAMIRES FERREIRA DOS SANTOS
• João Paulo Attie
Debora Cristiane Barbora Kirnev PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO E DIFICULDADES E/OU DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM • Renata Karoline Fernades
• Keila Tatiana Boni - UEL
• Carlos Eduardo Laburu
Jefferson Biajone PRODUÇÃO DE CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DISCRETA: SUA TRAJETÓRIA EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA  
Helio Fernando Gomes Maziviero PRODUÇÃO DE JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA • Wilson Massashiro Yonezawa - UNESP
Bruna da Silva - UNIFEI PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PIBID NAS ÁREAS DE MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS • Cibele Faria Cunha - UNIFEI
• Flávia Sueli Fabiani Marcatto - UNIFEI
LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS DO LICENCIANDO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO  
MANOEL DOS SANTOS COSTA PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE MATEMÁTICA • JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O EXERCÍCIO/ABADONO DA PROFISSÃO DOCENTE: UM CENÁRIO  
ANTHONIBERG CARVALHO DE MATOS PROFESSORES OUVINTES E ALUNOS (AS) SURDOS (AS) NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA  
Herminia Kelly de Barros Santos PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE BARREIRAS: QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS? • Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR
• Ilvanete dos Santos de Souza
Nelem Orlovski - SME PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: QUAL A SUA FORMA EM AÇÃO? • Luciane Ferreira Mocrosky
MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA  
André Luis Corrêa Magno PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAMATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA • MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX
Talita Fernanda de Souza - UFSCAR PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LEITURAS E ESCRITAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA • Ana Paula Gestoso de Souza - UFSCAR
• Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
Olenêva Sanches Sousa PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NO CURRÍCULO CONTEMPORÂNEO • Pedro Sousa Lacerda
ROBERTO BARCELOS SOUZA PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO  
Jesus Reinaldo Alves Quirino PROGRAMA OBEDUC: O QUE INDICAM AS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DE 2007 A 2015 • Patrícia Sandalo Pereira
Marília Yuka Hanita PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC) E AS PRODUÇÕES DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS SEMINÁRIOS DE 2011 E 2013 • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - UFSCAR
Cristiane Johann Evangelista PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA REALIZADOS NA REGIÃO NORTE (DE 1998 A 2008) • Arlete de Jesus Brito
Neuber Silva Ferreira PROJETOS DE MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO: USANDO A MATEMÁTICA PARA COMPREENDER A REALIDADE E PARA SER CRÍTICO • Regina Helena de Oliveira Lino Franchi
KARINE MACHADO FRAGA DE MELO PROJETOS DE PESQUISA ARTICULADOS À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO  
Rafaela Moraes Cruz - UFF PROPOSTA DE UMA PLETORA PARA O ENSINO DE POLIEDROS UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA • Marcelo Oliveira Dias
Jeannette Emma Galleguillos Bustamante PROPOSTA E RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ONLINE  
Larissa Ávila Santana PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA • João Ricardo Viola dos Santos