Vinicio de Macedo Santos |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE 2005 A 2012 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO |
• Sueli Fanizzi
|
|
Emerson Rolkouski - UFPR |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES DOCENTES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
• Milena Schneider Pudelco - UFPR
|
|
Bruna Bruniera |
PONTES ENTRE PORTADORES DE SÍNDROMES DO ESPECTO AUTISTA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE O QUE JÁ EXISTE E O QUE PODE SER CONSTRUÍDO |
• Maria Lucia de Carvalho Fontanini
|
|
JOSANE GERALDA BARBOSA |
POR QUE PESQUISAR AS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO? |
• Celi Aparecida Espasandin Lopes • Talita Valadares
|
|
JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA |
POR QUE UM PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO VOLTADO À MATEMÁTICA? |
|
|
William Costa Monteiro |
PÓS-GRADUAÇÃO, PAULO FREIRE E PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES. |
• Jorge Costa do Nascimento
|
|
CAROLINA TAMAYO OSORIO - UNICAMP |
POSSIBILIDADE DE EFEITOS DE SENTIDO DA ATITUDE TERAPÊUTICO-DESCONSTRUCIONISTA EM PESQUISAS DA/NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) |
• MÁRCIA MARIA BENTO MARIM
|
|
Aparecida Santana de Souza Chiari |
POSSIBILIDADES COMUNICACIONAIS NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR A DISTÂNCIA A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
• Marcelo de Carvalho Borba
|
|
Humberto Alves Bento |
POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FIGURAS PLANAS E ESTUDO DE PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DOS PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO COM USO DO SOFTWARE: GEOGEBRA |
|
|
Carine Scheifer |
POSSIBILIDADES DE DESIGNAÇÃO DE RELAÇÕES ALGÉBRICAS |
• Fátima Aparecida Queiroz Dionizio • Celia Finck Brandt
|
|
Ivone Lemos da Rocha |
POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NOS CADERNOS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ATUALIDADE |
|
|
DANISE REGINA RODRIGUES DA SILVA |
PRÁTICA DIDÁTICA DO PROFESSOR DO 5º ANO: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, MS |
• Antonio Sales
|
|
RAQUEL TAÍS BREUNIG |
PRÁTICA DOCENTE E O CONCEITO DE LIMITE EM CURSOS DE ENGENHARIA - COORDENAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO |
|
|
Vânya Regina Rodrigues da Silva |
PRÁTICA DOS PROFESSORES DA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES, SOBRE O CONCEITO DE NÚMERO |
• Itamar Miranda da Silva
|
|
KATIA HENN GIL |
PRÁTICA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO CIAEM - 2011 |
• Vera Lucia Felicetti
|
|
Tiago Emanuel Klüber |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTIGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
• Gabriele de Sousa Lins Mutti - UNIOESTE -PR • Carla Melli Tambarussi • Silvio Luiz Martins Britto
|
|
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias |
PRÁTICAS ARITMÉTICAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: VOZES IMPERIAIS EM CENAS |
|
|
Bruno Moreno Francisco - UFSC |
PRÁTICAS ARTÍSTICAS DO CUBISMO E PENSAMENTO MATEMÁTICO: EXPERIÊNCIAS COM A ARTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Claudia Regina Flores
|
|
Antônio do Nascimento Gomes |
PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA EM UM INSTITUTO FEDERAL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES E ELABORADORES DE CURRÍCULOS |
• Maria Inês Petrucci-Rosa
|
|
José de Ribamar Leonel Dias Neto |
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NAS COMUNIDADES RURAIS DE PORTO NACIONAL – TO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE FAMILIARES DE ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA |
|
|
Juliana Meregalli Schreiber Moraes |
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS |
|
|
Fernando Luís Pereira Fernandes |
PRÁTICAS PROFISSIONAIS DO CAMPO E A MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
|
|
ANNE GLEICY PINTO GOMES |
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
• CLÁUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPÍRITO SANTO • ELIZABETH GOMES SOUZA
|
|
Filardes de Jesus Freitas da Silva |
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS, PROBLEMATIZAÇÕES E MATEMATIZAÇÕES EM UM ASSENTAMENTO RURAL |
|
|
JOSÉLIA FRANÇA DE HOLANDA CAVALCANTI |
PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS A PARTIR DE SITUAÇÕES DITÁTICAS PROPOSTAS POR MEIO DE MIDIAS DIGITAIS |
• Edmo Fernandes Carvalho - UFBA
|
|
MARIA JOSÉ DE RESENDE |
PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? REVISTA A ESCOLA NORMAL E OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA PROFESSORES (1924-1926) |
• JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO
|
|
Jefferson Rodrigues Teixeira |
PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A OBRA “TRATADO DE ARITMÉTICA”, DE JOÃO ANTONIO COQUEIRO |
• Déa Nunes Fernandes
|
|
Thiago Iatecola Rodrigues |
PRIMEIRO ANO DO CURSO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS, DESEJOS E PERMANÊNCIA. |
• Luciano Ferreira • Talita Secorun dos Santos
|
|
Mauro Mateus Alves |
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA |
• Cesar Cristiano Belmar
|
|
Maria Vanusia de Oliveira Silva |
PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS PROPOSTAS CURRICULARES DO ESTADO E DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO |
• Luís da Silva Campos
|
|
Eduardo Cardoso de Souza |
PRINCÍPIOS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO PROCESSING 2 |
• Wilson Massashiro Yonezawa - UNESP
|
|
Carolina Soares Ramos |
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO AUXÍLIO DA CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE MATEMÁTICO |
• Franck Bellemain
|
|
GLAUCE VILELA MARTINS |
PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DIDATICOS DO 5° ANO APROVADOS NO PNLD 2016 |
|
|
Valdenira de Santana Barbosa Rodrigues |
PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA |
• Bárbara Hamú Rodrigues • Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida • Rosineide de Sousa Jucá
|
|
DEJILDO ROQUE DE BRITO |
PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS |
• José Roberto Linhares de Mattos - UFF
|
|
Lilia de Souza Octávio |
PROCEDIMENTOS DE UMA PESQUISA: A MATEMOTECA NA ESCOLA PÚBLICA |
|
|
LEANE OLIVEIRA DE CARVALHO |
PROCESSOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: FRAÇÕES E POTÊNCIAS |
• THAMIRES FERREIRA DOS SANTOS • João Paulo Attie
|
|
Debora Cristiane Barbora Kirnev |
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO E DIFICULDADES E/OU DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM |
• Renata Karoline Fernades • Keila Tatiana Boni - UEL • Carlos Eduardo Laburu
|
|
Jefferson Biajone |
PRODUÇÃO DE CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DISCRETA: SUA TRAJETÓRIA EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA |
|
|
Helio Fernando Gomes Maziviero |
PRODUÇÃO DE JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
• Wilson Massashiro Yonezawa - UNESP
|
|
Bruna da Silva - UNIFEI |
PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PIBID NAS ÁREAS DE MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS |
• Cibele Faria Cunha - UNIFEI • Flávia Sueli Fabiani Marcatto - UNIFEI
|
|
LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ |
PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS DO LICENCIANDO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO |
|
|
MANOEL DOS SANTOS COSTA |
PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE MATEMÁTICA |
• JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA
|
|
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O EXERCÍCIO/ABADONO DA PROFISSÃO DOCENTE: UM CENÁRIO |
|
|
ANTHONIBERG CARVALHO DE MATOS |
PROFESSORES OUVINTES E ALUNOS (AS) SURDOS (AS) NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
|
Herminia Kelly de Barros Santos |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE BARREIRAS: QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS? |
• Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR • Ilvanete dos Santos de Souza
|
|
Nelem Orlovski - SME |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: QUAL A SUA FORMA EM AÇÃO? |
• Luciane Ferreira Mocrosky
|
|
MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
|
André Luis Corrêa Magno |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAMATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
• MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX
|
|
Talita Fernanda de Souza - UFSCAR |
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LEITURAS E ESCRITAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
• Ana Paula Gestoso de Souza - UFSCAR • Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
|
|
Olenêva Sanches Sousa |
PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NO CURRÍCULO CONTEMPORÂNEO |
• Pedro Sousa Lacerda
|
|
ROBERTO BARCELOS SOUZA |
PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO |
|
|
Jesus Reinaldo Alves Quirino |
PROGRAMA OBEDUC: O QUE INDICAM AS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DE 2007 A 2015 |
• Patrícia Sandalo Pereira
|
|
Marília Yuka Hanita |
PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC) E AS PRODUÇÕES DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS SEMINÁRIOS DE 2011 E 2013 |
• Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - UFSCAR
|
|
Cristiane Johann Evangelista |
PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA REALIZADOS NA REGIÃO NORTE (DE 1998 A 2008) |
• Arlete de Jesus Brito
|
|
Neuber Silva Ferreira |
PROJETOS DE MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO: USANDO A MATEMÁTICA PARA COMPREENDER A REALIDADE E PARA SER CRÍTICO |
• Regina Helena de Oliveira Lino Franchi
|
|
KARINE MACHADO FRAGA DE MELO |
PROJETOS DE PESQUISA ARTICULADOS À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO |
|
|
Rafaela Moraes Cruz - UFF |
PROPOSTA DE UMA PLETORA PARA O ENSINO DE POLIEDROS UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA |
• Marcelo Oliveira Dias
|
|
Jeannette Emma Galleguillos Bustamante |
PROPOSTA E RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ONLINE |
|
|
Larissa Ávila Santana |
PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
• João Ricardo Viola dos Santos
|
|