Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
ETNOMATEMÁTICA E RELEITURA DO COTIANO: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA |
Adriano Fonseca - UFT |
Welington Domingos Alves - UFT
|
 |
ETNOMATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA: CÁLCULO DE ÁREAS E ALTURAS |
Geraldo Aparecido Polegatti - |
|
 |
ETNOMATEMÁTICA EM UMA ALDEIA SURUÍ PAITER |
Antonio Ferreira Neto - UFRRJ |
José Roberto Linhares de Mattos - UFF
|
 |
ETNOMATEMÁTICA TRANSDISCIPLINAR NO PROEJA: O PREÇO DO METRO QUADRADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE ALVENARIA SIMPLES NA CIDADE DE JUINA - MT |
Geraldo Aparecido Polegatti - |
|
 |
EUCLIDEAN: O JOGO DA COMBINATÓRIA |
Helder França Floret - |
|
 |
EXEMPLOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS CONSTRUÍDAS POR ALUNOS COM SOFTWARES DIFERENTES |
Marcio Antonio Souza Paim - |
|
 |
EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 |
Luana Ciriaco da Luz - UFPR |
Leticia Liceski -
Scarlett Catharine Nathale Lis Kehl -
|
 |
EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS PELOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL E EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
Lauro Chagas e Sá - |
|
 |
EXPLORAÇÃO HALLOWEEN, UM EXEMPLO DE QUE NÃO É PRECISO SABER PROGRAMAR PARA DESENVOLVER UM JOGO VIRTUAL |
Marcos Henrique de Paula Dias da Silva - |
Thássia Rafaela Camilo Câmara -
|
 |
EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO |
Neomar Lacerda da Silva - |
Renato Pereira de Figueiredo - UESB
Maria Elizabete Souza Couto -
Wagner Ribeiro Aguiar - UFBA
|
 |
EXPLORANDO O CONCEITO DE QUADRILÁTEROS POR MEIO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA |
Vanildo dos Santos Silva - |
Wagner Ribeiro Aguiar - UFBA
Ana Luiza Sampaio Garcia -
|
 |
EXPLORANDO O FORMATO HEXAGONAL DOS FAVOS DE MEL DAS ABELHAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
Rômulo Alexandre Silva - |
Cinthia Sany França Xavier -
Ayze Jammylle Batista Ferreira -
Pedro Marinho de Araujo -
|
 |
EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Ilisandro Pesente - |
Clarissa de Assis Olgin - ULBRA
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
|
 |
EXPLORANDO SKETCHOMETRY EM DISPOSITIVOS MÓVEIS E CONSTRUÇÕES DE SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA. |
Alexandre Rodrigues de Assis |
|
 |
FAZENDO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA UM ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO |
Carlos Antonio de Souza |
|
 |
FAZENDO MÁGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: OS NÚMEROS AO ALCANCE DO ILUSIONISMO. |
Emmanuel Falcao - UFPB |
Kamillo Elias Araújo de Souza - UFPB
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB
Diego Sanches Freire Batista - UFPB
Jefferson Abreu de Amaral - UFPB
|
 |
FEIRA GEOMÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
Paulo Victor Silva Menezes - UFS |
Ricardo de Jesus Santos - UFS
Vanessa Lima de Jesus - UFS
|
 |
FERRAMENTA DIA-DIAGNÓSTICO E INFORMAÇÃO DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
Renata Cardoso Pires de Abreu - |
Patrícia Nunes da Silva - UERJ
Chang Kuo Rodrigues
|
 |
FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA |
Ivail Muniz Junior - COLéGIO PEDRO II |
|
 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
Cláudia Rosana Kranz - UFRN |
|
 |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA |
Cristiane Borges Angelo - UFRN |
|
 |
FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Elda Vieira Tramm - UFBA |
Dalila Viana Felix -
Eliete Ferreira dos Santos -
|
 |
FÓRUM ON-LINE NO ENSINO DE CÁLCULO: USO DE ABORDAGEM HISTÓRICA |
Silvia Cristina Freitas Batista |
|
 |
FRAÇÕES: "AFINANDO" AS LINGUAGENS MATEMÁTICA E MUSICAL |
PrÍscila Gomes OlegÁrio - |
Ana Paula Rangel de Andrade -
|
 |
FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS - UMA ABORDAGEM COM AUXILIO DE SOFWTARES |
César Thiago José da Silva |
Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE
|
 |
FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Dayani Quero da Silva - UTFPR |
Iara Souza Doneze
Joselene Marques -
|
 |
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS: UM ESTUDO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP |
|
 |
GENERALIZAÇÃO VERBAL E SIMBÓLICA NO TRABALHO COM IDEIAS DE FUNÇÃO |
Karina de Oliveira Castro - |
Chang Kuo Rodrigues
|
 |
GEOGEBRA E O LUGAR GEOMÉTRICO DAS SOLUÇÕES DE UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² |
André Seixas de Novais - |
Isabella Moreira de Paiva Correa - IFRJ
|
 |
GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA |
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF |
Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF
|
 |
GEOMETRIA E A TEORIA DOS CONSTRUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS |
Verônica Lima de Almeida Caldeira - |
Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita -
|
 |
GEOMETRIA E LIBRAS:UMA COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA LÓGICA MATEMÁTICA |
Maria Cristina do Nascimento Braga - |
Luiza Santos Pontello -
|
 |
GEOMETRIA E MODELAÇÃO: EXPERIMENTAÇÕES COM JOVENS E ADULTOS EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO |
Vivilí Maria Silva Gomes - |
|
 |
GEOMETRIA FINITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Herbert Gomes Martins - UNIGRANRIO |
Maria Aparecida Ribeiro da Silva - UNIGRANRIO
Cleonice Puggian
|
 |
GEOMETRIA FRACTAL COMO UM TEMA GERADOR |
Alexsandra Camara - |
Isabel Cristina Côrtes Macedo -
|
 |
GEOMETRIA LÚDICA |
Lenise de Abreu Cardoso - UNB |
Ana Maria Redolfi Gandulfo - UNB
Francisca Priscila Ferreira da Silva - UNB
Gabriela Aparecida Parreira - UNB
Jessica de Abreu Barbosa - UNB
Raissa Arvellos Dias - UNB
|
 |
GEOMETRIA PROJETIVA: O JOGO DOBBLE |
Andréia Cardoso Ferreira |
|
 |
GEOMETRIA: CONTEXTUALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES E FORMAS |
Fábio Cunda - |
|
 |
GINCANA DE MATEMÁTICA:UMA ALTERNATIVA COMO RECURSO DIDÁTICO E COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO |
Severino Barros de Melo - |
Dorghisllany Souza Holanda - UFPE
|
 |
GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Milena Abreu Resende - UFU |
Vítor Martins do Carmo - UFU
Natália Sathler de Souza Cunha - UFU
|
 |
GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. |
Rafaele de Souza |
Laysa Adriely Ferreira de Lima
|
 |
GUIA DE ORIENTAÇÃO DE USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Glaucianny Amorim Noronha - UFRN |
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
|
 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TALES DE MILETO E A PIRÂMIDE EGÍPCIA |
Tânia Baier - |
Vandreza Rodrigues -
Marijane Linhares -
|
 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS |
Alcimone da Conceição Rocha - UFSM |
Jucilene Hundertmarck -
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM
Tamitsa Menezes Weber - UFSM
|
 |
HISTÓRIAS E NÚMEROS: APRENDENDO COM MALBA TAHAN |
Mariani Araujo Preve - UNIOESTE |
Helena Hamed - UNIOESTE-PR
Priscila Friedemann - UNIOESTE-PR
|
 |
IDEIAS DA MULTIPLICAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
|
 |
IDENTIFICANDO RELAÇÕES ENTRE TERNOS PITAGÒRICOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS: APROFUNDANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA O 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
Jaelson Dantas de Almeida |
Adalberto de Oliveira Freitas -
Jose Airton Cavalcante
|
 |
IDOSOS EM CONVERSAS SOBRE REGULARIDADES MATEMÁTICAS UTILIZANDO CALCULADORAS |
Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO |
|
 |
IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Amanda Rosa Liria Machado - UFPR |
Andrea Polena - UFPR
|
 |
IMPLEMENTAÇÃO DO LEM: UMA CONQUISTA COLETIVA |
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN |
Henrique Silvestre Maia
|
 |
INDÍCIOS DE MOBILIZAÇÃO DE PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Paulo Henrique Rodrigues - UEL |
Angélica Rodrigues Coutinho Silveira - UEL
Marcia Cristina Nagy - UEL
|
 |
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Maiane Bernardi - |
André Luiz Moterle -
Alessandra Nitschke
Clisman Uolin Bach
Darlan Jessé Burnier
Mariana Zolet Rigo -
|
 |
INTERAÇÕES VIRTUAIS E VIDEOAULAS |
Adlai Ralph Detoni - UFJF |
Taís Alves Moreira Barbariz -
Débora Bordonal Senra Oliveira - UFJF
|
 |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: A ELABORAÇÃO DO SABÃO AUXILIANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE |
Taigor Quartieri Monteiro |
Anderson Fontana da Costa - UNIFRA
Lozicler Maria Moro dos Santos
Izolete Martins Koglin - UNIFRA
Josiele Maria Fusiger - UNIFRA
Ana Paula Brandão Piloni - UNIFRA
|
 |
INTERPRETAÇÃO DE DADOS, PRODUÇÃO GRÁFICA E PERCEPÇÃO SÓCIO-CULTURAL, COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. |
Diego Hernandes Moraes - UFABC |
Lívia Denardi - UFABC
Elvis Roberto de Freitas -
|
 |
INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA |
Jordana Silva de Sousa - UFC |
Gleisson Barros da Silva - UFC
|
 |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL POR MEIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO GEOMETRIA ANALÍTICA E AUTOCAD |
Thatiana Sakate Abe - UCDB |
|
 |
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM CALCULADORA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? |
Vanessa Mendes de Almeida - UFF |
|
 |
INTRODUZINDO O ESTUDO DA FUNÇÂO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA TORRE DE HANOI |
Jussara Gomes Araújo Cunha - |
|
 |
INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA |
Fernanda de Oliveira Azevedo - |
|
 |