ÍNDICE DE TRABALHOS - 21

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
ETNOMATEMÁTICA E RELEITURA DO COTIANO: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA Adriano Fonseca - UFT Welington Domingos Alves - UFT
ETNOMATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA: CÁLCULO DE ÁREAS E ALTURAS Geraldo Aparecido Polegatti -  
ETNOMATEMÁTICA EM UMA ALDEIA SURUÍ PAITER Antonio Ferreira Neto - UFRRJ José Roberto Linhares de Mattos - UFF
ETNOMATEMÁTICA TRANSDISCIPLINAR NO PROEJA: O PREÇO DO METRO QUADRADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE ALVENARIA SIMPLES NA CIDADE DE JUINA - MT Geraldo Aparecido Polegatti -  
EUCLIDEAN: O JOGO DA COMBINATÓRIA Helder França Floret -  
EXEMPLOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS CONSTRUÍDAS POR ALUNOS COM SOFTWARES DIFERENTES Marcio Antonio Souza Paim -  
EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 Luana Ciriaco da Luz - UFPR Leticia Liceski -
Scarlett Catharine Nathale Lis Kehl -
EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS PELOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL E EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Lauro Chagas e Sá -  
EXPLORAÇÃO HALLOWEEN, UM EXEMPLO DE QUE NÃO É PRECISO SABER PROGRAMAR PARA DESENVOLVER UM JOGO VIRTUAL Marcos Henrique de Paula Dias da Silva - Thássia Rafaela Camilo Câmara -
EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO Neomar Lacerda da Silva - Renato Pereira de Figueiredo - UESB
Maria Elizabete Souza Couto -
Wagner Ribeiro Aguiar - UFBA
EXPLORANDO O CONCEITO DE QUADRILÁTEROS POR MEIO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA Vanildo dos Santos Silva - Wagner Ribeiro Aguiar - UFBA
Ana Luiza Sampaio Garcia -
EXPLORANDO O FORMATO HEXAGONAL DOS FAVOS DE MEL DAS ABELHAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Rômulo Alexandre Silva - Cinthia Sany França Xavier -
Ayze Jammylle Batista Ferreira -
Pedro Marinho de Araujo -
EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL Ilisandro Pesente - Clarissa de Assis Olgin - ULBRA
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
EXPLORANDO SKETCHOMETRY EM DISPOSITIVOS MÓVEIS E CONSTRUÇÕES DE SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA. Alexandre Rodrigues de Assis  
FAZENDO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA UM ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO Carlos Antonio de Souza  
FAZENDO MÁGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: OS NÚMEROS AO ALCANCE DO ILUSIONISMO. Emmanuel Falcao - UFPB Kamillo Elias Araújo de Souza - UFPB
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB
Diego Sanches Freire Batista - UFPB
Jefferson Abreu de Amaral - UFPB
FEIRA GEOMÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) Paulo Victor Silva Menezes - UFS Ricardo de Jesus Santos - UFS
Vanessa Lima de Jesus - UFS
FERRAMENTA DIA-DIAGNÓSTICO E INFORMAÇÃO DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA Renata Cardoso Pires de Abreu - Patrícia Nunes da Silva - UERJ
Chang Kuo Rodrigues
FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Ivail Muniz Junior - COLéGIO PEDRO II  
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA Cláudia Rosana Kranz - UFRN  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA Cristiane Borges Angelo - UFRN  
FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Elda Vieira Tramm - UFBA Dalila Viana Felix -
Eliete Ferreira dos Santos -
FÓRUM ON-LINE NO ENSINO DE CÁLCULO: USO DE ABORDAGEM HISTÓRICA Silvia Cristina Freitas Batista  
FRAÇÕES: "AFINANDO" AS LINGUAGENS MATEMÁTICA E MUSICAL PrÍscila Gomes OlegÁrio - Ana Paula Rangel de Andrade -
FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS - UMA ABORDAGEM COM AUXILIO DE SOFWTARES César Thiago José da Silva Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE
FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Dayani Quero da Silva - UTFPR Iara Souza Doneze
Joselene Marques -
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS: UM ESTUDO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP  
GENERALIZAÇÃO VERBAL E SIMBÓLICA NO TRABALHO COM IDEIAS DE FUNÇÃO Karina de Oliveira Castro - Chang Kuo Rodrigues
GEOGEBRA E O LUGAR GEOMÉTRICO DAS SOLUÇÕES DE UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² André Seixas de Novais - Isabella Moreira de Paiva Correa - IFRJ
GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF
GEOMETRIA E A TEORIA DOS CONSTRUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS Verônica Lima de Almeida Caldeira - Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita -
GEOMETRIA E LIBRAS:UMA COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA LÓGICA MATEMÁTICA Maria Cristina do Nascimento Braga - Luiza Santos Pontello -
GEOMETRIA E MODELAÇÃO: EXPERIMENTAÇÕES COM JOVENS E ADULTOS EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO Vivilí Maria Silva Gomes -  
GEOMETRIA FINITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Herbert Gomes Martins - UNIGRANRIO Maria Aparecida Ribeiro da Silva - UNIGRANRIO
Cleonice Puggian
GEOMETRIA FRACTAL COMO UM TEMA GERADOR Alexsandra Camara - Isabel Cristina Côrtes Macedo -
GEOMETRIA LÚDICA Lenise de Abreu Cardoso - UNB Ana Maria Redolfi Gandulfo - UNB
Francisca Priscila Ferreira da Silva - UNB
Gabriela Aparecida Parreira - UNB
Jessica de Abreu Barbosa - UNB
Raissa Arvellos Dias - UNB
GEOMETRIA PROJETIVA: O JOGO DOBBLE Andréia Cardoso Ferreira  
GEOMETRIA: CONTEXTUALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES E FORMAS Fábio Cunda -  
GINCANA DE MATEMÁTICA:UMA ALTERNATIVA COMO RECURSO DIDÁTICO E COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO Severino Barros de Melo - Dorghisllany Souza Holanda - UFPE
GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Milena Abreu Resende - UFU Vítor Martins do Carmo - UFU
Natália Sathler de Souza Cunha - UFU
GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Rafaele de Souza Laysa Adriely Ferreira de Lima
GUIA DE ORIENTAÇÃO DE USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Glaucianny Amorim Noronha - UFRN Claudianny Amorim Noronha - UFRN
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TALES DE MILETO E A PIRÂMIDE EGÍPCIA Tânia Baier - Vandreza Rodrigues -
Marijane Linhares -
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS Alcimone da Conceição Rocha - UFSM Jucilene Hundertmarck -
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM
Tamitsa Menezes Weber - UFSM
HISTÓRIAS E NÚMEROS: APRENDENDO COM MALBA TAHAN Mariani Araujo Preve - UNIOESTE Helena Hamed - UNIOESTE-PR
Priscila Friedemann - UNIOESTE-PR
IDEIAS DA MULTIPLICAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM Geralda de Fatima Neri Santana -  
IDENTIFICANDO RELAÇÕES ENTRE TERNOS PITAGÒRICOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS: APROFUNDANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA O 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Jaelson Dantas de Almeida Adalberto de Oliveira Freitas -
Jose Airton Cavalcante
IDOSOS EM CONVERSAS SOBRE REGULARIDADES MATEMÁTICAS UTILIZANDO CALCULADORAS Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO  
IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA Amanda Rosa Liria Machado - UFPR Andrea Polena - UFPR
IMPLEMENTAÇÃO DO LEM: UMA CONQUISTA COLETIVA Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN Henrique Silvestre Maia
INDÍCIOS DE MOBILIZAÇÃO DE PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Paulo Henrique Rodrigues - UEL Angélica Rodrigues Coutinho Silveira - UEL
Marcia Cristina Nagy - UEL
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Maiane Bernardi - André Luiz Moterle -
Alessandra Nitschke
Clisman Uolin Bach
Darlan Jessé Burnier
Mariana Zolet Rigo -
INTERAÇÕES VIRTUAIS E VIDEOAULAS Adlai Ralph Detoni - UFJF Taís Alves Moreira Barbariz -
Débora Bordonal Senra Oliveira - UFJF
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: A ELABORAÇÃO DO SABÃO AUXILIANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Taigor Quartieri Monteiro Anderson Fontana da Costa - UNIFRA
Lozicler Maria Moro dos Santos
Izolete Martins Koglin - UNIFRA
Josiele Maria Fusiger - UNIFRA
Ana Paula Brandão Piloni - UNIFRA
INTERPRETAÇÃO DE DADOS, PRODUÇÃO GRÁFICA E PERCEPÇÃO SÓCIO-CULTURAL, COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. Diego Hernandes Moraes - UFABC Lívia Denardi - UFABC
Elvis Roberto de Freitas -
INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA Jordana Silva de Sousa - UFC Gleisson Barros da Silva - UFC
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL POR MEIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO GEOMETRIA ANALÍTICA E AUTOCAD Thatiana Sakate Abe - UCDB  
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM CALCULADORA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? Vanessa Mendes de Almeida - UFF  
INTRODUZINDO O ESTUDO DA FUNÇÂO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA TORRE DE HANOI Jussara Gomes Araújo Cunha -  
INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA Fernanda de Oliveira Azevedo -  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |