Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID |
Christian Dias Azambuja - UNIPAMPA |
Geovânia dos Santos - UNIPAMPA
Bianca Silveira - UNIPAMPA
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA
Aline Lopes Balladares - UNIPAMPA
Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: A INVESTIGAÇÃO E A REFLEXÃO NA AULA DE MATEMÁTICA |
Francisca Eriane Brito Marques - UFC |
|
 |
O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Carlos Eduardo Ribeiro - |
Amari Goulart - PUC-SP
|
 |
O ENSINO DE QUADRILÁTEROS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS DIDÁTICAS |
Jamille Vilas Boas de Souza - UFBA |
Thaine Souza Santana - UFBA
|
 |
O ENSINO DE TRINÔMIO QUADRADO PERFEITO POR ATIVIDADE E COM APOIO DE UM MATERIAL CONCRETO |
Pedro Roberto Sousa da Silva - |
Pedro Franco de Sá -
|
 |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE UNIDADES DE MEDIDAS PADRÃO E NÃO PADRÃO A PARTIR DE UMA POESIA |
Lígia Parreira de Souza - UFU |
Dulcinéia Gabriela de Medeiros Santos -
Márcia Macedo Costa - UFU
|
 |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS ÚLTIMAS PRODUÇÕES DA CIAEM E DO ENEM - 2001-2011 |
Lailson dos Reis Pereira Lopes - |
|
 |
O ESTUDO DA CONCEPÇÃO CLÁSSICA DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DO JOGO MINI-BOZÓ |
José Marcos Lopes - |
|
 |
O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA EM UM CONTEXTO DINÂMICO: POTENCIALIDADES DO SOFTWARE WINGEOM |
Carise Elisane Schmidt - UNICHAPECÓ |
Ilca Maria Ferrari Ghiggi - IFSC
|
 |
O ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM O SOFTWARE SUPERLOGO |
Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP |
|
 |
O ESTUDO DE PRODUTO DE MATRIZES POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM |
Pâmella de Alvarenga Souza - |
Arilise Moraes de Almeida Lopes -
Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
|
 |
O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE APPLETS NO GEOGEBRA |
Joicy Pimentel Ferreira |
|
 |
O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA |
Cristiane Soares Araujo - UFPEL |
Fabiane Rodrigues Viana - UFPEL
Janice Rubira Silva -
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske -
|
 |
O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA QUE AMPLIA OS DEBATES EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CASO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CONVÊNIO BRASIL/JAPÃO |
Heliete Martins Castilho Moreno - UFMT |
Marta Maria Pontin Darsie -
|
 |
O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Lucas Ferreira Gomes - |
Luiz Marcos Fedrigo Júnior
Milton Kist -
|
 |
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O PROFESSOR |
Íngrid da Rosa Mathias - |
Marcelo Martins Corrêa - UFPEL
Thiago Tavares Borchardt
|
 |
O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS |
Marcos Henrique Silva Lopes - |
Márcia Santos Melo Almeida -
|
 |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO 6° AO 9° ANO |
Isabel Cristina Machado de Lara - |
|
 |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DA NUMERAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Amanda Drzewinski de Miranda - |
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - UTFPR
|
 |
O JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO |
Isaac Pereira de Farias - |
Lucas Domingos dos Santos Macedo -
|
 |
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO |
Emilly Patricia Almeida Pereira - |
Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho -
Verônica Maria Miranda da Silva
|
 |
O LABORATÓRIO DOS JOGOS: METODOLOGIA E PRIMEIROS RESULTADOS |
Carolina Augusta Assumpção Gouveia - |
|
 |
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A ABORDAGEM DO CONTEÚDO |
Tatiana Leal da Costa - |
Luzia Aparecida Palaro -
|
 |
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Ronei Osvaldo Ziech - |
Angélica Theis dos Santos -
Cláudia Müller Vargas -
Cristina Girotto -
|
 |
O MUSEU DO COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
Nathália Pizzamiglio - |
Jaqueline Posser Gallina -
Elizete Maria Possamai Ribeiro -
|
 |
O ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
Andréa de Andrade Moura -
Simone Soares de Almeida
|
 |
O ORIGAMI EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRIÂNGULOS PARA ALUNOS SURDOS |
Maria Caroline de Souza Santos - |
Marilene Rosa dos Santos - UFRPE
Maria Luiza Anselmo da Silva -
|
 |
O PAPEL DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? |
Carolina Soares Rodrigues - UFOP |
Ana Cristina Ferreira - UFOP
|
 |
O PARAFUSO DE ARQUIMEDES: UMA INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO IFPA |
Fernando Cardoso de Matos - |
Ygo Alberto Pinheiro Machado -
|
 |
O PERFIL DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ONLINE |
Flávia Sueli Fabiani Marcatto - |
Rodrigo Silva Lima -
|
 |
O PIBID SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS, PROFESSORES E BOLSISTAS |
Vivia de Jesus Santos - UFS |
Fabíola Silva de Teive e Argolo - UFS
Jonathan Ruan de Jesus
Daynara Guimarães Melo - UFS
Genisson dos Santos Pinto - UFS
|
 |
O PRAZER DE APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS |
Maria Regina da Rosa |
|
 |
O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS COM O AUXÍLIO DO FRAC - SOMA 235 |
Rodrigo Viana Pereira - UFF |
Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendon‡a - UFF
|
 |
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: SOFTWARE COMO RECURSO FACILITADOR |
Priscila Pigatto Gasparin - |
|
 |
O PRODUTO EDUCACIONAL DA DISSERTAÇÃO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS FINANCEIRO-ECONÔMICOS DE DOIS INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES DA EJA. |
Amanda Fabri de Resende - UFJF |
Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF
|
 |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE UMA TURMA DA 1ª. SÉRIE DE ESCOLA ESTADUAL PAULISTA |
Célia Maria Espasandin Lopes - UNICSUL |
Geisiane Rodrigues dos Santos - UNICSUL
|
 |
O PROJETO DE EXTENSÃO PROFESSOR INFORMATIZADO – UMA INCLUSÃO DIGITAL DA UFV |
Marli Regina dos Santos |
Lahis Braga Souza - UFV
|
 |
O PROJETO DE VIDEOGAMES PARA ENSINO DE MATEMATICA |
Pedro Lealdino Filho - |
Wilson M Yonezawa -
André Koscianski - UTFPR
|
 |
O QUE FALTA NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS PARA OS ALUNOS SURDOS? |
Elizabete Leopoldina da Silva - UNIBAN |
Cláudio de Assis -
|
 |
O QUE OS NÚMEROS ESCONDEM? ANÁLISE DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL |
Amanda Gonçalves Ribeiro - UFG |
Nayara Tamillis Gonçalves da Cruz Costa - UFG
Werica Pricylla de Oliveira Valeriano -
|
 |
O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ITABAIANA SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA |
Ricardo de Jesus Santos - UFS |
Valter Mendonca Menezes - UFS
Teresa Cristina Etcheverria - UNIBAN
|
 |
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF |
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF
|
 |
O SARESP: VISÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR POR ATORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
Bruna Lammoglia - |
|
 |
O SOFTWARE SUPERLOGO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: CONSTRUINDO BANDEIRAS E APRENDENDO GEOMETRIA |
Solange Sardi Gimenes - |
José Mário Costa Junior -
|
 |
O TANGRAM COMO RECURSO PARA O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Bruno Henrique Labriola Misse - |
Miliam Juliana Alves Ferreira - UNESP - RIO CLARO
Rosa Monteiro Paulo -
|
 |
O TEATRO COMO FONTE DE APRENDIZADO SOBRE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Leandro Carlos de Souza Gomes - |
Dyego Heverton Souza Vasconcelos -
|
 |
O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Silvia Aparecida Rodrigues Cardoso |
|
 |
O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA |
Josianne Repski - UNICENTRO |
Joyce Jaquelinne Caetano - UNICENTRO
|
 |
O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA. |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |
Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE
|
 |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA NA CINCURFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ |
Aline Souza Reis -
Évelli Aline de Jesus Maia
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ
Silvia Nathália Guimarães Weitzel - IFRJ
|
 |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Silvia Nathália Guimarães Weitzel - IFRJ |
Aline Souza Reis -
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ
Évelli Aline de Jesus Maia
Talita Lima de Medeiros
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ
|
 |
O USO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE INTEGRAIS DUPLAS EM COORDENADAS POLARES |
Tiago Weingarten - |
Neide Alves Schaeffer - ULBRA
Rodrigo Dalla Vecchia - ULBRA
|
 |
O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Dalvanir Ferreira Vital - |
Camila Sampaio Parise -
Mayara do Prado Franco -
|
 |
O USO DAS MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Anágela Cristina Morete Felix - |
Rosana Figueiredo Salvi -
|
 |
O USO DE CANÇÕES NO ENSINO-APRENDIZADO DA MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS |
Sidcley Dalmo Teixeira Caldas - |
|
 |
O USO DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM ANÁLISE COMBINATÓRIA |
Tereza Raquel Couto de Lima - |
Dimas Felipe de Miranda -
|
 |
O USO DE DOBRADURAS E ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA |
Ester Souza Ribeiro Ibraim - |
Mylane dos Santos Barreto -
|
 |
O USO DE ESTRATÉGIAS DE METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE PORCENTAGEM NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE |
|
 |
O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Gustavo dos Santos Wenceslau - |
Cleiciane Amaral dos Santos -
Luciana dos Santos Braga -
Thamiles Santos Nunes -
Wilka Medina Ferraz -
Solon Gomes de Sousa - UNEB
|
 |
O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Tatiana Tortato Dalarmi - |
|
 |