ÍNDICE DE TRABALHOS - 14

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ÀS FINANÇAS PESSOAIS James Teixeira - PUC-SP  
MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM QUESTÃO José Milton Lopes Pinheiro - UFJF  
MATEMÁTICA: NENHUM A MENOS – INTERAÇÃO E DIÁLOGO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR Erondina Barbosa da Silva - UNB Demosthenes Bittencourt Junior -
Juliana Ventura de Faria - UCB
Kacio Eduardo de Vasconcelos Domingos - UCB
Sttela Estelita Bastos - UCB
MATEMÁTICAS, DIFERENÇAS E IDENTIDADES, UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS NORMAS Getúlio Rocha Silva  
MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PROEJA/IFES: (RE)ELABORAÇÃO A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE ALUNOS André Vicente Salazar - Sandra Aparecida Fraga da Silva
MÉDIA ARITMÉTICA E PONDERADA: COMPARANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EJA E DO ENSINO FUNDAMENTAL. Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira -
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR EM INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS Emanueli Bandeira Avi - Peterson Cleyton Avi -
MÉTODOS DE PESQUISA COMBINADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Péricles César de Araújo - PUC-SP Sonia Barbosa Camargo Igliori -
MINICICLO DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA EM SISTEMA SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS E O FAZER MATEMÁTICA ONLINE. Daise Lago Pereira Souto - Marcelo de Carvalho Borba -
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Carolina Machado Magnus - Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
MODELAGEM MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS Maria Salett Biembengut
MODELAGEM MATEMÁTICA E POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DE VYGOTSKY Derli Kaczmarek - Dionísio Burak - UNICENTRO
Adriane Boldt -
Ivanice Rodrigues de Lima Bassani -
NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS EDUCANDOS EM ITENS DO SARESP 2010 EM RELAÇÃO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Alessandra Carvalho Teixeira - UNICSUL Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Aline Silva de Bona - Leandra Borba Leal -
NÚMERO RACIONAL NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA IDEIA PARTE-TODO: ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS Analucia Gaviraghi - Isabel Koltermann Battisti -
NÚMEROS RELATIVOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO Cristiano Cardoso Pereira - UFRGS  
O CLUMAT E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Halana Garcez Borowsky Vaz - UFSM  
O CONCRETO E O ABSTRATO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lidiane Gomes dos Santos - Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
O CONTEXTO COMO POSSIBILIDADE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS Lucélida de Fátima Maia da Costa - UFPA  
O DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS DE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E SEUS IMPACTOS NA MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE PELA TEORIA DA ATIVIDADE USANDO O MODELO DE TIPOS HISTÓRICOS DE ENGESTRÖM Dilhermando Ferreira Campos -  
O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS Dailson Evangelista Costa - UFPA Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
O ENSINO DA ÁLGEBRA DE ACORDO COM TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL Celia Finck Brandt - UEPG Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski -
Helaine Maria de Souza Pontes -
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG
Ana Cristina Schirlo -
O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS Rafael Vassallo Neto -  
O ENSINO DO CÁLCULO NO BRASIL: BREVE RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS ATUAIS Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP  
O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS CEGOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE Aida Carvalho Vita - Verônica Yumi Kataoka -
O ESTUDO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES Laura Pippi Fraga - UFSM  
O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Juliana Bagne -  
O NEGRINHO DO PASTOREIO E A CONTAGEM DOS CAVALOS: O QUE MANIFESTAM AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE CORRESPONDÊNCIA UM A UM Cristiane Vinholes Jacomelli - UFSCAR Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
O PENSAMENTO SOBRE MATEMÁTICA E A REFLEXÃO NA SALA DE AULA Cicero da Silva Pereira - Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA E DE SEUS PROFESSORES. Fabio Roberto Vicentin - Marinez Meneghello Passos - UEL
O QUE SE ENSINA DE MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CADERNOS DE ALUNOS Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa - UFMT Rute Cristina Domingos da Palma -
O REGISTRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITANDO A COMUNICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CRIANÇAS PEQUENAS. Katia Gabriela Moreira - USF Regina Célia Grando - USF
O TEMA DE CASA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Jussara Vanz - UPF Neiva Ignês Grando - UPF
O TRABALHO COM ÂNGULOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM VISTAS A UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Gilson Leandro Pacheco Alves - Andre Luis Andrejew Ferreira -
O TRABALHO COM OS CONCEITOS DE LIMITE, DERIVADA E INTEGRAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROFESSORES DE DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS, EM CURSOS DE ENGENHARIA. Iêda do Carmo Vaz - UFF  
O USO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO RECURSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA José Adgerson Victor da Silva -  
O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS: VISÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Alberto de Oliveira Costa - UFS  
O ZERO É AMIZADE Fabiane Guimarães Vieira Marcondes - UNIBAN Lulu Healy -
OBRAS COMPLEMENTARES: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Glaucianny Amorim Noronha - UFRN Iran Abreu Mendes - UFRN
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS Joana Tatsch da Silva Suza - UNIPAMPA André Martins Alvarenga - UNIPAMPA
Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO Luísa Silva Andrade - Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCICATURA EM MATEMÁTICA DA UFTM E SUAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA Ailton Paulo de Oliveira Júnior -  
OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A PROVA BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS DESCRITORES Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM Simone Pozebon - UFSM
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Maurilio Antonio Valentim -  
OS JOGOS DE LINGUAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DEVERES DE CASA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Débora de Lima Velho Junges - João Cândido Moraes Neves - UNISINOS
Juliana Meregalli Schreiber -
OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO Carolina Soares Ramos - UFPE Amanda Barbosa da Silva - UFPE
Regina Célia de Oliveira - UFPE
OS TRAÇOS EPISTEMOLÓGICOS EXISTENTES NA ATUAL ESTRUTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL Werventon dos Santos Miranda - UFPA  
PARADOXOS DO INFINITO E TEORIA DE CANTOR: DESDOBRAMENTOS PARA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Denise Silva Vilela - UFSCAR Alexandrina Monteiro - USF
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UM ESTUDO COM QUESTÕES DE VESTIBULAR Laís Cristina Viel Gereti - UEL Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE AULAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Thiarla Xavier Dal-cin Zanon -  
PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Rosana Zanon - Ieda Maria Giongo -
Angelica Vier Munhoz -
PESQUISA/SALA DE AULA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MODERNIDADE LÍQUIDA E DA GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA Silvanio de Andrade -  
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO Márcia Souza da Fonseca - UFPEL Marta Oliveira Guimarães - UFPEL
Thiago Tavares Borchardt
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL
Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL
Roselaine Maria Trens - UFPEL
PITÁGORAS E AS DEMONSTRAÇÕES DO SEU TEOREMA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Marconi Coelho dos Santos - Abigail Fregni Lins -
POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO: A LITERACIA MATEMÁTICA E O PISA Vera Lucia Lucio Petronzelli -  
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA Dailson Evangelista Costa - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA Sueli Fanizzi - Humberto Luis de Jesus - SME/PMSP
Neide Antonia Pessoa dos Santos -
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |