Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ÀS FINANÇAS PESSOAIS |
James Teixeira - PUC-SP |
|
 |
MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM QUESTÃO |
José Milton Lopes Pinheiro - UFJF |
|
 |
MATEMÁTICA: NENHUM A MENOS – INTERAÇÃO E DIÁLOGO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR |
Erondina Barbosa da Silva - UNB |
Demosthenes Bittencourt Junior -
Juliana Ventura de Faria - UCB
Kacio Eduardo de Vasconcelos Domingos - UCB
Sttela Estelita Bastos - UCB
|
 |
MATEMÁTICAS, DIFERENÇAS E IDENTIDADES, UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS NORMAS |
Getúlio Rocha Silva |
|
 |
MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PROEJA/IFES: (RE)ELABORAÇÃO A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE ALUNOS |
André Vicente Salazar - |
Sandra Aparecida Fraga da Silva
|
 |
MÉDIA ARITMÉTICA E PONDERADA: COMPARANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EJA E DO ENSINO FUNDAMENTAL. |
Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira -
|
 |
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR EM INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS |
Emanueli Bandeira Avi - |
Peterson Cleyton Avi -
|
 |
MÉTODOS DE PESQUISA COMBINADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Péricles César de Araújo - PUC-SP |
Sonia Barbosa Camargo Igliori -
|
 |
MINICICLO DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA EM SISTEMA SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS E O FAZER MATEMÁTICA ONLINE. |
Daise Lago Pereira Souto - |
Marcelo de Carvalho Borba -
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Carolina Machado Magnus - |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL |
Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS |
Maria Salett Biembengut
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DE VYGOTSKY |
Derli Kaczmarek - |
Dionísio Burak - UNICENTRO
Adriane Boldt -
Ivanice Rodrigues de Lima Bassani -
|
 |
NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS EDUCANDOS EM ITENS DO SARESP 2010 EM RELAÇÃO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Alessandra Carvalho Teixeira - UNICSUL |
Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
|
 |
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Aline Silva de Bona - |
Leandra Borba Leal -
|
 |
NÚMERO RACIONAL NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA IDEIA PARTE-TODO: ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS |
Analucia Gaviraghi - |
Isabel Koltermann Battisti -
|
 |
NÚMEROS RELATIVOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO |
Cristiano Cardoso Pereira - UFRGS |
|
 |
O CLUMAT E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
Halana Garcez Borowsky Vaz - UFSM |
|
 |
O CONCRETO E O ABSTRATO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lidiane Gomes dos Santos - |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
|
 |
O CONTEXTO COMO POSSIBILIDADE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS |
Lucélida de Fátima Maia da Costa - UFPA |
|
 |
O DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS DE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E SEUS IMPACTOS NA MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE PELA TEORIA DA ATIVIDADE USANDO O MODELO DE TIPOS HISTÓRICOS DE ENGESTRÖM |
Dilhermando Ferreira Campos - |
|
 |
O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS |
Dailson Evangelista Costa - UFPA |
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
|
 |
O ENSINO DA ÁLGEBRA DE ACORDO COM TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL |
Celia Finck Brandt - UEPG |
Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski -
Helaine Maria de Souza Pontes -
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG
Ana Cristina Schirlo -
|
 |
O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS |
Rafael Vassallo Neto - |
|
 |
O ENSINO DO CÁLCULO NO BRASIL: BREVE RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS ATUAIS |
Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP |
|
 |
O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS CEGOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE |
Aida Carvalho Vita - |
Verônica Yumi Kataoka -
|
 |
O ESTUDO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES |
Laura Pippi Fraga - UFSM |
|
 |
O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Juliana Bagne - |
|
 |
O NEGRINHO DO PASTOREIO E A CONTAGEM DOS CAVALOS: O QUE MANIFESTAM AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE CORRESPONDÊNCIA UM A UM |
Cristiane Vinholes Jacomelli - UFSCAR |
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
|
 |
O PENSAMENTO SOBRE MATEMÁTICA E A REFLEXÃO NA SALA DE AULA |
Cicero da Silva Pereira - |
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
|
 |
O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA E DE SEUS PROFESSORES. |
Fabio Roberto Vicentin - |
Marinez Meneghello Passos - UEL
|
 |
O QUE SE ENSINA DE MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CADERNOS DE ALUNOS |
Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa - UFMT |
Rute Cristina Domingos da Palma -
|
 |
O REGISTRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITANDO A COMUNICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CRIANÇAS PEQUENAS. |
Katia Gabriela Moreira - USF |
Regina Célia Grando - USF
|
 |
O TEMA DE CASA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Jussara Vanz - UPF |
Neiva Ignês Grando - UPF
|
 |
O TRABALHO COM ÂNGULOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM VISTAS A UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Gilson Leandro Pacheco Alves - |
Andre Luis Andrejew Ferreira -
|
 |
O TRABALHO COM OS CONCEITOS DE LIMITE, DERIVADA E INTEGRAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROFESSORES DE DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS, EM CURSOS DE ENGENHARIA. |
Iêda do Carmo Vaz - UFF |
|
 |
O USO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO RECURSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
José Adgerson Victor da Silva - |
|
 |
O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS: VISÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Alberto de Oliveira Costa - UFS |
|
 |
O ZERO É AMIZADE |
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes - UNIBAN |
Lulu Healy -
|
 |
OBRAS COMPLEMENTARES: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Glaucianny Amorim Noronha - UFRN |
Iran Abreu Mendes - UFRN
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
|
 |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS |
Joana Tatsch da Silva Suza - UNIPAMPA |
André Martins Alvarenga - UNIPAMPA
Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
|
 |
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO |
Luísa Silva Andrade - |
Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
|
 |
OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCICATURA EM MATEMÁTICA DA UFTM E SUAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
|
 |
OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A PROVA BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS DESCRITORES |
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM |
Simone Pozebon - UFSM
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
|
 |
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Maurilio Antonio Valentim - |
|
 |
OS JOGOS DE LINGUAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DEVERES DE CASA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Débora de Lima Velho Junges - |
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS
Juliana Meregalli Schreiber -
|
 |
OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO |
Carolina Soares Ramos - UFPE |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE
Regina Célia de Oliveira - UFPE
|
 |
OS TRAÇOS EPISTEMOLÓGICOS EXISTENTES NA ATUAL ESTRUTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Werventon dos Santos Miranda - UFPA |
|
 |
PARADOXOS DO INFINITO E TEORIA DE CANTOR: DESDOBRAMENTOS PARA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Denise Silva Vilela - UFSCAR |
Alexandrina Monteiro - USF
|
 |
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UM ESTUDO COM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
Laís Cristina Viel Gereti - UEL |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
|
 |
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE AULAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Thiarla Xavier Dal-cin Zanon - |
|
 |
PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Rosana Zanon - |
Ieda Maria Giongo -
Angelica Vier Munhoz -
|
 |
PESQUISA/SALA DE AULA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MODERNIDADE LÍQUIDA E DA GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA |
Silvanio de Andrade - |
|
 |
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO |
Márcia Souza da Fonseca - UFPEL |
Marta Oliveira Guimarães - UFPEL
Thiago Tavares Borchardt
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL
Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL
Roselaine Maria Trens - UFPEL
|
 |
PITÁGORAS E AS DEMONSTRAÇÕES DO SEU TEOREMA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Marconi Coelho dos Santos - |
Abigail Fregni Lins -
|
 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO: A LITERACIA MATEMÁTICA E O PISA |
Vera Lucia Lucio Petronzelli - |
|
 |
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA |
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA |
Dailson Evangelista Costa - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
|
 |
POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Sueli Fanizzi - |
Humberto Luis de Jesus - SME/PMSP
Neide Antonia Pessoa dos Santos -
|
 |