| Práticas Escolares | 
            
              | TÍTULO | AUTOR | CO-AUTOR(ES) | VER ARQUIVO | 
            
              | ÁLGEBRA NA BALANÇA | Joselba Liliane de Oliveira - | Aline Mendes de Arruda - Joseli Almeida Camargo -
 
 |  | 
            
              | ALGEBRIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA | Cássia de Souza Santos - | Andrea Cardoso - Michele Maciel Sacramento -
 
 |  | 
            
              | ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS | Patrícia Lima da Silva - UFRGS | Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS 
 |  | 
            
              | ALUNOS COM SURDEZ: O ENSINO DE ESTRUTURAS ADITIVAS A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE | FlÁvia Roldan Viana - UECE | Marcilia Chagas Barreto - UECE 
 |  | 
            
              | ALUNOS DO 8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM MATEMÁTICA ELABORANDO JOGOS | Renan de Matos Vasconcelos - | Keli Cristina Conti - UNICAMP 
 |  | 
            
              | ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA REVER OS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIENCIA | Jânio Elpídio de Medeiros - UFPB |  |  | 
            
              | ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO USANDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM | Maria Aparecida de Brito Rosa - | Sandra do Socorro de Miranda Neves - 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DA ABORDAGEM DE UM LIVRO DIDÁTICO SOBRE AS ESTRUTURAS ADITIVAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | Edir Almeida de Oliveira  Souza - | Hellen Castro Almeida Leite - UFES Eliane Oliveira Lorete - UFES
 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DA ATIVIDADE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL COM UMA TURMA DE 7ª SÉRIE | Weverton Augusto da Vitória - | Sandra Aparecida Fraga da Silva 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DA ETAPA TAREFA DE UMA WEBQUEST DE ÁLGEBRA, QUE CAMINHO SEGUIR? | Gilian Cristina Barros - UFPR | Suely Scherer - 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DA UNIDADE INTERDISCIPLINAR: ÁREA E VOLUME NA FRUTICULTURA | Josislei de Passos Vieira - |  |  | 
            
              | ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME | Giovana Pereira Sander - | Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO SENO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA | Rudolph dos Santos Gomes Pereira - | Armando Paulo da Silva - William Vieira Gon‡alves -
 Wilson M Yonezawa -
 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DE ERROS COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: VÍRGULAS, ZEROS E DIVISÕES | Bruna Zution Dalle Prane - | Hellen Castro Almeida Leite - UFES Jéssica Schultz Kuster -
 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DE ERROS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES | Adelson Carlos Madruga - UFPB |  |  | 
            
              | ANÁLISE DE ERROS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Helena Noronha Cury - UNIFRA |  |  | 
            
              | ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPIO DO RECIFE ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME | Leonardo Bernardo de Morais - | Ana Paula Nunes Braz Figueiredo - UFPE Angeline Maria Cartaxo Muniz -
 Dierson Gon‡alves de Carvalho
 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DE SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. | Débora Janaína Ribeiro e Silva - |  |  | 
            
              | ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA CONCEPÇÃO DE DEMANDA COGNITIVA, ESTRUTURA E CONTEXTO | Elen Priscila Stivam - UNICAMP | Rúbia Barcelos Amaral 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DO USO DO GEOGEBRA EM ROTEIROS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE ACORDO COM O CURRÍCULO MÍNIMO DA SEEDUC-RJ. | Vitor da Costa Souza - UFRJ | Fernando Celso Villar Marinho 
 |  | 
            
              | ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA COM O USO DO MICROSOFT/EXCEL | Angela Maria Pacini Schu - UFRGS | Anderson Adilson Pacini 
 |  | 
            
              | ANALISE PRAXEOLOGICA DE ÁREA DE FIGURAS GEOMETRICAS PLANAS NO GUIA DE ESTUDO DO PROJOVEM URBANO | Dierson Gon‡alves de Carvalho |  |  | 
            
              | APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SOFTWARE MAXIMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS | Liliane Xavier Neves - | Camila Macedo Lima Nagamine - 
 |  | 
            
              | APLICAÇÃO DO SOFTER GEOGEBRA EM SALA DE AULA-UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Charles Zuconeli Guimarães - |  |  | 
            
              | APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA | Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - | Rosilane Maria da Silva - 
 |  | 
            
              | APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESTUDO DE CASO | Rodrigo Gonçalves Oliveira - UFPEL | Luana Leal Alves - UFPEL 
 |  | 
            
              | APRENDENDO AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM ATIVIDADES PRÁTICAS | Lidiane Ferreira Nunes - |  |  | 
            
              | APRENDENDO O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES ATRAVÉS DO JOGO DEFINIÇÕES E TABELAS DO LILAVATI DE BHASKARA | Jussara Pereira Fernandes - UNB |  |  | 
            
              | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA | Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT | Rosssiter Ambrósio dos Santos - 
 |  | 
            
              | APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS | Bárbara Cristina Pasa - UFFS | Adriana Richit - UFFS 
 |  | 
            
              | ÁREA E VOLUME: ABORDAGEM NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR | Aline Oliveira da Silva Barbosa - | Walter Lemos de Oliveira - 
 |  | 
            
              | ARITMÉTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA | Edelweis Jose Tavares Barbosa - |  |  | 
            
              | ARTE E MEDIAÇÃO CULTURAL NA AULA DE GEOMETRIA | Patricia Candido |  |  | 
            
              | AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ORGNANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Andressa Wiedenhöft Marafiga | Halana Garcez Borowsky Vaz - UFSM Gabriela Fontana Gabbi - UFSM
 
 |  | 
            
              | AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ | Daniela Souza Lima - UNB | Cristiano Alberto Muniz - UNB 
 |  | 
            
              | AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES | André Rubens Lima - |  |  | 
            
              | AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES | Silmara Cristina Manoel - |  |  | 
            
              | AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMTRIA | Aline Alves Costa - UFS |  |  | 
            
              | AS FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO SUPORTE AS AULAS PRESENCIAS DE CÁLCULO 1 | Helber Rangel Formiga Leite de Almeida - |  |  | 
            
              | AS INTERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA MATEMÁTICO EM PEQUENO GRUPO | Flávio Nazareno Araujo Mesquita - UFPA | Patricia Feitosa Santos - Janes Kened Rodrigues dos Santos  -
 
 |  | 
            
              | AS INTERAÇÕES ON-LINE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Márcia Rodrigues Notare - UFRGS | Vandoir Stormowski - PUC-RS 
 |  | 
            
              | AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS | Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM | Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR Doherty Andrade - UEM
 
 |  | 
            
              | AS NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | André Pereira da Costa - UFCG-PB | Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga - Neuziene Garcia Pereira -
 Geraldo Herbetet de Lacerda -
 
 |  | 
            
              | ASPECTOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA MODELAGEM MATEMÁTICA | Juliana Giboski - |  |  | 
            
              | ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA COM IDOSOS | Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO |  |  | 
            
              | ASSOCIANDO PESQUISA E INTERVENÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO | Valéria Moura da Luz - | Angela Rocha dos Santos - UFRJ 
 |  | 
            
              | ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE  TÓPICOS DE TRIGONOMETRIA PLANA | Guilherme de Lima de Menezes - UFRGS | Andrei Luft Diniz - UFRGS Camila Peres Nogues - UFRGS
 Jordana Donelli Stremel
 Natali Brandt - UFRGS
 
 |  | 
            
              | ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DE LIVROS DIDÁTICOS FINLANDESES: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO? | Lilian de Souza Vismara - UTFPR |  |  | 
            
              | ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA UM ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO DA MATEMÁTICA | Maria Izabel Lopes de AraÚjo - |  |  | 
            
              | ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/MATEMÁTICA DA UEM: DA IMPLEMENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES ATUAIS | Camila Figueredo Marques - UEM | Vanessa Gisele Beleti - UEM Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM
 
 |  | 
            
              | ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE PROBABILIDADE EM LIVRO DIDÁTICO: UMA LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Elizabeth Soares - UNICSUL | Celi Espasandin Lopes - UNICSUL 
 |  | 
            
              | ATIVIDADES MATEMÁTICAS E SAÚDE MENTAL | Lyliane Drumond Lanza - | Adlai Ralph Detoni  - UFJF 
 |  | 
            
              | ATIVIDADES MOTIVADORAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: APRESENTANDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID | Érika Janine Maia - | Ingridi Rodrigues Charal - Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM
 
 |  | 
            
              | AUTOAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA:  UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Daniel dos Santos Costa - UNB |  |  | 
            
              | AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Claudio Mendes Dias - | Monica de Cassia Vieira Waldhelm - 
 |  | 
            
              | AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO PEDRO II | Claudio Mendes Dias - | Monica de Cassia Vieira Waldhelm - 
 |  | 
            
              | AVALIAÇÃO ATIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PRODUTIVA | Mateus Gianni Fonseca - |  |  | 
            
              | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | Bárbara Cândido Braz - UEM | Denise Fabiana Figueiredo - UEM Bruno Marcondes Umbezeiro
 Michele Carvalho de Barros -
 Lilian Akemi Kato - UEM
 
 |  | 
            
              | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OS DISCURSOS QUE LEGITIMAM AS PRÁTICAS DOS DOCENTES | Natercia de Andrade Lopes Neta - |  |  |