Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DERIVADA E DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS |
Rogério de Aguiar - UDESC |
Graciela Moro - UDESC
|
 |
REGISTRANDO A MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
Francisco Guedes de Moura - UFRN |
Jaqueline de Oliveira da Silva
Giselle Costa de Sousa - UFRN
|
 |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: QUE ENTENDIMENTO SE OBSERVA NAS ATIVIDADES DE PORCENTAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS? |
Suelen Maggi Scheffer Vieira - UFSC |
|
 |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E JOGOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Bruna Cristina Vergutz - UTFPR |
Regiane Maria Kielba - UTFPR
Talita Pilati Alves - UTFPR
Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR
|
 |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Gislaine Ferreira Gomes - |
Karina Alessandra Pessoa da Silva -
|
 |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE SEGUNDO GRAU |
Sandra Pereira Lopes - PUC-SP |
|
 |
RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID COM AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Victor Kievster Silva Barros - |
Lucas Matheus Pontes de Souza
Inêz Manuela de Lima Bezerra
Giovane Tiago de Araújo Lima -
Silvia Regina Pereira de Mendonça -
|
 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POTÊNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BACTÉRIAS |
Miriam Correia da Silva - |
Ledivaldo Gomes de Melo -
|
 |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Lorete Sauthier - |
Tatiane Maria Romio -
Thami Boaro -
|
 |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL |
José Mário Costa Junior - |
Rony Cláudio de Oliveira Freitas -
|
 |
REPRESENTAÇÃO DE PONTOS NO PLANO CARTESIANO: ATIVIDADES DIDÁTICAS |
Paula Cristina Bacca - |
|
 |
REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÕES USANDO O WINPLOT |
Bruno Marcondes Umbezeiro |
Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO
|
 |
REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM USO DE SOFTWARE WINPLOT |
Dionara Freire de Almeida - |
Andrea Cristina Vieira -
Andrea Cristina Vieira -
|
 |
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS PELOS CAMINHOS DA GEOMETRIA |
Vandreza Rodrigues - |
Ana Carolina Schroeder - FURB
Marijane Linhares -
Ana Carolina Gadotti -
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: ANÁLISE DOS PROCESSOS HEURÍSTICOS DE ALUNOS DO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS |
Aline Cristina Cybis - |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE ESTIMULEM O RACIOCÍNIO LÓGICO |
Ivanete Fátima Blauth - |
Camila Pissatto -
Deise Nivia Reisdoefer -
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO PROBLEMA TORNEIO DE TÊNIS DE MESA |
Carla Larissa Halum Rodrigues |
Suélen Rita Andrade Machado - FECILCAM
Eliane Siviero da Silva - FECILCAM
Willian Beline - FECILCAM
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Silvânia Pereira Rodrigues - UFS |
Adriano Alves do Nascimento - UFS
Lucas Menezes Gois - UFS
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
Ricardo Nicasso Benito - UFS
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. |
Vanessa Günzel - |
Damares Kessler
Jaqueline Rodrigues da Rosa -
Leonara Carlei Ferreira dos Santos Jantsch -
Cleria Bitencorte Meller -
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Marcelo Carlos de Proen‡a - UEM |
|
2591_647_ID.pdf |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
Geraldo Claudio Broetto - UFES |
Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES
Messenas Miranda Rocha - UFES
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO METODOLOGIAS EM SALA DE AULA |
Patrícia Manfio Cocco - UFSM |
Carmen Reisdoerfer -
Daniele Holzschuh de Oliveira
Mariele Cunha de Moura - UFSM
JoÃo Carlos Gilli Martins
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA |
Bruna Guimarães - |
Rita de Cássia Pavani Lamas -
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ |
Leonardo Donizette de Deus Menezes - |
Ana Carolina Vieira - UFU
Alessandra Lucila de Sousa Nascimento - UFU
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ENSINANDO A EQUAÇÃO DE 2º GRAU. |
Fábio Bordignon |
Ana Lucia Souza Alves -
Edieliton Paz Santos -
Hádna Lopes Bonfim
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DE 8º ANO: O PROBLEMA DA PROPORÇÃO |
Ronalti Walaci Santiago Martin - FECILCAM |
Elaine Cristina Sturion - FECILCAM
Karina Dezilio - FECILCAM
Suzana Domingues da Silva - FECILCAM
Willian Beline - FECILCAM
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Juliane dos Santos Medeiros - |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE DIVISÃO:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE- MT |
Rosalina Piva - UFMT |
Gladys Denise Wielewski -
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMBINATÓRIA EM GEOMETRIA |
Heitor Achilles Dutra da Rosa - IFRJ |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: METODOLOGIA OU RECURSO? (O CASO DE QUINZE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU) |
Deoclecia de Andrade Trindade - |
Ivanete Batista Santos - UFS
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NUMA ABORDAGEM DAS MATEMÁTICAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS |
Marcia Maria Bento Marim - UNICAMP |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Bruno Moreno Francisco - FECILCAM |
Daniela Miray Igarashi - FECILCAM
Lucimara dos Santos -
Tamires Vieira Calado
Willian Beline - FECILCAM
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA |
Leandro Millis da Silva - |
Isabel Cristina Machado de Lara -
|
 |
RESOLVENDO PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO NUM CURSO DE CÁLCULO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA |
AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP |
|
 |
RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS JOGOS – UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID |
Claudionor Dias Porto - |
Lailson dos Reis Pereira Lopes -
|
 |
REVELAÇÕES DE PROFESSORES DO 5º ANO DA REDE PÚBLICA DE LAURO DE FREITAS – BA, A RESPEITO DOS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL |
Tereza Cristina Bastos Silva Lima - UNICSUL |
|
 |
ROBÓTICA EDUCACIONAL (NÃO TRADICIONAL) COM ARDUINO: PROTÓTIPO DE UMA MÁQUINA DE CALCULAR PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES |
Antonio José de Barros Neto - |
|
 |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UMA ARTE DE FAZER |
Fernando da Costa Barbosa - UFU |
Arlindo José Sousa Junior - UFU
|
 |
ROBÓTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ |
Érika da Costa Bezerra -
|
 |
RPG NA ESCOLA, E AGORA? |
Thássia Rafaela Camilo Câmara - |
Marcos Henrique de Paula Dias da Silva -
Esther Pacheco de Almeida Prado -
|
 |
SAAM - SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO ALUNO DE MATEMÁTICA |
Lucas Sávio Gomes - UNISAL |
|
 |
SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS USADOS EM UMA CULTURA DE ABACAXI: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
MÁrcio GetÚlio Prado de Castro |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
|
 |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA PARA ALUNOS DO 9º ANO |
Francisco Guedes de Moura - UFRN |
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
|
 |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. |
Sandra Pereira Lopes - PUC-SP |
|
 |
SISTEMAS LINEARES: PROPOSTA DE UMA ENTRADA EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL |
Jeferson da Silva GonÇalves - |
Monica Karrer - UNIBAN
|
 |
SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Shirley Aparecida Moraes - |
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG
Giovanni Gaeski da Silva -
Matheus Felipe Vaz -
Júlio César Schebelski
|
 |
SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: ANALISANDO POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS |
Siquele Roseane de Carvalho Campelo - UFPE |
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho - UFPE
|
 |
SOFTWARE WINPLOT – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS |
Jaquelina da Silva Vaz - |
Liliane Martinez Antonow
|
 |
SOFTWARES EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ÁREAS MENTAL E VISUAL |
Edvanilson Santos de Oliveira - |
|
 |
SOLUÇÃO QUALITATIVA PARA UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² E A TEORIA DE IMAGEM DE CONCEITO |
André Seixas de Novais - |
|
 |
TABMATIC: PROPOSTA DE UM JOGO PARA EXPLORAR AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS |
Aline Maira Costa da Silva - UFT |
|
 |
TEATRO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - O ENSINO DO CONCEITO DE MÉDIA POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL |
Hannah Dora de Garcia e Lacerda - UNESP - RIO CLARO |
|
 |
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: ATIVIDADES A-DIDÁTICAS DE APRENDIZAGEM EM LABORATÓRIO COMPUTACIONAL, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS SOB A PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DIDÁTICA |
Adriele Longo de Souza - |
Cristina Coutinho de Oliveira -
Dâmaris da Costa Pruch -
Fábio Lima Abrantes -
Wilians Roberto Gonçalves
|
 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS |
Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ |
Silvia Cristina Freitas Batista
|
 |
TENDA ORIGAMI INTERATIVO: UM ESPAÇO PARA REFLEXÕES E DESCOBERTAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Eliane Moreira da Costa - UFF |
Wellington Alves da Silva Júnior - UFRJ
|
 |
TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIADAS NO PIBID |
David Alves de Camargo e Silva - UFPE |
Eliclecia Roberta Silva de Melo - UFPE
|
 |
TEOREMA DE TALES: DO DESAFIO AO FARAÓ ÀS GRANDES REALIZAÇÕES |
Maria Aparecida Miranda - |
|
 |
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: TRABALHANDO CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA |
Valdir de Sousa Cavalcanti |
|
 |
TEORIA DOS GRAFOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFES: ANÁLISE DA DISCIPLINA “MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA” |
Lauro Chagas e Sá - |
|
 |
TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Enderson Lopes Guimaraes - UFPR |
Beatriz Volpato Garcia - UFPR
Claudia Vanessa Cavichiolo - UFPR
Michele Pilato - UFPR
Simone da Silva Soria Medina - UFPR
Vanessa Amabile Provenzi
|
 |