ÍNDICE DE TRABALHOS - 27

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DERIVADA E DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS Rogério de Aguiar - UDESC Graciela Moro - UDESC
REGISTRANDO A MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA Francisco Guedes de Moura - UFRN Jaqueline de Oliveira da Silva
Giselle Costa de Sousa - UFRN
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: QUE ENTENDIMENTO SE OBSERVA NAS ATIVIDADES DE PORCENTAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS? Suelen Maggi Scheffer Vieira - UFSC  
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E JOGOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Bruna Cristina Vergutz - UTFPR Regiane Maria Kielba - UTFPR
Talita Pilati Alves - UTFPR
Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Gislaine Ferreira Gomes - Karina Alessandra Pessoa da Silva -
REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE SEGUNDO GRAU Sandra Pereira Lopes - PUC-SP  
RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID COM AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Victor Kievster Silva Barros - Lucas Matheus Pontes de Souza
Inêz Manuela de Lima Bezerra
Giovane Tiago de Araújo Lima -
Silvia Regina Pereira de Mendonça -
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POTÊNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BACTÉRIAS Miriam Correia da Silva - Ledivaldo Gomes de Melo -
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Lorete Sauthier - Tatiane Maria Romio -
Thami Boaro -
REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL José Mário Costa Junior - Rony Cláudio de Oliveira Freitas -
REPRESENTAÇÃO DE PONTOS NO PLANO CARTESIANO: ATIVIDADES DIDÁTICAS Paula Cristina Bacca -  
REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÕES USANDO O WINPLOT Bruno Marcondes Umbezeiro Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO
REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM USO DE SOFTWARE WINPLOT Dionara Freire de Almeida - Andrea Cristina Vieira -
Andrea Cristina Vieira -
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS PELOS CAMINHOS DA GEOMETRIA Vandreza Rodrigues - Ana Carolina Schroeder - FURB
Marijane Linhares -
Ana Carolina Gadotti -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: ANÁLISE DOS PROCESSOS HEURÍSTICOS DE ALUNOS DO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS Aline Cristina Cybis -  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE ESTIMULEM O RACIOCÍNIO LÓGICO Ivanete Fátima Blauth - Camila Pissatto -
Deise Nivia Reisdoefer -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO PROBLEMA TORNEIO DE TÊNIS DE MESA Carla Larissa Halum Rodrigues Suélen Rita Andrade Machado - FECILCAM
Eliane Siviero da Silva - FECILCAM
Willian Beline - FECILCAM
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Silvânia Pereira Rodrigues - UFS Adriano Alves do Nascimento - UFS
Lucas Menezes Gois - UFS
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
Ricardo Nicasso Benito - UFS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. Vanessa Günzel - Damares Kessler
Jaqueline Rodrigues da Rosa -
Leonara Carlei Ferreira dos Santos Jantsch -
Cleria Bitencorte Meller -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Marcelo Carlos de Proen‡a - UEM   2591_647_ID.pdf
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Geraldo Claudio Broetto - UFES Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES
Messenas Miranda Rocha - UFES
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO METODOLOGIAS EM SALA DE AULA Patrícia Manfio Cocco - UFSM Carmen Reisdoerfer -
Daniele Holzschuh de Oliveira
Mariele Cunha de Moura - UFSM
JoÃo Carlos Gilli Martins
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA Bruna Guimarães - Rita de Cássia Pavani Lamas -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ Leonardo Donizette de Deus Menezes - Ana Carolina Vieira - UFU
Alessandra Lucila de Sousa Nascimento - UFU
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ENSINANDO A EQUAÇÃO DE 2º GRAU. Fábio Bordignon Ana Lucia Souza Alves -
Edieliton Paz Santos -
Hádna Lopes Bonfim
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DE 8º ANO: O PROBLEMA DA PROPORÇÃO Ronalti Walaci Santiago Martin - FECILCAM Elaine Cristina Sturion - FECILCAM
Karina Dezilio - FECILCAM
Suzana Domingues da Silva - FECILCAM
Willian Beline - FECILCAM
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Juliane dos Santos Medeiros -  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE DIVISÃO:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE- MT Rosalina Piva - UFMT Gladys Denise Wielewski -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMBINATÓRIA EM GEOMETRIA Heitor Achilles Dutra da Rosa - IFRJ  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: METODOLOGIA OU RECURSO? (O CASO DE QUINZE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU) Deoclecia de Andrade Trindade - Ivanete Batista Santos - UFS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NUMA ABORDAGEM DAS MATEMÁTICAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS Marcia Maria Bento Marim - UNICAMP  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Bruno Moreno Francisco - FECILCAM Daniela Miray Igarashi - FECILCAM
Lucimara dos Santos -
Tamires Vieira Calado
Willian Beline - FECILCAM
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA Leandro Millis da Silva - Isabel Cristina Machado de Lara -
RESOLVENDO PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO NUM CURSO DE CÁLCULO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP  
RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS JOGOS – UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID Claudionor Dias Porto - Lailson dos Reis Pereira Lopes -
REVELAÇÕES DE PROFESSORES DO 5º ANO DA REDE PÚBLICA DE LAURO DE FREITAS – BA, A RESPEITO DOS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL Tereza Cristina Bastos Silva Lima - UNICSUL  
ROBÓTICA EDUCACIONAL (NÃO TRADICIONAL) COM ARDUINO: PROTÓTIPO DE UMA MÁQUINA DE CALCULAR PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Antonio José de Barros Neto -  
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UMA ARTE DE FAZER Fernando da Costa Barbosa - UFU Arlindo José Sousa Junior - UFU
ROBÓTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ Érika da Costa Bezerra -
RPG NA ESCOLA, E AGORA? Thássia Rafaela Camilo Câmara - Marcos Henrique de Paula Dias da Silva -
Esther Pacheco de Almeida Prado -
SAAM - SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO ALUNO DE MATEMÁTICA Lucas Sávio Gomes - UNISAL  
SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS USADOS EM UMA CULTURA DE ABACAXI: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MÁrcio GetÚlio Prado de Castro Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA PARA ALUNOS DO 9º ANO Francisco Guedes de Moura - UFRN Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. Sandra Pereira Lopes - PUC-SP  
SISTEMAS LINEARES: PROPOSTA DE UMA ENTRADA EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL Jeferson da Silva GonÇalves - Monica Karrer - UNIBAN
SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Shirley Aparecida Moraes - Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG
Giovanni Gaeski da Silva -
Matheus Felipe Vaz -
Júlio César Schebelski
SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: ANALISANDO POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS Siquele Roseane de Carvalho Campelo - UFPE Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho - UFPE
SOFTWARE WINPLOT – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS Jaquelina da Silva Vaz - Liliane Martinez Antonow
SOFTWARES EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ÁREAS MENTAL E VISUAL Edvanilson Santos de Oliveira -  
SOLUÇÃO QUALITATIVA PARA UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² E A TEORIA DE IMAGEM DE CONCEITO André Seixas de Novais -  
TABMATIC: PROPOSTA DE UM JOGO PARA EXPLORAR AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS Aline Maira Costa da Silva - UFT  
TEATRO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - O ENSINO DO CONCEITO DE MÉDIA POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL Hannah Dora de Garcia e Lacerda - UNESP - RIO CLARO  
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: ATIVIDADES A-DIDÁTICAS DE APRENDIZAGEM EM LABORATÓRIO COMPUTACIONAL, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS SOB A PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DIDÁTICA Adriele Longo de Souza - Cristina Coutinho de Oliveira -
Dâmaris da Costa Pruch -
Fábio Lima Abrantes -
Wilians Roberto Gonçalves
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ Silvia Cristina Freitas Batista
TENDA ORIGAMI INTERATIVO: UM ESPAÇO PARA REFLEXÕES E DESCOBERTAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA Eliane Moreira da Costa - UFF Wellington Alves da Silva Júnior - UFRJ
TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIADAS NO PIBID David Alves de Camargo e Silva - UFPE Eliclecia Roberta Silva de Melo - UFPE
TEOREMA DE TALES: DO DESAFIO AO FARAÓ ÀS GRANDES REALIZAÇÕES Maria Aparecida Miranda -  
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: TRABALHANDO CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA Valdir de Sousa Cavalcanti  
TEORIA DOS GRAFOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFES: ANÁLISE DA DISCIPLINA “MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA” Lauro Chagas e Sá -  
TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA Enderson Lopes Guimaraes - UFPR Beatriz Volpato Garcia - UFPR
Claudia Vanessa Cavichiolo - UFPR
Michele Pilato - UFPR
Simone da Silva Soria Medina - UFPR
Vanessa Amabile Provenzi
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |