Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
A PESQUISA REALIZADA PELO PROFESSOR NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL |
Ivete Cevallos - UNEMAT |
Laurizete Ferragut Passos -
|
 |
A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DA UNIR/JI-PARANÁ |
Emerson da Silva Ribeiro - |
Jaquelyne Macedo Ortega
|
 |
A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
José Ronaldo Melo - UFAC |
|
 |
A PRÁTICA DO PROFESSOR: A ARTE DA DOCÊNCIA |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS |
|
 |
A PRÁTICA DOCENTE E OS DOCUMENTOS E MATERIAIS DE APOIO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM |
Wagner Barbosa de Lima Palanch - |
Celia Maria Carolino Pires -
|
 |
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Deise Nivia Reisdoefer - |
|
 |
A PRÁXIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À REGÊNCIA. |
Salvador Cardoso Silva Muniz - |
Nilson Antonio Ferreira Roseira -
|
 |
A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: CONCEPÇÕES, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DO FUTURO PROFESSOR A PARTIR DA PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Luana Tais Bassani - |
Flaviane Predebon Titon - UFRGS
|
 |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Rosilda dos Santos Morais - |
Lourdes de La Rosa Onuchic -
Luís Ricardo Alves Soares -
Renata Roque -
|
 |
A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Marta Alves da Silva - UFC |
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ
Herminio Borges Neto - UFC
|
 |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS |
Geneci Alves de Sousa |
Lilian Nasser - UFRJ
Marcelo André A. Torraca -
Daniella Assemany da Guia
Cecilia Amorim Moreira de Azevedo - UFRJ
|
 |
A UTILIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS AFRICANOS E DOS POVOS INDÍGENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO MATEMÁTICO INFANTIL |
Roseane Sobrinho Braga |
Aparecida Ferreira Lopes -
Lydia Marcia Braga Bazet -
|
 |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA |
Acárem Chrísler Ferreira dos Santos - |
Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL
|
 |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO INTERVENÇÃO NA REALIDADE DA ESCOLA PARCEIRA NO CONTEXTO DO PIBID DE MATEMÁTICA |
Vinicius Arthur dos Santos Guissi - |
Thays Regina Santana Couto -
Paulo Henrique Pereira de Souza -
Greyk Naara Alves Benevenuto Braga -
Vinicius Affonso -
|
 |
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Carine Pedroso da Rosa - |
Carine Girardi Manfio -
|
 |
A VISÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E DA PREPARAÇÃO PARA SER PROFESSOR DESSA DISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS |
Sara Miranda de Lacerda - |
|
 |
ABORDAGEM DIDÁTICA DE ENSINO DE MEDIDAS NO OCTÓGONO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA, EM BELÉM DO PARÁ. |
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN |
|
 |
AÇÕES DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PROLICEN: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE PEDAGOGIA |
Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB |
Diego Sanches Freire Batista - UFPB
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB
|
 |
ADVINHAÇÕES ALGÉBRICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Deiviane dos Santos Ferreira |
Erik Sardela Marques
|
 |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS |
Mari Lucia Militz - UFSM |
Elisa Seer Splett
JoÃo Carlos Gilli Martins
|
 |
ÁLGEBRA: QUE REFLEXÕES PODEMOS FAZER APÓS A ANÁLISE DE UM TESTE APLICADO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UESB – CAMPUS JEQUIÉ |
Ana Paula Teles de Oliveira - |
|
 |
ALGUMAS AÇÕES DO PROJETO PIBID II MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL |
|
 |
ALGUMAS INFLUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CURRICULARES NA FUNÇÃO E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Wanderlei Aparecida Grenchi - |
|
 |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELOS CEFAPROS PARA OS EDUCADORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EJA |
Osinéia Albina Brunelli - |
Marta Maria Pontin Darsie -
|
 |
ALIANDO SABERES DE UMA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, Á PRÁTICAS ESCOLARES, COM APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS. |
Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL |
|
 |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS EUNÁPOLIS |
Fabíolo Moraes Amaral - |
Ana Paula Paiva Campos -
Bianca dos Santos Goncalves -
Eduardo Martin Borges dos Santos Junior -
José Augusto Costa Brito -
Verônica de Jesus Chaves -
|
 |
ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 Á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
MÁrcio Urel Rodrigues - UNESP - RIO CLARO |
|
 |
ANÁLISE MATEMÁTICA: UM ENFOQUE EXPERIMENTAL |
Lucas Carato Mazzi - |
|
 |
APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Beatriz Garcia Lopes - |
Bruna Pardim Alves -
Bêlit Aguiar Bacelar -
Ingrid Leticia Aparecida Vicente Ito -
|
 |
APLICAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADES INTITULADO: PROPRIEDADES DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO ANTIGOS E COMPARAÇÃO COM NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO. |
Elionardo Rochelly Melo de Almeida - |
|
 |
APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA E APRENDE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES INVESTIGATIVAS: GDS E GETEMAT |
Maria Candida Müller - |
Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
|
 |
ARTICULAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICAS E GRÁFICAS DE UMA FUNÇÃO: CONSTRUINDO CONJECTURAS POR MEIO DO GEOGEBRA |
Katiane de Moraes Rocha - |
Páblo Carcheski de Queiroz -
Fernanda Elisbão Silva de Souza
|
 |
ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA POR MEIO DO PROJETO-AÇÃO “GESTAR NA ESCOLA” |
Enoilma Simões Paixão Correia Silva - |
|
 |
AS AULAS DE ONTEM AJUDANDO A (RE)CONSTRUIR AS AULAS DE HOJE: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Jónata Ferreira de Moura - USF |
|
 |
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF |
Cleyton Hércules Gontijo - UNB
|
 |
AS CONTRIBUIÇÕES DO OBEDUC À FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNEMAT |
Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT |
|
 |
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO |
Érica Cordeiro da Silva - |
Alessandra Nepomuceno Prata -
|
 |
AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE BRASIL E VENEZUELA. |
Marcelo Navarro da Silva - |
|
 |
AS OFICINAS DE MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO |
Roselice Parmegiani - UCS |
|
 |
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 |
Marta Cristina Cezar Pozzobon - |
Miriam Ferrazza Heck -
|
 |
AS REDES SOCIAIS COMO PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Danilo Lemos Batista - |
|
 |
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS |
Maria Margarete do Rosário Farias - |
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin -
|
 |
AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
João Vieira da Silva Neto - |
Fernando Emílio Leite de Almeida - UFRPE
|
 |
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO |
Luís Humberto Miquelino - |
Marilene Ribeiro Resende -
|
 |
AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E A INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE |
Renata Bernardo - USF |
|
 |
ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL |
TÂnia Marli Rocha Garcia -
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL
|
 |
ATIVIDADE PROGRAMADA DE ESTÁGIO DOCENTE: BREVE RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO EM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Marli de Carvalho Graupner - |
Tiago Antônio de Araújo -
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - UFSCAR
|
 |
ATIVIDADES DE INVESTIGATIÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Tania Teresinha Bruns Zimer - |
Emerson Butyn - UFPR
Bruno Augusto Teilor -
|
 |
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROFESSOR REFLEXIVO |
Claudia Carreira da Rosa - UEM |
|
 |
ATIVIDADES PRÁTICAS INTEGRADAS AO COMPONENTE CURRICULAR: O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
Sonner Arfux de Figueiredo - |
|
 |
ATRIBUTOS DO "BOM PROFESSOR" DE MATEMÁTICA |
Cleomar Alexandre Hirt - UNICHAPECÓ |
Cláudia Maria Grando - UNICHAPECÓ
|
 |
AULAS DE MATEMÁTICA E O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DA ÁLGEBRA |
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
Suely Scherer -
|
 |
CADERNO DE REGISTRO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Anilda Pereira da Silva Guimarães - |
Rosalba Lopes de Oliveira -
Maria José Medeiros Dantas de Melo -
|
 |
CALCULADORAS GRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SISTEMATIZANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES |
Bruno Rodrigo Teixeira - UEL |
Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL
|
 |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS NOS MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Angéli Cervi Gabbi - |
Emanueli Bandeira Avi -
Peterson Cleyton Avi -
Tânia Michel Pereia -
|
 |
CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Keila Tatiana Boni - UEL |
Márcia Praisler Pereira Ferreira
Mara Aparecida Pedrini Germano
|
 |
CARREIRA DOCENTE, CARÊNCIAS DOCENTES E A PREVISÍVEL INSUFICIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Hustana Maria Vargas - UFF |
|
 |
CIÊNCIAS, DISCIPLINAS E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT |
Vinicius Machado Pereira dos Santos - |
|
 |
COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICADOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2013 |
Eliana G de Oliveira - PUC-CAMP |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
|
 |
COMO ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COMPREENDEM OS CONCEITOS DE DERIVADA E DE INTEGRAL COM O USO DE UM CAS ONLINE? |
Leozart da Silva Matos - UFJF |
|
 |