ÍNDICE DE TRABALHOS - 2

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
A PESQUISA REALIZADA PELO PROFESSOR NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL Ivete Cevallos - UNEMAT Laurizete Ferragut Passos -
A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DA UNIR/JI-PARANÁ Emerson da Silva Ribeiro - Jaquelyne Macedo Ortega
A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA José Ronaldo Melo - UFAC  
A PRÁTICA DO PROFESSOR: A ARTE DA DOCÊNCIA Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS  
A PRÁTICA DOCENTE E OS DOCUMENTOS E MATERIAIS DE APOIO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM Wagner Barbosa de Lima Palanch - Celia Maria Carolino Pires -
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Deise Nivia Reisdoefer -  
A PRÁXIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À REGÊNCIA. Salvador Cardoso Silva Muniz - Nilson Antonio Ferreira Roseira -
A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: CONCEPÇÕES, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DO FUTURO PROFESSOR A PARTIR DA PRÁTICA EM SALA DE AULA Luana Tais Bassani - Flaviane Predebon Titon - UFRGS
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Rosilda dos Santos Morais - Lourdes de La Rosa Onuchic -
Luís Ricardo Alves Soares -
Renata Roque -
A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Marta Alves da Silva - UFC Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ
Herminio Borges Neto - UFC
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS Geneci Alves de Sousa Lilian Nasser - UFRJ
Marcelo André A. Torraca -
Daniella Assemany da Guia
Cecilia Amorim Moreira de Azevedo - UFRJ
A UTILIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS AFRICANOS E DOS POVOS INDÍGENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO MATEMÁTICO INFANTIL Roseane Sobrinho Braga Aparecida Ferreira Lopes -
Lydia Marcia Braga Bazet -
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA Acárem Chrísler Ferreira dos Santos - Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO INTERVENÇÃO NA REALIDADE DA ESCOLA PARCEIRA NO CONTEXTO DO PIBID DE MATEMÁTICA Vinicius Arthur dos Santos Guissi - Thays Regina Santana Couto -
Paulo Henrique Pereira de Souza -
Greyk Naara Alves Benevenuto Braga -
Vinicius Affonso -
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA Carine Pedroso da Rosa - Carine Girardi Manfio -
A VISÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E DA PREPARAÇÃO PARA SER PROFESSOR DESSA DISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS Sara Miranda de Lacerda -  
ABORDAGEM DIDÁTICA DE ENSINO DE MEDIDAS NO OCTÓGONO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA, EM BELÉM DO PARÁ. Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN  
AÇÕES DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PROLICEN: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE PEDAGOGIA Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB Diego Sanches Freire Batista - UFPB
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB
ADVINHAÇÕES ALGÉBRICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA Deiviane dos Santos Ferreira Erik Sardela Marques
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS Mari Lucia Militz - UFSM Elisa Seer Splett
JoÃo Carlos Gilli Martins
ÁLGEBRA: QUE REFLEXÕES PODEMOS FAZER APÓS A ANÁLISE DE UM TESTE APLICADO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UESB – CAMPUS JEQUIÉ Ana Paula Teles de Oliveira -  
ALGUMAS AÇÕES DO PROJETO PIBID II MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL  
ALGUMAS INFLUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CURRICULARES NA FUNÇÃO E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Wanderlei Aparecida Grenchi -  
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELOS CEFAPROS PARA OS EDUCADORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EJA Osinéia Albina Brunelli - Marta Maria Pontin Darsie -
ALIANDO SABERES DE UMA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, Á PRÁTICAS ESCOLARES, COM APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS. Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL  
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS EUNÁPOLIS Fabíolo Moraes Amaral - Ana Paula Paiva Campos -
Bianca dos Santos Goncalves -
Eduardo Martin Borges dos Santos Junior -
José Augusto Costa Brito -
Verônica de Jesus Chaves -
ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 Á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA MÁrcio Urel Rodrigues - UNESP - RIO CLARO  
ANÁLISE MATEMÁTICA: UM ENFOQUE EXPERIMENTAL Lucas Carato Mazzi -  
APLICAÇÃO DE MATERIAL A-DIDÁTICO PARA INSTRUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Beatriz Garcia Lopes - Bruna Pardim Alves -
Bêlit Aguiar Bacelar -
Ingrid Leticia Aparecida Vicente Ito -
APLICAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADES INTITULADO: PROPRIEDADES DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO ANTIGOS E COMPARAÇÃO COM NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO. Elionardo Rochelly Melo de Almeida -  
APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA E APRENDE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES INVESTIGATIVAS: GDS E GETEMAT Maria Candida Müller - Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
ARTICULAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICAS E GRÁFICAS DE UMA FUNÇÃO: CONSTRUINDO CONJECTURAS POR MEIO DO GEOGEBRA Katiane de Moraes Rocha - Páblo Carcheski de Queiroz -
Fernanda Elisbão Silva de Souza
ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA POR MEIO DO PROJETO-AÇÃO “GESTAR NA ESCOLA” Enoilma Simões Paixão Correia Silva -  
AS AULAS DE ONTEM AJUDANDO A (RE)CONSTRUIR AS AULAS DE HOJE: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Jónata Ferreira de Moura - USF  
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF Cleyton Hércules Gontijo - UNB
AS CONTRIBUIÇÕES DO OBEDUC À FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNEMAT Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT  
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Érica Cordeiro da Silva - Alessandra Nepomuceno Prata -
AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE BRASIL E VENEZUELA. Marcelo Navarro da Silva -  
AS OFICINAS DE MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO Roselice Parmegiani - UCS  
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 Marta Cristina Cezar Pozzobon - Miriam Ferrazza Heck -
AS REDES SOCIAIS COMO PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Danilo Lemos Batista -  
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS Maria Margarete do Rosário Farias - Rosana Giaretta Sguerra Miskulin -
AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL João Vieira da Silva Neto - Fernando Emílio Leite de Almeida - UFRPE
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO Luís Humberto Miquelino - Marilene Ribeiro Resende -
AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E A INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE Renata Bernardo - USF  
ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL TÂnia Marli Rocha Garcia -
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL
ATIVIDADE PROGRAMADA DE ESTÁGIO DOCENTE: BREVE RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO EM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA Marli de Carvalho Graupner - Tiago Antônio de Araújo -
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - UFSCAR
ATIVIDADES DE INVESTIGATIÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Tania Teresinha Bruns Zimer - Emerson Butyn - UFPR
Bruno Augusto Teilor -
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROFESSOR REFLEXIVO Claudia Carreira da Rosa - UEM  
ATIVIDADES PRÁTICAS INTEGRADAS AO COMPONENTE CURRICULAR: O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Sonner Arfux de Figueiredo -  
ATRIBUTOS DO "BOM PROFESSOR" DE MATEMÁTICA Cleomar Alexandre Hirt - UNICHAPECÓ Cláudia Maria Grando - UNICHAPECÓ
AULAS DE MATEMÁTICA E O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DA ÁLGEBRA Fernanda Elisbão Silva de Souza Suely Scherer -
CADERNO DE REGISTRO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA Anilda Pereira da Silva Guimarães - Rosalba Lopes de Oliveira -
Maria José Medeiros Dantas de Melo -
CALCULADORAS GRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SISTEMATIZANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES Bruno Rodrigo Teixeira - UEL Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS NOS MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Angéli Cervi Gabbi - Emanueli Bandeira Avi -
Peterson Cleyton Avi -
Tânia Michel Pereia -
CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS Keila Tatiana Boni - UEL Márcia Praisler Pereira Ferreira
Mara Aparecida Pedrini Germano
CARREIRA DOCENTE, CARÊNCIAS DOCENTES E A PREVISÍVEL INSUFICIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Hustana Maria Vargas - UFF  
CIÊNCIAS, DISCIPLINAS E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT Vinicius Machado Pereira dos Santos -  
COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICADOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2013 Eliana G de Oliveira - PUC-CAMP Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
COMO ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COMPREENDEM OS CONCEITOS DE DERIVADA E DE INTEGRAL COM O USO DE UM CAS ONLINE? Leozart da Silva Matos - UFJF  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |