Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
INTERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES DE EPISÓDIOS DE AULAS |
Cristiano da Silva dos Anjos - |
Jackeline Riquielme de Oliveira -
Shirlei Paschoalin Furoni -
Marcio Antonio da Silva -
|
 |
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DISCURSOS E CONCEPÇÕES PRESENTES NA GÊNESE DA PROPOSTA DA UFABC |
Eliane Cristina da Silva Nascimento - UFABC |
|
 |
INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM A GEOGRAFIA: BUSCA POR FORMAÇÃO EM MÚLTIPLOS ÂMBITOS DA VIDA DO CIDADÃO |
Diva Valério Novaes - |
|
 |
INTERVENÇÕES DE TUTORES VIRTUAIS QUE ENVOLVEM CONTEÚDO MATEMÁTICO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA |
Luciane de Fatima Bertini - UFSCAR |
Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
|
 |
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO VISUAL |
Wilson M Yonezawa - |
André Koscianski - UTFPR
Pedro Lealdino Filho -
|
 |
INVESTIGAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: A GEOMETRIA FRACTAL E AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INFINITAS |
Dora Soraia Kindel - |
|
 |
INVESTIGANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO/PB |
Cleidison Cândido da Silva - UFPB |
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB
Cristiane Fernandes de Souza - UFPB
|
 |
INVESTIGAR E ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DO USO DA CALCULADORA |
Rosana Catarina Rodrigues de Lima - PUC - CAMPINAS |
|
 |
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSTRUINDO CONCEITOS |
Edyenis Rodrigues Frango de Souza - |
|
 |
JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Bruno Grilo Honorio - ULBRA |
Lucas Gabriel Seibert - ULBRA
|
 |
JUNTAR E RETIRAR AS PRIMEIRAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
Juscelândia Machado Vasconcelos - |
|
 |
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LABEM/UFF): UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E AÇÃO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
Danielle Guimarães Hepner - UFF |
FlÁvia dos Santos Soares - UFF
Bruno Alves Dassie - UFF
|
 |
LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR |
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC
Dennys Leite Maia - UFC
Joserlene Lima Pinheiro - UECE
Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE
|
 |
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO: FERRAMENTAS NA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA, CAMPUS DE BARREIRAS – BA |
João Batista Rodrigues da Silva - |
Suelem de Santana Santos -
|
 |
LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA - CONSTRUINDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES |
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE |
|
 |
MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA |
Marcia Lorena Saurin Martinez - |
Tanise Paula Novello -
|
 |
MATEMÁTICA E ACESSIBILIDADE A SERVIÇO DA CIDADANIA |
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz - |
|
 |
MATEMÁTICA E ARTE: UMA PERSPECTIVA NECESSÁRIA |
Dirceu Zaleski Filho - UNICID |
|
 |
MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO |
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN |
Jaqueline de Oliveira da Silva
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
|
 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTEXTUALIZAÇÃO: IMPORTANTE PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA CRÍTICA |
Sandra Cristina Lopes - |
Ana Maria Severiano de Paiva -
Ilydio Pereira de Sa
|
 |
MATEMÁTICA SEM FIO |
Romário Cândido Ribeiro - UFF |
Cintia Martins da Silva Gonzaga - UFF
|
 |
MATEMATICANDO, A GENTE APRENDE BRINCANDO: UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES POLIVALENTES E ESPECIALISTAS CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
Mariana Lima Duro - |
Fabiana Fattore Serres - UFRGS
|
 |
MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DO PERCURSO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA ESCRITA EM UM BLOG |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Ivete Maria Baraldi -
|
 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: UMA PRÁTICA DE (AUTO)FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Silvia Maria Medeiros Caporale - USF |
|
 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE MATEMÁTICA (L) |
Neiva Ignês Grando - UPF |
Sandra Mara Marasini - UPF
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO |
Angela Afonsina de Souza Barbosa - UFPR |
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: FOMENTANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DAS ELEIÇÕES |
Gabriele Granada Veleda - |
Everton José Goldoni Estevam - UEL
|
 |
MOMENTOS DIDÁTICOS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA ANALÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Antonio Sales - UEMS |
|
 |
MONITORIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA VISÃO DOS SEMINÁRIOS |
Adriane Trindade Lopes - |
Rafael Silva Patricio -
|
 |
MONITORIA: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Heveraldo Vitor Gomes - |
Amanda Fernandes Campos Vieira -
Marcos Coutinho Mota -
Paula Reis de Miranda -
|
 |
MONITORIA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. |
Eudiany Vieira dos Reis - UFT |
|
 |
MOTIVOS DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFNMG - CAMPUS JANUÁRIA |
Maria Eva Freire de Alkimim - |
Neila Marcelle Gualberto Leite -
|
 |
MÚSICA, LEITURA DE IMAGENS E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
Anderson Aparecido da Silva - |
José Passos Lopes - UNIP
Willian Monteiro dos Santos -
Claudeci Tavares Mello Valente - UNIP
|
 |
MÚSICA: UMA FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Willian Monteiro dos Santos - |
|
 |
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE SEUS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS |
Anderson Afonso da Silva |
|
 |
NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS A RESPEITO DO SUBCONSTRUTO RAZÃO NA RESOLUÇÃO E DISCUSSÃO DE UM PROBLEMA |
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL |
TÂnia Marli Rocha Garcia -
|
 |
NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Fernando Celso Villar Marinho |
Armando Freitas Tramontano - UFRJ
Edite Resende Vieira - UNIBAN
Jackson Lopes da Cunha - UFRJ
Rita Maria Cardoso Meirelles -
Carlos Eduardo Lopes da Silva -
|
 |
NOS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA |
Rosana Maria Martins - UFSCAR |
Simone Albuquerque da Rocha - UFMT/IE
|
 |
NÚMEROS E OPERAÇÕES: SEQUÊNCIA DE ENSINO NUMA TURMA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA BASEADA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NO JOGO TAMÔ. |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior - |
|
 |
NÚMEROS RACIONAIS: ANALISANDO O CURRÍCULO PRESCRITO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Diana Maia de Lima - PUC-SP |
Saddo Ag Almouloud -
|
 |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFFESSOR DE MATEMÁTICA NO EAD: A VISÃO DO FORMADOR |
Djalma Gonçalves Pereira - |
Marilene Ribeiro Resende -
|
 |
O AVA MOODLE X PROLETRAMENTO: UMA PROPOSTA QUE CONTEMPLA UMA PARCERIA DO VIRTUAL COM O PRESENCIAL |
Solange Fernandes Maia Pereira - |
|
 |
O BOM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: JOGOS DE VERDADE NAS POSSIBILIDADES DE AUTOCONSTITUIÇÃO DOCENTE |
Grace da Ré Aurich - UFRGS |
|
 |
O CAPITAL LINGUÍSTICO COMO DETERMINANTE DA CULTURA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |
|
 |
O CLUBE DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES |
Maiara Aparecida Coimbra Valentim - |
Livia Maria Pierini -
|
 |
O COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. |
Márcia Maria Alves de Assis - UFRN |
José Paulino Filho -
|
 |
O CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
|
 |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CAMPO ALGÉBRICO |
Ana Queli Mafalda Reis - |
|
 |
O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB E PARFOR: A REALIDADE DE DOIS ESTADOS DA REGIÃO NORTE E NORDESTE |
Ana Carolina Costa Pereira - UECE |
|
 |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS |
Magna Natalia Marin Pires - UEL |
Mírian Aparecida Montanholi Dariva
Diego Barboza Prestes - UEL
|
 |
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE UMA OFICINA DE GEOMETRIA DINAMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. |
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos - |
Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP
|
 |
O DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIA NUMÉRICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO QUE ENSINA MATEMÁTICA |
Paulo Meireles Barguil - UFC |
|
 |
O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Julio Cezar Rodrigues de Oliveira - |
Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL
Magna Natalia Marin Pires - UEL
|
 |
O DIÁLOGO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID |
Karen Brito Miranda - UFT |
Maria Francisca de Sousa Gomes - UFT
|
 |
O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Conceição de Lourdes Farias Brandão - |
Evanilson Landim Alves - UFRPE
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESCASO NA PRÁTICA DE PROFESSORES |
Aline da Silva Ribeiro Muniz - |
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS |
Rosineide de Sousajucá - |
Pedro Franco de Sá -
Fábio José da Costa Alves -
Thayann Menezes da Costa Campos - UEPA
Jessica Andrade Dias -
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM LÚDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Claiton Müller - |
Bárbara Panizzi
Nelize Leticia Primer Zacharia -
|
 |
O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA |
Giovanna Mascarenhas Carneiro |
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa -
Jamerson dos Santos Pereira -
Flávia Cristina de Macêdo Santana -
Meline Nery Melo Pereira -
Joaby de Oliveira Silva - UEFS
|
 |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
Vanessa Aparecida Alves - UNESP |
Marisa da Silva Dias - UNESP
|
 |