Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO |
Gabriela Coelho Rodrigues - |
Isis Candeira Vitelli -
Gilberto Emanoel Reis Vogado - PUC-SP
|
 |
ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM UM OLHAR DA ENCULTURAÇÃO MATEMÁTICA |
Francisco de Moura e Silva JÚnior - PUC-SP |
|
 |
ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Angélica Theis dos Santos - |
Cátia Luana Bullmann -
Analice Marchezan -
|
 |
ANÁLISE DO RELATO DE UMA PROFESSORA E IDENTIFICAÇÕES DA ALIENAÇÃO DO (E NO) TRABALHO DOCENTE |
Weslley de Souza Lino - |
|
 |
ANÁLISE DO SIMULADO DE MATEMATICA DA PROVA BRASIL SOBRE O TEMA ESPAÇO E FORMA EM TURMAS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA |
Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho - |
Verônica Maria Miranda da Silva
Emilly Patricia Almeida Pereira -
|
 |
APLICAÇÃO DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE RAYMOND DUVAL NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Ilizete Gonçalves Lenartovicz - |
|
 |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA |
Aline Silva de Bona - |
Anuar Daian de Morais - UFRGS
Eduardo Britto Velho de Mattos - UFRGS
Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS
|
 |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Maria Marta da Silva - UFG |
Graziele Martins Reis - UEG
Sarah Cristina Maria Silva -
Angélica Paula Costa Santos -
Sarah Letícia Silva Machado -
Roberto Barcelos Souza -
|
 |
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA PAZ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL |
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF |
Silvio Antônio Bedin - UPF
|
 |
APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE MEDIADA POR UMA MAQUETE TÁTIL |
Aida Carvalho Vita - |
MÁrcia Alessandra Souza GuimarÃes -
FlÁvia Batista Santos -
|
 |
APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE |
Flávia Dias Ribeiro - UTFPR |
Manoel Oriosvaldo de Moura -
|
 |
APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA – CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Cicero da Silva Pereira - |
|
 |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: POR UMA GEOGRAFIA DE SUCESSO |
Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira - USP |
|
 |
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CONCEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE EM ONZE ARTIGOS CIENTÍFICOS |
Marisa da Silva Dias - UNESP |
Nathalia Felippi -
|
 |
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A NUMERALIZAÇÃO INFANTIL |
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele - UFC |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC
Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC
Herminio Borges Neto - UFC
Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
|
 |
AS CONTRIBUIÇÕES DO ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Aruana da Rosa Sedrês - |
Denise Nascimento Silveira -
|
 |
AS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA COMO SUPORTE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO II |
Lia Corr’a da Costa - |
|
 |
AS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE RAYMOND DUVAL |
Eduardo Brandl - UFSC |
Elenita Eliete de Lima Ramos -
|
 |
AS INTERRELAÇÕES DA COMBINATÓRIA, DA PROBABILIDADE E DA ESTATÍSTICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL |
Debora de Oliveira - UNICSUL |
|
 |
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
Regina Célia de Oliveira - UFPE |
Carolina Soares Ramos - UFPE
|
 |
AS OPERAÇÕES DO CAMPO MULTIPLICATIVO: INVESTIGAÇÕES E INDICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL |
|
 |
AS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA INDÍGENA |
Cintia Melo dos Santos - UFMS |
José Luiz Magalhães de Freitas -
|
 |
AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO: UM OLHAR DA PRÓPRIA GESTÃO (2006 – 2012) |
Sueli Fanizzi - |
|
 |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Leônia Gabardo Negrelli - UTFPR |
José Carlos Cifuentes - UFPR
|
 |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO NUMA AULA CHAT DE MATEMÁTICA |
Leonardo José da Silva - |
|
 |
ATIVIDADES MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO |
Vanessa Oechsler - |
Rosinéte Gaertner -
|
 |
BASES DA CARTOGRAFIA EM TERMOS DE FOUCAULT/DELEUZE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. |
Paola Judith Amaris Ruidiaz - |
|
 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENEM: UM MAPA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÚLTIMA DÉCADA |
Marcus Vinicius Casoto Zeferino - |
Julia Schaetzle Wrobel - UFES
Teresa Cristina Janes Carneiro - UFES
|
 |
CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
Maria da Glória Medici de Oliveira - |
Maria Auxiliadora Vilela Piava -
|
 |
CHAPEUZINHO VERMELHO E LOBO MAU: JOGANDO MOEDAS PARA DISPUTAR OS DOCES DA VOVÓ |
Viviane Barros Maciel - UFG |
Maria Elídia Teixeira Reis -
Adriana Aparecida Molina Gomes
|
 |
CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A EXPRESSÃO DOS SUJEITOS |
Miliam Juliana Alves Ferreira - UNESP - RIO CLARO |
Rosa Monteiro Paulo -
|
 |
CLASSIFICAÇÃO E O USO DA TABELA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Paula Cristina Moreira Cabral - |
|
 |
CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Edneri Pereira Cruz - UFPE |
Ana Coelho Vieira Selva - UFPE
|
 |
COMO ALGUNS ESTUDANTES DO 9º ANO, ATENDIDOS PELO PIBID_UVA_2011, PERCEBEM A MATEMÁTICA. |
Miguel Jocélio Alves da Silva - |
|
 |
COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - |
Danielle Avan‡o Vega Pontes -
Josenir Rodrigues da Silva -
Maria Niedja Pereira Martins - UFPE
|
 |
COMO O PROFESSOR AVALIA AS ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL? |
Carlos Augusto Aguilar Júnior - |
Lilian Nasser - UFRJ
|
 |
COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DE 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AMOSTRA E POPULAÇÃO |
Tâmara Marques da Silva Gomes - UFPE |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
|
 |
CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DE LIMITES DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL |
Heitor Achilles Dutra da Rosa - IFRJ |
Pedro George Batista da Costa
|
 |
CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF |
Cleyton Hércules Gontijo - UNB
|
 |
CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: ANÁLISES PRELIMINARES |
Robson Aldrin Lima Mattos - |
Maria Cristina Souza de Albuquerque MaranhÃo -
|
 |
CONCEPÇÕES, MEMÓRIAS E ESCOLHA PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Thais Leal da Cruz Silva - UFES |
Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES
|
 |
CONEXÃO ENTRE OS MÉTODOS DA SUBSTITUIÇÃO E ESCALONAMENTO NO ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES |
Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA |
|
 |
CONHECIMENTO CONCEITUAL DOS NÚMEROS INTEIROS: UMA ANÁLISE DE DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
Renata Viviane Raffa Rodrigues - UFGD |
Thifany Jordão Lopes -
|
 |
CONHECIMENTOS SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS MOBILIZADOS POR ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES DURANTE A ESCOLARIZAÇÃO |
Veridiana Rezende - UEM |
Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR
|
 |
CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. |
Vanessa Priscila Gomes - |
Cristina Girotto -
Marisa do Carmo Pacoff da Silva -
Lucilaine Goin Abitante -
|
 |
CONTAR PARA QUÊ?: UM TRABALHO SIGNIFICATIVO COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Aline Regina Alves de Moura - UFRN |
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
|
 |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA PARA TOMADA DE DECISÕES DE CONSUMO DE JOVENS-INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES |
André Bernardo Campos - UFJF |
|
 |
CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FENÔMENOS FÍSICOS SOBRE TAXAS RELACIONADAS |
Júlio Paulo Cabral dos Reis - PUC-MG |
JoÃo Bosco Laudares -
|
 |
DE TRIÂNGULO A BOLA: UMA MATEMÁTICA MENOR E A SALA DE AULA |
Sônia Maria Clareto - |
Aline Aparecida da Silva - UFJF
Joao Carlos Clemente - UFJF
|
 |
DESCONSTRUÇÃO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Marcia Furlan de Almeida - UNICAMP |
Anna Regina Lanner de Moura - UNICAMP
|
 |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. |
Caique Melo de Oliveira - |
Leonny George -
Lucivania Xavier da Silva -
|
 |
DESVENDANDO ENIGMAS: PROJETO LÓGICA & AÇÃO |
Bruno Marques Collares |
|
 |
DETERMINANTES DAS PRODUÇÕES DOS PROFESSORES REFERENTES À MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lucas Vieira Lemos - UNESC |
Ademir Damazio - UNESC
|
 |
DIAGNÓSTICO DE ALGUNS ASPECTOS QUE DIFICULTAM A PASSAGEM DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL |
Lourival Pereira Martins - |
Marlene Alves Dias -
|
 |
DIFERENTES RECURSOS PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA |
Wesley Marcos de Almeida - PUCPR |
Mirian Célia Castellain Guebert - PUCPR
|
 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lilian Leandro da Fonseca - |
Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez -
Marta Maria Pontin Darsie -
|
 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS 10 EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RETROSPECTIVA |
Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa - |
Diego Fogaça Carvalho - UEL
Henrique Rizek Elias - UEL
|
 |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA: UM CONVITE À PARTICIPAÇÃO INVESTIGATIVA |
André Bernardo Campos - UFJF |
|
 |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS: ANÁLISE DE RESULTADOS DE PESQUISAS CONCLUÍDAS NO PERÍODO 1987 – 2011. |
Quézia Silva de Souza - |
Mônica Souto da Silva Dias -
|
 |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CARTOGRAFIA: UMA PRODUÇÃO DE DADOS EM UM SÉTIMO ANO. |
Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO |
|
 |