Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE FRAÇÃO |
Adriane Trindade Lopes - |
Rafael Silva Patricio -
|
 |
O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO |
Aline Denis Monteiro - |
Cíntia Mariana da Silva
Liliane Bruna da Costa - UENP
Rudolph dos Santos Gomes Pereira -
|
 |
O USO DE MATERIAIS CONCRETSO PARA O ENSINO DE TRIGONOMERIA |
Amanda Bandeira Xavier - UFF |
Mariana do Nascimento Fuly - UFF
|
 |
O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO NO ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS |
Lucas Alves Lima Barbosa |
Magaly Marinello Souza -
|
 |
O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA COM ALUNOS EM DEFASAGEM IDADE/SÉRIE |
Vanildo dos Santos Silva - |
Thiago Viana de Lucena - UFBA
|
 |
O USO DE MATERIAL RECICLADO NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO IF – SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA |
Romaro Antonio Silva - |
|
 |
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO MULTIPLICAÇÃO |
Maria da Conceição Alves Bezerra - |
|
 |
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DO IF-SC, CAMPUS CHAPECÓ |
Luciane Cechin Mário - |
Cristina Spohr Reis - UTFPR
|
 |
O USO DE RECURSOS VISUAIS E MNEMÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM SURDEZ |
FlÁvia Roldan Viana - UECE |
Marcilia Chagas Barreto - UECE
|
 |
O USO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE |
Marcele Tavares Mendes - UTFPR |
Karina Alessandra Pessoa da Silva -
|
 |
O USO DE UM JOGO COMO REFORÇO NO ENSINO DOS CONCEITOS DE MÉDIA E VARIÂNCIA |
José Marcos Lopes - |
|
 |
O USO DO ALGEPLAN COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES A PRODUTOS NOTÁVEIS |
Fernanda Schuck Sápiras - |
Clara Izabel Strottmann -
Franciele Roulim Negreiros -
Zenar Pedro Schein -
|
 |
O USO DO CÁLCULO MENTAL NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS |
Ademir Pereira Junior - SEED-PR |
|
 |
O USO DO FRAC-SOMA 235 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. |
Wellington Alves de Araújo |
|
 |
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE “EQUAÇÕES DA RETA” |
Jefferson Felipe Albuquerque Cavalcante - |
Edcarlos da Silva Macena -
|
 |
O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DA EQUIVALÊNCIA DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS |
Letícia Ellen Dal' Canton - |
Sabrina Suelen Amaral - UNIOESTE
Arleni Elise Sella Langer -
|
 |
O USO DO GEOPLANO NA CONCRETIZAÇÃO DO APRENDIZADO |
Juarez Dumke Streda - |
Roberto André Chaves
Analice Marchezan -
|
 |
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC
Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
Manoel Pereira Gomes Neto - UECE
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE
|
 |
O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO AÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Tatiana Tortato Dalarmi - |
Anderson Roges Teixeira Goes
|
 |
O USO DO WINPLOT NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Mayra Taís Albuquerque Santos - |
Carloney Alves de Oliveira -
|
 |
O VESTIBULAR E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS E APOSTILAS |
Aline Germano Fonseca - UFSCAR |
Denise Silva Vilela - UFSCAR
|
 |
OBMEP 2012; UMA OLHADA NO ENSINO DE GEOMETRIA |
Maur›cio de Moraes Fontes - |
|
 |
OBMEP: PROJETO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE ESTUDANTES COM TALENTO EM MATEMÁTICA |
Ana Cristina Schirlo - |
Elisangela dos Santos Meza -
|
 |
OBSTÁCULOS APRESENTADOS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO |
Daniela Fernandes Cruciol - UCB |
Erondina Barbosa da Silva - UNB
|
 |
OFICINA DE CANUDOS: UMA PROPOSTA METODOLOGICA DE CONSTRUÇÃO DA FÓRMULA DE EULER |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |
|
 |
OFICINA DE TANGRAN: INVESTIGAÇÃO MÉTRICA E GEOMÉTRICA |
Gleydson Winston Araújo do Nascimento - UFRN |
Jaqueline de Oliveira da Silva
|
 |
OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS |
Samantha Pinto da Silva - UFPEL |
Bruna de Farias Xavier - UFPEL
|
 |
OFICINAS EM SALA DE AULA UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE POLIEDROS REGULARES |
Raimundo Otoni Melo Figueiredo - |
Sandra Regina Figueiredo de Miranda -
Paulo Sergio Rabelo de Souza -
Dnilson Silva Braga -
|
 |
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA E DINÂMICA DE FAZER MATEMÁTICA |
Elvys Wagner Ferreira da Silva - UEMA |
Fernanda Machado de Lima - UEMA
|
 |
OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. |
Vanessa Cadan Scheffer - |
Patrícia Teles Mendonça - SEDUC
|
 |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES |
Gilson Bispo de Jesus - |
Jadson de Souza Concei‡ão -
Luana Cerqueira de Almeida -
Alielton Almeida dos Santos -
Juvenal de Almeida Junior -
Lais Pinto Freitas Villas-boas -
|
 |
OPERAÇÕES ELEMENTARES NO CÓDIGO BRAILLE |
Lessandra Marcelly Sousa da Silva - |
|
 |
ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO |
Marleide Coan Cardoso - |
Elizete Maria Possamai Ribeiro -
Álvaro Maciel -
Ailton Durigon
|
 |
ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA SOBRE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA BREVE ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO |
Maria Joseane Santos Teixeira - |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE
|
 |
ORIGAMI – UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Vívia Dayana Gomes dos Santos - |
Marília Rocha de Oliveira Silva -
Anayara Gomes dos Santos -
|
 |
ORNAMENTOS NATALINOS E O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID |
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS |
Débora de Lima Velho Junges -
Juliana Meregalli Schreiber -
|
 |
OS BANCOS QUEREM NOS “EDUCAR”, E AGORA?- DISCUTINDO ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Neil da Rocha Canedo Junior - UFJF |
Reginaldo Ramos de Britto -
|
 |
OS BLOCOS LÓGICOS E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO |
Paulo Jorge Magalhães Teixeira - |
|
 |
OS DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
Daiane Lemos de Sá - |
Tanise Paula Novello -
|
 |
OS ENTRAVES VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ. |
Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP |
Laurizete Ferragut Passos -
|
 |
OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
Jaqueline Solange Hoff - |
Lindomar Cazzarotto -
Rafaela Emília Biondo -
Juciele Carine Decezare -
|
 |
OS JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
Rosiane de Jesus Santos - |
|
 |
OS JOGOS NA MATEMÁTICA |
Alzenira de Oliveira Carvalho - |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC
Dalila Regina da Silva Queiroz -
Denise da Costa Gomes -
|
 |
OS LOGARITMOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Jose Carlos Santana Queiroz - |
|
 |
OS PARÂMETROS DO “MODELO LOGÍSTICO DE 3 PARÂMETROS”, DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, COMO ELEMENTOS DA PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
AndrÉ Ricardo Cola - PUC-SP |
|
 |
OS SABERES E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI: AS TICS INTEGRADAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra - |
Salete Maria Chalub Bandeira -
Vilma Luisa Siegloch Barros
|
 |
OS SURDOS E A INCLUSÃO: UMA ANÁLISE PELA VIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Silvia Teresinha Frizzarini Valenzuela - UNESPAR |
Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR
Fábio Alexandre Borges - UEM
|
 |
OS USOS DA LINGUAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA: DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À MATEMÁTICA FUZZY |
Emerson Tortola |
Renato Francisco Merli -
|
 |
PARADOXO DE ZENÃO: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERPRETAÇÃO E VARIAÇÃO DO PROBLEMA |
Lucia Cristina Silveira Monteiro - UNIBAN |
|
 |
PARRHESÍA: O FRANCO-FALAR NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO |
Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL |
|
 |
PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS MINEIROS NA QUANTA 2012 NA ÍNDIA FORTALECE TODA A ESCOLA EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS |
Arlete Aparecida Marchioni Juste |
Andrêssa Maria Retondaro Demolinari Neiva -
Luiza de Abreu Menezes -
|
 |
PENSAMENTO INFANTIL: SENSO NUMÉRICO E ESPACIAL |
Alexsandra Lucia Miranda Senna da Silva - UFES |
Dayane de Souza Gomes
|
 |
PERFORMANCE MATEMÁTICA: ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - |
Marcelo de Carvalho Borba -
George Gadanidis
|
 |
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Edilza Maria da ConceiÇÃo Silva - UFPE |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
|
 |
PERSPECTIVAS PARA O ESTUDO DAS PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS INFINITAS COMO CAMPO CONCEITUAL |
Camila de Oliveira da Silva |
|
 |
PERSPECTIVAS SOBRE O USO DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA UMA EAD INCLUSIVA: POR ONDE ESTAMOS CAMINHANDO |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos - UNIBAN |
Oswaldo Ortiz Fernandes Junior - UNIBAN
|
 |
PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA |
Marijane Linhares - |
William de Souza Momm -
Vandreza Rodrigues -
Luana Sara Bizatto -
|
 |
PESQUISA SOBRE NAMORO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS E CHILENOS: A METODOLOGIA "NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO" NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
André Augusto Deodato - |
Juliana Batista Faria -
|
 |