ÍNDICE DE TRABALHOS - 16

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
UMA ANÁLISE DE ERROS NAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Thamires de Brito Mota - Rosineide de Sousajucá -
Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP
UMA ANÁLISE DO CARÁTER POLIMOTIVACIONAL DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE Edmilson Minoru Torisu - Jussara de Loiola Araújo - UFMG
UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A DESISTÊNCIA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Valéria Maria de Lima Borba - André Pereira da Costa - UFCG-PB
UMA ANÁLISE SOBRE OS RUMOS DE PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA Gilberto Vieira - UNICSUL Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL
UMA BREVE ANÁLISE CARTOGRÁFICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO Simone Moura Queiroz - UNESP - RIO CLARO  
UMA BREVE ANÁLISE DE UM DISCURSO MOTIVACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Rita de Cássia de Souza Soares Ramos - Rosana Figueiredo Salvi -
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE PORCENTAGEM NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Keller Tadeu Lopes - Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TAREFAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Marcelo Bergamini Campos - UFJF Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
USANDO JOGOS PARA ENSINAR ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Ruth Starepravo -  
USO DE RÉGUA, COMPASSO E ESQUADROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Fernanda Fatima Ratajczyk Turra - Barbara Winiarski Diesel Novaes - UTFPR
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Carmen Machemer de Vasconcelos Moniz - UFRGS  
Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
FLUXO DE CAIXA PESSOAL: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA RURAL DO ES. Alexsandra Alves Pereira - Helio Rosetti Junior -
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA Bruno Silveira Corrêa - UFRGS Daniele Vargas Oliveira - UFRGS
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS
A CONFECÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Amanda Aparecida Rocha Machado - Váldina Gonçalves da Costa -
DEMONSTRANDO O TEOREMA DE TALES DE FORMA DIFERENCIADA: ATIVIDADE PRÁTICA APLICADA NO ESTÁGIO II Denise Ritter - Lorens Estevan Buriol Siguenãs -
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ALUNOS SURDOS Maria José Silva Lobato - UFRN Stanley de Oliveira Souza - UFRN
ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: BASEADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA Chang Kuo Rodrigues Júlio César da Silva - USS
Denise Mansoldo Salazar - UFJF
Samantha Chang Rodrigues de Paula - USS
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO SOMA E PRODUTO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA EM SALA DE AULA Alessandra Vargas Lima - Denise Ritter -
Suziane Bopp Antonello -
Graciele de Borba Gomes Arend -
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA PROVA DO SAEPE/SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. Rosivaldo Severino dos Santos - Marcelo Câmara dos Santos -
Tânia Maria Mendonça Campos
EXPLORANDO O CÓDIGO DE BARRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Andre Gomes da Silva - UFAC Israel Medeiros dos Santos - UFAC
Alberto de Lima Freitas - UFAC
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra -
MODELAGEM MATEMÁTICA DE OBJETOS CAMPEIROS DO RIO GRANDE DO SUL Herton Gilvan Caminha Goerch - UNIFRA Vanilde Bisognin - UNIFRA
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES: ANALISANDO A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Neila de Toledo e Toledo - UNISINOS  
O VELHO E O NOVO EM AULAS: SECCIONANDO UM CUBO COM DIFERENTES RECURSOS E DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ Felipe de Jesus Ribeiro Marques - UFRRJ
Thaís Fernanda de Oliveira Settimy - UFRRJ
Vinícius dos Santos Honorato - UFRRJ
PIBID NO IFS: UMA INTEVENÇÃO DE “FRAÇÕES” Thamires Conserva Correia - Enio Gomes Araujo -
Helizandra Silva Souza -
Gilcilene Santos Chaves -
Aline Suze Torres de Oliveira -
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS: PRAXEOLOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS Eliane Aparecida Martins de Almeida -  
PROVA EM FASES: UM INSTRUMENTO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA André Luis Trevisan - UEL Marcele Tavares Mendes - UTFPR
Regina Luzia Corio de Buriasco - UEL
“PROFESSORA, HOJE É AULA DE ÁLGEBRA OU DE GEOMETRIA?” TRABALHANDO EM SALA DE AULA A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA: DISCUTINDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROPONDO ALTERNATIVAS Lilian Esquinelato da Silva - Inocêncio Fernandes Balieiro Filho -
"ESQUECE ESSES DESENHOS VAMOS USAR NÚMEROS": UM ESTUDO INICIAL FOCADO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL Aline Terra Salles - UFRRJ Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
"NOVAS" E "VELHAS" TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DO ERRO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA Roberta Modesto Braga - Adilson Oliveira do Espírito Santo
(RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL Wanderley Moura Rezende - UFF Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendon‡a - UFF
Rodrigo Viana Pereira - UFF
A MODELAGEM MATEMÁTICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO UTILIZANDO SOFWARE ESTATÍSTICO Oscar Luiz Teixeira de Rezende  
A (DES)PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS JOHN KENNEDY E 11 DE AGOSTO José Carlos Barreto Prado Júnior - UFS Franklin Zillmer - UFS
A ALAVANCA META EM LIVROS DIDÁTICOS DE ÁLGEBRA LINEAR Francisca Cláudia Fernandes Fontenele - UFC Francisco Regis Vieira Alves -
A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI Ayze Jammylle Batista Ferreira - Leonardo Lira de Brito -
Rômulo Alexandre Silva -
A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: O LÚDICO E O RECURSO DIDÁTICO COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. Naysa Crystine Nogueira Oliveira - UFG Werica Pricylla de Oliveira Valeriano -
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE A UMA SALA DE AULA INCLUSIVA COM ALUNOS CEGOS Elisabete Marcon Mello - PUC-SP  
A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID Ana Paula Dick - Marceli Brummelhaus -
Nara Regina Scheibler -
Cristiane Antonia Hauschild -
Jane Herber -
A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO KÁtia Maria de Medeiros - Aylla Gabriela Paiva de Araujo -
Andriely Iris Silva de Araujo -
Adriana da Siva Velozo Bezerra -
Misleide Silva Santiago -
Jessyka Luana Diniz de Lima -
A CENTRALIDADE DO TRABALHO COM NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA E PRIMEIRO ANO Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP  
A COMPREENSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO O LADRILHAMENTO Camila Macedo Lima Nagamine - Ueslei Hiure da Silva Andrade -
Liliane Xavier Neves -
A COMUNICAÇÃO ESCRITA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE EQUAÇÕES Carlos Henrique Estronioli Duarte - Bruno Rodrigo Teixeira - UEL
A CONSTRUÇÃO DE UMA FLOR Lisiane Cristina Amplatz - SEED-PR Marcia Viviane Barbetta Manosso -
A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO VÍDEO SOBRE HISTÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÃO Paulo Roberto Castor Maciel -  
A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS LIGADOS AO DIA-A-DIA COMERCIAL: ANÁLISE DE UM ESTUDO EM APARECIDA DO RIO NEGRO – TO. Alexandre Oliveira da Silva - UFT Paulo Cléber Mendonça Teixeira -
A CONVERSÃO DE PROBLEMAS COM EQUAÇÃO E A RELAÇÃO COM O CONTRATO DIDÁTICO Regina Celi de Melo Andre -  
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA FRENTE AS TECNOLOGIAS Rosiane de Jesus Santos -  
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PIAGETIANAS COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS Tatiana Comiotto Menestrina - Marnei Luis Mandler - UDESC
Pamela Paola Leonardo - UDESC
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS SURDOS Fabiane Kruk Bobek - Leoni Malinoski Fillos -
A EXPERIÊNCIA DE 4 PROFESSORES A RESPEITO DO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS: UM ESTUDO COM PROFESSORES MOÇAMBICANOS Geraldo Vernijo Deixa - UEL Marinez Meneghello Passos - UEL
A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA IMPLEMENTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES Patrícia Teles Mendonça - SEDUC Vanessa Cadan Scheffer -
A EXPRESSÃO GRÁFICA POR MEIO DE PIPAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Anderson Roges Teixeira Goes Heliza Cola‡o Góes - PMC
A FORMACÃO MATEMÁTICA NO CEDERJ: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERFIL DE GRADUANDOS DO POLO PARACAMBI Robson Marques de Souza - UFRRJ Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
A FÓRMULA DE PICK EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP  
A GEOMETRIA NA EJA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Rogério Maurício Fernandes Pessanha - Fernanda de Araujo Monteiro -
A GEOMETRIA NO CAIS DO PORTO Cristiane Soares Araujo - UFPEL  
A GEOMETRIA NO CURRÍCULO DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU, BAHIA Tatiane Sena Barr’to - Deiziane Coutinho de Miranda - UNEB
Mirian Ferreira de Brito -
A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA INTERFERINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Érika Brinck Gonçalves - Vanderleia Conceição Ribeiro -
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO TEOREMA DE THALES Raphaela Costa - Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Alexssandra Pasuch - Jennifer Valleriano Barboza -
Rosane da Silva Fran‡a Lubaszewski Cavasin
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA Andréa Aparecida Vieira - Amanda Fernandes Campos Vieira -
Leonardo Florencio dos Santos -
Heveraldo Vitor Gomes -
Roberto Alves Dutra - UFOP
Paula Reis de Miranda -
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |