Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
PESQUISAS QUE UTILIZAM UM “SOFTWARE” EDUCATIVO PARA A INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
Pedro Mateus - |
Marlene Alves Dias -
|
|
PIBID - EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS PARA AUXÍLIO E COLABORAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Sandro Kawamura Rodrigues - UMESP |
Carolina de FÁtima Brito - UMESP
Débora de Jesus Bezerra - UNICAMP
Silvana Pucetti - UMESP
|
|
PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS |
Leonardo de Medeiros Silva - |
Lílian Fernanda Crisanto da Silva -
Iramir Rosemberg de Lima -
Elaine Cristina dos Santos Silva
Gilmara Emily Barbosa da Silva -
Silvia Regina Pereira de Mendonça -
|
|
PIBID OPORTUNIDADE ÚNICA PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR: JOGOS EM SALA DE AULA |
Maria de FÁtima Rufino Froeschlin - UMESP |
Cristine Coelho Sussmann - UMESP
Débora de Jesus Bezerra - UNICAMP
Patr›cia Batalha Campos Machado - UMESP
Silvana Pucetti - UMESP
Tainà Nogueira Chaves - UMESP
|
|
PIBID/CAPES/IFS: UMA INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU |
Helizandra Silva Souza - |
Valesca Paloma Bomfim França -
Enio Gomes Araujo -
Aline Suze Torres de Oliveira -
Thamires Conserva Correia -
Gilcilene Santos Chaves -
|
|
PIBID/CAPES/IFS:DESENVOLVENDO ATIVIDADES DE DIVISÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO |
Gilcilene Santos Chaves - |
Enio Gomes Araujo -
Aline Suze Torres de Oliveira -
Helizandra Silva Souza -
Thamires Conserva Correia -
|
|
PIBID: APRESENTANDO METODOLOGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO POR INTERMÉDIO DO MATERIAL DOURADO |
Ivanilde Maria Santos da Cruz - |
Ednalva dos Santos Silva -
Erika Lorenna Bezerra Moreira
Wandejane Karla Araújo da Cruz
Silvia Regina Pereira de Mendonça -
|
|
PIBID: O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS RIO POMBA UMA METODOLOGIA ADOTADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA |
Romaro Antonio Silva - |
Marcos Pavani de Carvalho
|
|
POLIEDROS ARQUIMEDIANOS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS E O SOFTWARE POLY COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA |
Bruna Gisele Rodrigues - |
Vanessa Verbanek -
Everton José Goldoni Estevam - UEL
|
|
POR QUE MENOS VEZES MENOS DÁ MAIS? |
Ana Regina Zubiolo - |
André Luis Trevisan - UEL
|
|
POR UM CONTO DE FADA: MÚLTIPLOS E LITERATURA |
João Carlos Pereira de Moraes - UEPG |
|
|
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS COM ESTUDANTES SURDOS |
Amanda Queiroz Moura - UNESP - RIO CLARO |
|
|
POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Marília Maia Moreira - UFC |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC
|
|
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Débora Janaína Ribeiro e Silva - |
José César Nascimento Afro -
Leonardo Lira de Brito -
|
|
POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ETNOMATEMATICO |
Iraídes Reinaldo da Silva - |
Cinara Ribeiro Peixoto - UFU
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
|
|
POTENCIALIDADES DO JOGO CIVILIZATION V: PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM ENFOQUE CTS |
Adriane Eleutério Souza - UTFPR |
Pedro Lealdino Filho -
|
|
PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Danise Regina Rodrigues da Silva - |
Maria Helena Maffei Wolf -
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato -
|
|
PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ. |
MÔnica NazarÉ Sanches Figueiredo Viana |
|
|
PRÁTICAS AVALIATIVAS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE |
Eliziê Frans de Castro Monteiro - |
|
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS: SINGULARIDADES E SUBJETIVIDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Denize da Silva Souza - |
|
|
PRÁTICAS ESCOLARES: APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE BANANA |
Rafael dos Reis Paulo - |
Elizete Maria Possamai Ribeiro -
Marleide Coan Cardoso -
|
|
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM O LAPTOP UCA: PARTINDO DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL |
Salete Maria Chalub Bandeira - |
Vilma Luisa Siegloch Barros
|
|
PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM OLHAR A PARTIR DO ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU\SE |
Florisval Santana Filho - UFS |
Denize da Silva Souza -
|
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE COM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Daiane dos Santos Beiersdorf - |
Janaina Borges da Silveira -
Francisca Maria Gomes Pinto -
João Alberto da Silva -
|
|
PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS |
Leo Akio Yokoyama - |
|
|
PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO |
Edilaine Regina dos Santos - UEL |
Rodrigo Camarinho de Oliveira - UEL
Regina Luzia Corio de Buriasco - UEL
|
|
PROBABILIDADE E GENÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
Alessandra Nepomuceno Prata -
Ébane Rocha Falconi -
Érica Cordeiro da Silva -
|
|
PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ENUNCIADOS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS |
Eliane Matheus Plaza - UNICSUL |
Solange de Fátima Soares Mariano
|
|
PROBLEMAS E SOLUÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA |
Edson Airton Gambetta - |
|
|
PROBLEMATIZAR E RESOLVER PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS IMPLÍCITAS NESTAS PRÁTICAS |
Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni - |
Gerson Pastre de Oliveira -
|
|
PRODOCÊNCIA/UEL/MATEMÁTICA: A EJA EM FOCO |
Regina Célia Guapo Pasquini - UEL |
|
|
PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Elena Maria Brentano - |
Ana Maria Porto Nascimento -
|
|
PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS PARA O JOGO RESTA ZERO |
Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO |
|
|
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS |
Erica Aparecida Capasio Rosa - UNESP - RIO CLARO |
|
|
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E SUA RELAÇÃO COM MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO PROJETO "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS" DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. |
Silvana Ferreira de Lima - |
Celia Maria Carolino Pires -
|
|
PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO O JOGO CORRIDA AO CEM |
Maurício Barbosa da Silva - |
Guilherme Francisco Ferreira -
|
|
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM FRACTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO |
Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ |
Michelle Dinelli de Souza -
Silvia Cristina Freitas Batista
Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto -
|
|
PROJETO DE TRABALHO UTILIZANDO FUNÇÕES E ANIMAÇÃO COMPUTACIONAL |
Roselice Parmegiani - UCS |
|
|
PROPORCIONALIDADE COMO FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
Maria Arlita da Silveira Soares - |
|
|
PROTÓTIPOS DE MÁQUINA DE CALCULAR FRAÇÕES EM HARDWARE E SOFTWARE LIVRE |
Antonio José de Barros Neto - |
|
|
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA |
Marcia Friedrich |
Rosimary Rosa Pires Zanetti - UFG
|
|
QUADRADOS MÁGICOS |
Ana Carolina Gadotti - |
Samara Regina Krause -
Tânia Baier -
Ana Carolina Schroeder - FURB
Iasmini Voltolini
|
|
QUADRO TRIGONOMÉTRICO: UMA FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
André Luiz Mognol Drabach |
|
|
QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD UM CONVITE AO PENSAMENTO CRIATIVO MATEMÁTICO |
Mateus Mendes Magela - UFES |
|
|
QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? |
Guilherme Francisco Ferreira - |
Maurício Barbosa da Silva -
Renato Francisco Merli -
André Luis Trevisan - UEL
|
|
QUESTIONÁRIO ONLINE NO MOODLE 2.X: NOVIDADES E POSSIBILIDADES |
Sabrina Bobsin Salazar - |
Daniela Stevanin Hoffmann - UFPEL
|
|
REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO |
Marcos André Teles Luna Oliveira |
Adelaide Batista Corado Santos -
Américo Junior Nunes da Silva - UNB
Ana Maria Porto Nascimento -
Lidiane Carla Oliveira Franco Silva -
|
|
REBOOT EDUCATION: USABILIDADE DE GAMES E SOFTWARES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Sthenio José Ferraz Magalhães - UFPE |
Juliana Azevedo - UFPE
|
|
RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DOMINOMÁTICA |
José Elyton Batista dos Santos - |
|
|
RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA APLICADA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Nilton Silveira Domingues - UNESP |
Marcelo de Carvalho Borba -
|
|
RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO |
Givaédina Moreira de Souza - |
CÍntia Dias de Mattos Toyoshima -
Maria Irene dos Anjos Souza da Silva -
Américo Junior Nunes da Silva - UNB
Ana Maria Porto Nascimento -
|
|
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
Anderson Roges Teixeira Goes |
Heliza Cola‡o Góes - PMC
|
|
RECURSOS PARA O ENSINO DE GRÁFICOS E FUNÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS |
Claudia Coelho Segadas Vianna - UFRJ |
Paula Marcia Barbosa -
Denise Felippe da Rocha Wiecikowsky
Adrianne Christine dos Santos Menezes
Flavia Cardoso Pereira - UFRJ
Thiago Esquian dos Santos - UFRJ
|
|
REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O FACEBOOK |
Clarissa Lopes Trojack - |
João Paulo Silva Caldeira - ULBRA
|
|
REELABORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS |
Lecir D. Dorneles - |
Claudia Piva -
Ângela Patricia Grajales Spilimbergo -
Viviane Roncaglio -
|
|
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA ESCOLAS INDÍGENAS – RCNEI VERSUS PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO CONTEXTO INDÍGENA POTIGUARA |
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB |
Jussara Clementino - UFPB
Ângela Tereza Silva de Souza - UFPB
|
|
REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA |
Bianca Silveira - UNIPAMPA
Geovânia dos Santos - UNIPAMPA
Christian Dias Azambuja - UNIPAMPA
Aline Lopes Balladares - UNIPAMPA
Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
|
|
REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA DURANTE A EXECUÇÃO DO PIBID |
Diego Barros Caparroz |
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM
|
|
REFLEXÕES E CRITÍCAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS |
Wanderley Pivatto Brum - |
Lourenço Gabriel Isolani -
|
|
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Débora Fernandes de Oliveira Reis - |
|
|