Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM BASE NAS HABILIDADES EXIGIDAS NA PROVA BRASIL DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Dayani Quero da Silva - UTFPR |
Joselene Marques -
|
 |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO |
Geliaine Teixeira Malaquias - UFU |
Vítor Martins do Carmo - UFU
Natália Sathler de Souza Cunha - UFU
|
 |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG |
|
 |
AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR COM MATEMÁTICA |
Claudio Fernandes da Costa - UFF |
|
 |
AVALIAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO EXTERNA: O TEMA NÚMEROS E OPERAÇÕES |
Carolina Augusta Assumpção Gouveia - |
Carolina de Lima Gouvea - UFJF
|
 |
BARALHO TRIGONOMÉTRICO E A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Ramon Japiassu Tavares de Lima - UFU |
Maria Teresa Menezes Freitas
|
 |
BINGO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS |
Daniele Holzschuh de Oliveira |
Carmen Reisdoerfer -
Mariele Cunha de Moura - UFSM
Patrícia Manfio Cocco - UFSM
JoÃo Carlos Gilli Martins
|
 |
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA |
Fabiano dos Santos Souza - UFF |
Fernanda Angelo Pereira -
Rodrigo Albuquerque Tavares - UFF
|
 |
BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Juliana Diniz Lima |
Eliane Aimi Rigon -
Vanda Teresa Silva Rodrigues -
Ana Paula Uflacker Toja -
Lucilaine Goin Abitante -
Adriana Medeiros Welter -
|
 |
BRINCANDO DE MATEMÁTICO |
Érika Sathie Takatsuki - |
Larissa Kovalski - UFPR
Jânio de Jesus Cardoso
|
 |
BUSCANDO COMPREENDER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS SUJEITOS DA GERAÇÃO HOMO ZAPPIENS: O USO DAS PLATAFORMAS DE ENSINO |
Raquel Martins Araújo - |
Denise Nascimento Silveira -
|
 |
BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Tatiane Cristine Bernstein - |
Maria Madalena Dullius -
Elise Cândida Dente -
Geovana Luiza Kliemann -
Luciana Caroline Kilpp Fernandes -
Vanessa Paula Reginatto
|
 |
CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Maria Izabel Lopes de AraÚjo - |
|
 |
CAIXINHA DOS NÚMEROS INTEIROS |
Claudimara da Silva Pfiffer - |
Martiela Bispo Eilert -
|
 |
CALCULADORAS EM SALA DE AULA: UM RECURSO AINDA A SER MUITO EXPLORADO |
Wagner da Silveira Marques - UFRRJ |
|
 |
CALCULADORAS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO ESTE RECURSO DIDÁTICO |
Ilisandro Pesente - |
Clarissa de Assis Olgin - ULBRA
|
 |
CALCULE SE FOR CAPAZ: UM JOGO DE CARTAS PARA MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Paula Martins de Oliveira - |
Theófilo Satoshi Okada -
Miriam Cardoso Utsumi -
|
 |
CÁLCULO DIFERENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO UTILIZANDO OS APLICATIVOS GEOGEBRA E GRAPHMATICA |
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS |
|
 |
CAMINHAR COLABORATIVAMENTE: UM RELATO DO USO DA TECNOLOGIA NA AULA DE MATEMÁTICA |
Suelen Masson Zeraik - |
|
 |
CARICATURA GEOMÉTRICA |
Laura Leal Moreira - |
Roselaine Maria Trens - UFPEL
|
 |
CARONAS UNIVERSITÁRIAS: CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Anielle Glória Vaz Coelho - UFU |
Mário Lucio Alexandre - UFU
Douglas Marin - UFU
|
 |
CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO: A TRAJETÓRIA DE BLAISE PASCAL APRESENTADA PELO ITALIANO ROBERTO ROSSELLINI |
Thaís Conconi de Medeiros - UFABC |
Plínio Zornoff Táboas -
|
 |
CLUBE DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA |
Daniela Cristina de Oliveira - UFG |
Douglas Aires da Silva - UFG
|
 |
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Aline Cristina Trevisan dos Reis - UFPR |
Geovane Huber -
|
 |
COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR E MATRIZ CURRICULAR: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS PRIMEIROS FORMANDOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (IFSEMG- CÂMPUS RIO POMBA) |
Rafael Cazal Silva - |
Jaquelina da Silva Vaz -
Flávio Bittencourt - UFV
|
 |
COMBINATÓRIA: ESTUDO DE UMA ABORDAGEM QUE PRIORIZA PROBLEMAS E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE CONTAGEM |
Renan Gustavo Araujo de Lima - |
|
 |
COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Ana Paula Nunes Braz Figueiredo - UFPE |
Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
Rosinalda Aurora de Melo Teles -
|
 |
COMO OS CEGOS ENXERGAM |
Inayara Rodrigues da Silva - |
|
 |
COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS: |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |
|
 |
COMPREENSÃO DOS FUSOS HORÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS |
João Francisco Staffa da Costa
Reinaldo Feio Lima - PUC-RS
Silvia Monteiro MilÃo
|
 |
COMPREENSÕES DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS |
Ledevande Martins da Silva - |
Silvanio de Andrade -
|
 |
COMPRIMENTO ENQUANTO GRANDEZA: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS EM LIVROS DIDATICOS DE 6° ANO |
José Valério Gomes da Silva - |
Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
|
 |
CONCEITO DE FUNÇÃO INVERSA: REPRESENTAÇÕES E RESTRIÇÕES |
José Luiz Giarola Andrade - PUC-MG |
Dimas Felipe de Miranda -
Iêda do Carmo Vaz - UFF
Júlio Paulo Cabral dos Reis - PUC-MG
|
 |
CONCEITOS INICIAIS NECESSÁRIOS PARA A APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Marcio Antonio Souza Paim - |
|
 |
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO VALE DO RIBEIRA/SP |
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL |
|
 |
CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Camila Figueredo Marques - UEM |
Franciely Fabrícia de Souza Ferreira - UEM
Jéssica Augusta Marchiori Rodrigues -
Miriam da Silva Castro Furlan - UEM
Rodrigo Fernando Domingos -
|
 |
CONHECENDO NOVOS NÚMEROS |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
|
 |
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE TEXTOS DE REVISTAS |
Eduardo Gomes - |
Luana Cerqueira de Almeida -
Gilson Bispo de Jesus -
|
 |
CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES DE PROPOSTAS DIDÁTICAS |
Geovane André Teles de Oliveira - COLéGIO PEDRO II |
Adriano Vargas Freitas
|
 |
CONSTRUÇÃO DE SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO COM AS MEDIDAS DE TEMPO |
Sonia da Silva Alves - UNEB |
|
 |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CANUDOS E NYLON: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS GRAFOS |
Lauro Chagas e Sá - |
Rayara Barroca Silva -
Sandra Aparecida Fraga da Silva
|
 |
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO ALGÉBRICO ATRAVÉS DE GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE |
Vilma Rinaldi Bisconsini -
|
 |
CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO PROBABILISTICO COM MATERIAL CONCRETO |
Deborah Monte Medeiros - UFC |
|
 |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS |
Gabriela Aparecida Parreira - UNB |
Ana Maria Redolfi Gandulfo - UNB
Agda Jéssica de Freitas Galletti - UNB
Jessica de Abreu Barbosa - UNB
Lenise de Abreu Cardoso - UNB
Francisca Priscila Ferreira da Silva - UNB
|
 |
CONSTRUINDO A TEORIA DOS CONJUNTOS COM O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Eduardo dos Santos de Oliveira Braga - UFRRJ |
Carla Regina Gomes - UFRRJ
|
 |
CONSTRUINDO E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS |
Rosemeire Bressan - |
|
 |
CONSTRUINDO O LOGOTIPO DO MCDONALD’S COM O GEOGEBRA |
Elda Vieira Tramm - UFBA |
Jussara Gomes Araújo Cunha -
|
 |
CONSTRUINDO OS CONCEITOS DE MEDIDA DE COMPRIMENTO E ÁREA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Viviane Raquel Backendorf |
|
 |
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS |
Silvana Holanda da Silva - |
Barbara Pimenta de Oliveira - UECE
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE
|
 |
CONTEXTO HISTÓRICO DOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DIVERSIDADE CULTURAL |
Ana Clédina Rodrigues Monteiro - |
Laurizete Ferragut Passos -
|
 |
CONTEXTUALIZAÇÃO E LUDICIDADE: NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Daniel de Jesus Silva - |
|
 |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Naiara Fonseca de Souza - UFMS |
Marilena Bittar
|
 |
CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES EM UMA TURMA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
Andréa de Andrade Moura -
|
 |
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DO TEOREMA DE TALES |
João Sidinei Marostega - |
Clailton Rogério Seger -
Silvane Dalcin
Danielli Vacari de Brum
|
 |
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA |
Adriana de Barros Leite Thorstensen - |
Heitor Achilles Dutra da Rosa - IFRJ
|
 |
COORDENADAS POLARES NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS |
Carla Antunes Fontes - |
Rafaela dos Santos Souza Muniz -
|
 |
CORPO EM MOVIMENTO PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Heliete Meira Coelho Arruda Aragão - |
Cristiane Chica -
|
 |
CORRIDA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO |
Elizandra Karla Odorico - |
José Carlos de Souza Junior -
|
 |
COURSEWARE “ESTUDANDO PORCENTAGEM” |
Fabiane Fischer Figueiredo - ULBRA |
|
 |
CRIATIVIDADE: REFLEXÕES PARA AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Ana Cristina Schirlo - |
Daniele Regina Penteado -
Ingrid da Silva Milléo
Rosni Troyner -
Dionísio Burak - UNICENTRO
|
 |