Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Aldinete Silvino de Lima - UFPE |
Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Priscila Domingues de Azevedo - UFSCAR |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE NOVE ANOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Ingrid Thais Catanante - |
Elaine Sampaio Araujo - USP
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO JAPÃO |
Joao Victor Lima Fernandes - UFC |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ONDE ESTÁ O BRINCAR? |
Kamila Gelio Rossi Silva - UNIFESP |
Vanessa Dias Moretti -
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR PROJETOS NA SALA DE AULA: DO PLANEJAMENTO AO TÉRMINO DO PROJETO |
Karliúza Fonseca Bitencourt - |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FOUCAULT E CASTORIADIS NO CADINHO DO ALQUIMISTA: RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS |
Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL |
|
|
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: UM OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
Manuella Heloisa de Souza Carrijo - UFG |
|
|
ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ÚLTIMA DÉCADA DO ENEM: UMA ANÁLISE USANDO O ALCESTE |
Julia Schaetzle Wrobel - UFES |
Marcus Vinicius Casoto Zeferino - Teresa Cristina Janes Carneiro - UFES
|
|
ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FEITA A PARTIR DO OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA GAÚCHA. |
Dilson Ferreira Ribeiro - |
|
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: (RE)CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO À GEOMETRIA |
Nelson Antonio Pirola |
|
|
ENTRE PERÍMETRO, ÁREAS E EQUAÇÕES: A CONSCIENTIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ENSINO |
Amanda Cristina Tedesco Piovezan - |
Maria Lucia Panossian - USP
|
|
ENUNCIADOS DE PROBLEMAS ELABORADOS POR ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SENTENÇA MATEMÁTICA |
Solange de Fátima Soares Mariano |
|
|
EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLOGIAS |
Edelweis Jose Tavares Barbosa - |
Abigail Fregni Lins -
|
|
ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos - UNICSUL |
|
|
ESTUDANTES DO 5º ANO RESOLVENDO PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVOS COM IDEIA DE COMPARAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE
|
|
ETNOCENTRISMO NACIONAL: A NECESSIDADE DA IMPRENSA BRASILEIRA DESENVOLVER A IMPARCIALIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Geraldo Bull da Silva Júnior - UNICSUL |
Celi Espasandin Lopes - UNICSUL Fernando Dalbão Carvalho - UNICSUL
|
|
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DO LABOR DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICA DO MUNICÍPIO DE RUSSAS-CE AO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves |
Francisco de Assis Bandeira - UFRN Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN
|
|
ETNOMATEMÁTICA EM FOCO: AS PECULARIDADES DA MATEMÁTICA DOS REMANESCENTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA TIA EVA |
Eder Pereira Neves - |
|
|
EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS: ENQUANTO A AULA DE MATEMÁTICA (NÃO) ACONTECE O QUE ACONTECE? LINHAS DE FUGA E PRODUÇÃO DE SENTIDO |
Lêda Ferreira Cabral - UNESP - RIO CLARO |
|
|
EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS |
Willian José da Cruz - |
|
|
EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: ECOS DE UM VIVIDO |
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo - UFJF |
|
|
EXPLORANDO FENOMENOS PERIÓDICOS |
Wellerson Quintaneiro da Silva - UNIBAN |
Janete Bolite Frant - Arthur Belford Powell -
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE PRÁXIS DOCENTE NO PROGRAMA GESTAR II NA BAHIA |
Analdino Pinheiro Silva Filho |
Solange Mary Moreira Santos
|
|
FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Lidinara Castelli Scolari - |
|
|
FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE AS INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG |
Vlademir Marim - UFU |
|
|
FORMAÇÃO, PESQUISA E AVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DE PERIFERIAS URBANAS |
Maria Isabel Ramalho Ortigão - UERJ |
Glauco da Silva Aguiar - Adriana de Oliveira Souza - UERJ
|
|
FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DAS SOLUÇOES DE QUESTÕES POR ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. |
Vilmar Gomes da Fonseca |
Wallace Vallory Nunes - IFRJ André Luiz Souza Silva
|
|
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE QUESTÕES EXAMES NACIONAIS |
Vilmar Gomes da Fonseca |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ Wallace Vallory Nunes - IFRJ André Luiz Souza Silva
|
|
GEOMETRIA DOS FRACTAIS - UMA FORMA DIFERENTE DE VER A GEOMETRIA |
Cleiton Carvalho de Melo - |
Luiz Alves de Lima - Tailesa Maria Rodrigues -
|
|
GEOMETRIA, UM BALANÇO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010 NO BRASIL. |
Maria Cristina Hueb - |
|
|
GESTAR II E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
Júlio César Gomes de Oliveira - UFMS |
|
|
GRUPO DE TRABALHO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ACRE |
Gilberto Francisco Alves de Melo - |
José Ronaldo Melo - UFAC
|
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Lidiane Pereira de Carvalho - UFPE |
Erillainy Roberta Soares Silva - UFPE
|
|
IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CÁLCULO INTEGRAL |
Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE |
Amanda de Fátima Mello Macedo - Samanta Zanela Lenardon - Raquel Toledo Bach -
|
|
IDENTIFICANDO TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS EM UM CURSO DE ÁLGEBRA LINEAR |
Valdinei Cezar Cardoso - UEM |
Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP Lilian Akemi Kato - UEM
|
|
IDH: UMA TRAVESSIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Simone Moura Queiroz - UNESP - RIO CLARO |
|
|
INFLUENCIA DOS FATORES DE NÃO CONGRUÊNCIA E O RENDIMENTO DE ESTUDANTES DE 8° ANO: DA LINGUAGEM NATURAL PARA A ALGÉBRICA |
Wagner Rodrigues Costa - UFPE |
|
|
INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS DE BRASIL E ARGENTINA. |
Emilio Celso de Oliveira - PUC-SP |
|
|
INFORMÁTICA: RECURSO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. |
Stanley de Oliveira Souza - UFRN |
Maria José Silva Lobato - UFRN
|
|
INFRATORES, APENADOS E A MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NO NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLA POR PROFESSORES |
Natercia de Andrade Lopes Neta - |
|
|
INTEGRAL DE LINHA DE CAMPOS VETORIAIS/TRABALHO REALIZADO: IMAGEM DE CONCEITO E DEFINIÇÃO DE CONCEITO |
Juliano Cezar Ferreira - UFJF |
Orestes Piermatei Filho - UFJF
|
|
INTERPRETAÇÃO DE TABELAS EM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
Luciana Boemer Cesar Pereira - UTFPR |
|
|
INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS MATEMÁTICAS NAS PROFISSÕES |
Klêffiton Soares da Cruz |
Joélia dos Santos Medeiros - UFRN Maria Isabel da Costa Pereira
|
|
INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA UMA LEITURA CRÍTICA DO USO SOCIAL DA LINGUAGEM ESTATÍSTICA |
Mario de Souza Santana - |
|
|
INVESTIGANDO AS ESTRATÉGIAS USADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS. |
Lourival Alves Freitas Filho - |
|
|
INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Fabio da Costa Rosa - UFPR |
Daniela Guerra Ryndack - UFPR Elisangela de Campos - UFPR Fernanda Machado Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR Willian Valverde
|
|
JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE UM CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS |
Juliana Meregalli Schreiber - |
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS Débora de Lima Velho Junges -
|
|
LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
Luanna Priscila da Silva Gomes - |
|
|
LIMITES E POTENCIALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE DIFERENTES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS |
Marcela dos Reis França - |
Neusa Maria Marques de Souza -
|
|
LINGUAGEM MATEMÁTICA: PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA A COMPREENSÃO LEITORA DOS OBJETOS MATEMÁTICOS. |
Pablo Jovellanos dos Santos Lima - |
|
|
LITERACIA MATEMÁTICA, NUMERACIA: ACEPÇÕES E USOS |
Maria do Carmo Salgado - |
|
|
MAPAS E CARTOGRAFIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO |
Paola Judith Amaris Ruidiaz - Nadia Regina Baccan Cavamura - UNESP - RIO CLARO Simone Moura Queiroz - UNESP - RIO CLARO Tassia Ferreira Tartaro -
|
|
MATEATRO - UM MÉTODO DIFERENCIADO DE ENSINAR MATEMÁTICA |
Franciele Lopes da Silva - |
|
|
MATEMÁGICA. |
Ingrid Suély Queiroz da Silva - |
Izabela Nogueira dos Santos - Marcela Ribeiro Maria - IFF Mônica Souto da Silva Dias - Ninna Jane da Silva Alves - IFF
|
|
MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS ESTATÍSTICOS |
Jefferson Biajone - UNICAMP |
|
|
MATEMÁTICA E ARTE: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA |
Dirceu Zaleski Filho - UNICID |
|
|
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2011 |
Lysania FrissÉlli Ferreira dos Santos Schaida - |
Rute Cristina Domingos da Palma -
|
|
MATEMÁTICA E RELIGIOSIDADE: O EPISÓDIO JOHANNES KEPLER |
Marcos Francisco Borges - UNEMAT |
|
|
MATEMÁTICA E SKATISMO: APROXIMANDO JOGOS DE LINGUAGEM |
Roselaine Maria Trens - UFPEL |
Laura Leal Moreira -
|
|