ÍNDICE DE TRABALHOS - 7

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Mariele Josiane Fuchs - Cátia Maria Nehring -
OS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CURRICULAR Angelita Minetto Araújo - UTFPR  
PARTICIPAÇÃO NO PROJETO MODELS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT FOR MATHEMATICS TEACHER Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP  
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA Valdinei Cezar Cardoso - UEM Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP
Lilian Akemi Kato - UEM
PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - Marcio Antonio da Silva -
PERSCRUTANDO DIÁRIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Marcos Antonio Gonçalves Jr -  
PESQUISA DOCENTE DA PRÓPRIA PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL Lenio Fernandes Levy - UFPA  
PESQUISA DOCENTE E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Lenio Fernandes Levy - UFPA  
PIBID E O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Mirian Maria Andrade -  
PIBID NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: UM RELATO DAS AULAS DE MATEMÁTICA Marília Massumi Yugawa Kasama - Danielle Christiane dos Santos Canteiro -
PIBID-UFSCAR: PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA COMO ESPAÇO PARA APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Driely Turi Ursini - UFSCAR  
PIBID/CAPES/IFS: FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO SABER Enio Gomes Araujo - Gilcilene Santos Chaves -
Helizandra Silva Souza -
Thamires Conserva Correia -
PIBID: REFLEXÃO A RESPEITO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA Fabiana Oliveira Serra - Fabiane Santana da Silva -
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Ana Paula de A. S. Magalhães - UEG Ana Cláudia V. Machado - UEG
Leuzirene Pereira da Silva -
Lorena Vanessa Lima Souza de Morais -
Sandra Assunção Negreiros Rodrigues - UEG
POLÍTICAS PÚBLICAS RECENTES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Gisela Maria da Fonseca Pnto - UFRRJ Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA Roberto Preussler - Cátia Keske -
PRÁTICA DOCENTE E JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR DJENAL TAVARES DE QUEIROZ Rodrigo Oliveira Souza Santos - UFS Jacyara Quintela Vieira Silva -
Jonison Lucas dos Santos Carvalho - UFS
Diego Alves da Costa - UFS
PRÁTICAS COMPARTILHADAS E FORMAÇÃO DOCENTE: CORPO, ARTE E MOVIMENTO Simone Terezinha Ferrarezi - USF  
PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP Dario Fiorentini - UNICAMP
PRÁTICAS ESTATÍSTICAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS – UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR Daiani Finatto Bianchini - Cátia Maria Nehring -
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM E A COMPREENSÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: OLHARES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO Cristiane de Arimatéa Rocha -  
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS Juliana Azevedo - UFPE Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba -
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
PROBLEMAS DE CONTEXTO NA CONCEPÇÃO DA MATEMÁTICA REALÍSTICA Maria Solange da Silva - UL Antonio Fernando Dias Junior
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Paulo Jorge Magalhães Teixeira - Ruy Cesar Pietropaolo -
PROFESSORES DO 5º ANO E ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA BRASIL: O TRABALHO VOLTADO AO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS E ÀS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL  
PROGRAMA DÁ LICENÇA MATEMÁTICA-UFF E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Natasha Cardoso Dias - UFF Wanderley Moura Rezende - UFF
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CONEXÕES DE SABERES EM MATEMÁTICA E UMA EXPERIÊNCIA COM LEITURA E ESCRITA José Ronaldo Melo - UFAC Franciane Alice Bispo Leite - UFAC
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ERNA WÜRTH Tania Elisa Seibert - ULBRA Taiana Dorneles da Silva -
Neide Alves Schaeffer - ULBRA
Álvaro Luis Alves Fagundes - ULBRA
PROGRAMA NOVOS TALENTOS: POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Flávia Cristina de Macêdo Santana - Jaqueline de Souza Pereira Grilo - UFBA
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Neila Tonin Agranionih - UFPR  
PROMOVENDO SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ÂNGULOS Fernando Emílio Leite de Almeida - UFRPE Maria Janiely de Siqueira -
Maria Fernanda da Silva Marinho -
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA OBESIDADE POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA Geovane Soares Balejo - José Ramão de Souza Chiquitin -
Vanilda Alves da Silva -
QUEDA LIVRE – INTERFACES ENTRE MATEMÁTICA, FÍSICA, ELETRÔNICA E INFORMÁTICA Gilberto Ribeiro Rafael - Ricardo Roberto Plaza Teixeira -
REATIVAÇÃO E USO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID Amanda do Nascimento Rosa - Felipe Silva de Lima
RECONHECENDO A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA COMO SIGNIFICATIVO ELEMENTO PARA A INTEGRAÇÃO DE TIC EM EDUCAÇÃO ESCOLAR Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP  
RECURSOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: SÍNTESE DE UMA TRAJETÓRIA Sandra Sausen Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU.PE Elizabeth Francisca de Melo Filha Jorge Henrique Duarte -
REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVISÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Roberta de Lima -  
REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa - Giovanna Mascarenhas Carneiro
Flávia Cristina de Macêdo Santana -
Jamerson dos Santos Pereira -
Joaby de Oliveira Silva - UEFS
Meline Nery Melo Pereira -
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE SUPERVISIONAR BOLSISTAS PIBID Gisele Romano Paez - UFSCAR  
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES SUPERVISORES NA VISÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM Sandro de Macedo Gonçalves Ferreira - Alex Vieira Ramos -
REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Pereira Barbosa - Romulo Campos Lins
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DESENVOLVIDA COMO ATIVIDADE DO PROJETO RONDON COM PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE TAQUARANA/AL Filipe Sarmento Barreto -  
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS COM O PROGRAMA PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL Daniela Jéssica Veroneze - Nelize Fracaro
Nilce Fátima Scheffer -
Simone Fátima Zanoello -
RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE Jefferson Rodrigues da Silveira - UFPEL Bruna da Silva Leitzke - UFPEL
Camila Pinto da Costa -
Rejane Pergher -
RELATO DE UM SUPERVISOR DO PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA Francisco LeitÃo de Oliveira Neto - Débora de Jesus Bezerra - UNICAMP
Silvana Pucetti - UMESP
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MINICURSO ENVOLVENDO JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS QUATRO OPERAÇÕES Cristiane Borges Angelo - UFRN Emmanuel Falcao - UFPB
RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA Juliana de Oliveira Gonzalez Luciane Rosa Monte
Marilia Nunes Dall Asta - FURG
RELATO SOBRE A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR E AS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA Renan Correa de Lima - UFABC Amarildo Aparecido dos Santos - PUC-SP
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Leoni Malinoski Fillos -  
REPRESENTAÇÕES DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA Elisangela Bastos de Melo Espindola - UFPE  
REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO DE CASO Jonas da C. Ricardo - UERJ Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ
REPRESENTAÇÕES SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL Rita Lôbo Freitas - PUC-SP Saddo Ag Almouloud -
REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES Camila Pinto da Costa - Rejane Pergher -
Luciana Chimendes Cabrera - UFPEL
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA Margarete Fatima Borga - ULBRA
Janaina Freitas dos Santos - ULBRA
Kelly da Silva Rebelo - ULBRA
Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSTRUINDO UMA METODOLOGIA. Ruth Ribas Itacarambi -  
RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA Luzia Marta Bellini  
REVELAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Vera Maria Jarcovis Fernandes -  
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Brythnner Monteiro Delfino - UFU Douglas Carvalho de Menezes
Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU
Mário Lucio Alexandre - UFU
Fernando da Costa Barbosa - UFU
Éliton Meireles de Moura - UFU
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO ACADÊMICO –PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID DA MATEMÁTICA Denise de Sena Pinho - FURG Celiane Costa Machado -
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |