Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Mariele Josiane Fuchs - |
Cátia Maria Nehring -
|
|
OS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CURRICULAR |
Angelita Minetto Araújo - UTFPR |
|
|
PARTICIPAÇÃO NO PROJETO MODELS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT FOR MATHEMATICS TEACHER |
Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP |
|
|
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Valdinei Cezar Cardoso - UEM |
Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP
Lilian Akemi Kato - UEM
|
|
PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - |
Marcio Antonio da Silva -
|
|
PERSCRUTANDO DIÁRIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Marcos Antonio Gonçalves Jr - |
|
|
PESQUISA DOCENTE DA PRÓPRIA PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
|
|
PESQUISA DOCENTE E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
|
|
PIBID E O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Mirian Maria Andrade - |
|
|
PIBID NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: UM RELATO DAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Marília Massumi Yugawa Kasama - |
Danielle Christiane dos Santos Canteiro -
|
|
PIBID-UFSCAR: PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA COMO ESPAÇO PARA APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Driely Turi Ursini - UFSCAR |
|
|
PIBID/CAPES/IFS: FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO SABER |
Enio Gomes Araujo - |
Gilcilene Santos Chaves -
Helizandra Silva Souza -
Thamires Conserva Correia -
|
|
PIBID: REFLEXÃO A RESPEITO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
Fabiana Oliveira Serra - |
Fabiane Santana da Silva -
|
|
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Ana Paula de A. S. Magalhães - UEG |
Ana Cláudia V. Machado - UEG
Leuzirene Pereira da Silva -
Lorena Vanessa Lima Souza de Morais -
Sandra Assunção Negreiros Rodrigues - UEG
|
|
POLÍTICAS PÚBLICAS RECENTES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Gisela Maria da Fonseca Pnto - UFRRJ |
Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP
|
|
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA |
Roberto Preussler - |
Cátia Keske -
|
|
PRÁTICA DOCENTE E JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR DJENAL TAVARES DE QUEIROZ |
Rodrigo Oliveira Souza Santos - UFS |
Jacyara Quintela Vieira Silva -
Jonison Lucas dos Santos Carvalho - UFS
Diego Alves da Costa - UFS
|
|
PRÁTICAS COMPARTILHADAS E FORMAÇÃO DOCENTE: CORPO, ARTE E MOVIMENTO |
Simone Terezinha Ferrarezi - USF |
|
|
PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP |
Dario Fiorentini - UNICAMP
|
|
PRÁTICAS ESTATÍSTICAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS – UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR |
Daiani Finatto Bianchini - |
Cátia Maria Nehring -
|
|
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM E A COMPREENSÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: OLHARES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
Cristiane de Arimatéa Rocha - |
|
|
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Juliana Azevedo - UFPE |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba -
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
|
|
PROBLEMAS DE CONTEXTO NA CONCEPÇÃO DA MATEMÁTICA REALÍSTICA |
Maria Solange da Silva - UL |
Antonio Fernando Dias Junior
|
|
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Paulo Jorge Magalhães Teixeira - |
Ruy Cesar Pietropaolo -
|
|
PROFESSORES DO 5º ANO E ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA BRASIL: O TRABALHO VOLTADO AO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS E ÀS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS |
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL |
|
|
PROGRAMA DÁ LICENÇA MATEMÁTICA-UFF E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Natasha Cardoso Dias - UFF |
Wanderley Moura Rezende - UFF
|
|
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CONEXÕES DE SABERES EM MATEMÁTICA E UMA EXPERIÊNCIA COM LEITURA E ESCRITA |
José Ronaldo Melo - UFAC |
Franciane Alice Bispo Leite - UFAC
|
|
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ERNA WÜRTH |
Tania Elisa Seibert - ULBRA |
Taiana Dorneles da Silva -
Neide Alves Schaeffer - ULBRA
Álvaro Luis Alves Fagundes - ULBRA
|
|
PROGRAMA NOVOS TALENTOS: POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Flávia Cristina de Macêdo Santana - |
Jaqueline de Souza Pereira Grilo - UFBA
|
|
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR |
Neila Tonin Agranionih - UFPR |
|
|
PROMOVENDO SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ÂNGULOS |
Fernando Emílio Leite de Almeida - UFRPE |
Maria Janiely de Siqueira -
Maria Fernanda da Silva Marinho -
|
|
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA OBESIDADE POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA |
Geovane Soares Balejo - |
José Ramão de Souza Chiquitin -
Vanilda Alves da Silva -
|
|
QUEDA LIVRE – INTERFACES ENTRE MATEMÁTICA, FÍSICA, ELETRÔNICA E INFORMÁTICA |
Gilberto Ribeiro Rafael - |
Ricardo Roberto Plaza Teixeira -
|
|
REATIVAÇÃO E USO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID |
Amanda do Nascimento Rosa - |
Felipe Silva de Lima
|
|
RECONHECENDO A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA COMO SIGNIFICATIVO ELEMENTO PARA A INTEGRAÇÃO DE TIC EM EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |
|
|
RECURSOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: SÍNTESE DE UMA TRAJETÓRIA |
Sandra Sausen |
Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
|
|
REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU.PE |
Elizabeth Francisca de Melo Filha |
Jorge Henrique Duarte -
|
|
REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVISÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rosemeire Roberta de Lima - |
|
|
REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS |
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa - |
Giovanna Mascarenhas Carneiro
Flávia Cristina de Macêdo Santana -
Jamerson dos Santos Pereira -
Joaby de Oliveira Silva - UEFS
Meline Nery Melo Pereira -
|
|
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE SUPERVISIONAR BOLSISTAS PIBID |
Gisele Romano Paez - UFSCAR |
|
|
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES SUPERVISORES NA VISÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM |
Sandro de Macedo Gonçalves Ferreira - |
Alex Vieira Ramos -
|
|
REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Edson Pereira Barbosa - |
Romulo Campos Lins
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DESENVOLVIDA COMO ATIVIDADE DO PROJETO RONDON COM PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE TAQUARANA/AL |
Filipe Sarmento Barreto - |
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS COM O PROGRAMA PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Daniela Jéssica Veroneze - |
Nelize Fracaro
Nilce Fátima Scheffer -
Simone Fátima Zanoello -
|
|
RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE |
Jefferson Rodrigues da Silveira - UFPEL |
Bruna da Silva Leitzke - UFPEL
Camila Pinto da Costa -
Rejane Pergher -
|
|
RELATO DE UM SUPERVISOR DO PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Francisco LeitÃo de Oliveira Neto - |
Débora de Jesus Bezerra - UNICAMP
Silvana Pucetti - UMESP
|
|
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MINICURSO ENVOLVENDO JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS QUATRO OPERAÇÕES |
Cristiane Borges Angelo - UFRN |
Emmanuel Falcao - UFPB
|
|
RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA |
Juliana de Oliveira Gonzalez |
Luciane Rosa Monte
Marilia Nunes Dall Asta - FURG
|
|
RELATO SOBRE A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR E AS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
Renan Correa de Lima - UFABC |
Amarildo Aparecido dos Santos - PUC-SP
|
|
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Leoni Malinoski Fillos - |
|
|
REPRESENTAÇÕES DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA |
Elisangela Bastos de Melo Espindola - UFPE |
|
|
REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO DE CASO |
Jonas da C. Ricardo - UERJ |
Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ
|
|
REPRESENTAÇÕES SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
Rita Lôbo Freitas - PUC-SP |
Saddo Ag Almouloud -
|
|
REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES |
Camila Pinto da Costa - |
Rejane Pergher -
Luciana Chimendes Cabrera - UFPEL
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR |
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA |
Margarete Fatima Borga - ULBRA
Janaina Freitas dos Santos - ULBRA
Kelly da Silva Rebelo - ULBRA
Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSTRUINDO UMA METODOLOGIA. |
Ruth Ribas Itacarambi - |
|
|
RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
Luzia Marta Bellini |
|
|
REVELAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Vera Maria Jarcovis Fernandes - |
|
|
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Brythnner Monteiro Delfino - UFU |
Douglas Carvalho de Menezes
Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU
Mário Lucio Alexandre - UFU
Fernando da Costa Barbosa - UFU
Éliton Meireles de Moura - UFU
|
|
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO ACADÊMICO –PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID DA MATEMÁTICA |
Denise de Sena Pinho - FURG |
Celiane Costa Machado -
|
|