História da Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA PELOS LIVROS DIDÁTICOS VEICULADOS ENTRE A REFORMA GUSTAVO CAPANEMA E A PORTARIA MINISTERIAL DE 1951. |
Josélio Lopes Valentim Júnior - UFJF |
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
|
 |
A GEOMETRIA DO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA - PROGRAMAS DE ENSINO |
Claudia Regina Boen Frizzarini - |
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
|
 |
A GEOMETRIA EM LIVROS DE AUTORES MINEIROS DA ÉPOCA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP |
Pedro Henrique da Silva - UFOP
|
 |
A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Virgínia Cardia Cardoso - UFABC |
Mirian Maria Andrade -
Bruno Alves Dassie - UFF
|
 |
A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ITAIPULÂNDIA (PR) DE 1961 AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990 |
Jean Sebastian Toillier |
|
 |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O NÚMERO π (PI) |
Luiza Dzerva - |
|
 |
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA |
Mônica Menezes de Souza - UNIBAN |
Carmyra Oliveira Batista -
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho -
|
 |
A IDEIA DE NÚMERO NA OBRA “ARITHMETICA PRATICA EM QUATRO PARTES”, DE OTTO BÜCHLER (1915): CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Roberto João Eissler - |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
|
 |
A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA DIMENSÃO HISTÓRICA |
Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT |
Rosssiter Ambrósio dos Santos -
|
 |
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB |
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira -
André Pereira da Costa - UFCG-PB
Laryssa Aquino de Andrade -
Jose Jorge Casimiro dos Santos -
Valeska Ferreira Rezende -
|
 |
A INFLUÊNCIA DO MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA |
Josiane Acácia de Oliveira Marques - |
|
 |
A MATEMÁTICA DOS TESTES ABC |
Ieda Bassinello - |
Márcia Guedes Soares - UNIFESP
|
 |
A MATEMÁTICA ESCOLAR NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DOS POLONESES EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ |
Rosane Sousa Staniszewski - UFPR |
|
 |
A MATEMÁTICA MODERNA E O GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL "OSWALDO ARANHA": UMA HISTÓRIA CONTADA EM MÔNADAS |
Mário Eduardo Marques Fernandes - UNICAMP |
|
 |
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA FNFI: COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA EDUCACIONAL |
Martha Raíssa Iane Santana da Silva - |
Wagner Rodrigues Valente
|
 |
A MATEMÁTICA NO NU DE MARTINHO DE HARO: VISUALIDADE, ARTE E EDUCAÇÃO |
Mike Christian de Lima - UFSC |
|
 |
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO |
Elisângela Zarpelon Aksenen - |
Maria Elisabeth Blanck Miguel
|
 |
A RESPOSTA DOS PITAGÓRICOS PARA PROBLEMA DA ARKHÉ: O SURGIMENTO DE VÁRIAS DENOMINAÇÕES PARA OS NÚMEROS |
João Henrique Lorin - |
|
 |
A TABUADA DE ADIÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: UMA PROPOSTA DE ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO |
Denis Herbert de Almeida - |
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
|
 |
AL-BIRUNI: UMA BIOGRAFIA |
Priscila Lúcia Tartare - UNICENTRO |
Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
|
 |
ANÁLISE CRÍTICO-HISTÓRICA DE “PROBLEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS” DE ACHILLE BASSI |
Aline Leme da Silva - |
Plínio Zornoff Táboas -
|
 |
APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DE UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM SITUADA |
Ana Catarina Cantoni Roque - |
Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG
|
 |
ARITMÉTICA DO BAÚ |
Carlos Alberto Marques de Souza - |
|
 |
ARTEFATOS HISTÓRICOS: CONSTRUINDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Rosalba Lopes de Oliveira - |
|
 |
AS EQUAÇÕES: DO ESCRIBA AHMES A NIELS HENRIK ABEL. |
Wellington Alves de Araújo |
|
 |
AS MUDANÇAS DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA (1946-1966) |
Januária Araújo Bertani - |
|
 |
ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
Márcia Nunes dos Santos - UFOP |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP
|
 |
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MODERNA NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 |
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
|
 |
CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DA ESCOLA-CLASSE 4 |
Juliany Santana dos Santos - UEFS |
|
 |
CENTROS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO(A) CECINE, A COORDENADORIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE |
Marta Maria Maurício Macena - |
Ascendino FlÁvio Dias e Silva - UFPE
|
 |
COMO AS DISPUTAS ENTRE MATEMÁTICOS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E DAS SOLUÇÕES DAS EQUAÇÕES CÚBICAS |
Caroline Lourenço Russo - |
Ricardo Roberto Plaza Teixeira -
|
 |
COMO ME TORNEI PROFESSORA DE MATEMÁTICA: MEMÓRIAS RESGATADAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra - |
|
 |
COMO ORONCE FINÉ, MÉDICO E PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRANCÊS DO SÉCULO XVI, RESOLVIA PROBLEMAS DE MEDIÇÃO DE ALTURAS UTILIZANDO UM QUADRANTE GEOMÉTRICO? |
Andressa Cesana - UFES |
|
 |
COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO |
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB |
Cristiano Alberto Muniz - UNB
Maria Terezinha Jesus Gaspar - UNB
|
 |
CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ORIGENS DA MATEMÁTICA |
Manoel de Campos Almeida - |
|
 |
CONTRIBUTOS DE CECILIANO ABEL DE ALMEIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAPIXABA |
Tercio Girelli Kill - UFES |
|
 |
CONVERGÊNCIAS NO INFINITO: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, MATEMÁTICA E OLHAR |
Rosilene Beatriz Machado - |
Cássia Aline Schuck - UFSC
Débora Regina Wagner - UFSC
|
 |
CURSO DE MADUREZA TELEVISIONADO NOS ANOS DE 1960 E 1970 |
Flainer Rosa de Lima - |
|
 |
DA GEOMETRIA DE EUCLIDES À GEOMETRIA EUCLIDIANA: A GÊNESE DAS GEOMETRIAS MODERNAS |
José Carlos Cifuentes - UFPR |
Alessandra Hendi dos Santos -
Luciane de FÁtima Chyczy Borges - PMC
|
 |
DA ORIGEM DOS LOGARITMOS AO USO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Isabel da Costa Pereira |
José Damião Souza de Oiveira -
|
 |
DA REVISTA MATEMÁTICA (1956-1960): CAMINHOS PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR |
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU |
|
 |
DOS MATERIAIS CONCRETOS AOS ESTRUTURADOS: AS TRANSFORMAÇÕES NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO NA ESCOLA PRIMÁRIA |
Nara Vilma Lima Pinheiro - |
|
 |
DUAS OU TRÊS PALAVRAS ACERCA DA RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LIVRO DIDÁTICO |
Jadilson Ramos de Almeida - |
Pollyanna Nunes de Oliveira -
|
 |
EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU, COMPLETAMENTO DE QUADRADO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Dulcyene Maria Ribeiro - |
Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE
Ana Claudia Strapasson Scherer -
|
 |
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS E SUA HISTÓRIA: UMA POSSIBILIDADE DE TORNAR SIGNFICATIVO O SEU APRENDIZADO E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA. |
Ana Claudia Strapasson Scherer - |
Dulcyene Maria Ribeiro -
|
 |
EQUIPARAÇÃO DO LICEU CUIABANO AO COLÉGIO PEDRO II: MUDANÇA NO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATO-GROSSENSE. |
Kátia Guerchi Gonzales - UNESP |
|
 |
ESSA É DO BAÚ! DIVIDINDO HISTÓRIAS E OPINIÕES SOBRE A OPERAÇÃO DE DIVISÃO |
Heloisa Hernandez de Fontes Salvador - |
|
 |
ESSA É DO BAÚ! DO ARQUIVO DA PROFESSORA ESTELA KAUFMAN PARA SALA DE AULA |
Marcelo Ferreira Martins Salvador - |
|
 |
ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE FUNÇÕES: UMA RETROSPECTIVA |
Vilmar Gomes da Fonseca |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ
Wallace Vallory Nunes - IFRJ
|
 |
EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA ORAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE |
Maria Ednéia Martins Salandim - |
Fábio Donizeti de Oliveira -
DÉa Nunes Fernandes -
Fernando Guedes Cury - UFRN
|
 |
EXERCÍCIOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GOIÁS E NO TOCANTINS |
Fernando Guedes Cury - UFRN |
|
 |
EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN |
Juliana Teixeira Dornelos Alves - UFRN |
João Paulo Delfino de Lima - UFRN
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
|
 |
FILOSOFIA DAS PASSAGENS |
Manoel Lima Cruz Teixeira - UFRJ |
|
 |
HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS |
Kamila Gonçalves Celestino - UNICENTRO |
|
 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ESTRÁTEGIA PARA O ENSINO DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
Rúbia Juliana Gomes Fernandes - |
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR
|
 |
HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE: O CASO DO GRUPO ESCOLAR LAURO MULLER |
Piersandra Simão dos Santos - UFSC |
Cláudia Regina Flores - UFSC
Joseane Pinto de Arruda
|
 |
HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (1990-2010) |
Iran Abreu Mendes - UFRN |
Stanley de Oliveira Souza - UFRN
|
 |
HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM UMA PESQUISA SOBRE O PIBID: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO |
Heloisa da Silva -
|
 |
INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS |
Claudio Reis Teixeira - UFRJ |
Ana Carolina Souza da Silva - UFRJ
Bruna Coutinho Souza - UFRJ
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ
|
 |
INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DOS DETERMINANTES NO CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR |
Késia Caroline Ramires Neves - UEM |
|
 |