ÍNDICE DE TRABALHOS - 9

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

História da Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA PELOS LIVROS DIDÁTICOS VEICULADOS ENTRE A REFORMA GUSTAVO CAPANEMA E A PORTARIA MINISTERIAL DE 1951. Josélio Lopes Valentim Júnior - UFJF Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
A GEOMETRIA DO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA - PROGRAMAS DE ENSINO Claudia Regina Boen Frizzarini - Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
A GEOMETRIA EM LIVROS DE AUTORES MINEIROS DA ÉPOCA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP Pedro Henrique da Silva - UFOP
A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Virgínia Cardia Cardoso - UFABC Mirian Maria Andrade -
Bruno Alves Dassie - UFF
A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ITAIPULÂNDIA (PR) DE 1961 AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990 Jean Sebastian Toillier  
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O NÚMERO π (PI) Luiza Dzerva -  
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA Mônica Menezes de Souza - UNIBAN Carmyra Oliveira Batista -
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho -
A IDEIA DE NÚMERO NA OBRA “ARITHMETICA PRATICA EM QUATRO PARTES”, DE OTTO BÜCHLER (1915): CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Roberto João Eissler - Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA DIMENSÃO HISTÓRICA Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT Rosssiter Ambrósio dos Santos -
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira -
André Pereira da Costa - UFCG-PB
Laryssa Aquino de Andrade -
Jose Jorge Casimiro dos Santos -
Valeska Ferreira Rezende -
A INFLUÊNCIA DO MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA Josiane Acácia de Oliveira Marques -  
A MATEMÁTICA DOS TESTES ABC Ieda Bassinello - Márcia Guedes Soares - UNIFESP
A MATEMÁTICA ESCOLAR NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DOS POLONESES EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ Rosane Sousa Staniszewski - UFPR  
A MATEMÁTICA MODERNA E O GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL "OSWALDO ARANHA": UMA HISTÓRIA CONTADA EM MÔNADAS Mário Eduardo Marques Fernandes - UNICAMP  
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA FNFI: COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA EDUCACIONAL Martha Raíssa Iane Santana da Silva - Wagner Rodrigues Valente
A MATEMÁTICA NO NU DE MARTINHO DE HARO: VISUALIDADE, ARTE E EDUCAÇÃO Mike Christian de Lima - UFSC  
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO Elisângela Zarpelon Aksenen - Maria Elisabeth Blanck Miguel
A RESPOSTA DOS PITAGÓRICOS PARA PROBLEMA DA ARKHÉ: O SURGIMENTO DE VÁRIAS DENOMINAÇÕES PARA OS NÚMEROS João Henrique Lorin -  
A TABUADA DE ADIÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: UMA PROPOSTA DE ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO Denis Herbert de Almeida - Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
AL-BIRUNI: UMA BIOGRAFIA Priscila Lúcia Tartare - UNICENTRO Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
ANÁLISE CRÍTICO-HISTÓRICA DE “PROBLEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS” DE ACHILLE BASSI Aline Leme da Silva - Plínio Zornoff Táboas -
APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DE UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM SITUADA Ana Catarina Cantoni Roque - Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG
ARITMÉTICA DO BAÚ Carlos Alberto Marques de Souza -  
ARTEFATOS HISTÓRICOS: CONSTRUINDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE Rosalba Lopes de Oliveira -  
AS EQUAÇÕES: DO ESCRIBA AHMES A NIELS HENRIK ABEL. Wellington Alves de Araújo  
AS MUDANÇAS DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA (1946-1966) Januária Araújo Bertani -  
ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA Márcia Nunes dos Santos - UFOP Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MODERNA NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DA ESCOLA-CLASSE 4 Juliany Santana dos Santos - UEFS  
CENTROS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO(A) CECINE, A COORDENADORIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE Marta Maria Maurício Macena - Ascendino FlÁvio Dias e Silva - UFPE
COMO AS DISPUTAS ENTRE MATEMÁTICOS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E DAS SOLUÇÕES DAS EQUAÇÕES CÚBICAS Caroline Lourenço Russo - Ricardo Roberto Plaza Teixeira -
COMO ME TORNEI PROFESSORA DE MATEMÁTICA: MEMÓRIAS RESGATADAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra -  
COMO ORONCE FINÉ, MÉDICO E PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRANCÊS DO SÉCULO XVI, RESOLVIA PROBLEMAS DE MEDIÇÃO DE ALTURAS UTILIZANDO UM QUADRANTE GEOMÉTRICO? Andressa Cesana - UFES  
COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO Edilene Simões Costa dos Santos - UNB Cristiano Alberto Muniz - UNB
Maria Terezinha Jesus Gaspar - UNB
CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ORIGENS DA MATEMÁTICA Manoel de Campos Almeida -  
CONTRIBUTOS DE CECILIANO ABEL DE ALMEIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAPIXABA Tercio Girelli Kill - UFES  
CONVERGÊNCIAS NO INFINITO: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, MATEMÁTICA E OLHAR Rosilene Beatriz Machado - Cássia Aline Schuck - UFSC
Débora Regina Wagner - UFSC
CURSO DE MADUREZA TELEVISIONADO NOS ANOS DE 1960 E 1970 Flainer Rosa de Lima -  
DA GEOMETRIA DE EUCLIDES À GEOMETRIA EUCLIDIANA: A GÊNESE DAS GEOMETRIAS MODERNAS José Carlos Cifuentes - UFPR Alessandra Hendi dos Santos -
Luciane de FÁtima Chyczy Borges - PMC
DA ORIGEM DOS LOGARITMOS AO USO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Isabel da Costa Pereira José Damião Souza de Oiveira -
DA REVISTA MATEMÁTICA (1956-1960): CAMINHOS PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR Cristiane Coppe de Oliveira - UFU  
DOS MATERIAIS CONCRETOS AOS ESTRUTURADOS: AS TRANSFORMAÇÕES NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO NA ESCOLA PRIMÁRIA Nara Vilma Lima Pinheiro -  
DUAS OU TRÊS PALAVRAS ACERCA DA RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LIVRO DIDÁTICO Jadilson Ramos de Almeida - Pollyanna Nunes de Oliveira -
EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU, COMPLETAMENTO DE QUADRADO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Dulcyene Maria Ribeiro - Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE
Ana Claudia Strapasson Scherer -
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS E SUA HISTÓRIA: UMA POSSIBILIDADE DE TORNAR SIGNFICATIVO O SEU APRENDIZADO E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA. Ana Claudia Strapasson Scherer - Dulcyene Maria Ribeiro -
EQUIPARAÇÃO DO LICEU CUIABANO AO COLÉGIO PEDRO II: MUDANÇA NO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATO-GROSSENSE. Kátia Guerchi Gonzales - UNESP  
ESSA É DO BAÚ! DIVIDINDO HISTÓRIAS E OPINIÕES SOBRE A OPERAÇÃO DE DIVISÃO Heloisa Hernandez de Fontes Salvador -  
ESSA É DO BAÚ! DO ARQUIVO DA PROFESSORA ESTELA KAUFMAN PARA SALA DE AULA Marcelo Ferreira Martins Salvador -  
ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE FUNÇÕES: UMA RETROSPECTIVA Vilmar Gomes da Fonseca Angela Rocha dos Santos - UFRJ
Wallace Vallory Nunes - IFRJ
EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA ORAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE Maria Ednéia Martins Salandim - Fábio Donizeti de Oliveira -
DÉa Nunes Fernandes -
Fernando Guedes Cury - UFRN
EXERCÍCIOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GOIÁS E NO TOCANTINS Fernando Guedes Cury - UFRN  
EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN Juliana Teixeira Dornelos Alves - UFRN João Paulo Delfino de Lima - UFRN
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
FILOSOFIA DAS PASSAGENS Manoel Lima Cruz Teixeira - UFRJ  
HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS Kamila Gonçalves Celestino - UNICENTRO  
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ESTRÁTEGIA PARA O ENSINO DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Rúbia Juliana Gomes Fernandes - Guataçara dos Santos Junior - UTFPR
HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE: O CASO DO GRUPO ESCOLAR LAURO MULLER Piersandra Simão dos Santos - UFSC Cláudia Regina Flores - UFSC
Joseane Pinto de Arruda
HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (1990-2010) Iran Abreu Mendes - UFRN Stanley de Oliveira Souza - UFRN
HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM UMA PESQUISA SOBRE O PIBID: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO Heloisa da Silva -
INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS Claudio Reis Teixeira - UFRJ Ana Carolina Souza da Silva - UFRJ
Bruna Coutinho Souza - UFRJ
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ
INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DOS DETERMINANTES NO CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR Késia Caroline Ramires Neves - UEM  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |