ÍNDICE DE TRABALHOS - 3

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? Lilian Nasser - UFRJ Geneci Alves de Sousa
Marcelo André A. Torraca -
Katharyne Amorin Caiaffa - UFRJ
Letícia Abel Gomes
COMPETÊNCIA E MATEMÁTICA: O CENÁRIO NO CURRÍCULO. JoÃo AcÁcio Busquini - USP  
COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES Márcia Rodrigues Luiz da Silva - Arlindo José Sousa Junior - UFU
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO
Nádia Giaretta Biase - UFU
COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Regina Maria Pavanello - UEM  
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE A MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURADA COM JOGOS MATEMÁTICOS Jamille Mineo Carvalho de Magalhães - Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA
CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALAGOAS EM FOCO Ricardo Lisboa Martins Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
CONDIÇÕES PARA A CONCLUSÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES Michele Pilato - UFPR  
CONHECENDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE COLINAS DO TOCANTINS Deyze Ilma Oliveira Silva - UFT Idemar Vizolli - UFT
CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DE SITUAÇÕES PARA O ENSINO DA DIVISÃO COM FRAÇÕES. Angélica da Fontoura Garcia Silva - Vanessa Cristina de Carvalho Ito
CONHECIMENTO DIDÁTICO EM ESTATÍSTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS Everton José Goldoni Estevam - UEL  
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PERFIS CONCEITUAIS Alessandro Jacques Ribeiro -  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS COMO HORIZONTE DE FORMAÇÃO – OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Rogério Sacramento Burkert -  
CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NA COMUNIDADE Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL André de Souza Rodeghiero - UFPEL
CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO PELO PIBID-UFF-INFES Fernanda Angelo Pereira - Rodrigo Albuquerque Tavares - UFF
CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Raquel Nogueira Silva - Mariana Gigante Barandier dos Santos -
Leiliane Coutinho da Silva Ramos - UFF
CONTRATEMPOS E QUESTIONAMENTOS QUE INTERFEREM NO PLANEJAMENTO DE AULA: EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DO PIBID MATEMÁTICA Amanda Aparecida Rocha Machado -  
CONTRIBUIÇÕES DA AÇÃO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MATEMÁTICA DO PARFOR/UFPA Daniele Esteves Pereira - UFRN  
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DE TAREFAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Cristina Cirino de Jesus - Marcia Cristina Nagy - UEL
CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Antonio Noel Filho - UNISO  
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Thiago Pedro Pinto -  
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ENQUANTO MONITORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Mônica Lima Alves - UFS Rafael Neves Almeida - UNIBAN
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Rosenilde Nogueira Paniano - UNB Simone Albuquerque da Rocha - UFMT/IE
Sandra Zago Falone -
CONTRIBUIÇÕES DOS PEQUENOS GRUPOS DE PESQUISA DO PROJETO OBEDUC NA FORMAÇÃO CONTINUADA Juliana Silva de Andrade - UNEMAT Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT
Helen Carolina Reiterberger
COORDENAÇÃO DE ÁREA DE MATEMÁTICA: ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO José Wilson dos Santos Camila de Oliveira da Silva
CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE Marcos Coutinho Mota - Rafael Cazal Silva -
Marcos Pavani de Carvalho
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA Marli Teresinha Quartieri - Maria Madalena Dullius -
Adriana Belmonte Bergmann -
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO Luzane Mores Bernardi - UNOCHAPECÓ Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - UNICHAPECÓ
CYBERFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA VIA M-LEARNING Solange Mussato - ULBRA Maurício Rosa - ULBRA
João Paulo Silva Caldeira - ULBRA
DECOMPOSIÇÃO GENÉTICA PARA AS NOÇÕES BASE E DIMENSÃO DE UM ESPAÇO VETORIAL FINITAMENTE GERADO Eneias de Almeida Prado - PUC-SP  
DESAFIOS DA DOCÊNCIA: A GEOMETRIA NO PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA Elizete Maria de Jesus - Eliane Aparecida Martins de Almeida -
Sirlei Janner -
DESCOBRINDO MATEMÁTICA NA ARTE Estela Kaufman Fainguelernt - USS  
DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Diego Augusto Feltrin - UTFPR Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR
Willian Carlos Lesinhovski - UTFPR
Vitor José Petry - UTFPR
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: INTERAÇÕES ENTRE PEDAGOGOS E MATEMÁTICOS Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA Paulo Marcos Flores -  
DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID Idelmar Gomes Ferreira - Luiz Augustavo Almeida Feitoza -
Francisco Erilson Freire de Oliveira -
Ana Cláudia Gouveia de Sousa -
DIFERENÇAS ENTRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA Larissa Bonfim de Ávila - João Ricardo Viola dos Santos -
DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES Raquel Silva Silveira Marcia Lorena Saurin Martinez -
DISCUSSÃO DO ENSINO DE INTEGRAIS IMPRÓPRIAS COM AMPARO DA TECNOLOGIA Francisco Regis Vieira Alves -  
DISCUTINDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Etienne Lautenschlager - SME/PMSP Angélica da Fontoura Garcia Silva -
Alessandro Jacques Ribeiro -
EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE Almir de Lima Serpa Fernando Augusto da Silva Souza -
Paulo Henrique Araujo Lins -
Michaelle Renata Moraes de Santana -
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA Marcia Friedrich  
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA PRÁTICA: ANALISANDO DADOS, GRÁFICOS E PROPORCIONANDO SABERES Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP Fabiano dos Santos Souza - UFF
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Vanessa Franco Neto José Wilson dos Santos
ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA Renato Rodrigues Cunha Lima Filho Raphael Moreira dos Santos
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM RELATO Victor Hugo dos Santos Gois - UEL Pamela Emanueli Alves Ferreira - UEL
ENCRUZINHANDO SABERES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Lara Navega Carvalho Gualberto - UFF Verônica Barbosa de Souza - UFF
ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO Leonardo Rodrigues Leite - UFV Maurício Silva Lacerda - UFV
ENSINAR E APRENDER COM A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS Luana Lazzari - Marcos Pinheiro de Lima -
ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria de Fátima Mello de Almeida - SMEPG Marta Burda Schastai -
Sani de Carvalho Rutz da Silva -
ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ITENS DO SARESP Rosangela de Souza Jorge Ando - Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ Gilda Maria Quitete Portela
Maria Palmira da Costa Silva
Cassius Thalles Costa Mendes
Lennon de Aguilar Pereira
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL Natália Hidalgo dos Reis Pacheco - Mary Ângela Teixeira Brandalise - UEPG
ENSINO DE GEOMETRIA E APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIA: TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS Edite Resende Vieira - UNIBAN Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Isadora Gon‡alves Brasil - UFRPE Ross Alves do Nascimento - UFRPE
ENSINO DE SIMETRIA: UM OLHAR PEDAGÓGICO MEDIADO POR RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB Diego Sanches Freire Batista - UFPB
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB
Luciano Moreira da Silva Junior
ESPAÇO E FORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ATUANTES EM FORMAÇÃO Evandro Tortora -  
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES Marcila Daiane Marcenio de Oliveira - Jonson Ney Dias da Silva - UEFS
Liliane Pires Valverde -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS Marisol Vieira Melo - UNICAMP  
ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Renata da Silva Dessbesel - UNIFRA Helena Noronha Cury - UNIFRA
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA ENVOLVENDO O PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO Monalisa Cardoso Silva - UFPE  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |