Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? |
Lilian Nasser - UFRJ |
Geneci Alves de Sousa
Marcelo André A. Torraca -
Katharyne Amorin Caiaffa - UFRJ
Letícia Abel Gomes
|
|
COMPETÊNCIA E MATEMÁTICA: O CENÁRIO NO CURRÍCULO. |
JoÃo AcÁcio Busquini - USP |
|
|
COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES |
Márcia Rodrigues Luiz da Silva - |
Arlindo José Sousa Junior - UFU
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO
Nádia Giaretta Biase - UFU
|
|
COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
Regina Maria Pavanello - UEM |
|
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE A MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURADA COM JOGOS MATEMÁTICOS |
Jamille Mineo Carvalho de Magalhães - |
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA
|
|
CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALAGOAS EM FOCO |
Ricardo Lisboa Martins |
Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
|
|
CONDIÇÕES PARA A CONCLUSÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES |
Michele Pilato - UFPR |
|
|
CONHECENDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE COLINAS DO TOCANTINS |
Deyze Ilma Oliveira Silva - UFT |
Idemar Vizolli - UFT
|
|
CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DE SITUAÇÕES PARA O ENSINO DA DIVISÃO COM FRAÇÕES. |
Angélica da Fontoura Garcia Silva - |
Vanessa Cristina de Carvalho Ito
|
|
CONHECIMENTO DIDÁTICO EM ESTATÍSTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS |
Everton José Goldoni Estevam - UEL |
|
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PERFIS CONCEITUAIS |
Alessandro Jacques Ribeiro - |
|
|
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS COMO HORIZONTE DE FORMAÇÃO – OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Rogério Sacramento Burkert - |
|
|
CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NA COMUNIDADE |
Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL |
André de Souza Rodeghiero - UFPEL
|
|
CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO PELO PIBID-UFF-INFES |
Fernanda Angelo Pereira - |
Rodrigo Albuquerque Tavares - UFF
|
|
CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Raquel Nogueira Silva - |
Mariana Gigante Barandier dos Santos -
Leiliane Coutinho da Silva Ramos - UFF
|
|
CONTRATEMPOS E QUESTIONAMENTOS QUE INTERFEREM NO PLANEJAMENTO DE AULA: EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DO PIBID MATEMÁTICA |
Amanda Aparecida Rocha Machado - |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DA AÇÃO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MATEMÁTICA DO PARFOR/UFPA |
Daniele Esteves Pereira - UFRN |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DE TAREFAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Cristina Cirino de Jesus - |
Marcia Cristina Nagy - UEL
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Antonio Noel Filho - UNISO |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Thiago Pedro Pinto - |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ENQUANTO MONITORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
Mônica Lima Alves - UFS |
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
|
|
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Rosenilde Nogueira Paniano - UNB |
Simone Albuquerque da Rocha - UFMT/IE
Sandra Zago Falone -
|
|
CONTRIBUIÇÕES DOS PEQUENOS GRUPOS DE PESQUISA DO PROJETO OBEDUC NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
Juliana Silva de Andrade - UNEMAT |
Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT
Helen Carolina Reiterberger
|
|
COORDENAÇÃO DE ÁREA DE MATEMÁTICA: ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO |
José Wilson dos Santos |
Camila de Oliveira da Silva
|
|
CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE |
Marcos Coutinho Mota - |
Rafael Cazal Silva -
Marcos Pavani de Carvalho
|
|
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Marli Teresinha Quartieri - |
Maria Madalena Dullius -
Adriana Belmonte Bergmann -
|
|
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO |
Luzane Mores Bernardi - UNOCHAPECÓ |
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - UNICHAPECÓ
|
|
CYBERFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA VIA M-LEARNING |
Solange Mussato - ULBRA |
Maurício Rosa - ULBRA
João Paulo Silva Caldeira - ULBRA
|
|
DECOMPOSIÇÃO GENÉTICA PARA AS NOÇÕES BASE E DIMENSÃO DE UM ESPAÇO VETORIAL FINITAMENTE GERADO |
Eneias de Almeida Prado - PUC-SP |
|
|
DESAFIOS DA DOCÊNCIA: A GEOMETRIA NO PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA |
Elizete Maria de Jesus - |
Eliane Aparecida Martins de Almeida -
Sirlei Janner -
|
|
DESCOBRINDO MATEMÁTICA NA ARTE |
Estela Kaufman Fainguelernt - USS |
|
|
DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Diego Augusto Feltrin - UTFPR |
Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR
Willian Carlos Lesinhovski - UTFPR
Vitor José Petry - UTFPR
|
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: INTERAÇÕES ENTRE PEDAGOGOS E MATEMÁTICOS |
Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
|
|
DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
Paulo Marcos Flores - |
|
|
DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID |
Idelmar Gomes Ferreira - |
Luiz Augustavo Almeida Feitoza -
Francisco Erilson Freire de Oliveira -
Ana Cláudia Gouveia de Sousa -
|
|
DIFERENÇAS ENTRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA |
Larissa Bonfim de Ávila - |
João Ricardo Viola dos Santos -
|
|
DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES |
Raquel Silva Silveira |
Marcia Lorena Saurin Martinez -
|
|
DISCUSSÃO DO ENSINO DE INTEGRAIS IMPRÓPRIAS COM AMPARO DA TECNOLOGIA |
Francisco Regis Vieira Alves - |
|
|
DISCUTINDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Etienne Lautenschlager - SME/PMSP |
Angélica da Fontoura Garcia Silva -
Alessandro Jacques Ribeiro -
|
|
EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE |
Almir de Lima Serpa |
Fernando Augusto da Silva Souza -
Paulo Henrique Araujo Lins -
Michaelle Renata Moraes de Santana -
|
|
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA |
Marcia Friedrich |
|
|
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA PRÁTICA: ANALISANDO DADOS, GRÁFICOS E PROPORCIONANDO SABERES |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP |
Fabiano dos Santos Souza - UFF
|
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
Vanessa Franco Neto |
José Wilson dos Santos
|
|
ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA |
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho |
Raphael Moreira dos Santos
|
|
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM RELATO |
Victor Hugo dos Santos Gois - UEL |
Pamela Emanueli Alves Ferreira - UEL
|
|
ENCRUZINHANDO SABERES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Lara Navega Carvalho Gualberto - UFF |
Verônica Barbosa de Souza - UFF
|
|
ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO |
Leonardo Rodrigues Leite - UFV |
Maurício Silva Lacerda - UFV
|
|
ENSINAR E APRENDER COM A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
Luana Lazzari - |
Marcos Pinheiro de Lima -
|
|
ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Maria de Fátima Mello de Almeida - SMEPG |
Marta Burda Schastai -
Sani de Carvalho Rutz da Silva -
|
|
ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ITENS DO SARESP |
Rosangela de Souza Jorge Ando - |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
|
|
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ |
Gilda Maria Quitete Portela
Maria Palmira da Costa Silva
Cassius Thalles Costa Mendes
Lennon de Aguilar Pereira
|
|
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
Natália Hidalgo dos Reis Pacheco - |
Mary Ângela Teixeira Brandalise - UEPG
|
|
ENSINO DE GEOMETRIA E APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIA: TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS |
Edite Resende Vieira - UNIBAN |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
|
|
ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. |
Isadora Gon‡alves Brasil - UFRPE |
Ross Alves do Nascimento - UFRPE
|
|
ENSINO DE SIMETRIA: UM OLHAR PEDAGÓGICO MEDIADO POR RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB |
Diego Sanches Freire Batista - UFPB
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB
Luciano Moreira da Silva Junior
|
|
ESPAÇO E FORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ATUANTES EM FORMAÇÃO |
Evandro Tortora - |
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
Marcila Daiane Marcenio de Oliveira - |
Jonson Ney Dias da Silva - UEFS
Liliane Pires Valverde -
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
Marisol Vieira Melo - UNICAMP |
|
|
ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
Renata da Silva Dessbesel - UNIFRA |
Helena Noronha Cury - UNIFRA
|
|
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA ENVOLVENDO O PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO |
Monalisa Cardoso Silva - UFPE |
|
|