ÍNDICE DE TRABALHOS - 20

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Gleisson Barros da Silva - UFC Jordana Silva de Sousa - UFC
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE MATEMÁTICA Simone Fátima Zanoello - Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Marcos Pinheiro de Lima - Luana Lazzari -
Rodrigo Zanette -
Paulo Pires Rusezyt -
Julhane Alice Thomas Schulz -
DAS DIFICULDADES ÀS POSSIBILIDADES: DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Salete Maria Chalub Bandeira - Evandro Ghedin -
Adriana Silva de Lima - UFAC
Antonio da Silva Torres. -
DE QUE MODO O CONTEÚDO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS ESTÁ PRESENTE EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS MAIS ESCOLHIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - Gladys Denise Wielewski -
DEFICIENTE VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA IDEIA DE FUNÇÃO Nilza dos Santos Rodrigues Cézar - PUC-SP  
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Anelize de Angelis Huss - UEL André Luiz Steingenberger -
Victor Hugo dos Santos Gois - UEL
Renata Mara Sanches -
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: AVALIAR OU EXAMINAR? ACERTAR OU ERRAR? Vera Lucia Lucio Petronzelli - Paulo Cesar Sanfelice -
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTEGRAR O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Gisele Barbosa -  
DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ Tereza Cristina Machado da Câmara Gurgel - UFRN Alesson Silva de Lima - UFRN
Milena Barbosa da Rocha - UFRN
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
DESCOBRINDO O SEGREDO DAS FÓRMULAS DE ÁREA Antonia Natanayana Lima Mesquita - Daniela Batista Santos - UNEB
Viviane Mendonça dos Santos -
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL Vanilde Bisognin - UNIFRA Eleni Bisognin - UNIFRA
DETECÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E RETIFICAÇÃO: AS TRÊS FASES NO TRATAMENTO E NA CORREÇÃO DOS ERROS Maria Luisa PerdigÃo Diz Ramos - UNICSUL  
DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS SANTA CRUZ Francisco Aldrin Armstrong Rufino - Rosangela Araujo da Silva -
DIFERENTES POVOS E SUAS TÉCNICAS DE MULTIPLICAR Micheli Cristina Starosky Roloff -  
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR Maria Silvia Bacila Winkeler
DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO PROEJA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Thami Boaro -  
DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE Lucilene Lusia Adorno de Oliveira - UEM Evelyn Rosana Cardoso - UEM
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM
DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Itamar Miranda da Silva - UFPA Dailson Evangelista Costa - UFPA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
DIVISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? Maysa Ferreira da Silva - José Luiz Magalhães de Freitas -
DO GIRO AO ÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS Verônica Lima de Almeida Caldeira - Danielly Barbosa de Sousa -
Eliane Farias Ananias -
DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS Clara Brener Mindal -  
DOBRANDO E DESDOBRANDO A GEOMETRIA Mauricio Ramos Lutz - Jussara Aparecida da Fonseca -
DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Ana Maria Kaleff - UFF Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Matheus Freitas de Oliveira -
Ohanna da Silva Mourão - UFF
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO-SE DE SITUAÇÕES PROBLEMATIZADORAS COMO RECURSO NA PROPOSIÇÃO, FORMULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Nahum Isaque dos Santos Cavalcante José Luiz Cavalcante -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO DE FORMA COLABORATIVA Andréa de Andrade Moura - Abigail Fregni Lins -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Samantha Chang Rodrigues de Paula - USS Júlio César da Silva - USS
Marco Antônio Pereira Araújo - USS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA Stela Maris de Souza Stein - Rosalina Vieira dos Anjos -
Raquel Martins Araújo -
ELABORAÇÃO DE JOGO DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Aparecida Rocha Machado - Joana dos Santos Siva -
Valeria Ciabotti -
ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM SOBRE A REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO EM UMA TURMA DA EJA Wedeson Oliveira Costa - UEFS Sofia Marinho da Natividade -
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CENÁRIOS FOTOGRÁFICOS Vilmondes Rocha - UCB Daniela Fernandes Cruciol - UCB
Raquel Cristyna de Souza - UCB
ELABORANDO TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÃO NO PLANO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UNIBAN Janete Bolite Frant -
Arthur Belford Powell -
ELO ENTRE OS AMBIENTES DIMENSIONAIS E SUA PERCEPÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Carmeligia Marchini -  
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO: CONCEITOS PRESENTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DIRECIONADAS AO MERCADO DE TRABALHO Livia Ferreira Paim - Kelly Amorim Gomes -
ENFRENTANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM O GEOGEBRA André Luiz Souza Silva Vilmar Gomes da Fonseca
ENSAIO PRIMEIRO – RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - Ivete Maria Baraldi -
ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID Camila Peres Nogues - UFRGS Natali Brandt - UFRGS
Guilherme de Lima de Menezes - UFRGS
Andrei Luft Diniz - UFRGS
Jordana Donelli Stremel
ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR E TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS Aparecida Santana de Souza Chiari -  
ENSINO DE ESTATÍSTICA A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR Rejane Conceição Silveira da Silva - Celiane Costa Machado -
ENSINO DE ESTATÍSTICA FUNDAMENTADO NO MODELO PEDAGÓGICO RELACIONAL Suzi Samá Pinto - Débora Pereira Laurino - FURG
ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE SARESP: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE AGIR COMUNICATIVO Deise Aparecida Peralta - AndrÉ Ricardo Cola - PUC-SP
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR Silvia Nathália Guimarães Weitzel - IFRJ Aline Souza Reis -
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ
Talita Lima de Medeiros
Évelli Aline de Jesus Maia
ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS REGULARES VIA TEORIA DE VAN HIELE COM ORIGAMI Fabricio Eduardo Ferreira -  
ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: EXPLORANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS Mauricio Alves Nascimento -  
ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS Liana Krakecker - Ricardo Dalla Corte -
Flaviane Predebon Titon - UFRGS
EQUAÇÕES DE 1º GRAU: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DISPONÍVEL NO SIENA VISANDO A RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS Andrielly Viana Lemos - ULBRA Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
ERROS ENCONTRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Maur›cio de Moraes Fontes -  
ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO Rodrigo Farias Gama - Rosária Ilgenfritz Sperotto -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Jussiele de Oliveira Mendon‡a Costa - UFS Silvânia Pereira Rodrigues - UFS
Teresa Cristina Etcheverria - UNIBAN
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE A PARTIR DO JOGO TRAVESSIA DO RIO Cidinéia da Costa Luvison - USF Cleane Aparecida dos Santos - USF
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DO JOGO A TRAVESSIA DO RIO Cidinéia da Costa Luvison - USF Cleane Aparecida dos Santos - USF
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO FÓRUM DE DISCUSSÕES Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO Sueli Liberatti Javaroni -
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA Lúcia de Fátima Durão Ferreira - Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
ESTUDANTES SURDOS E OS JOGOS DIGITAIS Celia Sousa Pereira - Márcia Azevedo Campos -
Sandra Magina -
ESTUDO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA SOBRE MODELOS MATEMÁTICOS FINANCEIROS Helio Rosetti Junior -  
ESTUDO DE FRAÇÕES UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO: INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS Kelly Amorim Gomes - Livia Ferreira Paim -
ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDOS NO 5º E NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG  
ESTUDO SOBRE COMPREENSÃO TEXTUAL DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Arivana Izabel Stanski Ligeski - UFPR Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
ESTUDOS SOBRE OS FRACTAIS EM TRÊS PROJETOS PIBIC-JR Marco Antônio Escher - UFSJ  
ETNOMATEMÁTICA E A DESCOBERTA DE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO GUARANI Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |