Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Gleisson Barros da Silva - UFC |
Jordana Silva de Sousa - UFC
|
|
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
Simone Fátima Zanoello - |
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
|
|
CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS |
Marcos Pinheiro de Lima - |
Luana Lazzari -
Rodrigo Zanette -
Paulo Pires Rusezyt -
Julhane Alice Thomas Schulz -
|
|
DAS DIFICULDADES ÀS POSSIBILIDADES: DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Salete Maria Chalub Bandeira - |
Evandro Ghedin -
Adriana Silva de Lima - UFAC
Antonio da Silva Torres. -
|
|
DE QUE MODO O CONTEÚDO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS ESTÁ PRESENTE EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS MAIS ESCOLHIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT |
Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - |
Gladys Denise Wielewski -
|
|
DEFICIENTE VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA IDEIA DE FUNÇÃO |
Nilza dos Santos Rodrigues Cézar - PUC-SP |
|
|
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Anelize de Angelis Huss - UEL |
André Luiz Steingenberger -
Victor Hugo dos Santos Gois - UEL
Renata Mara Sanches -
|
|
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: AVALIAR OU EXAMINAR? ACERTAR OU ERRAR? |
Vera Lucia Lucio Petronzelli - |
Paulo Cesar Sanfelice -
|
|
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTEGRAR O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Gisele Barbosa - |
|
|
DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ |
Tereza Cristina Machado da Câmara Gurgel - UFRN |
Alesson Silva de Lima - UFRN
Milena Barbosa da Rocha - UFRN
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
|
|
DESCOBRINDO O SEGREDO DAS FÓRMULAS DE ÁREA |
Antonia Natanayana Lima Mesquita - |
Daniela Batista Santos - UNEB
Viviane Mendonça dos Santos -
|
|
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL |
Vanilde Bisognin - UNIFRA |
Eleni Bisognin - UNIFRA
|
|
DETECÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E RETIFICAÇÃO: AS TRÊS FASES NO TRATAMENTO E NA CORREÇÃO DOS ERROS |
Maria Luisa PerdigÃo Diz Ramos - UNICSUL |
|
|
DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS SANTA CRUZ |
Francisco Aldrin Armstrong Rufino - |
Rosangela Araujo da Silva -
|
|
DIFERENTES POVOS E SUAS TÉCNICAS DE MULTIPLICAR |
Micheli Cristina Starosky Roloff - |
|
|
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA |
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR |
Maria Silvia Bacila Winkeler
|
|
DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO PROEJA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Thami Boaro - |
|
|
DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE |
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira - UEM |
Evelyn Rosana Cardoso - UEM
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM
|
|
DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Itamar Miranda da Silva - UFPA |
Dailson Evangelista Costa - UFPA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
|
|
DIVISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? |
Maysa Ferreira da Silva - |
José Luiz Magalhães de Freitas -
|
|
DO GIRO AO ÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS |
Verônica Lima de Almeida Caldeira - |
Danielly Barbosa de Sousa -
Eliane Farias Ananias -
|
|
DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS |
Clara Brener Mindal - |
|
|
DOBRANDO E DESDOBRANDO A GEOMETRIA |
Mauricio Ramos Lutz - |
Jussara Aparecida da Fonseca -
|
|
DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Ana Maria Kaleff - UFF |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Matheus Freitas de Oliveira -
Ohanna da Silva Mourão - UFF
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO-SE DE SITUAÇÕES PROBLEMATIZADORAS COMO RECURSO NA PROPOSIÇÃO, FORMULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. |
Nahum Isaque dos Santos Cavalcante |
José Luiz Cavalcante -
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO DE FORMA COLABORATIVA |
Andréa de Andrade Moura - |
Abigail Fregni Lins -
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL |
Samantha Chang Rodrigues de Paula - USS |
Júlio César da Silva - USS
Marco Antônio Pereira Araújo - USS
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA |
Stela Maris de Souza Stein - |
Rosalina Vieira dos Anjos -
Raquel Martins Araújo -
|
|
ELABORAÇÃO DE JOGO DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Amanda Aparecida Rocha Machado - |
Joana dos Santos Siva -
Valeria Ciabotti -
|
|
ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM SOBRE A REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO EM UMA TURMA DA EJA |
Wedeson Oliveira Costa - UEFS |
Sofia Marinho da Natividade -
|
|
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CENÁRIOS FOTOGRÁFICOS |
Vilmondes Rocha - UCB |
Daniela Fernandes Cruciol - UCB
Raquel Cristyna de Souza - UCB
|
|
ELABORANDO TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÃO NO PLANO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL |
Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UNIBAN |
Janete Bolite Frant -
Arthur Belford Powell -
|
|
ELO ENTRE OS AMBIENTES DIMENSIONAIS E SUA PERCEPÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Carmeligia Marchini - |
|
|
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO: CONCEITOS PRESENTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DIRECIONADAS AO MERCADO DE TRABALHO |
Livia Ferreira Paim - |
Kelly Amorim Gomes -
|
|
ENFRENTANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM O GEOGEBRA |
André Luiz Souza Silva |
Vilmar Gomes da Fonseca
|
|
ENSAIO PRIMEIRO – RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - |
Ivete Maria Baraldi -
|
|
ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID |
Camila Peres Nogues - UFRGS |
Natali Brandt - UFRGS
Guilherme de Lima de Menezes - UFRGS
Andrei Luft Diniz - UFRGS
Jordana Donelli Stremel
|
|
ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR E TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS |
Aparecida Santana de Souza Chiari - |
|
|
ENSINO DE ESTATÍSTICA A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR |
Rejane Conceição Silveira da Silva - |
Celiane Costa Machado -
|
|
ENSINO DE ESTATÍSTICA FUNDAMENTADO NO MODELO PEDAGÓGICO RELACIONAL |
Suzi Samá Pinto - |
Débora Pereira Laurino - FURG
|
|
ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE SARESP: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE AGIR COMUNICATIVO |
Deise Aparecida Peralta - |
AndrÉ Ricardo Cola - PUC-SP
|
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR |
Silvia Nathália Guimarães Weitzel - IFRJ |
Aline Souza Reis -
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ
Talita Lima de Medeiros
Évelli Aline de Jesus Maia
|
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS REGULARES VIA TEORIA DE VAN HIELE COM ORIGAMI |
Fabricio Eduardo Ferreira - |
|
|
ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: EXPLORANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS |
Mauricio Alves Nascimento - |
|
|
ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS |
Liana Krakecker - |
Ricardo Dalla Corte -
Flaviane Predebon Titon - UFRGS
|
|
EQUAÇÕES DE 1º GRAU: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DISPONÍVEL NO SIENA VISANDO A RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS |
Andrielly Viana Lemos - ULBRA |
Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
|
|
ERROS ENCONTRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Maur›cio de Moraes Fontes - |
|
|
ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO |
Rodrigo Farias Gama - |
Rosária Ilgenfritz Sperotto -
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Jussiele de Oliveira Mendon‡a Costa - UFS |
Silvânia Pereira Rodrigues - UFS
Teresa Cristina Etcheverria - UNIBAN
|
|
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE A PARTIR DO JOGO TRAVESSIA DO RIO |
Cidinéia da Costa Luvison - USF |
Cleane Aparecida dos Santos - USF
|
|
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DO JOGO A TRAVESSIA DO RIO |
Cidinéia da Costa Luvison - USF |
Cleane Aparecida dos Santos - USF
|
|
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO FÓRUM DE DISCUSSÕES |
Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO |
Sueli Liberatti Javaroni -
|
|
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA |
Lúcia de Fátima Durão Ferreira - |
Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
|
|
ESTUDANTES SURDOS E OS JOGOS DIGITAIS |
Celia Sousa Pereira - |
Márcia Azevedo Campos -
Sandra Magina -
|
|
ESTUDO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA SOBRE MODELOS MATEMÁTICOS FINANCEIROS |
Helio Rosetti Junior - |
|
|
ESTUDO DE FRAÇÕES UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO: INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS |
Kelly Amorim Gomes - |
Livia Ferreira Paim -
|
|
ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDOS NO 5º E NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG |
|
|
ESTUDO SOBRE COMPREENSÃO TEXTUAL DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Arivana Izabel Stanski Ligeski - UFPR |
Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
|
|
ESTUDOS SOBRE OS FRACTAIS EM TRÊS PROJETOS PIBIC-JR |
Marco Antônio Escher - UFSJ |
|
|
ETNOMATEMÁTICA E A DESCOBERTA DE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO GUARANI |
Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ |
|
|