ÍNDICE DE TRABALHOS - 15

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA PROFESSORA QUE CONHECE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DESAFIOS ACERCA DA PERGUNTA NO ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO Deise Pedroso Maggio - UNIPAMPA Cátia Maria Nehring -
PRÁTICAS ALGÉBRICAS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL Fabian Posada Balvin -  
PRIMEIRAS IDEIAS ACERCA DA CALCULADORA E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues -  
PRIMEIROS ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL Páblo Carcheski de Queiroz - Marilena Bittar
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE Danielle Avan‡o Vega Pontes -
Maria Joseane Santos Teixeira -
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO PROFESSOR POTENCIALIZADORAS DE AULAS EFICAZES DE MATEMÁTICA Luci Fátima Montezuma - UFSCAR  
PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: RELATOS DE PROFESSORAS Adriane Elisa Dombrowski - UFPR  
PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS: A INFLUÊNCIA DOS INVARIANTES NA CATEGORIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS Flávia Myrella Tenório Braz -  
PROCEDIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Roger Eduardo Silva Santos - UFSCAR  
PROCESSOS COGNITIVOS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Odalea Aparecida Viana - UFU Anália Barreto Souza
Luciana de Kássia Catarina Amaral Santos
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANALISANDO ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO Edneri Pereira Cruz - UFPE Ana Coelho Vieira Selva - UFPE
PROFESSORAS POLIVALENTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: OLHAR SEMIÓTICO, PSICANALITICAMENTE ORIENTADO, DA PSICOGÊNESE DA BURRICE. José Passos Lopes - UNIP Anderson Aparecido da Silva -
Willian Monteiro dos Santos -
Claudeci Tavares Mello Valente - UNIP
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, INCLUSÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Geraldo Eustáquio Moreira Ana Lucia Manrique -
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Lilian Aparecida Teixeira - UEL Edelaine Cristina de Andrade - UEL
Marcus Vinícius Martinez Piratelo - UEL
Marinez Meneghello Passos - UEL
Sergio de Mello Arruda - UEL
PROGRAMA DE APOIO AO CALOURO: UM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS EM UM SISTEMA DE MENTORIA Iara Leticia Leite de Oliveira - Simone Uchôas Guimarães -
José Antônio Araújo Andrade
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. Leonardo de Alcântara Moreira - Douglas Montanheiro Costa -
PROVA BRASIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INCIAIS: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS E DAS NECESSIDADES Werica Pricylla de Oliveira Valeriano - Wellington Lima Cedro - UFG
PROVA BRASIL: DIÁLOGO INCIAL COM SEUS ITENS. Maria Aparecida Miranda - Elaine Sampaio Araujo - USP
PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA Kauane Maciel dos Santos - Yuri Wladimir Pitthan -
Priscila Milano Correa - FURG
Marcia Souza de Senna -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO Luis Havelange Soares - UFPB Paulo Cezar de Sousa -
José César Nascimento Afro -
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O CAMPO MULTIPLICATIVO Flávia de Andrade Niemann - UPF Neiva Ignês Grando - UPF
RELAÇÕES ENTRE ATITUDES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA GEOMETRIA Odalea Aparecida Viana - UFU Rosangela Maria Medeiros da Silva -
Beatriz Aparecida Ribeiro da Silva -
RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGEDUCEM DA PUCRS Luciano Sant'ana Agne - PUC-RS  
RENDA DE BILRO E A MATEMÁTICA: ENLACES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIA Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ  
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DO ALUNO Maria Joseane Santos Teixeira -  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS Mariana Pellatieri - USF Regina Célia Grando - USF
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POTENCIAL PARA EXPLORAR LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E AUTOESTIMA EM AULAS DE MATEMÁTICA Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman - Thiarla Xavier Dal-cin Zanon -
RESOLVENDO PROBLEMAS, COMUNICANDO ESTRATÉGIAS... O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM SALA DE AULA Elizangela da Silva Galvão - USF Adair Mendes Nacarato - USF
RUPTURA NO CONTRATO DIDÁTICO NA DISCIPLINA MATEMÁTICA EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE Doherty Andrade - UEM Angela Mognon -
Késia Caroline Ramires Neves - UEM
SABERES ETNOMATEMÁTICOS DE PROFISSIONAIS DE MARCENARIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA Eliane Maria Hoffmann Velho - Isabel Cristina Machado de Lara -
SIGNIFICADO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS NÃO ESCOLARES: ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Daniela Netto Scatolin Costa - UFSCAR Denise Silva Vilela - UFSCAR
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONAL Anderson Martins Corrêa - Marcio Antonio da Silva -
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Nilza Aparecida de Freitas - Celina Aparecida Almeida Pereira Abar -
SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP Ricardo Kucinskas - UFSCAR
Geisa Zilli Shinkawa -
SOBRE IDENTIDADE EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - George Gadanidis
SOBRE O ENTENDIMENTO DA NOÇÃO DE INDETERMINAÇÃO: O CASO DA REGRA DE L`HOSPITAL Italândia Ferreira de Azevedo - Francisco Regis Vieira Alves -
SOBRE OS MARCADORES DE TEMPO INDÍGENAS: NÃO HÁ VÃO ENTRE O CÉU E A TERRA JoÃo Severino Filho -  
SUCATA SINFÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Carlos Eduardo Lucas -
Gustavo Venancio Pimenta -
Thais Oliveira Duque - IFRJ
TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS Morgani Mumbach - Leandro Wolkmer -
Roberto Preussler -
TEMAS TRANSVERSAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO – CONCEPÇÕES SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS PCNS DE MATEMÁTICA. Jorge Barros -  
TESTE DE COMPREENSÃO DE LEITURA EM PROBLEMAS ARITMÉTICOS PCLPA - ESTUDOS PRELIMINARES Andréia Silva da Mata - UNICAMP Márcia Regina Ferreira de Brito
TEXTOS MULTIPLICATIVOS: FORMULAR SITUAÇÕES-PROBLEMA FAVORECE A APRENDIZAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? Josenir Rodrigues da Silva - Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
TORNANDO-SE ALUNA-PROFESSORA POR MEIO DE VIVÊNCIAS NO PROJETO PROLICEN Jordânia Andrezza P. da Silva - UFPB Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva -
TRANSFORMAÇÃO LINEAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM ESTUDO. Eliza Souza da Silva - Gerson Pastre de Oliveira -
UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Barbosa da Silva - UFPE  
UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS Jusley Talita Grimes de Souza -  
UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE DAVID TALL Marcio Vieira de Almeida - PUC-SP Sonia Barbosa Camargo Igliori -
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA Evandro Tortora - Giovana Pereira Sander -
Nelson Antonio Pirola
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES Milene Carneiro Machado - UNICAMP  
UM ESTUDO SOBRE DIFICULDADES EM DEMONSTRAÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Debora Cristiane Barbosa Kirnev - UEL Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Edda Curi - UNICSUL  
UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS Luciane de Castro Quintiliano - UNICAMP Márcia Regina Ferreira de Brito
UM ESTUDO TEÓRICO DE PROBLEMAS DA ESTRUTURA ADITIVA DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA Marli Schmitt Zanella - UEM Idelmar André Zanella - SEED-PR
UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICO-FILOSÓFICA DA ETNOMATEMÁTICA Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF  
UM OLHAR PARA O CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS NORDESTINOS DO CAIC DE ITUIUTABA/ MG FRENTE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Jéssica Cristina Silva Vieira - UFU Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
UM OLHAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Carla Melli Tambarussi - UNIOESTE-PR Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE
UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA PRESENTE NAS CONSTRUÇÕES DAS CASAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA, ARRAIAS, TO Flávia Caraiba de Castro - UFSC Idemar Vizolli - UFT
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |