Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA PROFESSORA QUE CONHECE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DESAFIOS ACERCA DA PERGUNTA NO ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
Deise Pedroso Maggio - UNIPAMPA |
Cátia Maria Nehring -
|
 |
PRÁTICAS ALGÉBRICAS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL |
Fabian Posada Balvin - |
|
 |
PRIMEIRAS IDEIAS ACERCA DA CALCULADORA E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
|
 |
PRIMEIROS ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Páblo Carcheski de Queiroz - |
Marilena Bittar
|
 |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
Danielle Avan‡o Vega Pontes -
Maria Joseane Santos Teixeira -
|
 |
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO PROFESSOR POTENCIALIZADORAS DE AULAS EFICAZES DE MATEMÁTICA |
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR |
|
 |
PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: RELATOS DE PROFESSORAS |
Adriane Elisa Dombrowski - UFPR |
|
 |
PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS: A INFLUÊNCIA DOS INVARIANTES NA CATEGORIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS |
Flávia Myrella Tenório Braz - |
|
 |
PROCEDIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS |
Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL |
Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
|
 |
PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. |
Roger Eduardo Silva Santos - UFSCAR |
|
 |
PROCESSOS COGNITIVOS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Odalea Aparecida Viana - UFU |
Anália Barreto Souza
Luciana de Kássia Catarina Amaral Santos
|
 |
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANALISANDO ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO |
Edneri Pereira Cruz - UFPE |
Ana Coelho Vieira Selva - UFPE
|
 |
PROFESSORAS POLIVALENTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: OLHAR SEMIÓTICO, PSICANALITICAMENTE ORIENTADO, DA PSICOGÊNESE DA BURRICE. |
José Passos Lopes - UNIP |
Anderson Aparecido da Silva -
Willian Monteiro dos Santos -
Claudeci Tavares Mello Valente - UNIP
|
 |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, INCLUSÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Geraldo Eustáquio Moreira |
Ana Lucia Manrique -
|
 |
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Lilian Aparecida Teixeira - UEL |
Edelaine Cristina de Andrade - UEL
Marcus Vinícius Martinez Piratelo - UEL
Marinez Meneghello Passos - UEL
Sergio de Mello Arruda - UEL
|
 |
PROGRAMA DE APOIO AO CALOURO: UM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS EM UM SISTEMA DE MENTORIA |
Iara Leticia Leite de Oliveira - |
Simone Uchôas Guimarães -
José Antônio Araújo Andrade
|
 |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. |
Leonardo de Alcântara Moreira - |
Douglas Montanheiro Costa -
|
 |
PROVA BRASIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INCIAIS: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS E DAS NECESSIDADES |
Werica Pricylla de Oliveira Valeriano - |
Wellington Lima Cedro - UFG
|
 |
PROVA BRASIL: DIÁLOGO INCIAL COM SEUS ITENS. |
Maria Aparecida Miranda - |
Elaine Sampaio Araujo - USP
|
 |
PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Kauane Maciel dos Santos - |
Yuri Wladimir Pitthan -
Priscila Milano Correa - FURG
Marcia Souza de Senna -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
|
 |
REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO |
Luis Havelange Soares - UFPB |
Paulo Cezar de Sousa -
José César Nascimento Afro -
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
|
 |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O CAMPO MULTIPLICATIVO |
Flávia de Andrade Niemann - UPF |
Neiva Ignês Grando - UPF
|
 |
RELAÇÕES ENTRE ATITUDES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA GEOMETRIA |
Odalea Aparecida Viana - UFU |
Rosangela Maria Medeiros da Silva -
Beatriz Aparecida Ribeiro da Silva -
|
 |
RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGEDUCEM DA PUCRS |
Luciano Sant'ana Agne - PUC-RS |
|
 |
RENDA DE BILRO E A MATEMÁTICA: ENLACES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ |
|
 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DO ALUNO |
Maria Joseane Santos Teixeira - |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS |
Mariana Pellatieri - USF |
Regina Célia Grando - USF
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POTENCIAL PARA EXPLORAR LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E AUTOESTIMA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman - |
Thiarla Xavier Dal-cin Zanon -
|
 |
RESOLVENDO PROBLEMAS, COMUNICANDO ESTRATÉGIAS... O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM SALA DE AULA |
Elizangela da Silva Galvão - USF |
Adair Mendes Nacarato - USF
|
 |
RUPTURA NO CONTRATO DIDÁTICO NA DISCIPLINA MATEMÁTICA EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE |
Doherty Andrade - UEM |
Angela Mognon -
Késia Caroline Ramires Neves - UEM
|
 |
SABERES ETNOMATEMÁTICOS DE PROFISSIONAIS DE MARCENARIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Eliane Maria Hoffmann Velho - |
Isabel Cristina Machado de Lara -
|
 |
SIGNIFICADO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS NÃO ESCOLARES: ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Daniela Netto Scatolin Costa - UFSCAR |
Denise Silva Vilela - UFSCAR
|
 |
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONAL |
Anderson Martins Corrêa - |
Marcio Antonio da Silva -
|
 |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Nilza Aparecida de Freitas - |
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar -
|
 |
SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS |
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
Ricardo Kucinskas - UFSCAR
Geisa Zilli Shinkawa -
|
 |
SOBRE IDENTIDADE EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS |
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - |
George Gadanidis
|
 |
SOBRE O ENTENDIMENTO DA NOÇÃO DE INDETERMINAÇÃO: O CASO DA REGRA DE L`HOSPITAL |
Italândia Ferreira de Azevedo - |
Francisco Regis Vieira Alves -
|
 |
SOBRE OS MARCADORES DE TEMPO INDÍGENAS: NÃO HÁ VÃO ENTRE O CÉU E A TERRA |
JoÃo Severino Filho - |
|
 |
SUCATA SINFÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS |
Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - |
Carlos Eduardo Lucas -
Gustavo Venancio Pimenta -
Thais Oliveira Duque - IFRJ
|
 |
TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Morgani Mumbach - |
Leandro Wolkmer -
Roberto Preussler -
|
 |
TEMAS TRANSVERSAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO – CONCEPÇÕES SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS PCNS DE MATEMÁTICA. |
Jorge Barros - |
|
 |
TESTE DE COMPREENSÃO DE LEITURA EM PROBLEMAS ARITMÉTICOS PCLPA - ESTUDOS PRELIMINARES |
Andréia Silva da Mata - UNICAMP |
Márcia Regina Ferreira de Brito
|
 |
TEXTOS MULTIPLICATIVOS: FORMULAR SITUAÇÕES-PROBLEMA FAVORECE A APRENDIZAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? |
Josenir Rodrigues da Silva - |
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
|
 |
TORNANDO-SE ALUNA-PROFESSORA POR MEIO DE VIVÊNCIAS NO PROJETO PROLICEN |
Jordânia Andrezza P. da Silva - UFPB |
Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva -
|
 |
TRANSFORMAÇÃO LINEAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM ESTUDO. |
Eliza Souza da Silva - |
Gerson Pastre de Oliveira -
|
 |
UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE |
|
 |
UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS |
Jusley Talita Grimes de Souza - |
|
 |
UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE DAVID TALL |
Marcio Vieira de Almeida - PUC-SP |
Sonia Barbosa Camargo Igliori -
|
 |
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Evandro Tortora - |
Giovana Pereira Sander -
Nelson Antonio Pirola
|
 |
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES |
Milene Carneiro Machado - UNICAMP |
|
 |
UM ESTUDO SOBRE DIFICULDADES EM DEMONSTRAÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Debora Cristiane Barbosa Kirnev - UEL |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
|
 |
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Edda Curi - UNICSUL |
|
 |
UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS |
Luciane de Castro Quintiliano - UNICAMP |
Márcia Regina Ferreira de Brito
|
 |
UM ESTUDO TEÓRICO DE PROBLEMAS DA ESTRUTURA ADITIVA DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA |
Marli Schmitt Zanella - UEM |
Idelmar André Zanella - SEED-PR
|
 |
UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICO-FILOSÓFICA DA ETNOMATEMÁTICA |
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
|
 |
UM OLHAR PARA O CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS NORDESTINOS DO CAIC DE ITUIUTABA/ MG FRENTE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Jéssica Cristina Silva Vieira - UFU |
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
|
 |
UM OLHAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Carla Melli Tambarussi - UNIOESTE-PR |
Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE
|
 |
UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA PRESENTE NAS CONSTRUÇÕES DAS CASAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA, ARRAIAS, TO |
Flávia Caraiba de Castro - UFSC |
Idemar Vizolli - UFT
|
 |