ÍNDICE DE TRABALHOS - 11

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 Fernanda Andréa Fernandes Silva - UFRPE Mônica Maria Lins Santiago
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): AS PRODUÇÕES CIENTIFÍCAS DAS SOCIEDADES LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO ENTRE 2000-2010 Wilson Santana da Cunha - Arno Bayer - ULBRA
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): PROPOSTAS PARA UM ENSINO QUE VINCULE O ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU MEIO AMBIENTE. Wilson Santana da Cunha - Arno Bayer - ULBRA
A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO Luís Renan Leal de Melo - Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Christian Roger Vilela Pieper - UFPEL Jonathan Brum Lauz - UFPEL
Michel Hallal Marques - UFPEL
Juliana Gularte Coutinho - UFPEL
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO Vanessa Dias Moretti - Magali Aparecida Silvestre -
Denise de Sousa Gomes Llata -
Lidiane Chaves Zeferino -
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU IMPACTO NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Tiago Pereira de Avila - UNICSUL  
A ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO MATEMÁTICO Gabriel Ramos Maia -  
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. André Gustavo Oliveira da Silva - UEL Rosana Figueiredo Salvi -
A CALCULADORA NO ENSINO DA POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Adrielle Cristine Mendello Lopes - Pedro Franco de Sá -
Fábio José da Costa Alves -
A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Ana Cristina Barreto Sabino de Araújo - UFPE
Flávia Myrella Tenório Braz -
A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Elisabete Pozzani Reis - Leika Watabe - SME/PMSP
A COMUNICAÇÃO NA FÁBRICA EDUCACIONAL Alberto Luiz Pereira da Costa - UNIP  
A CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES Juliana Vignoto - UEM Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES Lilia de Souza Octavio - Elaine Sampaio Araujo - USP
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Eliene Márcia Fernandes Oliveira -  
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA DO IFPB – CAMPINA GRANDE PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO Cicero da Silva Pereira - Pedro Marinho de Araujo -
Cinthia Sany França Xavier -
A CRIANÇA ENCENA A CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Bianca Santos Chisté -  
A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES Nilson Antonio Ferreira Roseira -  
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRECONIZADA PELA ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO PNLD James Teixeira - PUC-SP Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
A EMERGÊNCIA DE TEOREMAS EM ATO EM DIÁLOGOS CONSTITUIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO INTEIRO Erondina Barbosa da Silva - UNB Cristiano Alberto Muniz - UNB
A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO Raimundo Santos de Castro - UFSCAR Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA CERÂMICA PERUANA Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves
A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA Priscila Arcego - Luzielli Franceschi -
Juliane Berlanda
Nilce Fátima Scheffer -
A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UMA RUPTURA POSSÍVEL? Ancilla Dall ´onder Zat -  
A IMPORTANCIA DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇAO DOS DOUTORES DA REAMEC COMO MEDIDA PARA FORTALECER AS COLUNAS DOCENTES NOS ESTADOS PARTE Edilberto F Syryczyk - UFMT  
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG Lidiane Santos de Freitas - Milena Ruas Marques -
Luana Francine Nyland -
Priscila Milano Correa - FURG
Yuri Wladimir Pitthan -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO DOCENTE Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF  
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAR E FORMAR-SE PROFESSOR, PESQUISADOR E ORIENTADOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - Daise Lago Pereira Souto -
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. Cristiane da Silva Stamberg - Lutiele Machado Godois -
Lucilaine Goin Abitante -
Fernanda Hart Garcia -
Maria Teresinha Verle Kaefer
Frank Jonis Flores de Almeida
A INTUIÇÃO SEGUNDO POINCARÉ E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CÁLCULO AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP  
A LEI 10.639/03 E A ETNOMATEMÁTICA Elma Daniela Bezerra Lima - José Roberto Linhares de Mattos - UFF
A MANIPULAÇAO DA APRESENTAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS NA MÍDIA IMPRESSA Tássia de Melo Borges -  
A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. Fernando Tranquilino Marques dos Santos - Jorge Henrique Duarte -
Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti -
A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - Ieda Maria Giongo -
Marli Teresinha Quartieri -
A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Marta Santana Comério - Márcia Regina Ferreira de Brito
A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. Alexandre Marcelino de Lucena Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA COMO UNIDADE MEDIADORA NAS INVESTIGAÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Rafael Siqueira Silva - UFG Wellington Lima Cedro - UFG
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA TEORIA HISTÓRIA-CULTURAL: DISCUTINDO A PESQUISA E A ATIVIDADE DE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA Wellington Lima Cedro - UFG  
A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS EM DIFERENTES PRÁTICAS Joicy Pimentel Ferreira  
A PASSAGEM DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÃO INICIAL DE FUNÇÃO POR ALUNOS DE CÁLCULO Raquel TaÍs Breunig -  
A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DOS NÚMEROS RACIONAIS: ALGUNS APONTAMENTOS Patricia Perlin - UFSM  
A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA: O TRATAMENTO DADO AO ERRO Ana Cristina da Silva Ambrosio - FCT/UNESP-PP Leny Rodrigues Martins Teixeira -
A PRÁTICA DISCURSIVA DAS ALTAS HABILIDADES E A RACIONALIDADE NEOLIBERAL. Karin Ritter Jelinek -  
A PROBABILIDADE DE APRENDER Cristiane Toniolo Dias - UFS Suzana Leitão Russo - UFS
Nilson Barros Santos - UFS
Erika Gomes Hagenbeck Santos -
Mayara Laysa de Oliveira Silva - UFS
A QUEDA DO OLIMPO: MATEMÁTICA, DO MITO EPISTÊMICO À REALIDADE DOCENTE E DISCENTE Hustana Maria Vargas - UFF Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF
A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E OS DIFERENTES REGISTROS DISCURSIVOS E OS SISTEMAS DE VISUALIZAÇÕES ADOTADOS POR ESTUDANTES Auxiliadora Baraldi Pacheco -  
A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ALUNOS DO CIEP 377 CARMEN DA SILVA Alex Sandro Ribeiro de Andrade -  
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA APRESENTADOS NO ENEM/2010 Ana Carolina Igawa Barbosa Vlademir Marim - UFU
A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ELEMENTOS DE CONCEPÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 9° ANO Diógenes Maclyne Bezerra de Melo -  
A TOPOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE UM NOVO OLHAR COM MAPAS CONCEITUAIS Evani Machado de Melo - UFS  
A TRANSIÇÃO DA ESCOLA RURAL PARA A ESCOLA URBANA E SEUS REFLEXOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CASO NA CIDADE DE LAGUNA CARAPÃ Camila Benites da Silva - UFGD Irio Valdir Kichow -
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO OS ASPECTOS RELEVANTES E AS PERSPECTIVAS SINALIZADAS Márcia Rodrigues Luiz da Silva - Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO
AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO NA AULA DE MATEMÁTICA Aline Silva de Bona -  
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO Romerito Nascimento de Almeida - UFS Michel Rezende dos Santos - UFS
Juliana Barreto Pereira - UFS
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
Ricardo Nicasso Benito - UFS
ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE A SUPERDOTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL Denise Nascimento Silveira -  
ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE PRODUÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICAIS QUE ENSINAM CONTEÚDOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS Simone Pozebon - UFSM Patricia Perlin - UFSM
ALGUNS ASPECTOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS Stephany Glaucia de Oliveira Paulo - Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP
ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS E CONCEITUAIS DA ARGUMENTAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Telma Assad Mello - UNICAMP  
ANÁLISE DE ERROS E DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO EM QUESTÕES DE ÁLGEBRA DO SARESP DE 2008 A 2011 Alessandro Goncalves - PUC-SP  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |