Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 |
Fernanda Andréa Fernandes Silva - UFRPE |
Mônica Maria Lins Santiago
|
|
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): AS PRODUÇÕES CIENTIFÍCAS DAS SOCIEDADES LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO ENTRE 2000-2010 |
Wilson Santana da Cunha - |
Arno Bayer - ULBRA
|
|
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): PROPOSTAS PARA UM ENSINO QUE VINCULE O ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU MEIO AMBIENTE. |
Wilson Santana da Cunha - |
Arno Bayer - ULBRA
|
|
A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO |
Luís Renan Leal de Melo - |
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
|
|
A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Christian Roger Vilela Pieper - UFPEL |
Jonathan Brum Lauz - UFPEL
Michel Hallal Marques - UFPEL
Juliana Gularte Coutinho - UFPEL
|
|
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO |
Vanessa Dias Moretti - |
Magali Aparecida Silvestre -
Denise de Sousa Gomes Llata -
Lidiane Chaves Zeferino -
|
|
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU IMPACTO NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR |
Tiago Pereira de Avila - UNICSUL |
|
|
A ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO MATEMÁTICO |
Gabriel Ramos Maia - |
|
|
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. |
André Gustavo Oliveira da Silva - UEL |
Rosana Figueiredo Salvi -
|
|
A CALCULADORA NO ENSINO DA POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Adrielle Cristine Mendello Lopes - |
Pedro Franco de Sá -
Fábio José da Costa Alves -
|
|
A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS |
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - |
Ana Cristina Barreto Sabino de Araújo - UFPE
Flávia Myrella Tenório Braz -
|
|
A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Elisabete Pozzani Reis - |
Leika Watabe - SME/PMSP
|
|
A COMUNICAÇÃO NA FÁBRICA EDUCACIONAL |
Alberto Luiz Pereira da Costa - UNIP |
|
|
A CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES |
Juliana Vignoto - UEM |
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
|
|
A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES |
Lilia de Souza Octavio - |
Elaine Sampaio Araujo - USP
|
|
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
Eliene Márcia Fernandes Oliveira - |
|
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA DO IFPB – CAMPINA GRANDE PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO |
Cicero da Silva Pereira - |
Pedro Marinho de Araujo -
Cinthia Sany França Xavier -
|
|
A CRIANÇA ENCENA A CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Bianca Santos Chisté - |
|
|
A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES |
Nilson Antonio Ferreira Roseira - |
|
|
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRECONIZADA PELA ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO PNLD |
James Teixeira - PUC-SP |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
|
|
A EMERGÊNCIA DE TEOREMAS EM ATO EM DIÁLOGOS CONSTITUIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO INTEIRO |
Erondina Barbosa da Silva - UNB |
Cristiano Alberto Muniz - UNB
|
|
A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO |
Raimundo Santos de Castro - UFSCAR |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
|
|
A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA CERÂMICA PERUANA |
Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN |
Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves
|
|
A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA |
Priscila Arcego - |
Luzielli Franceschi -
Juliane Berlanda
Nilce Fátima Scheffer -
|
|
A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UMA RUPTURA POSSÍVEL? |
Ancilla Dall ´onder Zat - |
|
|
A IMPORTANCIA DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇAO DOS DOUTORES DA REAMEC COMO MEDIDA PARA FORTALECER AS COLUNAS DOCENTES NOS ESTADOS PARTE |
Edilberto F Syryczyk - UFMT |
|
|
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG |
Lidiane Santos de Freitas - |
Milena Ruas Marques -
Luana Francine Nyland -
Priscila Milano Correa - FURG
Yuri Wladimir Pitthan -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
|
|
A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO DOCENTE |
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF |
|
|
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAR E FORMAR-SE PROFESSOR, PESQUISADOR E ORIENTADOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - |
Daise Lago Pereira Souto -
|
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Cristiane da Silva Stamberg - |
Lutiele Machado Godois -
Lucilaine Goin Abitante -
Fernanda Hart Garcia -
Maria Teresinha Verle Kaefer
Frank Jonis Flores de Almeida
|
|
A INTUIÇÃO SEGUNDO POINCARÉ E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CÁLCULO |
AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP |
|
|
A LEI 10.639/03 E A ETNOMATEMÁTICA |
Elma Daniela Bezerra Lima - |
José Roberto Linhares de Mattos - UFF
|
|
A MANIPULAÇAO DA APRESENTAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS NA MÍDIA IMPRESSA |
Tássia de Melo Borges - |
|
|
A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. |
Fernando Tranquilino Marques dos Santos - |
Jorge Henrique Duarte -
Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti -
|
|
A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - |
Ieda Maria Giongo -
Marli Teresinha Quartieri -
|
|
A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Marta Santana Comério - |
Márcia Regina Ferreira de Brito
|
|
A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. |
Alexandre Marcelino de Lucena |
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
|
|
A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA COMO UNIDADE MEDIADORA NAS INVESTIGAÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Rafael Siqueira Silva - UFG |
Wellington Lima Cedro - UFG
|
|
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA TEORIA HISTÓRIA-CULTURAL: DISCUTINDO A PESQUISA E A ATIVIDADE DE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
Wellington Lima Cedro - UFG |
|
|
A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS EM DIFERENTES PRÁTICAS |
Joicy Pimentel Ferreira |
|
|
A PASSAGEM DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÃO INICIAL DE FUNÇÃO POR ALUNOS DE CÁLCULO |
Raquel TaÍs Breunig - |
|
|
A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DOS NÚMEROS RACIONAIS: ALGUNS APONTAMENTOS |
Patricia Perlin - UFSM |
|
|
A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA: O TRATAMENTO DADO AO ERRO |
Ana Cristina da Silva Ambrosio - FCT/UNESP-PP |
Leny Rodrigues Martins Teixeira -
|
|
A PRÁTICA DISCURSIVA DAS ALTAS HABILIDADES E A RACIONALIDADE NEOLIBERAL. |
Karin Ritter Jelinek - |
|
|
A PROBABILIDADE DE APRENDER |
Cristiane Toniolo Dias - UFS |
Suzana Leitão Russo - UFS
Nilson Barros Santos - UFS
Erika Gomes Hagenbeck Santos -
Mayara Laysa de Oliveira Silva - UFS
|
|
A QUEDA DO OLIMPO: MATEMÁTICA, DO MITO EPISTÊMICO À REALIDADE DOCENTE E DISCENTE |
Hustana Maria Vargas - UFF |
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF
|
|
A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E OS DIFERENTES REGISTROS DISCURSIVOS E OS SISTEMAS DE VISUALIZAÇÕES ADOTADOS POR ESTUDANTES |
Auxiliadora Baraldi Pacheco - |
|
|
A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ALUNOS DO CIEP 377 CARMEN DA SILVA |
Alex Sandro Ribeiro de Andrade - |
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA APRESENTADOS NO ENEM/2010 |
Ana Carolina Igawa Barbosa |
Vlademir Marim - UFU
|
|
A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ELEMENTOS DE CONCEPÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 9° ANO |
Diógenes Maclyne Bezerra de Melo - |
|
|
A TOPOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE UM NOVO OLHAR COM MAPAS CONCEITUAIS |
Evani Machado de Melo - UFS |
|
|
A TRANSIÇÃO DA ESCOLA RURAL PARA A ESCOLA URBANA E SEUS REFLEXOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CASO NA CIDADE DE LAGUNA CARAPÃ |
Camila Benites da Silva - UFGD |
Irio Valdir Kichow -
|
|
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO OS ASPECTOS RELEVANTES E AS PERSPECTIVAS SINALIZADAS |
Márcia Rodrigues Luiz da Silva - |
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO
|
|
AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO NA AULA DE MATEMÁTICA |
Aline Silva de Bona - |
|
|
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO |
Romerito Nascimento de Almeida - UFS |
Michel Rezende dos Santos - UFS
Juliana Barreto Pereira - UFS
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
Ricardo Nicasso Benito - UFS
|
|
ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE A SUPERDOTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL |
Denise Nascimento Silveira - |
|
|
ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE PRODUÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICAIS QUE ENSINAM CONTEÚDOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS |
Simone Pozebon - UFSM |
Patricia Perlin - UFSM
|
|
ALGUNS ASPECTOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS |
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo - |
Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP
|
|
ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS E CONCEITUAIS DA ARGUMENTAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Telma Assad Mello - UNICAMP |
|
|
ANÁLISE DE ERROS E DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO EM QUESTÕES DE ÁLGEBRA DO SARESP DE 2008 A 2011 |
Alessandro Goncalves - PUC-SP |
|
|