Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
TETRIS MANUAL: A MATEMATICA EM JOGO |
Nozilma LeocÁdia Barbosa MagalhÃes - UNEB |
Thiago de Jesus Silva - UNEB
|
 |
TEXTO INFORMATIVO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
Josiane Bernz Siqueira - |
Jéssica Sabel -
Ana Paula Poffo -
|
 |
TORRE DE HANÓI: O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Adriane Eleutério Souza - UTFPR |
|
 |
TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PERSPECTIVA DA VISUALIZAÇÃO A PARTIR DO EIXO DAS SETAS |
Tamara Versteg Vitali - UFRGS |
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
|
 |
TRABALHANDO AS RELAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO SOFTWARE GEOGEBRA |
Josislei de Passos Vieira - |
Liliane Martinez Antonow
|
 |
TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
André Pereira da Costa - UFCG-PB |
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB
Jair Dias de Abreu - UFCG-PB
Geraldo Herbetet de Lacerda -
Marcos Antonio Petrucci de Assis - FIP
|
 |
TRABALHANDO COM A GEOMETRIA |
Rodrigo Zanette - |
|
 |
TRABALHANDO COM GRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MOMENTOS EM QUE BRINCAR É COISA SÉRIA |
Ana Cristina Fonseca - PUC-CAMP |
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid -
|
 |
TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT |
Janine Freitas Mota - |
JoÃo Bosco Laudares -
Dimas Felipe de Miranda -
|
 |
TRABALHANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE UMA COLEÇÃO VARIADA DE FIGURAS |
Roselene Alves Amancio - |
|
 |
TRABALHANDO GEOMETRIA FRACTAL NO ENSINO MÉDIO, POR MEIO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS |
Taís Gonçalves Gadoni - PUC-MG |
|
 |
TRABALHANDO PESOS E MEDIDAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Roberto Saulo Cargnin - |
Graciele de Borba Gomes Arend -
|
 |
TRABALHO COLABORATIVO EM UM GRUPO: ALGUMAS REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA |
Sofia Marinho da Natividade - |
|
 |
TRANSFORMAÇÕES NO PLANO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BASEADAS NO ESTUDO DAS OBRAS DE M. C. ESCHER |
Alexia Castro da Silva - |
|
 |
TRIGONOMETRIA: UM OLHAR COM A PESQUISA E A SALA DE AULA |
Mauricio Alves Nascimento - |
|
 |
TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO |
Marília Rocha de Oliveira Silva - |
José Elyton Batista dos Santos -
Ricardo Lisboa Martins
|
 |
UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS RELACIONADOS COM A OPERAÇÃO MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS REAIS |
Ion Moutinho GonÇalves - UFF |
|
 |
UM CAMINHAR À BUSCA DA INCLUSÃO: OBSERVAÇÕES SOBRE APLICAÇÕES DE ATIVIDADES ADAPTADAS PARA O DEFICIENTE VISUAL |
Ana Maria Kaleff - UFF |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Pablo Vinícius Ferreira Telles - PUC-RJ
|
 |
UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES |
JoÃo Batista Regis da Silva - |
Maria Betânia Fernandes de Vasconcelos - UFPB
Maria da Conceição Vieira Fernandes
|
 |
UM CASO, MÚLTIPLOS DIÁLOGOS... O CONTIG 60 NUMA TURMA DA EJA |
Adriana Aparecida Molina Gomes |
|
 |
UM CURSO DE EXTENSÃO EM GEOMETRIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Camila Libanori Bernardino - UNESP - RIO CLARO |
Vanessa Cerignoni Benites - UNESP - RIO CLARO
|
 |
UM CURSO DE SERVIÇO PARA A DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA |
Dejair Frank Barroso - UFJF |
|
 |
UM ENCONTRO ETNOMATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A FUNÇÃO DAS FLAUTAS DOS RIKBAKTSA |
José Roberto Linhares de Mattos - UFF |
Geraldo Aparecido Polegatti -
|
 |
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM LIMITE E DERIVADA |
Gilberto Emanoel Reis Vogado - PUC-SP |
Rosineide de Sousajucá -
Thamires de Brito Mota -
|
 |
UM ESTUDO SOBRE A EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O GEOGEBRA |
Djerly Simonetti - |
Edineia dos Santos Brizola Brum -
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL
|
 |
UM ESTUDO SOBRE ERROS COM O SOFTWARE APLUSIX |
Franciele Rodrigues de Moraes - |
|
 |
UM ESTUDO SOBRE PIRÂMIDES EM UM AMBIENTE DE BASE CONSTRUCIONISTA |
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros - UNICAMP |
Rúbia Barcelos Amaral
|
 |
UM MODELO ADAPTATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE CÁLCULO |
Luciana Lima de Asevedo - UERJ |
Patrícia Nunes da Silva - UERJ
|
 |
UM MODO DIFERENTE DE APRENDER GEOMETRIA VIA RECORTES |
Leandro Carlos de Souza Gomes - |
Dyego Heverton Souza Vasconcelos -
Misleide Silva Santiago -
|
 |
UM OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA RECONHECER E CONCEITUAR UMA CÕNICA |
Adilson Lopes de Oliveira - CEFET-MG |
|
 |
UM OBJETO DE APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO, DIFERENTES GRUPOS E DIFERENTES SIGNIFICADOS |
Dolores Follador - SEED-PR |
|
 |
UM OLHAR LANÇADO AO OBJETO DE APRENDIZAGEM “MATRIZES” |
Carine Girardi Manfio - |
Carmen Vieira Mathias - UFSM
|
 |
UM OLHAR PARA O PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA:CONCEPÇÕES DE ALGUNS EDUCADORES MATEMÁTICOS |
Henrique Cristiano Thomas de Souza - UFPR |
|
 |
UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Edelweis Jose Tavares Barbosa - |
|
 |
UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
Maria JosÉ Neves de Amorim Moura - |
|
 |
UM SIGNIFICADO PARA A RAZÃO EM MATEMÁTICA NA VIDA DOS ESTUDANTES QUE ALMEJAM O CURSO SUPERIOR |
Mário Lucio Alexandre - UFU |
Douglas Carvalho de Menezes
Brythnner Monteiro Delfino - UFU
Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU
|
 |
UMA ABORDAGEM ABRANGENTE SOBRE MÉDIA ARITMÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É NECESSÁRIA |
Paulo Jorge Magalhães Teixeira - |
|
 |
UMA ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN |
Leo Akio Yokoyama - |
|
 |
UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS E DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO |
Mariana Dias Goncalves - PUC-SP |
Gerson Pastre de Oliveira -
|
 |
UMA ABORDAGEM SOBRE JOGOS, OFICINAS E BRICADEIRAS INTERATIVAS EM SALA DE AULA |
Veronica de Almeida Chaves - |
Marcos Aurélio da Silva Martins -
|
 |
UMA AÇÃO NO ENSINO DE FRAÇÕES MEDIANTE O USO DO MATERIAL CONCRETO |
Tatiani Garcia Neves - |
Cintia Melo dos Santos - UFMS
|
 |
UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA. |
Cristiane Nogueira Aires - |
Rita de Cássia Pavani Lamas -
|
 |
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NA MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ |
Márcio Paulo de Oliveira - UTFPR |
|
 |
UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO COMO JOGO EDUCATIVO A FAVOR DO PENSAMENTO MATEMÁTICO |
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza - |
Auremar Medeiros de Melo -
Jose Carlos Thompson da Silva -
|
 |
UMA DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
John Lenon Ribeiro - UEPG |
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG
Bianca Cristina Motyl - UEPG
Marcela dos Santos -
Alzenir Virginia Ferreira Soistak -
|
 |
UMA EXPERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE POLÍGONOS COM A LINGUAGEM LOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Adilson Rodrigues Campos - UFJF |
Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA COM MODELOS GEOMÉTRICOS |
Rita de Cássia Pavani Lamas - |
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PELA PESQUISA MATEMÁTICA |
Jaime Edmundo Apaza Rodriguez - |
Inocêncio Fernandes Balieiro Filho -
Nair Rodrigues de Souza -
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM BASE NA TEORIA DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO |
Edevaldo das Neves Marques - |
Naísa Camila Garcia -
Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO ANIMAÇÕES GRÁFICAS DO WINPLOT NA ABORDAGEM DE LIMITES |
Luciana de Oliveira Souza Mendonça - |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa -
Luiz Augustavo Almeida Feitoza -
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE EXPLORAÇÃO DO PADRÃO FRACTAL TETRA CÍRCULO |
Rejane Waiandt Schuwartz Faria - UNESP |
Marcus Vinicius Maltempi -
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MEDIDAS DE COMPRIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Tamitsa Menezes Weber - UFSM |
Jucilene Hundertmarck -
Patricia Perlin - UFSM
Diaine Susara Garcez da Silva - UFSM
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC |
Tiago do Nascimento Oliveira
|
 |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Daniela Bonfim de Castro - |
Sergio Antonio Wielewski -
|
 |
UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DA PROBABILIDADE: O USO DE AULAS MULTIMÍDIAS COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Diánis Ferreira Irias - |
Laura Lima Dias -
Flávio Bittencourt - UFV
|
 |
UMA INVESTIGAÇÃO (MATEMÁTICA) EM SALA DE AULA |
Camila Garbelini da Silva - UEL |
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho -
|
 |
UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE AS REGULARIDADES DAS POTÊNCIAS DE EXPOENTE TRÊS E SUAS RELAÇÕES |
Herton Gilvan Caminha Goerch - UNIFRA |
|
 |
UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE GRÁFICOS COM O APOIO DE UM CAMPEONATO INTERCLASSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ-SP |
Marina Ludugério de Souza - |
Davi Ferreira Leite Monteiro - UFABC
Renan Correa de Lima - UFABC
Amarildo Aparecido dos Santos - PUC-SP
|
 |
UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. |
Lutiele Machado Godois - |
Cristiane da Silva Stamberg -
Adriana Medeiros Welter -
|
 |