ÍNDICE DE TRABALHOS - 23

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS Silvia Monteiro MilÃo
MODELAGEM MATEMÁTICA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Celina Nunes Bacellar - UEFS Taise Sousa Santana -
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Francis Miller Barbosa Moreira - Sandra Magina -
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO COM AS AULAS DE FÍSICA William Costa Monteiro - UESB  
MODELAGEM MATEMÁTICA DE ROBÔS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES Bruna da Silva Leitzke - UFPEL Rejane Pergher -
MODELAGEM MATEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO EM CÁLCULO Roberta Modesto Braga - Adilson Oliveira do Espírito Santo
MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIALIZADORAS DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA Emanueli Pereira - UNICENTRO  
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS Bruno Silveira Corrêa - UFRGS
Daniele Vargas Oliveira - UFRGS
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR  
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE EJA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO IRRACIONAL PI E SUAS APLICAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA Marcelo Lucio Ferreira - Ruth Ribas Itacarambi -
MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA RESIDENCIAL Anderson Ervino Schwertner - Clenir Fernanda Alba - UTFPR
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL
MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Rosalina Vieira dos Anjos -  
MODELAGEM MATEMATICA: UM DEPOIMENTO SOBRE ADOÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Angela Afonsina de Souza Barbosa - UFPR  
MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS Everaldo Silveira - UFSC Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
MODELO MATEMÁTICO DE RELAÇÃO PESSOAL ENTRE CONSUMO E POUPANÇA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENGENHARIA Sandro de Freitas Nascimento - Helio Rosetti Junior -
MOSAICOS, FAIXAS, ROSETAS E FRACTAIS COM O GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO Guilherme Francisco Ferreira -
Maurício Barbosa da Silva -
Sirlei Lopes da Silva -
MOSAICOS, PAVIMENTAÇÕES DO PLANO E O ENSINO DA GEOMETRIA Dais Capucho Afini - José Carlos de Souza Junior -
MOSAICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA, ARTE E HISTÓRIA Ana Luzia de Souza Silva -  
MUDANDO A FORMA E MANTENDO O VOLUME: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM EMBALAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL Ricardo Viz Quadrat  
MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP
MULHERES, MERCADO INFORMAL E A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Carlos Henrique Carneiro - Jonson Ney Dias da Silva - UEFS
MULTIMODALIDADE DE ESTÍMULOS E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTELECTIVAS Tania Elisa Seibert - ULBRA Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
Alexandre Branco Monteiro - ULBRA
NEPSO E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO TRANSDISCIPLINAR Helaine Maria de Souza Pontes - Dionísio Burak - UNICENTRO
NÚMEROS IRRACIONAIS E SUA COMPREENSÃO PELA EXPERIÊNCIA Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS  
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG  
O ÁBACO ROMANO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS Wilter Freitas Ibiapina - UFRN  
O APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA Fabio Rubem Zimmer - Lucieli Martins Gonçalves Descovi -
O AUXÍLIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Andréa Aparecida Vieira - Leonardo Florencio dos Santos -
Silvana Lucas Bomtempo Matos -
O AVESSO IMPERFEITO DO PONTO CRUZ: A CARTOGRAFIA Tassia Ferreira Tartaro -  
O CÁLCULO MENTAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO Eliane Farias Ananias -  
O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA Carolini Cunha Silva - IFF Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
Ana Paula Rangel de Andrade -
O CINEMA COMO MOTIVADOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NA SALA DE AULA Gabriel Lúcius dos Santos -  
O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Bruno Luiz Freire - UFSCAR Rogério Fernando Pires - PUC-SP
O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DIFICIENTES VISUAIS NUM CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REGIÃO DO ABC Lucas Ramos Lourenço - UFABC Virgínia Cardia Cardoso - UFABC
O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS Louise Karkow Gaiatto Leal - UFRGS
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
O CONTRATO DIDÁTICO E A FREQUENTE RUPTURA DAS REGRAS IMPLÍCITAS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA Wanderley Pivatto Brum - Lourenço Gabriel Isolani -
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO FRENTE A DIVERSIDADE DE CAMINHOS FORMATIVOS José Carlos Oliveira Costa - FSA Vinício de Macedo Santos -
O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO CONTEXTO SALA DE AULA REGULAR Kátia Parreira Brettas - UFJF  
O DIÁRIO DE APRENDIZAGEM E OS DOCUMENTOS LEGAIS NA PRÁTICA AVALIATIVA EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Dione Baptista Ribeiro - UFJF  
O EMPREGO DA BRAÇA: A PRÁTICA E A TRADIÇÃO SE MISTURAM NOS CANAVIAIS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO. Jorge Ricardo Carvalho de Freitas - Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
O ENSINO ATUAL DE PROBABILIDADE NA ESCOLA BÁSICA: UM ESTUDO DO GUIA DO PNLD 2012 Cristiane Candido Luz Caberlim - PUC-SP Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
O ENSINO DA ÁLGEBRA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Geralda de Fatima Neri Santana -  
O ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS Lupi Scheer dos Santos - UFPEL Carla Gon‡alves Rodrigues -
O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA Marília Zabel - Regina Helena Munhoz - UDESC
O ENSINO DE ANALISE COMBINATÓRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA Eugeniano Brito Martins Ana Carolina Costa Pereira - UECE
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Leugim Corteze Romio - Maria Arlita da Silveira Soares -
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS Gabriela Fontana Gabbi - UFSM Andressa Wiedenhöft Marafiga
Laura Pippi Fraga - UFSM
Simone Pozebon - UFSM
Diaine Susara Garcez da Silva - UFSM
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Glaucia Garcia Bandeira de Vargas - UNIFRA Eleni Bisognin - UNIFRA
O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA - O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA Alessandra Cristina do Nascimento - Renato Francisco Merli -
O ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS UTILIZANDO O MULTIPLANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Aécio Alves Andrade - Diego Mendes da Silva -
O ENSINO DE GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL PAUTADO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Maria Auxiliadora Lage - Daniele Cristina Gonçalves -
O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO CÁLCULO DO VOLUME DA ESFERA. Denis Rogério Sanches Alves - Vilma Rinaldi Bisconsini -
Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE
O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Danielly Barbosa de Sousa - Eliane Farias Ananias -
Verônica Lima de Almeida Caldeira -
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. Marcio Oliveira Desquivel - UESB Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS Irene Coelho de Araujo - Eder Pereira Neves -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS Rosangela Araujo da Silva - Francisco Aldrin Armstrong Rufino -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS INDÍGENAS Maria Aparecida Mendes de Oliveira - UFGD Cintia Melo dos Santos - UFMS
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO MÁrcia ValÉria Azevedo de Almeida Ribeiro - Sara Gomes da Silva de Almeida -
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DA EJA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA  
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA EXPRESSÃO GRÁFICA PRESENTE EM OBRAS DE ARTE Heliza Cola‡o Góes - PMC  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |