Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA |
Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS |
Silvia Monteiro MilÃo
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Celina Nunes Bacellar - UEFS |
Taise Sousa Santana -
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Francis Miller Barbosa Moreira - |
Sandra Magina -
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO COM AS AULAS DE FÍSICA |
William Costa Monteiro - UESB |
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA DE ROBÔS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES |
Bruna da Silva Leitzke - UFPEL |
Rejane Pergher -
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO EM CÁLCULO |
Roberta Modesto Braga - |
Adilson Oliveira do Espírito Santo
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIALIZADORAS DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Emanueli Pereira - UNICENTRO |
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL |
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS |
Bruno Silveira Corrêa - UFRGS
Daniele Vargas Oliveira - UFRGS
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA |
Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR |
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE EJA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO IRRACIONAL PI E SUAS APLICAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA |
Marcelo Lucio Ferreira - |
Ruth Ribas Itacarambi -
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA RESIDENCIAL |
Anderson Ervino Schwertner - |
Clenir Fernanda Alba - UTFPR
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Rosalina Vieira dos Anjos - |
|
 |
MODELAGEM MATEMATICA: UM DEPOIMENTO SOBRE ADOÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Angela Afonsina de Souza Barbosa - UFPR |
|
 |
MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS |
Everaldo Silveira - UFSC |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
|
 |
MODELO MATEMÁTICO DE RELAÇÃO PESSOAL ENTRE CONSUMO E POUPANÇA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENGENHARIA |
Sandro de Freitas Nascimento - |
Helio Rosetti Junior -
|
 |
MOSAICOS, FAIXAS, ROSETAS E FRACTAIS COM O GEOGEBRA |
Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO |
Guilherme Francisco Ferreira -
Maurício Barbosa da Silva -
Sirlei Lopes da Silva -
|
 |
MOSAICOS, PAVIMENTAÇÕES DO PLANO E O ENSINO DA GEOMETRIA |
Dais Capucho Afini - |
José Carlos de Souza Junior -
|
 |
MOSAICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA, ARTE E HISTÓRIA |
Ana Luzia de Souza Silva - |
|
 |
MUDANDO A FORMA E MANTENDO O VOLUME: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM EMBALAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Ricardo Viz Quadrat |
|
 |
MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO |
Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP |
Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP
|
 |
MULHERES, MERCADO INFORMAL E A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
Carlos Henrique Carneiro - |
Jonson Ney Dias da Silva - UEFS
|
 |
MULTIMODALIDADE DE ESTÍMULOS E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTELECTIVAS |
Tania Elisa Seibert - ULBRA |
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
Alexandre Branco Monteiro - ULBRA
|
 |
NEPSO E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO TRANSDISCIPLINAR |
Helaine Maria de Souza Pontes - |
Dionísio Burak - UNICENTRO
|
 |
NÚMEROS IRRACIONAIS E SUA COMPREENSÃO PELA EXPERIÊNCIA |
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS |
|
 |
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG |
|
 |
O ÁBACO ROMANO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS |
Wilter Freitas Ibiapina - UFRN |
|
 |
O APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
Fabio Rubem Zimmer - |
Lucieli Martins Gonçalves Descovi -
|
 |
O AUXÍLIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Andréa Aparecida Vieira - |
Leonardo Florencio dos Santos -
Silvana Lucas Bomtempo Matos -
|
 |
O AVESSO IMPERFEITO DO PONTO CRUZ: A CARTOGRAFIA |
Tassia Ferreira Tartaro - |
|
 |
O CÁLCULO MENTAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO |
Eliane Farias Ananias - |
|
 |
O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA |
Carolini Cunha Silva - IFF |
Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
Ana Paula Rangel de Andrade -
|
 |
O CINEMA COMO MOTIVADOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NA SALA DE AULA |
Gabriel Lúcius dos Santos - |
|
 |
O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Bruno Luiz Freire - UFSCAR |
Rogério Fernando Pires - PUC-SP
|
 |
O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DIFICIENTES VISUAIS NUM CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REGIÃO DO ABC |
Lucas Ramos Lourenço - UFABC |
Virgínia Cardia Cardoso - UFABC
|
 |
O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS |
Louise Karkow Gaiatto Leal - UFRGS
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
|
 |
O CONTRATO DIDÁTICO E A FREQUENTE RUPTURA DAS REGRAS IMPLÍCITAS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA |
Wanderley Pivatto Brum - |
Lourenço Gabriel Isolani -
|
 |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO FRENTE A DIVERSIDADE DE CAMINHOS FORMATIVOS |
José Carlos Oliveira Costa - FSA |
Vinício de Macedo Santos -
|
 |
O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO CONTEXTO SALA DE AULA REGULAR |
Kátia Parreira Brettas - UFJF |
|
 |
O DIÁRIO DE APRENDIZAGEM E OS DOCUMENTOS LEGAIS NA PRÁTICA AVALIATIVA EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Dione Baptista Ribeiro - UFJF |
|
 |
O EMPREGO DA BRAÇA: A PRÁTICA E A TRADIÇÃO SE MISTURAM NOS CANAVIAIS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO. |
Jorge Ricardo Carvalho de Freitas - |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
|
 |
O ENSINO ATUAL DE PROBABILIDADE NA ESCOLA BÁSICA: UM ESTUDO DO GUIA DO PNLD 2012 |
Cristiane Candido Luz Caberlim - PUC-SP |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
|
 |
O ENSINO DA ÁLGEBRA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
|
 |
O ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS |
Lupi Scheer dos Santos - UFPEL |
Carla Gon‡alves Rodrigues -
|
 |
O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA |
Marília Zabel - |
Regina Helena Munhoz - UDESC
|
 |
O ENSINO DE ANALISE COMBINATÓRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA |
Eugeniano Brito Martins |
Ana Carolina Costa Pereira - UECE
|
 |
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Leugim Corteze Romio - |
Maria Arlita da Silveira Soares -
|
 |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
Gabriela Fontana Gabbi - UFSM |
Andressa Wiedenhöft Marafiga
Laura Pippi Fraga - UFSM
Simone Pozebon - UFSM
Diaine Susara Garcez da Silva - UFSM
|
 |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Glaucia Garcia Bandeira de Vargas - UNIFRA |
Eleni Bisognin - UNIFRA
|
 |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA - O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA |
Alessandra Cristina do Nascimento - |
Renato Francisco Merli -
|
 |
O ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS UTILIZANDO O MULTIPLANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. |
Aécio Alves Andrade - |
Diego Mendes da Silva -
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL PAUTADO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Maria Auxiliadora Lage - |
Daniele Cristina Gonçalves -
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO CÁLCULO DO VOLUME DA ESFERA. |
Denis Rogério Sanches Alves - |
Vilma Rinaldi Bisconsini -
Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Danielly Barbosa de Sousa - |
Eliane Farias Ananias -
Verônica Lima de Almeida Caldeira -
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. |
Marcio Oliveira Desquivel - UESB |
Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
Irene Coelho de Araujo - |
Eder Pereira Neves -
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS |
Rosangela Araujo da Silva - |
Francisco Aldrin Armstrong Rufino -
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS INDÍGENAS |
Maria Aparecida Mendes de Oliveira - UFGD |
Cintia Melo dos Santos - UFMS
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO |
MÁrcia ValÉria Azevedo de Almeida Ribeiro - |
Sara Gomes da Silva de Almeida -
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DA EJA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES |
Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA |
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA EXPRESSÃO GRÁFICA PRESENTE EM OBRAS DE ARTE |
Heliza Cola‡o Góes - PMC |
|
 |