ÍNDICE DE TRABALHOS - 10

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |

História da Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA Marisa Gomes dos Santos - UFG Rafaela Silva Rabelo - USP
LILAVATI DO HINDU AO PORTUGUÊS: QUASE NOVE SÉCULOS Jussara Pereira Fernandes - UNB  
LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1971 – 1979) Joubert Lima Ferreira -  
MATEMÁTICA E ARTE NO RENASCIMENTO ITALIANO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A PERSPECTIVA LINEAR Fábio Rodrigues Silva - UFU Enio Marques Muniz Junior - UFU
MEMÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A QUESTÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES Diogo Franco Rios -  
MEMÓRIAS DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMARGOSA-BA Silmary Silva dos Santos - Diogo Franco Rios -
MÓDULOS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - TRIGONOMETRIA Severino Carlos Gomes - UFRN Bernadete Barbosa Morey - UFRN
NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) Iara da Silva FranÇa - PUCPR Antonio Flavio Claras
Mariliza Simonete Portela
NICOLAS BOURBAKI NO BRASIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO  
NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1988-1996) Rone Peterson Oliveira Santos -  
O CIENTISTA GUILHERME DE LA PENHA Miguel Chaquiam - UNAMA Iran Abreu Mendes - UFRN
O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA Malcus Cassiano Kuhn - Arno Bayer - ULBRA
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA HISTORICA NA UFJF Eder Quintão Lisboa - UFJF Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PERÍODO DE 1890 A 1925 Jorge Alexandre dos Santos Gaspar - USS Lucia Maria Aversa Villela - USS
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU NO CURSO DE PEDAGOGIA Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP  
O ENSINO PRIMÁRIO EM VASSOURAS NO PERÍODO DE 1950-1969 Heloisa Hernandez de Fontes Salvador -  
O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA Liliane dos Santos Gutierre - UFRN Arlete de Jesus Brito -
O MANUAL “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO”, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: ESTABELECENDO COMPREENSÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES QUE FIZERAM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE – MS Carlos Souza Pardim -  
O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO Vanessa Martins de Souza - PUC-RS Monica Bertoni dos Santos - PUC-RS
O PRIMEIRO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA DE SÃO PAULO (1968-1969) Denise Medina de Almeida França -  
O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE MASCHERONI (1750 – 1800): ABORDAGEM E SOLUÇÃO HISTÓRICA ALIADA A SOLUÇÃO COM SOFTWARES GEOMÉTRICOS José Damião Souza de Oiveira - Giselle Costa de Sousa - UFRN
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA PAULISTA E AS DIFICULDADES DA PROFISSÃO Juliana Aparecida Rissardi Finato - UNESP - RIO CLARO  
O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O GINÁSIO NO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 Carlos Eduardo Félix Correia -  
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM DOIS BEST-SELLERS DE OSVALDO SANGIORGI Elenir Terezinha Paluch Soares -  
OLHAR, EFEITO E PROBLEMATIZAÇÃO: ARTE E VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Liliane Silveira de Medeiros - UFSC Cláudia Regina Flores - UFSC
OMAR KHAYYAM: UMA BIOGRAFIA Beatriz Rudek - Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ESTADO DO PARANÁ DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. Mariliza Simonete Portela Iara da Silva FranÇa - PUCPR
Antonio Flavio Claras
OS CARTÕES BORDADOS DE MARY BOOLE: UMA PROPOSTA LÚDICA APOIADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Giselle Costa de Sousa - UFRN Marta Figueredo dos Anjos - UFRN
OS CURSOS COMPLEMENTARES COMO EMBRIÃO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA O COLÉGIO Francisco de Oliveira Filho - UNIBAN  
OS PAPIROS EGÍPCIOS COMO FONTES PARA UM TRABALHO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG  
OS REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE RIO DE CONTAS – BA (1960, 1970 E DIAS ATUAIS) Otávio Filadelfo Rocha de Oliveira Sande - UESB Luciana Correia de Amorim - UESB
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão - UESB
PAPY E O COLÉGIO SÃO BENTO - CADERNOS ESCOLARES REVELAM UMA MATEMÁTICA MODERNA Leticia Maria Ferreira da Costa - UFRJ  
PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS A PARTIR DE UMA ENTREVISTA: O CASO DE UMA ALUNA DE UM CURSO A DISTÂNCIA Carla Regina Mariano da Silva -  
PERSONALIDADES NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Juliana Martins -  
PERSPECTIVA – ARTE OU MATEMÁTICA Luciano Ferreira - UEM Talita Secorun dos Santos - FECILCAM
POSSIBILIDADES PARA "VER O INVISÍVEL" Lélia Longen Fontana - UFPR  
PREÂMBULO PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPO DE CATEQUIZAÇÃO DOS INDÍGENAS PELOS JESUÍTAS NO AMAZONAS: 1549 A 1759 Tarcisio Luiz Leão e Souza - Aparecida Rodrigues Silva Duarte -
PRODUÇÃO DE VÍDEOS AULAS DE HISTÓRIA D AMATEMÁTICA Benedito Fialho Machado - Iran Abreu Mendes - UFRN
PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 Silvana Matucheski - UNESP - RIO CLARO  
REDESCOBRINDO O LILAVATI DE BHASKARA (1150) Jussara Pereira Fernandes - UNB Rodolpho Pinheiro de Azevedo - UNB
Thafarel Rodrigues da Costa - UNB
REINAÇÕES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS COM A OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA (1935) Adriel Gonçalves Oliveira - UNESP  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS Wellington Pereira das Virgens -  
SISTEMATIZAÇÃO DE DEPOIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS Fábio Donizeti de Oliveira -  
TÓPICOS DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO: UMA ABORDAGEM EM TRÊS EPISÓDIOS Juan Carlo da Cruz Silva - UFRN  
TRAÇOS DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MATO GROSSO Bruna Camila Both -  
TRATAMENTO DIGITAL DAS FONTES PARA A ESCRITA DA HEM: EDIÇÃO, COMPACTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E CATALOGAÇÃO David Antonio da Costa - UFSC Joseane Pinto de Arruda
Rosangela Kirst da Silveira - UFSC
TRÊS BREVES HISTÓRIAS SOBRE MALBA TAHAN Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES  
UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM UNIVERSAL Carmen Rosane Pinto Franzon - Arlete de Jesus Brito -
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT Cesar Ricardo Peon Martins - Márcia Marinelli Pereira Silva -
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DA OBRA “ARITHMETICA: THEORICO-PRATICA” A PARTIR DO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Bruna Luiza de Faria Rezende - UFU Mirian Maria Andrade -
UMA BREVE HISTÓRIA DAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL Vinicius Machado Pereira dos Santos -  
UMA CAMPANHA E SUAS ORIENTAÇÕES: TRAÇOS DA CADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ivete Maria Baraldi - Rosinéte Gaertner -
UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE DOURADOS-MS: A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DOS PROFESSORES PARA CONSTRUIR UMA VERSÃO HISTÓRICA, POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL Tiaki Cintia Togura Faoro - UFMS  
UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA Marcelo Ferreira Martins Salvador -  
USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. Marcos Denilson GuimarÃes - UFS Ivanete Batista Santos - UFS
VAMOS ESTUDAR? (1965): A CARTILHA DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS Iara Zimmer - UFSC Claires Marcele Sada Boldo -
David Antonio da Costa - UFSC
VESTÍGIOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REDE DE RELAÇÕES QUE SE REVELAM Rafaela Silva Rabelo - USP  
ZILDA ARAÚJO PEDREIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1967 – 1970) Joubert Lima Ferreira -  
Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. João Paulo Attie -  
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Mikaelle Barboza Cardoso - UECE Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE
Silvana Holanda da Silva -
Maria Ariadla de Sousa Ferreira
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 | | 14 | | 15 | | 16 |
| 17 | | 18 | | 19 | | 20 | | 21 | | 22 | | 23 | | 24 | | 25 | | 26 | | 27 | | 28 | | 29 |