História da Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
Marisa Gomes dos Santos - UFG |
Rafaela Silva Rabelo - USP
|
|
LILAVATI DO HINDU AO PORTUGUÊS: QUASE NOVE SÉCULOS |
Jussara Pereira Fernandes - UNB |
|
|
LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1971 – 1979) |
Joubert Lima Ferreira - |
|
|
MATEMÁTICA E ARTE NO RENASCIMENTO ITALIANO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A PERSPECTIVA LINEAR |
Fábio Rodrigues Silva - UFU |
Enio Marques Muniz Junior - UFU
|
|
MEMÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A QUESTÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES |
Diogo Franco Rios - |
|
|
MEMÓRIAS DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMARGOSA-BA |
Silmary Silva dos Santos - |
Diogo Franco Rios -
|
|
MÓDULOS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - TRIGONOMETRIA |
Severino Carlos Gomes - UFRN |
Bernadete Barbosa Morey - UFRN
|
|
NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) |
Iara da Silva FranÇa - PUCPR |
Antonio Flavio Claras
Mariliza Simonete Portela
|
|
NICOLAS BOURBAKI NO BRASIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES |
Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO |
|
|
NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1988-1996) |
Rone Peterson Oliveira Santos - |
|
|
O CIENTISTA GUILHERME DE LA PENHA |
Miguel Chaquiam - UNAMA |
Iran Abreu Mendes - UFRN
|
|
O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Malcus Cassiano Kuhn - |
Arno Bayer - ULBRA
|
|
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA HISTORICA NA UFJF |
Eder Quintão Lisboa - UFJF |
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
|
|
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PERÍODO DE 1890 A 1925 |
Jorge Alexandre dos Santos Gaspar - USS |
Lucia Maria Aversa Villela - USS
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP |
|
|
O ENSINO PRIMÁRIO EM VASSOURAS NO PERÍODO DE 1950-1969 |
Heloisa Hernandez de Fontes Salvador - |
|
|
O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA |
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN |
Arlete de Jesus Brito -
|
|
O MANUAL “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO”, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: ESTABELECENDO COMPREENSÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES QUE FIZERAM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE – MS |
Carlos Souza Pardim - |
|
|
O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO |
Vanessa Martins de Souza - PUC-RS |
Monica Bertoni dos Santos - PUC-RS
|
|
O PRIMEIRO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA DE SÃO PAULO (1968-1969) |
Denise Medina de Almeida França - |
|
|
O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE MASCHERONI (1750 – 1800): ABORDAGEM E SOLUÇÃO HISTÓRICA ALIADA A SOLUÇÃO COM SOFTWARES GEOMÉTRICOS |
José Damião Souza de Oiveira - |
Giselle Costa de Sousa - UFRN
|
|
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA PAULISTA E AS DIFICULDADES DA PROFISSÃO |
Juliana Aparecida Rissardi Finato - UNESP - RIO CLARO |
|
|
O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O GINÁSIO NO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 |
Carlos Eduardo Félix Correia - |
|
|
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM DOIS BEST-SELLERS DE OSVALDO SANGIORGI |
Elenir Terezinha Paluch Soares - |
|
|
OLHAR, EFEITO E PROBLEMATIZAÇÃO: ARTE E VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Liliane Silveira de Medeiros - UFSC |
Cláudia Regina Flores - UFSC
|
|
OMAR KHAYYAM: UMA BIOGRAFIA |
Beatriz Rudek - |
Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
|
|
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ESTADO DO PARANÁ DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. |
Mariliza Simonete Portela |
Iara da Silva FranÇa - PUCPR
Antonio Flavio Claras
|
|
OS CARTÕES BORDADOS DE MARY BOOLE: UMA PROPOSTA LÚDICA APOIADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Giselle Costa de Sousa - UFRN |
Marta Figueredo dos Anjos - UFRN
|
|
OS CURSOS COMPLEMENTARES COMO EMBRIÃO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA O COLÉGIO |
Francisco de Oliveira Filho - UNIBAN |
|
|
OS PAPIROS EGÍPCIOS COMO FONTES PARA UM TRABALHO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA |
Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG |
|
|
OS REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE RIO DE CONTAS – BA (1960, 1970 E DIAS ATUAIS) |
Otávio Filadelfo Rocha de Oliveira Sande - UESB |
Luciana Correia de Amorim - UESB
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão - UESB
|
|
PAPY E O COLÉGIO SÃO BENTO - CADERNOS ESCOLARES REVELAM UMA MATEMÁTICA MODERNA |
Leticia Maria Ferreira da Costa - UFRJ |
|
|
PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS A PARTIR DE UMA ENTREVISTA: O CASO DE UMA ALUNA DE UM CURSO A DISTÂNCIA |
Carla Regina Mariano da Silva - |
|
|
PERSONALIDADES NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Juliana Martins - |
|
|
PERSPECTIVA – ARTE OU MATEMÁTICA |
Luciano Ferreira - UEM |
Talita Secorun dos Santos - FECILCAM
|
|
POSSIBILIDADES PARA "VER O INVISÍVEL" |
Lélia Longen Fontana - UFPR |
|
|
PREÂMBULO PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPO DE CATEQUIZAÇÃO DOS INDÍGENAS PELOS JESUÍTAS NO AMAZONAS: 1549 A 1759 |
Tarcisio Luiz Leão e Souza - |
Aparecida Rodrigues Silva Duarte -
|
|
PRODUÇÃO DE VÍDEOS AULAS DE HISTÓRIA D AMATEMÁTICA |
Benedito Fialho Machado - |
Iran Abreu Mendes - UFRN
|
|
PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 |
Silvana Matucheski - UNESP - RIO CLARO |
|
|
REDESCOBRINDO O LILAVATI DE BHASKARA (1150) |
Jussara Pereira Fernandes - UNB |
Rodolpho Pinheiro de Azevedo - UNB
Thafarel Rodrigues da Costa - UNB
|
|
REINAÇÕES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS COM A OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA (1935) |
Adriel Gonçalves Oliveira - UNESP |
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS |
Wellington Pereira das Virgens - |
|
|
SISTEMATIZAÇÃO DE DEPOIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS |
Fábio Donizeti de Oliveira - |
|
|
TÓPICOS DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO: UMA ABORDAGEM EM TRÊS EPISÓDIOS |
Juan Carlo da Cruz Silva - UFRN |
|
|
TRAÇOS DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MATO GROSSO |
Bruna Camila Both - |
|
|
TRATAMENTO DIGITAL DAS FONTES PARA A ESCRITA DA HEM: EDIÇÃO, COMPACTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E CATALOGAÇÃO |
David Antonio da Costa - UFSC |
Joseane Pinto de Arruda
Rosangela Kirst da Silveira - UFSC
|
|
TRÊS BREVES HISTÓRIAS SOBRE MALBA TAHAN |
Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES |
|
|
UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM UNIVERSAL |
Carmen Rosane Pinto Franzon - |
Arlete de Jesus Brito -
|
|
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT |
Cesar Ricardo Peon Martins - |
Márcia Marinelli Pereira Silva -
|
|
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DA OBRA “ARITHMETICA: THEORICO-PRATICA” A PARTIR DO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Bruna Luiza de Faria Rezende - UFU |
Mirian Maria Andrade -
|
|
UMA BREVE HISTÓRIA DAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL |
Vinicius Machado Pereira dos Santos - |
|
|
UMA CAMPANHA E SUAS ORIENTAÇÕES: TRAÇOS DA CADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Ivete Maria Baraldi - |
Rosinéte Gaertner -
|
|
UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE DOURADOS-MS: A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DOS PROFESSORES PARA CONSTRUIR UMA VERSÃO HISTÓRICA, POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL |
Tiaki Cintia Togura Faoro - UFMS |
|
|
UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA |
Marcelo Ferreira Martins Salvador - |
|
|
USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. |
Marcos Denilson GuimarÃes - UFS |
Ivanete Batista Santos - UFS
|
|
VAMOS ESTUDAR? (1965): A CARTILHA DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS |
Iara Zimmer - UFSC |
Claires Marcele Sada Boldo -
David Antonio da Costa - UFSC
|
|
VESTÍGIOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REDE DE RELAÇÕES QUE SE REVELAM |
Rafaela Silva Rabelo - USP |
|
|
ZILDA ARAÚJO PEDREIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1967 – 1970) |
Joubert Lima Ferreira - |
|
|
Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. |
João Paulo Attie - |
|
|
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE |
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE
Silvana Holanda da Silva -
Maria Ariadla de Sousa Ferreira
|
|