Práticas Escolares |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM SOBRE A REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO EM UMA TURMA DA EJA |
Wedeson Oliveira Costa - UEFS |
Sofia Marinho da Natividade -
|
 |
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CENÁRIOS FOTOGRÁFICOS |
Vilmondes Rocha - UCB |
Daniela Fernandes Cruciol - UCB
Raquel Cristyna de Souza - UCB
|
 |
ELO ENTRE OS AMBIENTES DIMENSIONAIS E SUA PERCEPÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Carmeligia Marchini - |
|
 |
ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID |
Camila Peres Nogues - UFRGS |
Natali Brandt - UFRGS
Guilherme de Lima de Menezes - UFRGS
Andrei Luft Diniz - UFRGS
Jordana Donelli Stremel
|
 |
ENSINO DE ESTATÍSTICA A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR |
Rejane Conceição Silveira da Silva - |
Celiane Costa Machado -
|
 |
ENSINO DE ESTATÍSTICA FUNDAMENTADO NO MODELO PEDAGÓGICO RELACIONAL |
Suzi Samá Pinto - |
Débora Pereira Laurino - FURG
|
 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR |
Silvia Nathália Guimarães Weitzel - IFRJ |
Aline Souza Reis -
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ
Talita Lima de Medeiros
Évelli Aline de Jesus Maia
|
 |
ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS |
Liana Krakecker - |
Ricardo Dalla Corte -
Flaviane Predebon Titon - UFRGS
|
 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Jussiele de Oliveira Mendon‡a Costa - UFS |
Silvânia Pereira Rodrigues - UFS
Teresa Cristina Etcheverria - UNIBAN
|
 |
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DO JOGO A TRAVESSIA DO RIO |
Cidinéia da Costa Luvison - USF |
Cleane Aparecida dos Santos - USF
|
 |
ESTUDOS SOBRE OS FRACTAIS EM TRÊS PROJETOS PIBIC-JR |
Marco Antônio Escher - UFSJ |
|
 |
ETNOMATEMÁTICA E RELEITURA DO COTIANO: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA |
Adriano Fonseca - UFT |
Welington Domingos Alves - UFT
|
 |
EXEMPLOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS CONSTRUÍDAS POR ALUNOS COM SOFTWARES DIFERENTES |
Marcio Antonio Souza Paim - |
|
 |
EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 |
Luana Ciriaco da Luz - UFPR |
Leticia Liceski -
Scarlett Catharine Nathale Lis Kehl -
|
 |
EXPLORANDO O CONCEITO DE QUADRILÁTEROS POR MEIO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA |
Vanildo dos Santos Silva - |
Wagner Ribeiro Aguiar - UFBA
Ana Luiza Sampaio Garcia -
|
 |
FEIRA GEOMÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
Paulo Victor Silva Menezes - UFS |
Ricardo de Jesus Santos - UFS
Vanessa Lima de Jesus - UFS
|
 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
Cláudia Rosana Kranz - UFRN |
|
 |
FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Elda Vieira Tramm - UFBA |
Dalila Viana Felix -
Eliete Ferreira dos Santos -
|
 |
FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Dayani Quero da Silva - UTFPR |
Iara Souza Doneze
Joselene Marques -
|
 |
GEOMETRIA E LIBRAS:UMA COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA LÓGICA MATEMÁTICA |
Maria Cristina do Nascimento Braga - |
Luiza Santos Pontello -
|
 |
GEOMETRIA E MODELAÇÃO: EXPERIMENTAÇÕES COM JOVENS E ADULTOS EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO |
Vivilí Maria Silva Gomes - |
|
 |
GEOMETRIA FRACTAL COMO UM TEMA GERADOR |
Alexsandra Camara - |
Isabel Cristina Côrtes Macedo -
|
 |
GEOMETRIA: CONTEXTUALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES E FORMAS |
Fábio Cunda - |
|
 |
GINCANA DE MATEMÁTICA:UMA ALTERNATIVA COMO RECURSO DIDÁTICO E COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO |
Severino Barros de Melo - |
Dorghisllany Souza Holanda - UFPE
|
 |
HISTÓRIAS E NÚMEROS: APRENDENDO COM MALBA TAHAN |
Mariani Araujo Preve - UNIOESTE |
Helena Hamed - UNIOESTE-PR
Priscila Friedemann - UNIOESTE-PR
|
 |
IDOSOS EM CONVERSAS SOBRE REGULARIDADES MATEMÁTICAS UTILIZANDO CALCULADORAS |
Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO |
|
 |
IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Amanda Rosa Liria Machado - UFPR |
Andrea Polena - UFPR
|
 |
IMPLEMENTAÇÃO DO LEM: UMA CONQUISTA COLETIVA |
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN |
Henrique Silvestre Maia
|
 |
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Maiane Bernardi - |
André Luiz Moterle -
Alessandra Nitschke
Clisman Uolin Bach
Darlan Jessé Burnier
Mariana Zolet Rigo -
|
 |
INTERPRETAÇÃO DE DADOS, PRODUÇÃO GRÁFICA E PERCEPÇÃO SÓCIO-CULTURAL, COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. |
Diego Hernandes Moraes - UFABC |
Lívia Denardi - UFABC
Elvis Roberto de Freitas -
|
 |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL POR MEIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO GEOMETRIA ANALÍTICA E AUTOCAD |
Thatiana Sakate Abe - UCDB |
|
 |
INTRODUZINDO O ESTUDO DA FUNÇÂO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA TORRE DE HANOI |
Jussara Gomes Araújo Cunha - |
|
 |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS |
Juliane Marques - |
Gilvan Soares de Oliveira -
Roberto Preussler -
|
 |
INVESTIGANDO EM SALA DE AULA. OS ALUNOS COMO INVESTIGADORES DE SUAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS |
Sergio Noriaki Sato - |
|
 |
INVESTIGANDO O NÚMERO DE DIAGONAIS DE UM POLÍGONO UTILIZANDO O GEOGEBRA: UM RELATO DE TAREFA |
Cecília Gilene Tenório de Almeida Caramés - |
Jamille Vilas Boas de Souza - UFBA
|
 |
INVESTIMENTOS FINANCEIROS: CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA VISTA EM SALA DE AULA |
Tiago Soares dos Reis - IFRJ |
|
 |
JOGO DO BARALHO DESCOBRINDO O DISCRIMINANTE |
Claudimara da Silva Pfiffer - |
|
 |
JOGOS AFRICANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO MANKALA |
Fabiana Brianez - UFSCAR |
Renata Prenstteter Gama - UFSCAR
|
 |
JOGOS LÓGICOS E O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS |
Ana Paula Scheeren - |
Angélica Schossler -
Jane Herber -
Cristiane Antonia Hauschild -
|
 |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Rafaele de Souza |
Laysa Adriely Ferreira de Lima
|
 |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: O PAPEL DO DIÁLOGO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS |
Edvanilson Santos de Oliveira - |
|
 |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL COM A DISCIPLINA OFICINA DE MATEMÁTICA E O PIBID |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC |
Cleia Ferreira da Costa da Matta -
Geirto de Souza - UFAC
|
 |
LEONARDO DA VINCI: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Wanderley Pivatto Brum - |
Lourenço Gabriel Isolani -
|
 |
LITERATURA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ALICE NO PAÍS DOS NÚMEROS NO SEXTO ANO |
João Carlos Pereira de Moraes - UEPG |
|
 |
LIVROS INFANTIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Andréa Paula Monteiro de Lima - |
Juliana Marques Vieira da Silva -
|
 |
LÓGICA APLICADA ÀS OPERAÇÕES COM CONJUNTOS |
Lucas Balthazar Leite - UFRGS |
Diego de Freitas Leite - UFRGS
Kellen Cardoso Barchinski - UFRGS
Sara Regina da Silva
|
 |
LOUSA DIGITAL E APPLET GEOPLANO:UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Maria JosÉ Santana Vieira GonÇalves |
Suely Scherer -
|
 |
LUDICIDADE E APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
Laís Pezzuto Porto - UNIFESP |
Mayara Fervorini Silva - UNIFESP
Vanessa Dias Moretti -
|
 |
LUDO MONETÁRIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
Gabriela de Araújo Achegaua Salazar - UFG |
Wellington Lima Cedro - UFG
|
 |
MATEMÁGICA |
Tassiani Jorge de Oliveira - |
Thiago Henrique Mascarello - UNOCHAPECÓ
Cláudia Maria Grando - UNICHAPECÓ
Rosemari Ferrari Andreis - UNICHAPECÓ
|
 |
MATEMÁTICA E ARTE UM DIÁLOGO POSSÍVEL: TRABALHANDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS EM SALA DE AULA |
Rosiney de Jesus Ferreira - |
|
 |
MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE NA EJA: RECICLAGEM E RECEITAS SEM DESPERDÍCIO |
Dosilia Espirito Santo Barreto - |
|
 |
MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES |
Daniela Cristina Schossler - |
Elise Cândida Dente -
Liziane Cristine Sonda Zenere -
Geovana Luiza Kliemann -
Tiane Cristina Diedrich -
Rosilene In’s König -
|
 |
MATEMÁTICA: UM DIFERENCIAL EM CURSOS TÉCNICOS |
Adriana Magedanz - |
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO EM CÁLCULO |
Roberta Modesto Braga - |
Adilson Oliveira do Espírito Santo
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL |
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS |
Bruno Silveira Corrêa - UFRGS
Daniele Vargas Oliveira - UFRGS
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA |
Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR |
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE EJA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO IRRACIONAL PI E SUAS APLICAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA |
Marcelo Lucio Ferreira - |
Ruth Ribas Itacarambi -
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA RESIDENCIAL |
Anderson Ervino Schwertner - |
Clenir Fernanda Alba - UTFPR
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL
|
 |