Práticas Escolares |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO |
Marleide Coan Cardoso - |
Elizete Maria Possamai Ribeiro -
Álvaro Maciel -
Ailton Durigon
|
|
ORNAMENTOS NATALINOS E O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID |
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS |
Débora de Lima Velho Junges -
Juliana Meregalli Schreiber -
|
|
OS BLOCOS LÓGICOS E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO |
Paulo Jorge Magalhães Teixeira - |
|
|
OS DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO |
Daiane Lemos de Sá - |
Tanise Paula Novello -
|
|
OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
Jaqueline Solange Hoff - |
Lindomar Cazzarotto -
Rafaela Emília Biondo -
Juciele Carine Decezare -
|
|
OS JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
Rosiane de Jesus Santos - |
|
|
PARRHESÍA: O FRANCO-FALAR NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO |
Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL |
|
|
PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS MINEIROS NA QUANTA 2012 NA ÍNDIA FORTALECE TODA A ESCOLA EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS |
Arlete Aparecida Marchioni Juste |
Andrêssa Maria Retondaro Demolinari Neiva -
Luiza de Abreu Menezes -
|
|
PENSAMENTO INFANTIL: SENSO NUMÉRICO E ESPACIAL |
Alexsandra Lucia Miranda Senna da Silva - UFES |
Dayane de Souza Gomes
|
|
PESQUISA SOBRE NAMORO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS E CHILENOS: A METODOLOGIA "NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO" NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
André Augusto Deodato - |
Juliana Batista Faria -
|
|
PIBID - EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS PARA AUXÍLIO E COLABORAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Sandro Kawamura Rodrigues - UMESP |
Carolina de FÁtima Brito - UMESP
Débora de Jesus Bezerra - UNICAMP
Silvana Pucetti - UMESP
|
|
PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS |
Leonardo de Medeiros Silva - |
Lílian Fernanda Crisanto da Silva -
Iramir Rosemberg de Lima -
Elaine Cristina dos Santos Silva
Gilmara Emily Barbosa da Silva -
Silvia Regina Pereira de Mendonça -
|
|
PIBID OPORTUNIDADE ÚNICA PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR: JOGOS EM SALA DE AULA |
Maria de FÁtima Rufino Froeschlin - UMESP |
Cristine Coelho Sussmann - UMESP
Débora de Jesus Bezerra - UNICAMP
Patr›cia Batalha Campos Machado - UMESP
Silvana Pucetti - UMESP
Tainà Nogueira Chaves - UMESP
|
|
PIBID/CAPES/IFS: UMA INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU |
Helizandra Silva Souza - |
Valesca Paloma Bomfim França -
Enio Gomes Araujo -
Aline Suze Torres de Oliveira -
Thamires Conserva Correia -
Gilcilene Santos Chaves -
|
|
PIBID: APRESENTANDO METODOLOGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO POR INTERMÉDIO DO MATERIAL DOURADO |
Ivanilde Maria Santos da Cruz - |
Ednalva dos Santos Silva -
Erika Lorenna Bezerra Moreira
Wandejane Karla Araújo da Cruz
Silvia Regina Pereira de Mendonça -
|
|
POLIEDROS ARQUIMEDIANOS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS E O SOFTWARE POLY COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA |
Bruna Gisele Rodrigues - |
Vanessa Verbanek -
Everton José Goldoni Estevam - UEL
|
|
POR QUE MENOS VEZES MENOS DÁ MAIS? |
Ana Regina Zubiolo - |
André Luis Trevisan - UEL
|
|
POR UM CONTO DE FADA: MÚLTIPLOS E LITERATURA |
João Carlos Pereira de Moraes - UEPG |
|
|
POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Marília Maia Moreira - UFC |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC
|
|
POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ETNOMATEMATICO |
Iraídes Reinaldo da Silva - |
Cinara Ribeiro Peixoto - UFU
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
|
|
PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Danise Regina Rodrigues da Silva - |
Maria Helena Maffei Wolf -
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato -
|
|
PRÁTICAS ESCOLARES: APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE BANANA |
Rafael dos Reis Paulo - |
Elizete Maria Possamai Ribeiro -
Marleide Coan Cardoso -
|
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE COM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Daiane dos Santos Beiersdorf - |
Janaina Borges da Silveira -
Francisca Maria Gomes Pinto -
João Alberto da Silva -
|
|
PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO |
Edilaine Regina dos Santos - UEL |
Rodrigo Camarinho de Oliveira - UEL
Regina Luzia Corio de Buriasco - UEL
|
|
PRODOCÊNCIA/UEL/MATEMÁTICA: A EJA EM FOCO |
Regina Célia Guapo Pasquini - UEL |
|
|
PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Elena Maria Brentano - |
Ana Maria Porto Nascimento -
|
|
PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO O JOGO CORRIDA AO CEM |
Maurício Barbosa da Silva - |
Guilherme Francisco Ferreira -
|
|
PROJETO DE TRABALHO UTILIZANDO FUNÇÕES E ANIMAÇÃO COMPUTACIONAL |
Roselice Parmegiani - UCS |
|
|
QUADRO TRIGONOMÉTRICO: UMA FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
André Luiz Mognol Drabach |
|
|
QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? |
Guilherme Francisco Ferreira - |
Maurício Barbosa da Silva -
Renato Francisco Merli -
André Luis Trevisan - UEL
|
|
REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO |
Marcos André Teles Luna Oliveira |
Adelaide Batista Corado Santos -
Américo Junior Nunes da Silva - UNB
Ana Maria Porto Nascimento -
Lidiane Carla Oliveira Franco Silva -
|
|
RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO |
Givaédina Moreira de Souza - |
CÍntia Dias de Mattos Toyoshima -
Maria Irene dos Anjos Souza da Silva -
Américo Junior Nunes da Silva - UNB
Ana Maria Porto Nascimento -
|
|
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
Anderson Roges Teixeira Goes |
Heliza Cola‡o Góes - PMC
|
|
REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O FACEBOOK |
Clarissa Lopes Trojack - |
João Paulo Silva Caldeira - ULBRA
|
|
REELABORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS |
Lecir D. Dorneles - |
Claudia Piva -
Ângela Patricia Grajales Spilimbergo -
Viviane Roncaglio -
|
|
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA ESCOLAS INDÍGENAS – RCNEI VERSUS PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO CONTEXTO INDÍGENA POTIGUARA |
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB |
Jussara Clementino - UFPB
Ângela Tereza Silva de Souza - UFPB
|
|
REGISTRANDO A MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
Francisco Guedes de Moura - UFRN |
Jaqueline de Oliveira da Silva
Giselle Costa de Sousa - UFRN
|
|
RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID COM AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Victor Kievster Silva Barros - |
Lucas Matheus Pontes de Souza
Inêz Manuela de Lima Bezerra
Giovane Tiago de Araújo Lima -
Silvia Regina Pereira de Mendonça -
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POTÊNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BACTÉRIAS |
Miriam Correia da Silva - |
Ledivaldo Gomes de Melo -
|
|
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Lorete Sauthier - |
Tatiane Maria Romio -
Thami Boaro -
|
|
REPRESENTAÇÃO DE PONTOS NO PLANO CARTESIANO: ATIVIDADES DIDÁTICAS |
Paula Cristina Bacca - |
|
|
REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM USO DE SOFTWARE WINPLOT |
Dionara Freire de Almeida - |
Andrea Cristina Vieira -
Andrea Cristina Vieira -
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE ESTIMULEM O RACIOCÍNIO LÓGICO |
Ivanete Fátima Blauth - |
Camila Pissatto -
Deise Nivia Reisdoefer -
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO PROBLEMA TORNEIO DE TÊNIS DE MESA |
Carla Larissa Halum Rodrigues |
Suélen Rita Andrade Machado - FECILCAM
Eliane Siviero da Silva - FECILCAM
Willian Beline - FECILCAM
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Silvânia Pereira Rodrigues - UFS |
Adriano Alves do Nascimento - UFS
Lucas Menezes Gois - UFS
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
Ricardo Nicasso Benito - UFS
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. |
Vanessa Günzel - |
Damares Kessler
Jaqueline Rodrigues da Rosa -
Leonara Carlei Ferreira dos Santos Jantsch -
Cleria Bitencorte Meller -
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA |
Bruna Guimarães - |
Rita de Cássia Pavani Lamas -
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ENSINANDO A EQUAÇÃO DE 2º GRAU. |
Fábio Bordignon |
Ana Lucia Souza Alves -
Edieliton Paz Santos -
Hádna Lopes Bonfim
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DE 8º ANO: O PROBLEMA DA PROPORÇÃO |
Ronalti Walaci Santiago Martin - FECILCAM |
Elaine Cristina Sturion - FECILCAM
Karina Dezilio - FECILCAM
Suzana Domingues da Silva - FECILCAM
Willian Beline - FECILCAM
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Bruno Moreno Francisco - FECILCAM |
Daniela Miray Igarashi - FECILCAM
Lucimara dos Santos -
Tamires Vieira Calado
Willian Beline - FECILCAM
|
|
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UMA ARTE DE FAZER |
Fernando da Costa Barbosa - UFU |
Arlindo José Sousa Junior - UFU
|
|
SAAM - SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO ALUNO DE MATEMÁTICA |
Lucas Sávio Gomes - UNISAL |
|
|
TABMATIC: PROPOSTA DE UM JOGO PARA EXPLORAR AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS |
Aline Maira Costa da Silva - UFT |
|
|
TEATRO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - O ENSINO DO CONCEITO DE MÉDIA POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL |
Hannah Dora de Garcia e Lacerda - UNESP - RIO CLARO |
|
|
TENDA ORIGAMI INTERATIVO: UM ESPAÇO PARA REFLEXÕES E DESCOBERTAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Eliane Moreira da Costa - UFF |
Wellington Alves da Silva Júnior - UFRJ
|
|
TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIADAS NO PIBID |
David Alves de Camargo e Silva - UFPE |
Eliclecia Roberta Silva de Melo - UFPE
|
|
TEOREMA DE TALES: DO DESAFIO AO FARAÓ ÀS GRANDES REALIZAÇÕES |
Maria Aparecida Miranda - |
|
|
TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Enderson Lopes Guimaraes - UFPR |
Beatriz Volpato Garcia - UFPR
Claudia Vanessa Cavichiolo - UFPR
Michele Pilato - UFPR
Simone da Silva Soria Medina - UFPR
Vanessa Amabile Provenzi
|
|
TEXTO INFORMATIVO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
Josiane Bernz Siqueira - |
Jéssica Sabel -
Ana Paula Poffo -
|
|
TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PERSPECTIVA DA VISUALIZAÇÃO A PARTIR DO EIXO DAS SETAS |
Tamara Versteg Vitali - UFRGS |
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
|
|