ÍNDICE DE RELATOS - 2

| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |
Formação de Professores
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA Marcia Friedrich  
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM RELATO Victor Hugo dos Santos Gois - UEL Pamela Emanueli Alves Ferreira - UEL
ENCRUZINHANDO SABERES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Lara Navega Carvalho Gualberto - UFF Verônica Barbosa de Souza - UFF
ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria de Fátima Mello de Almeida - SMEPG Marta Burda Schastai -
Sani de Carvalho Rutz da Silva -
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ Gilda Maria Quitete Portela
Maria Palmira da Costa Silva
Cassius Thalles Costa Mendes
Lennon de Aguilar Pereira
ESPAÇO E FORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ATUANTES EM FORMAÇÃO Evandro Tortora -  
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES Marcila Daiane Marcenio de Oliveira - Jonson Ney Dias da Silva - UEFS
Liliane Pires Valverde -
EXCURSÃO DE FÉRIAS:UMA INVESTIGAÇÃO FOCADA EM FUNÇÕES DO 1 GRAU Fábio Bordignon Danillo Agripino Petronilio dos Santos -
Wanderson da Silva Maciel -
EXPERIÊNCIAS AQUIRIDAS COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR Marcelo Macedo Vieira - UEFS Gideone Oliveira Ribeiro - UEFS
EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS EM FORMACÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: MONITORIAS E JOGOS CONTRIBUINDO PARA ALIAR TEORIA E PRÁTICA Adriana Andrade Bastos - Bianca Peixoto Gottfried
Mara Conceição Motta
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO PARA O USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO Cosmo Matias Gomes - Cibelle de Fátima Castro de Assis - UFPB
EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA PRÓ LETRAMENTO EM MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BA Neiva Pinto Santana da Conceicao - UEFS  
FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS Maurício Silva Lacerda - UFV Leonardo Rodrigues Leite - UFV
Marli Regina dos Santos
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO Danusa de Lara Bonotto - PUC-RS Ana Maria Basei - UFFS
Izabel Gioveli - UFFS
Susana Machado Ferreira - UFFS
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Edinéia Zarpelon - IFPR Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR
Nadia Sanzovo - UTFPR
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO ORIGAMI Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DESCOBERTAS E PERSPECTIVAS Wanderli Cunha de Lima -  
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA Deise Maria Xavier de Barros Souza - Adriano da Fonseca Melo -
Iraci Cazzolato Arnaldi -
Kely Fabricia Pereira Nogueira -
Luiz Cleber Soares Padilha -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A PROVA BRASIL: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS Waléria de Jesus Barbosa Soares - UNICAMP Carlos André Bogéa Pereira -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE KTURTLE NO ENSINO DA MATEMÁTICA Cleia Alves Nogueira -  
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Katia Regina Figueiredo Lemos -  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: POTENCIALIDADES DO PIBID Gerson dos Santos Correia - Ana Lucia Manrique -
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Rosilene In’s König - Ana Paula Krein Müller -
Liziane Cristine Sonda Zenere -
Vanessa Paula Reginatto
Virginia Furlanetto -
Tatiane Cristine Bernstein -
GEOMETRIA ESPACIAL ABORDADA POR MEIO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Joselene Marques - Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa -
GEOPLANOS: ATIVIDADES UTILIZANDO GEOPLANOS MANIPULÁVEIS E DIGITAIS Diego Augusto Feltrin - UTFPR Alexandre Arias Junior -
Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR
Vitor José Petry - UTFPR
IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA José Luiz Cavalcante - Felipe Teixeira da Silva -
Maria Zilda Araújo de Oliveira -
Luis Havelange Soares - UFPB
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: PROPOSTAS E CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Flaviane Predebon Titon - UFRGS Cristiane da Silva Stamberg -
INSTIGANDO PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A TRABALHAREM COM A ESTATÍSTICA Keli Cristina Conti - UNICAMP Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
INTEGRANDO A UNIVERSIDADE À ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DO PIBID/MATEMÁTICA DA UFPB – CAMPUS IV Adelson Carlos Madruga - UFPB  
INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM A GEOGRAFIA: BUSCA POR FORMAÇÃO EM MÚLTIPLOS ÂMBITOS DA VIDA DO CIDADÃO Diva Valério Novaes -  
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSTRUINDO CONCEITOS Edyenis Rodrigues Frango de Souza -  
JUNTAR E RETIRAR AS PRIMEIRAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Juscelândia Machado Vasconcelos -  
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO: FERRAMENTAS NA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA, CAMPUS DE BARREIRAS – BA João Batista Rodrigues da Silva - Suelem de Santana Santos -
LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA - CONSTRUINDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES Maurílio Mendes da Silva - UFRPE  
MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA Marcia Lorena Saurin Martinez - Tanise Paula Novello -
MATEMÁTICA E ACESSIBILIDADE A SERVIÇO DA CIDADANIA Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz -  
MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN Jaqueline de Oliveira da Silva
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
MATEMÁTICA SEM FIO Romário Cândido Ribeiro - UFF Cintia Martins da Silva Gonzaga - UFF
MATEMATICANDO, A GENTE APRENDE BRINCANDO: UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES POLIVALENTES E ESPECIALISTAS CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS Mariana Lima Duro - Fabiana Fattore Serres - UFRGS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE MATEMÁTICA (L) Neiva Ignês Grando - UPF Sandra Mara Marasini - UPF
MOMENTOS DIDÁTICOS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA ANALÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Antonio Sales - UEMS  
MONITORIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA VISÃO DOS SEMINÁRIOS Adriane Trindade Lopes - Rafael Silva Patricio -
MONITORIA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Eudiany Vieira dos Reis - UFT  
MÚSICA: UMA FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Willian Monteiro dos Santos -  
NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS A RESPEITO DO SUBCONSTRUTO RAZÃO NA RESOLUÇÃO E DISCUSSÃO DE UM PROBLEMA Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL TÂnia Marli Rocha Garcia -
NÚMEROS E OPERAÇÕES: SEQUÊNCIA DE ENSINO NUMA TURMA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA BASEADA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NO JOGO TAMÔ. Valdir Bezerra dos Santos Júnior -  
O CLUBE DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES Maiara Aparecida Coimbra Valentim - Livia Maria Pierini -
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE UMA OFICINA DE GEOMETRIA DINAMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Everaldo Roberto Monteiro dos Santos - Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP
O DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIA NUMÉRICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO QUE ENSINA MATEMÁTICA Paulo Meireles Barguil - UFC  
O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Julio Cezar Rodrigues de Oliveira - Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL
Magna Natalia Marin Pires - UEL
O DIÁLOGO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID Karen Brito Miranda - UFT Maria Francisca de Sousa Gomes - UFT
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM LÚDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Claiton Müller - Bárbara Panizzi
Nelize Leticia Primer Zacharia -
O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR Vanessa Aparecida Alves - UNESP Marisa da Silva Dias - UNESP
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO E A TECNOLOGIA Crístiam Wallao Rosa - UFSM Adriano Torri Souza - UFSM
Tiele Aquino Schünemann - UFSM
O EXPERIENCIAR COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Guilherme Mello dos Santos - Jessica Fonseca Brum -
Débora Pereira Laurino - FURG
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS Enio Marques Muniz Junior - UFU Heinrich da Solidade Santos - UFU
Magna Paulina de Souza Ferreira
Ranielle Felipe Brito de Freitas - UFU
Tânia Maria Machado de Carvalho -
O GEOGEBRA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Heinrich da Solidade Santos - UFU Ana Carolina Igawa Barbosa
O JOGO DOS MONTES COMO UMA PROPOSTA PARA TRABALHARMOS O ALGORITMO DA DIVISÃO Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz - Elda Vieira Tramm - UFBA
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Regina Helena Munhoz - UDESC Luciane Mulazani dos Santos - UDESC
Ivanete Zuchi Siple - UDESC
Rogério de Aguiar - UDESC
Learcino dos Santos Luiz - UDESC
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ESTATÍSTICA: SOCIALIZANDO REFLEXÕES E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA NO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Marcio Figueiredo de Souza - UNICID Douglas da Silva Tinti -
| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |