Formação de Professores |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA |
Marcia Friedrich |
|
|
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM RELATO |
Victor Hugo dos Santos Gois - UEL |
Pamela Emanueli Alves Ferreira - UEL
|
|
ENCRUZINHANDO SABERES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Lara Navega Carvalho Gualberto - UFF |
Verônica Barbosa de Souza - UFF
|
|
ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Maria de Fátima Mello de Almeida - SMEPG |
Marta Burda Schastai - Sani de Carvalho Rutz da Silva -
|
|
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ |
Gilda Maria Quitete Portela Maria Palmira da Costa Silva Cassius Thalles Costa Mendes Lennon de Aguilar Pereira
|
|
ESPAÇO E FORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ATUANTES EM FORMAÇÃO |
Evandro Tortora - |
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
Marcila Daiane Marcenio de Oliveira - |
Jonson Ney Dias da Silva - UEFS Liliane Pires Valverde -
|
|
EXCURSÃO DE FÉRIAS:UMA INVESTIGAÇÃO FOCADA EM FUNÇÕES DO 1 GRAU |
Fábio Bordignon |
Danillo Agripino Petronilio dos Santos - Wanderson da Silva Maciel -
|
|
EXPERIÊNCIAS AQUIRIDAS COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR |
Marcelo Macedo Vieira - UEFS |
Gideone Oliveira Ribeiro - UEFS
|
|
EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS EM FORMACÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: MONITORIAS E JOGOS CONTRIBUINDO PARA ALIAR TEORIA E PRÁTICA |
Adriana Andrade Bastos - |
Bianca Peixoto Gottfried Mara Conceição Motta
|
|
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO PARA O USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO |
Cosmo Matias Gomes - |
Cibelle de Fátima Castro de Assis - UFPB
|
|
EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA PRÓ LETRAMENTO EM MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BA |
Neiva Pinto Santana da Conceicao - UEFS |
|
|
FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS |
Maurício Silva Lacerda - UFV |
Leonardo Rodrigues Leite - UFV Marli Regina dos Santos
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO |
Danusa de Lara Bonotto - PUC-RS |
Ana Maria Basei - UFFS Izabel Gioveli - UFFS Susana Machado Ferreira - UFFS
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Edinéia Zarpelon - IFPR |
Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR Nadia Sanzovo - UTFPR
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO ORIGAMI |
Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA |
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DESCOBERTAS E PERSPECTIVAS |
Wanderli Cunha de Lima - |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA |
Deise Maria Xavier de Barros Souza - |
Adriano da Fonseca Melo - Iraci Cazzolato Arnaldi - Kely Fabricia Pereira Nogueira - Luiz Cleber Soares Padilha -
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A PROVA BRASIL: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS |
Waléria de Jesus Barbosa Soares - UNICAMP |
Carlos André Bogéa Pereira -
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE KTURTLE NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Cleia Alves Nogueira - |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Katia Regina Figueiredo Lemos - |
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: POTENCIALIDADES DO PIBID |
Gerson dos Santos Correia - |
Ana Lucia Manrique -
|
|
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Rosilene In’s König - |
Ana Paula Krein Müller - Liziane Cristine Sonda Zenere - Vanessa Paula Reginatto Virginia Furlanetto - Tatiane Cristine Bernstein -
|
|
GEOMETRIA ESPACIAL ABORDADA POR MEIO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Joselene Marques - |
Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa -
|
|
GEOPLANOS: ATIVIDADES UTILIZANDO GEOPLANOS MANIPULÁVEIS E DIGITAIS |
Diego Augusto Feltrin - UTFPR |
Alexandre Arias Junior - Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR Vitor José Petry - UTFPR
|
|
IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
José Luiz Cavalcante - |
Felipe Teixeira da Silva - Maria Zilda Araújo de Oliveira - Luis Havelange Soares - UFPB
|
|
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: PROPOSTAS E CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR |
Flaviane Predebon Titon - UFRGS |
Cristiane da Silva Stamberg -
|
|
INSTIGANDO PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A TRABALHAREM COM A ESTATÍSTICA |
Keli Cristina Conti - UNICAMP |
Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
|
|
INTEGRANDO A UNIVERSIDADE À ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DO PIBID/MATEMÁTICA DA UFPB – CAMPUS IV |
Adelson Carlos Madruga - UFPB |
|
|
INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM A GEOGRAFIA: BUSCA POR FORMAÇÃO EM MÚLTIPLOS ÂMBITOS DA VIDA DO CIDADÃO |
Diva Valério Novaes - |
|
|
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSTRUINDO CONCEITOS |
Edyenis Rodrigues Frango de Souza - |
|
|
JUNTAR E RETIRAR AS PRIMEIRAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
Juscelândia Machado Vasconcelos - |
|
|
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO: FERRAMENTAS NA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA, CAMPUS DE BARREIRAS – BA |
João Batista Rodrigues da Silva - |
Suelem de Santana Santos -
|
|
LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA - CONSTRUINDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES |
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE |
|
|
MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA |
Marcia Lorena Saurin Martinez - |
Tanise Paula Novello -
|
|
MATEMÁTICA E ACESSIBILIDADE A SERVIÇO DA CIDADANIA |
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz - |
|
|
MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO |
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN |
Jaqueline de Oliveira da Silva Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
|
|
MATEMÁTICA SEM FIO |
Romário Cândido Ribeiro - UFF |
Cintia Martins da Silva Gonzaga - UFF
|
|
MATEMATICANDO, A GENTE APRENDE BRINCANDO: UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES POLIVALENTES E ESPECIALISTAS CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
Mariana Lima Duro - |
Fabiana Fattore Serres - UFRGS
|
|
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE MATEMÁTICA (L) |
Neiva Ignês Grando - UPF |
Sandra Mara Marasini - UPF
|
|
MOMENTOS DIDÁTICOS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA ANALÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Antonio Sales - UEMS |
|
|
MONITORIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA VISÃO DOS SEMINÁRIOS |
Adriane Trindade Lopes - |
Rafael Silva Patricio -
|
|
MONITORIA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. |
Eudiany Vieira dos Reis - UFT |
|
|
MÚSICA: UMA FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Willian Monteiro dos Santos - |
|
|
NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS A RESPEITO DO SUBCONSTRUTO RAZÃO NA RESOLUÇÃO E DISCUSSÃO DE UM PROBLEMA |
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL |
TÂnia Marli Rocha Garcia -
|
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES: SEQUÊNCIA DE ENSINO NUMA TURMA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA BASEADA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NO JOGO TAMÔ. |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior - |
|
|
O CLUBE DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES |
Maiara Aparecida Coimbra Valentim - |
Livia Maria Pierini -
|
|
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE UMA OFICINA DE GEOMETRIA DINAMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. |
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos - |
Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP
|
|
O DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIA NUMÉRICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO QUE ENSINA MATEMÁTICA |
Paulo Meireles Barguil - UFC |
|
|
O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Julio Cezar Rodrigues de Oliveira - |
Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL Magna Natalia Marin Pires - UEL
|
|
O DIÁLOGO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID |
Karen Brito Miranda - UFT |
Maria Francisca de Sousa Gomes - UFT
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM LÚDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Claiton Müller - |
Bárbara Panizzi Nelize Leticia Primer Zacharia -
|
|
O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
Vanessa Aparecida Alves - UNESP |
Marisa da Silva Dias - UNESP
|
|
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO E A TECNOLOGIA |
Crístiam Wallao Rosa - UFSM |
Adriano Torri Souza - UFSM Tiele Aquino Schünemann - UFSM
|
|
O EXPERIENCIAR COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Guilherme Mello dos Santos - |
Jessica Fonseca Brum - Débora Pereira Laurino - FURG
|
|
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS |
Enio Marques Muniz Junior - UFU |
Heinrich da Solidade Santos - UFU Magna Paulina de Souza Ferreira Ranielle Felipe Brito de Freitas - UFU Tânia Maria Machado de Carvalho -
|
|
O GEOGEBRA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Heinrich da Solidade Santos - UFU |
Ana Carolina Igawa Barbosa
|
|
O JOGO DOS MONTES COMO UMA PROPOSTA PARA TRABALHARMOS O ALGORITMO DA DIVISÃO |
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz - |
Elda Vieira Tramm - UFBA
|
|
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Regina Helena Munhoz - UDESC |
Luciane Mulazani dos Santos - UDESC Ivanete Zuchi Siple - UDESC Rogério de Aguiar - UDESC Learcino dos Santos Luiz - UDESC
|
|
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ESTATÍSTICA: SOCIALIZANDO REFLEXÕES E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA NO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Marcio Figueiredo de Souza - UNICID |
Douglas da Silva Tinti -
|
|