ÍNDICE DE RELATOS - 5

| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |
Práticas Escolares
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Cleuma Ferreira Artimandes - Eliete da Silva Pereira -
Jerniel da Silva Parente -
Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT
A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA Fernanda Hart Garcia - Denis da Silva Garcia -
A IMPORTÂNCIA DO EXPERIENCIAR EM SALA DE AULA Aruana da Rosa Sedrês - Dilson Ferreira Ribeiro -
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES: PROVOCANDO MUDANÇAS NA MANEIRA DE VER A MATEMÁTICA. Jacyara Quintela Vieira Silva -  
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES Maurício da Silva Pinto - Leandro Boszko -
Danielli Vacari de Brum
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE Vilma Rinaldi Bisconsini -
A MODELAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA CULTURA DO MILHO NA CIDADE DE CATINGUEIRA-PB. Vital Araujo Barbosa de Oliveira - Fernanda Leite Soares -
A PARCERIA ENTRE O INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFRJ E O PROGRAMA CAPES: NOVOS TALENTOS Marisa Beatriz Bezerra Leal - UFRJ Nedir do Espirito Santo - UFRJ
A PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DA ESCOLA PÚBLICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Mara Sueli Simão Moraes - Helen Cristina Caetano -
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA-MATEMÁTICA Cintia Schneider - Maiara Elis Lunkes -
Deise Nivia Reisdoefer -
A UTILIZAÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA. Flavia Pollyany Teodoro - FECILCAM Caroline Hellen Martendal dos Santos
Samuel Pedroso
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES Jennifer Valleriano Barboza - Alexssandra Pasuch -
Luana Tais Bassani -
A VIDA POR TRÁS DAS EXPRESSÕES Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL Michele Giehl de Oliveira -
ABORDAGEM DE POLÍGONOS MEDIADA PELO USO DO TANGRAM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS Thamires Belo de Jesus - Edmar Reis Thiengo -
AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Jair Lucas Jorge - UEL Maria Aparecida da Silva de Carvalho -
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho -
Andressa Cordeiro de Oliveira
Rodrigo Verri Pitta - UEL
Rodolfo Favaretto Mileski - UEL
ALGEBRIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA Cássia de Souza Santos - Andrea Cardoso -
Michele Maciel Sacramento -
ALUNOS COM SURDEZ: O ENSINO DE ESTRUTURAS ADITIVAS A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE FlÁvia Roldan Viana - UECE Marcilia Chagas Barreto - UECE
ALUNOS DO 8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM MATEMÁTICA ELABORANDO JOGOS Renan de Matos Vasconcelos - Keli Cristina Conti - UNICAMP
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA REVER OS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIENCIA Jânio Elpídio de Medeiros - UFPB  
ANÁLISE DA ATIVIDADE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL COM UMA TURMA DE 7ª SÉRIE Weverton Augusto da Vitória - Sandra Aparecida Fraga da Silva
ANÁLISE DA UNIDADE INTERDISCIPLINAR: ÁREA E VOLUME NA FRUTICULTURA Josislei de Passos Vieira -  
ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO SENO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Rudolph dos Santos Gomes Pereira - Armando Paulo da Silva -
William Vieira Gon‡alves -
Wilson M Yonezawa -
APLICAÇÃO DO SOFTER GEOGEBRA EM SALA DE AULA-UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Charles Zuconeli Guimarães -  
APRENDENDO AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM ATIVIDADES PRÁTICAS Lidiane Ferreira Nunes -  
AS INTERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA MATEMÁTICO EM PEQUENO GRUPO Flávio Nazareno Araujo Mesquita - UFPA Patricia Feitosa Santos -
Janes Kened Rodrigues dos Santos -
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DE LIVROS DIDÁTICOS FINLANDESES: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO? Lilian de Souza Vismara - UTFPR  
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/MATEMÁTICA DA UEM: DA IMPLEMENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES ATUAIS Camila Figueredo Marques - UEM Vanessa Gisele Beleti - UEM
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM
ATIVIDADES MATEMÁTICAS E SAÚDE MENTAL Lyliane Drumond Lanza - Adlai Ralph Detoni - UFJF
ATIVIDADES MOTIVADORAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: APRESENTANDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID Érika Janine Maia - Ingridi Rodrigues Charal -
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM
AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO PEDRO II Claudio Mendes Dias - Monica de Cassia Vieira Waldhelm -
AVALIAÇÃO ATIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PRODUTIVA Mateus Gianni Fonseca -  
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM BASE NAS HABILIDADES EXIGIDAS NA PROVA BRASIL DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Dayani Quero da Silva - UTFPR Joselene Marques -
BARALHO TRIGONOMÉTRICO E A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Ramon Japiassu Tavares de Lima - UFU Maria Teresa Menezes Freitas
BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Juliana Diniz Lima Eliane Aimi Rigon -
Vanda Teresa Silva Rodrigues -
Ana Paula Uflacker Toja -
Lucilaine Goin Abitante -
Adriana Medeiros Welter -
BRINCANDO DE MATEMÁTICO Érika Sathie Takatsuki - Larissa Kovalski - UFPR
Jânio de Jesus Cardoso
BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Tatiane Cristine Bernstein - Maria Madalena Dullius -
Elise Cândida Dente -
Geovana Luiza Kliemann -
Luciana Caroline Kilpp Fernandes -
Vanessa Paula Reginatto
CAMINHAR COLABORATIVAMENTE: UM RELATO DO USO DA TECNOLOGIA NA AULA DE MATEMÁTICA Suelen Masson Zeraik -  
CARICATURA GEOMÉTRICA Laura Leal Moreira - Roselaine Maria Trens - UFPEL
CLUBE DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA Daniela Cristina de Oliveira - UFG Douglas Aires da Silva - UFG
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Aline Cristina Trevisan dos Reis - UFPR Geovane Huber -
COMPREENSÃO DOS FUSOS HORÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS João Francisco Staffa da Costa
Reinaldo Feio Lima - PUC-RS
Silvia Monteiro MilÃo
CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES DE PROPOSTAS DIDÁTICAS Geovane André Teles de Oliveira - COLéGIO PEDRO II Adriano Vargas Freitas
CONSTRUÇÃO DE SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO COM AS MEDIDAS DE TEMPO Sonia da Silva Alves - UNEB  
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CANUDOS E NYLON: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS GRAFOS Lauro Chagas e Sá - Rayara Barroca Silva -
Sandra Aparecida Fraga da Silva
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO ALGÉBRICO ATRAVÉS DE GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE Vilma Rinaldi Bisconsini -
CONSTRUINDO E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS Rosemeire Bressan -  
CONSTRUINDO O LOGOTIPO DO MCDONALD’S COM O GEOGEBRA Elda Vieira Tramm - UFBA Jussara Gomes Araújo Cunha -
CONSTRUINDO OS CONCEITOS DE MEDIDA DE COMPRIMENTO E ÁREA NO ENSINO FUNDAMENTAL Viviane Raquel Backendorf  
CONTEXTUALIZAÇÃO E LUDICIDADE: NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Daniel de Jesus Silva -  
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DO TEOREMA DE TALES João Sidinei Marostega - Clailton Rogério Seger -
Silvane Dalcin
Danielli Vacari de Brum
CORRIDA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO Elizandra Karla Odorico - José Carlos de Souza Junior -
CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Marcos Pinheiro de Lima - Luana Lazzari -
Rodrigo Zanette -
Paulo Pires Rusezyt -
Julhane Alice Thomas Schulz -
DEFICIENTE VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA IDEIA DE FUNÇÃO Nilza dos Santos Rodrigues Cézar - PUC-SP  
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTEGRAR O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Gisele Barbosa -  
DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ Tereza Cristina Machado da Câmara Gurgel - UFRN Alesson Silva de Lima - UFRN
Milena Barbosa da Rocha - UFRN
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
DESCOBRINDO O SEGREDO DAS FÓRMULAS DE ÁREA Antonia Natanayana Lima Mesquita - Daniela Batista Santos - UNEB
Viviane Mendonça dos Santos -
DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO PROEJA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Thami Boaro -  
DO GIRO AO ÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS Verônica Lima de Almeida Caldeira - Danielly Barbosa de Sousa -
Eliane Farias Ananias -
DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Ana Maria Kaleff - UFF Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Matheus Freitas de Oliveira -
Ohanna da Silva Mourão - UFF
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO-SE DE SITUAÇÕES PROBLEMATIZADORAS COMO RECURSO NA PROPOSIÇÃO, FORMULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Nahum Isaque dos Santos Cavalcante José Luiz Cavalcante -
| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |