| Práticas Escolares | 
            
              | Título | Autor | Co-autor(es) | Ver Arquivo | 
            
          | A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | Cleuma Ferreira Artimandes - | Eliete da Silva Pereira - Jerniel da Silva Parente -
 Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT
 
 |  | 
            
          | A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA | Fernanda Hart Garcia - | Denis da Silva Garcia - 
 |  | 
            
          | A IMPORTÂNCIA DO EXPERIENCIAR EM SALA DE AULA | Aruana da Rosa Sedrês - | Dilson Ferreira Ribeiro - 
 |  | 
            
          | A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES: PROVOCANDO MUDANÇAS NA MANEIRA DE VER A MATEMÁTICA. | Jacyara Quintela Vieira Silva - |  |  | 
            
          | A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES | Maurício da Silva Pinto - | Leandro Boszko - Danielli Vacari de Brum
 
 |  | 
            
          | A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE | Vilma Rinaldi Bisconsini - 
 |  | 
            
          | A MODELAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA CULTURA DO MILHO NA CIDADE DE CATINGUEIRA-PB. | Vital Araujo Barbosa de Oliveira - | Fernanda Leite Soares - 
 |  | 
            
          | A PARCERIA ENTRE O INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFRJ E O PROGRAMA CAPES: NOVOS TALENTOS | Marisa Beatriz Bezerra Leal - UFRJ | Nedir do Espirito Santo - UFRJ 
 |  | 
            
          | A PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DA ESCOLA PÚBLICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | Mara Sueli Simão Moraes - | Helen Cristina Caetano - 
 |  | 
            
          | A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA-MATEMÁTICA | Cintia Schneider - | Maiara Elis Lunkes - Deise Nivia Reisdoefer -
 
 |  | 
            
          | A UTILIZAÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA. | Flavia Pollyany Teodoro - FECILCAM | Caroline Hellen Martendal dos Santos Samuel Pedroso
 
 |  | 
            
          | A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES | Jennifer Valleriano Barboza - | Alexssandra Pasuch - Luana Tais Bassani -
 
 |  | 
            
          | A VIDA POR TRÁS DAS EXPRESSÕES | Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL | Michele Giehl de Oliveira - 
 |  | 
            
          | ABORDAGEM DE POLÍGONOS MEDIADA PELO USO DO TANGRAM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS | Thamires Belo de Jesus - | Edmar Reis Thiengo - 
 |  | 
            
          | AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | Jair Lucas Jorge - UEL | Maria Aparecida da Silva de Carvalho - Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho -
 Andressa Cordeiro de Oliveira
 Rodrigo Verri Pitta - UEL
 Rodolfo Favaretto Mileski - UEL
 
 |  | 
            
          | ALGEBRIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA | Cássia de Souza Santos - | Andrea Cardoso - Michele Maciel Sacramento -
 
 |  | 
            
          | ALUNOS COM SURDEZ: O ENSINO DE ESTRUTURAS ADITIVAS A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE | FlÁvia Roldan Viana - UECE | Marcilia Chagas Barreto - UECE 
 |  | 
            
          | ALUNOS DO 8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM MATEMÁTICA ELABORANDO JOGOS | Renan de Matos Vasconcelos - | Keli Cristina Conti - UNICAMP 
 |  | 
            
          | ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA REVER OS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIENCIA | Jânio Elpídio de Medeiros - UFPB |  |  | 
            
          | ANÁLISE DA ATIVIDADE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL COM UMA TURMA DE 7ª SÉRIE | Weverton Augusto da Vitória - | Sandra Aparecida Fraga da Silva 
 |  | 
            
          | ANÁLISE DA UNIDADE INTERDISCIPLINAR: ÁREA E VOLUME NA FRUTICULTURA | Josislei de Passos Vieira - |  |  | 
            
          | ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO SENO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA | Rudolph dos Santos Gomes Pereira - | Armando Paulo da Silva - William Vieira Gon‡alves -
 Wilson M Yonezawa -
 
 |  | 
            
          | APLICAÇÃO DO SOFTER GEOGEBRA EM SALA DE AULA-UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Charles Zuconeli Guimarães - |  |  | 
            
          | APRENDENDO AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM ATIVIDADES PRÁTICAS | Lidiane Ferreira Nunes - |  |  | 
            
          | AS INTERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA MATEMÁTICO EM PEQUENO GRUPO | Flávio Nazareno Araujo Mesquita - UFPA | Patricia Feitosa Santos - Janes Kened Rodrigues dos Santos  -
 
 |  | 
            
          | ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DE LIVROS DIDÁTICOS FINLANDESES: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO? | Lilian de Souza Vismara - UTFPR |  |  | 
            
          | ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/MATEMÁTICA DA UEM: DA IMPLEMENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES ATUAIS | Camila Figueredo Marques - UEM | Vanessa Gisele Beleti - UEM Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM
 
 |  | 
            
          | ATIVIDADES MATEMÁTICAS E SAÚDE MENTAL | Lyliane Drumond Lanza - | Adlai Ralph Detoni  - UFJF 
 |  | 
            
          | ATIVIDADES MOTIVADORAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: APRESENTANDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID | Érika Janine Maia - | Ingridi Rodrigues Charal - Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM
 
 |  | 
            
          | AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO PEDRO II | Claudio Mendes Dias - | Monica de Cassia Vieira Waldhelm - 
 |  | 
            
          | AVALIAÇÃO ATIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PRODUTIVA | Mateus Gianni Fonseca - |  |  | 
            
          | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM BASE NAS HABILIDADES EXIGIDAS NA PROVA BRASIL DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Dayani Quero da Silva - UTFPR | Joselene Marques - 
 |  | 
            
          | BARALHO TRIGONOMÉTRICO E A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | Ramon Japiassu Tavares de Lima - UFU | Maria Teresa Menezes Freitas 
 |  | 
            
          | BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Juliana Diniz Lima | Eliane Aimi Rigon - Vanda Teresa Silva Rodrigues -
 Ana Paula Uflacker Toja -
 Lucilaine Goin Abitante -
 Adriana Medeiros Welter -
 
 |  | 
            
          | BRINCANDO DE MATEMÁTICO | Érika Sathie Takatsuki - | Larissa  Kovalski - UFPR Jânio de Jesus Cardoso
 
 |  | 
            
          | BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO | Tatiane Cristine Bernstein - | Maria Madalena Dullius - Elise Cândida Dente -
 Geovana Luiza Kliemann -
 Luciana Caroline Kilpp Fernandes -
 Vanessa Paula Reginatto
 
 |  | 
            
          | CAMINHAR COLABORATIVAMENTE: UM RELATO DO USO DA TECNOLOGIA NA AULA DE MATEMÁTICA | Suelen Masson Zeraik - |  |  | 
            
          | CARICATURA GEOMÉTRICA | Laura Leal Moreira - | Roselaine Maria Trens - UFPEL 
 |  | 
            
          | CLUBE DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA | Daniela Cristina de Oliveira - UFG | Douglas Aires da Silva - UFG 
 |  | 
            
          | CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | Aline Cristina Trevisan dos Reis - UFPR | Geovane Huber - 
 |  | 
            
          | COMPREENSÃO DOS FUSOS HORÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS | João Francisco Staffa da Costa Reinaldo Feio Lima - PUC-RS
 Silvia Monteiro MilÃo
 
 |  | 
            
          | CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES DE PROPOSTAS DIDÁTICAS | Geovane André Teles de Oliveira - COLéGIO PEDRO II | Adriano Vargas Freitas 
 |  | 
            
          | CONSTRUÇÃO DE SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO COM AS MEDIDAS DE TEMPO | Sonia da Silva Alves - UNEB |  |  | 
            
          | CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CANUDOS E NYLON: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS GRAFOS | Lauro Chagas e Sá - | Rayara Barroca Silva - Sandra Aparecida Fraga da Silva
 
 |  | 
            
          | CONSTRUÇÃO DO CONCEITO ALGÉBRICO ATRAVÉS DE GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE | Vilma Rinaldi Bisconsini - 
 |  | 
            
          | CONSTRUINDO E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS | Rosemeire Bressan - |  |  | 
            
          | CONSTRUINDO O LOGOTIPO DO MCDONALD’S COM O GEOGEBRA | Elda Vieira Tramm - UFBA | Jussara Gomes Araújo Cunha - 
 |  | 
            
          | CONSTRUINDO OS CONCEITOS DE MEDIDA DE COMPRIMENTO E ÁREA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Viviane Raquel Backendorf |  |  | 
            
          | CONTEXTUALIZAÇÃO E LUDICIDADE: NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | Daniel de Jesus Silva - |  |  | 
            
          | CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DO TEOREMA DE TALES | João Sidinei Marostega - | Clailton Rogério Seger - Silvane Dalcin
 Danielli Vacari de Brum
 
 |  | 
            
          | CORRIDA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO | Elizandra Karla Odorico - | José Carlos de Souza Junior - 
 |  | 
            
          | CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS | Marcos Pinheiro de Lima - | Luana Lazzari - Rodrigo Zanette -
 Paulo Pires Rusezyt -
 Julhane Alice Thomas Schulz -
 
 |  | 
            
          | DEFICIENTE VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA IDEIA DE FUNÇÃO | Nilza dos Santos Rodrigues Cézar - PUC-SP |  |  | 
            
          | DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTEGRAR O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | Gisele Barbosa - |  |  | 
            
          | DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ | Tereza Cristina Machado da Câmara Gurgel - UFRN | Alesson Silva de Lima - UFRN Milena Barbosa da Rocha - UFRN
 Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
 
 |  | 
            
          | DESCOBRINDO O SEGREDO DAS FÓRMULAS DE ÁREA | Antonia Natanayana Lima Mesquita - | Daniela Batista Santos - UNEB Viviane Mendonça dos Santos -
 
 |  | 
            
          | DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO PROEJA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Thami Boaro - |  |  | 
            
          | DO GIRO AO ÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS | Verônica Lima de Almeida Caldeira - | Danielly Barbosa de Sousa - Eliane Farias Ananias -
 
 |  | 
            
          | DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | Ana Maria Kaleff - UFF | Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Matheus Freitas de Oliveira -
 Ohanna da Silva Mourão - UFF
 
 |  | 
            
          | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO-SE DE SITUAÇÕES PROBLEMATIZADORAS COMO RECURSO NA PROPOSIÇÃO, FORMULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. | Nahum Isaque dos Santos Cavalcante | José Luiz Cavalcante - 
 |  |