Práticas Escolares |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
MOSAICOS, PAVIMENTAÇÕES DO PLANO E O ENSINO DA GEOMETRIA |
Dais Capucho Afini - |
José Carlos de Souza Junior -
|
 |
MUDANDO A FORMA E MANTENDO O VOLUME: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM EMBALAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Ricardo Viz Quadrat |
|
 |
MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO |
Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP |
Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP
|
 |
NÚMEROS IRRACIONAIS E SUA COMPREENSÃO PELA EXPERIÊNCIA |
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS |
|
 |
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG |
|
 |
O AUXÍLIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Andréa Aparecida Vieira - |
Leonardo Florencio dos Santos -
Silvana Lucas Bomtempo Matos -
|
 |
O AVESSO IMPERFEITO DO PONTO CRUZ: A CARTOGRAFIA |
Tassia Ferreira Tartaro - |
|
 |
O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS |
Louise Karkow Gaiatto Leal - UFRGS
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
|
 |
O CONTRATO DIDÁTICO E A FREQUENTE RUPTURA DAS REGRAS IMPLÍCITAS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA |
Wanderley Pivatto Brum - |
Lourenço Gabriel Isolani -
|
 |
O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO CONTEXTO SALA DE AULA REGULAR |
Kátia Parreira Brettas - UFJF |
|
 |
O ENSINO DA ÁLGEBRA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
|
 |
O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA |
Marília Zabel - |
Regina Helena Munhoz - UDESC
|
 |
O ENSINO DE ANALISE COMBINATÓRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA |
Eugeniano Brito Martins |
Ana Carolina Costa Pereira - UECE
|
 |
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Leugim Corteze Romio - |
Maria Arlita da Silveira Soares -
|
 |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
Gabriela Fontana Gabbi - UFSM |
Andressa Wiedenhöft Marafiga
Laura Pippi Fraga - UFSM
Simone Pozebon - UFSM
Diaine Susara Garcez da Silva - UFSM
|
 |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA - O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA |
Alessandra Cristina do Nascimento - |
Renato Francisco Merli -
|
 |
O ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS UTILIZANDO O MULTIPLANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. |
Aécio Alves Andrade - |
Diego Mendes da Silva -
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO CÁLCULO DO VOLUME DA ESFERA. |
Denis Rogério Sanches Alves - |
Vilma Rinaldi Bisconsini -
Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Danielly Barbosa de Sousa - |
Eliane Farias Ananias -
Verônica Lima de Almeida Caldeira -
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS INDÍGENAS |
Maria Aparecida Mendes de Oliveira - UFGD |
Cintia Melo dos Santos - UFMS
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA EXPRESSÃO GRÁFICA PRESENTE EM OBRAS DE ARTE |
Heliza Cola‡o Góes - PMC |
|
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID |
Christian Dias Azambuja - UNIPAMPA |
Geovânia dos Santos - UNIPAMPA
Bianca Silveira - UNIPAMPA
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA
Aline Lopes Balladares - UNIPAMPA
Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
|
 |
O ENSINO DE TRINÔMIO QUADRADO PERFEITO POR ATIVIDADE E COM APOIO DE UM MATERIAL CONCRETO |
Pedro Roberto Sousa da Silva - |
Pedro Franco de Sá -
|
 |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE UNIDADES DE MEDIDAS PADRÃO E NÃO PADRÃO A PARTIR DE UMA POESIA |
Lígia Parreira de Souza - UFU |
Dulcinéia Gabriela de Medeiros Santos -
Márcia Macedo Costa - UFU
|
 |
O ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM O SOFTWARE SUPERLOGO |
Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP |
|
 |
O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Lucas Ferreira Gomes - |
Luiz Marcos Fedrigo Júnior
Milton Kist -
|
 |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DA NUMERAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Amanda Drzewinski de Miranda - |
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - UTFPR
|
 |
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Ronei Osvaldo Ziech - |
Angélica Theis dos Santos -
Cláudia Müller Vargas -
Cristina Girotto -
|
 |
O MUSEU DO COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
Nathália Pizzamiglio - |
Jaqueline Posser Gallina -
Elizete Maria Possamai Ribeiro -
|
 |
O PARAFUSO DE ARQUIMEDES: UMA INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO IFPA |
Fernando Cardoso de Matos - |
Ygo Alberto Pinheiro Machado -
|
 |
O PERFIL DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ONLINE |
Flávia Sueli Fabiani Marcatto - |
Rodrigo Silva Lima -
|
 |
O PIBID SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS, PROFESSORES E BOLSISTAS |
Vivia de Jesus Santos - UFS |
Fabíola Silva de Teive e Argolo - UFS
Jonathan Ruan de Jesus
Daynara Guimarães Melo - UFS
Genisson dos Santos Pinto - UFS
|
 |
O PRAZER DE APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS |
Maria Regina da Rosa |
|
 |
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: SOFTWARE COMO RECURSO FACILITADOR |
Priscila Pigatto Gasparin - |
|
 |
O PROJETO DE EXTENSÃO PROFESSOR INFORMATIZADO – UMA INCLUSÃO DIGITAL DA UFV |
Marli Regina dos Santos |
Lahis Braga Souza - UFV
|
 |
O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ITABAIANA SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA |
Ricardo de Jesus Santos - UFS |
Valter Mendonca Menezes - UFS
Teresa Cristina Etcheverria - UNIBAN
|
 |
O SOFTWARE SUPERLOGO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: CONSTRUINDO BANDEIRAS E APRENDENDO GEOMETRIA |
Solange Sardi Gimenes - |
José Mário Costa Junior -
|
 |
O TEATRO COMO FONTE DE APRENDIZADO SOBRE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Leandro Carlos de Souza Gomes - |
Dyego Heverton Souza Vasconcelos -
|
 |
O USO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE INTEGRAIS DUPLAS EM COORDENADAS POLARES |
Tiago Weingarten - |
Neide Alves Schaeffer - ULBRA
Rodrigo Dalla Vecchia - ULBRA
|
 |
O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Dalvanir Ferreira Vital - |
Camila Sampaio Parise -
Mayara do Prado Franco -
|
 |
O USO DAS MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Anágela Cristina Morete Felix - |
Rosana Figueiredo Salvi -
|
 |
O USO DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM ANÁLISE COMBINATÓRIA |
Tereza Raquel Couto de Lima - |
Dimas Felipe de Miranda -
|
 |
O USO DE DOBRADURAS E ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA |
Ester Souza Ribeiro Ibraim - |
Mylane dos Santos Barreto -
|
 |
O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO NO ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS |
Lucas Alves Lima Barbosa |
Magaly Marinello Souza -
|
 |
O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA COM ALUNOS EM DEFASAGEM IDADE/SÉRIE |
Vanildo dos Santos Silva - |
Thiago Viana de Lucena - UFBA
|
 |
O USO DE MATERIAL RECICLADO NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO IF – SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA |
Romaro Antonio Silva - |
|
 |
O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Valeria Ciabotti - |
|
922_591_ID.zip |
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO MULTIPLICAÇÃO |
Maria da Conceição Alves Bezerra - |
|
 |
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DO IF-SC, CAMPUS CHAPECÓ |
Luciane Cechin Mário - |
Cristina Spohr Reis - UTFPR
|
 |
O USO DE UM JOGO COMO REFORÇO NO ENSINO DOS CONCEITOS DE MÉDIA E VARIÂNCIA |
José Marcos Lopes - |
|
 |
O USO DO ALGEPLAN COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES A PRODUTOS NOTÁVEIS |
Fernanda Schuck Sápiras - |
Clara Izabel Strottmann -
Franciele Roulim Negreiros -
Zenar Pedro Schein -
|
 |
O USO DO CÁLCULO MENTAL NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS |
Ademir Pereira Junior - SEED-PR |
|
 |
O USO DO FRAC-SOMA 235 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. |
Wellington Alves de Araújo |
|
 |
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE “EQUAÇÕES DA RETA” |
Jefferson Felipe Albuquerque Cavalcante - |
Edcarlos da Silva Macena -
|
 |
O USO DO GEOPLANO NA CONCRETIZAÇÃO DO APRENDIZADO |
Juarez Dumke Streda - |
Roberto André Chaves
Analice Marchezan -
|
 |
O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO AÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Tatiana Tortato Dalarmi - |
Anderson Roges Teixeira Goes
|
 |
OFICINA DE CANUDOS: UMA PROPOSTA METODOLOGICA DE CONSTRUÇÃO DA FÓRMULA DE EULER |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |
|
 |
OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS |
Samantha Pinto da Silva - UFPEL |
Bruna de Farias Xavier - UFPEL
|
 |
OFICINAS EM SALA DE AULA UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE POLIEDROS REGULARES |
Raimundo Otoni Melo Figueiredo - |
Sandra Regina Figueiredo de Miranda -
Paulo Sergio Rabelo de Souza -
Dnilson Silva Braga -
|
 |
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA E DINÂMICA DE FAZER MATEMÁTICA |
Elvys Wagner Ferreira da Silva - UEMA |
Fernanda Machado de Lima - UEMA
|
 |