ÍNDICE DE RELATOS - 7

| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |
Práticas Escolares
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
MOSAICOS, PAVIMENTAÇÕES DO PLANO E O ENSINO DA GEOMETRIA Dais Capucho Afini - José Carlos de Souza Junior -
MUDANDO A FORMA E MANTENDO O VOLUME: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM EMBALAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL Ricardo Viz Quadrat  
MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP
NÚMEROS IRRACIONAIS E SUA COMPREENSÃO PELA EXPERIÊNCIA Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS  
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG  
O AUXÍLIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Andréa Aparecida Vieira - Leonardo Florencio dos Santos -
Silvana Lucas Bomtempo Matos -
O AVESSO IMPERFEITO DO PONTO CRUZ: A CARTOGRAFIA Tassia Ferreira Tartaro -  
O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS Louise Karkow Gaiatto Leal - UFRGS
Leandra Anversa Fioreze - UFSM
O CONTRATO DIDÁTICO E A FREQUENTE RUPTURA DAS REGRAS IMPLÍCITAS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA Wanderley Pivatto Brum - Lourenço Gabriel Isolani -
O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO CONTEXTO SALA DE AULA REGULAR Kátia Parreira Brettas - UFJF  
O ENSINO DA ÁLGEBRA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Geralda de Fatima Neri Santana -  
O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA Marília Zabel - Regina Helena Munhoz - UDESC
O ENSINO DE ANALISE COMBINATÓRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA Eugeniano Brito Martins Ana Carolina Costa Pereira - UECE
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Leugim Corteze Romio - Maria Arlita da Silveira Soares -
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS Gabriela Fontana Gabbi - UFSM Andressa Wiedenhöft Marafiga
Laura Pippi Fraga - UFSM
Simone Pozebon - UFSM
Diaine Susara Garcez da Silva - UFSM
O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA - O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA Alessandra Cristina do Nascimento - Renato Francisco Merli -
O ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS UTILIZANDO O MULTIPLANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Aécio Alves Andrade - Diego Mendes da Silva -
O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO CÁLCULO DO VOLUME DA ESFERA. Denis Rogério Sanches Alves - Vilma Rinaldi Bisconsini -
Wellington Piveta Oliveira - UNIOESTE
O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Danielly Barbosa de Sousa - Eliane Farias Ananias -
Verônica Lima de Almeida Caldeira -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS INDÍGENAS Maria Aparecida Mendes de Oliveira - UFGD Cintia Melo dos Santos - UFMS
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA EXPRESSÃO GRÁFICA PRESENTE EM OBRAS DE ARTE Heliza Cola‡o Góes - PMC  
O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID Christian Dias Azambuja - UNIPAMPA Geovânia dos Santos - UNIPAMPA
Bianca Silveira - UNIPAMPA
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA
Aline Lopes Balladares - UNIPAMPA
Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
O ENSINO DE TRINÔMIO QUADRADO PERFEITO POR ATIVIDADE E COM APOIO DE UM MATERIAL CONCRETO Pedro Roberto Sousa da Silva - Pedro Franco de Sá -
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE UNIDADES DE MEDIDAS PADRÃO E NÃO PADRÃO A PARTIR DE UMA POESIA Lígia Parreira de Souza - UFU Dulcinéia Gabriela de Medeiros Santos -
Márcia Macedo Costa - UFU
O ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM O SOFTWARE SUPERLOGO Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP  
O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Lucas Ferreira Gomes - Luiz Marcos Fedrigo Júnior
Milton Kist -
O JOGO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DA NUMERAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Amanda Drzewinski de Miranda - Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - UTFPR
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Ronei Osvaldo Ziech - Angélica Theis dos Santos -
Cláudia Müller Vargas -
Cristina Girotto -
O MUSEU DO COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Nathália Pizzamiglio - Jaqueline Posser Gallina -
Elizete Maria Possamai Ribeiro -
O PARAFUSO DE ARQUIMEDES: UMA INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO IFPA Fernando Cardoso de Matos - Ygo Alberto Pinheiro Machado -
O PERFIL DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ONLINE Flávia Sueli Fabiani Marcatto - Rodrigo Silva Lima -
O PIBID SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS, PROFESSORES E BOLSISTAS Vivia de Jesus Santos - UFS Fabíola Silva de Teive e Argolo - UFS
Jonathan Ruan de Jesus
Daynara Guimarães Melo - UFS
Genisson dos Santos Pinto - UFS
O PRAZER DE APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS Maria Regina da Rosa  
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: SOFTWARE COMO RECURSO FACILITADOR Priscila Pigatto Gasparin -  
O PROJETO DE EXTENSÃO PROFESSOR INFORMATIZADO – UMA INCLUSÃO DIGITAL DA UFV Marli Regina dos Santos Lahis Braga Souza - UFV
O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ITABAIANA SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA Ricardo de Jesus Santos - UFS Valter Mendonca Menezes - UFS
Teresa Cristina Etcheverria - UNIBAN
O SOFTWARE SUPERLOGO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: CONSTRUINDO BANDEIRAS E APRENDENDO GEOMETRIA Solange Sardi Gimenes - José Mário Costa Junior -
O TEATRO COMO FONTE DE APRENDIZADO SOBRE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Leandro Carlos de Souza Gomes - Dyego Heverton Souza Vasconcelos -
O USO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE INTEGRAIS DUPLAS EM COORDENADAS POLARES Tiago Weingarten - Neide Alves Schaeffer - ULBRA
Rodrigo Dalla Vecchia - ULBRA
O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Dalvanir Ferreira Vital - Camila Sampaio Parise -
Mayara do Prado Franco -
O USO DAS MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Anágela Cristina Morete Felix - Rosana Figueiredo Salvi -
O USO DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM ANÁLISE COMBINATÓRIA Tereza Raquel Couto de Lima - Dimas Felipe de Miranda -
O USO DE DOBRADURAS E ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA Ester Souza Ribeiro Ibraim - Mylane dos Santos Barreto -
O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO NO ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS Lucas Alves Lima Barbosa Magaly Marinello Souza -
O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA COM ALUNOS EM DEFASAGEM IDADE/SÉRIE Vanildo dos Santos Silva - Thiago Viana de Lucena - UFBA
O USO DE MATERIAL RECICLADO NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO IF – SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA Romaro Antonio Silva -  
O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Valeria Ciabotti -   922_591_ID.zip
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO MULTIPLICAÇÃO Maria da Conceição Alves Bezerra -  
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DO IF-SC, CAMPUS CHAPECÓ Luciane Cechin Mário - Cristina Spohr Reis - UTFPR
O USO DE UM JOGO COMO REFORÇO NO ENSINO DOS CONCEITOS DE MÉDIA E VARIÂNCIA José Marcos Lopes -  
O USO DO ALGEPLAN COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES A PRODUTOS NOTÁVEIS Fernanda Schuck Sápiras - Clara Izabel Strottmann -
Franciele Roulim Negreiros -
Zenar Pedro Schein -
O USO DO CÁLCULO MENTAL NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS Ademir Pereira Junior - SEED-PR  
O USO DO FRAC-SOMA 235 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Wellington Alves de Araújo  
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE “EQUAÇÕES DA RETA” Jefferson Felipe Albuquerque Cavalcante - Edcarlos da Silva Macena -
O USO DO GEOPLANO NA CONCRETIZAÇÃO DO APRENDIZADO Juarez Dumke Streda - Roberto André Chaves
Analice Marchezan -
O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO AÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Tatiana Tortato Dalarmi - Anderson Roges Teixeira Goes
OFICINA DE CANUDOS: UMA PROPOSTA METODOLOGICA DE CONSTRUÇÃO DA FÓRMULA DE EULER Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC  
OFICINA GEOMETRILEGAL - SIMETRIA E MOSAICOS Samantha Pinto da Silva - UFPEL Bruna de Farias Xavier - UFPEL
OFICINAS EM SALA DE AULA UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE POLIEDROS REGULARES Raimundo Otoni Melo Figueiredo - Sandra Regina Figueiredo de Miranda -
Paulo Sergio Rabelo de Souza -
Dnilson Silva Braga -
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA E DINÂMICA DE FAZER MATEMÁTICA Elvys Wagner Ferreira da Silva - UEMA Fernanda Machado de Lima - UEMA
| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |