Formação de Professores |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
UMA NOVA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Alzenir Virginia Ferreira Soistak - |
Shirley Aparecida Moraes -
|
|
UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Renata Karoline Fernandes - UEL |
Magna Natalia Marin Pires - UEL
|
|
UMA VISITA À UNIVERSIDADE: A MATEMÁTICA, A LOUSA DIGITAL E A ROBÓTICA |
Kelen Cristina Pereira de Souza - UFU |
Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU
Brythnner Monteiro Delfino - UFU
|
|
VEREDA FENOMENOLÓGICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RAZÃO E PROPORÇÃO |
Verilda Speridião Kluth - UNIFESP |
|
|
VIVENCIANDO O COTIDIANO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM |
Joana dos Santos Siva - |
Vanderleia Conceição Ribeiro -
|
|
História da Educação Matemática |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O NÚMERO π (PI) |
Luiza Dzerva - |
|
|
EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN |
Juliana Teixeira Dornelos Alves - UFRN |
João Paulo Delfino de Lima - UFRN
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
|
|
MATEMÁTICA E ARTE NO RENASCIMENTO ITALIANO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A PERSPECTIVA LINEAR |
Fábio Rodrigues Silva - UFU |
Enio Marques Muniz Junior - UFU
|
|
PERSONALIDADES NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Juliana Martins - |
|
|
Pesquisa em Educação Matemática |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Elisabete Pozzani Reis - |
Leika Watabe - SME/PMSP
|
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA DO IFPB – CAMPINA GRANDE PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO |
Cicero da Silva Pereira - |
Pedro Marinho de Araujo -
Cinthia Sany França Xavier -
|
|
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG |
Lidiane Santos de Freitas - |
Milena Ruas Marques -
Luana Francine Nyland -
Priscila Milano Correa - FURG
Yuri Wladimir Pitthan -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
|
|
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAR E FORMAR-SE PROFESSOR, PESQUISADOR E ORIENTADOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - |
Daise Lago Pereira Souto -
|
|
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO |
Romerito Nascimento de Almeida - UFS |
Michel Rezende dos Santos - UFS
Juliana Barreto Pereira - UFS
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
Ricardo Nicasso Benito - UFS
|
|
ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Angélica Theis dos Santos - |
Cátia Luana Bullmann -
Analice Marchezan -
|
|
ANÁLISE DO RELATO DE UMA PROFESSORA E IDENTIFICAÇÕES DA ALIENAÇÃO DO (E NO) TRABALHO DOCENTE |
Weslley de Souza Lino - |
|
|
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Maria Marta da Silva - UFG |
Graziele Martins Reis - UEG
Sarah Cristina Maria Silva -
Angélica Paula Costa Santos -
Sarah Letícia Silva Machado -
Roberto Barcelos Souza -
|
|
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA PAZ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL |
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF |
Silvio Antônio Bedin - UPF
|
|
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
Regina Célia de Oliveira - UFPE |
Carolina Soares Ramos - UFPE
|
|
ATIVIDADES MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO |
Vanessa Oechsler - |
Rosinéte Gaertner -
|
|
COMO ALGUNS ESTUDANTES DO 9º ANO, ATENDIDOS PELO PIBID_UVA_2011, PERCEBEM A MATEMÁTICA. |
Miguel Jocélio Alves da Silva - |
|
|
CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. |
Vanessa Priscila Gomes - |
Cristina Girotto -
Marisa do Carmo Pacoff da Silva -
Lucilaine Goin Abitante -
|
|
CONTAR PARA QUÊ?: UM TRABALHO SIGNIFICATIVO COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Aline Regina Alves de Moura - UFRN |
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
|
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. |
Caique Melo de Oliveira - |
Leonny George -
Lucivania Xavier da Silva -
|
|
DESVENDANDO ENIGMAS: PROJETO LÓGICA & AÇÃO |
Bruno Marques Collares |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CARTOGRAFIA: UMA PRODUÇÃO DE DADOS EM UM SÉTIMO ANO. |
Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO |
|
|
ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE/6°ANO RESOLVENDO QUESTÕES: RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A ESCRITA |
Brunna Sordi Stock - UFRGS |
|
|
GESTAR II E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
Júlio César Gomes de Oliveira - UFMS |
|
|
GRUPO DE TRABALHO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ACRE |
Gilberto Francisco Alves de Melo - |
José Ronaldo Melo - UFAC
|
|
IDENTIFICANDO TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS EM UM CURSO DE ÁLGEBRA LINEAR |
Valdinei Cezar Cardoso - UEM |
Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP
Lilian Akemi Kato - UEM
|
|
INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS MATEMÁTICAS NAS PROFISSÕES |
Klêffiton Soares da Cruz |
Joélia dos Santos Medeiros - UFRN
Maria Isabel da Costa Pereira
|
|
MATEATRO - UM MÉTODO DIFERENCIADO DE ENSINAR MATEMÁTICA |
Franciele Lopes da Silva - |
|
|
MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS ESTATÍSTICOS |
Jefferson Biajone - UNICAMP |
|
|
MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM QUESTÃO |
José Milton Lopes Pinheiro - UFJF |
|
|
MATEMÁTICA: NENHUM A MENOS – INTERAÇÃO E DIÁLOGO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR |
Erondina Barbosa da Silva - UNB |
Demosthenes Bittencourt Junior -
Juliana Ventura de Faria - UCB
Kacio Eduardo de Vasconcelos Domingos - UCB
Sttela Estelita Bastos - UCB
|
|
NÚMEROS RELATIVOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO |
Cristiano Cardoso Pereira - UFRGS |
|
|
O PENSAMENTO SOBRE MATEMÁTICA E A REFLEXÃO NA SALA DE AULA |
Cicero da Silva Pereira - |
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
|
|
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE LIA POESIAS. |
Mauro Luis Borsoi Britto - |
|
|
OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO |
Carolina Soares Ramos - UFPE |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE
Regina Célia de Oliveira - UFPE
|
|
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO |
Márcia Souza da Fonseca - UFPEL |
Marta Oliveira Guimarães - UFPEL
Thiago Tavares Borchardt
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL
Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL
Roselaine Maria Trens - UFPEL
|
|
PITÁGORAS E AS DEMONSTRAÇÕES DO SEU TEOREMA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Marconi Coelho dos Santos - |
Abigail Fregni Lins -
|
|
PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Kauane Maciel dos Santos - |
Yuri Wladimir Pitthan -
Priscila Milano Correa - FURG
Marcia Souza de Senna -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
|
|
SUCATA SINFÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS |
Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - |
Carlos Eduardo Lucas -
Gustavo Venancio Pimenta -
Thais Oliveira Duque - IFRJ
|
|
TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Morgani Mumbach - |
Leandro Wolkmer -
Roberto Preussler -
|
|
TORNANDO-SE ALUNA-PROFESSORA POR MEIO DE VIVÊNCIAS NO PROJETO PROLICEN |
Jordânia Andrezza P. da Silva - UFPB |
Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva -
|
|
Práticas Escolares |
Título |
Autor |
Co-autor(es) |
Ver Arquivo |
DEMONSTRANDO O TEOREMA DE TALES DE FORMA DIFERENCIADA: ATIVIDADE PRÁTICA APLICADA NO ESTÁGIO II |
Denise Ritter - |
Lorens Estevan Buriol Siguenãs -
|
|
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO SOMA E PRODUTO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Alessandra Vargas Lima - |
Denise Ritter -
Suziane Bopp Antonello -
Graciele de Borba Gomes Arend -
|
|
EXPLORANDO O CÓDIGO DE BARRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Andre Gomes da Silva - UFAC |
Israel Medeiros dos Santos - UFAC
Alberto de Lima Freitas - UFAC
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra -
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES: ANALISANDO A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Neila de Toledo e Toledo - UNISINOS |
|
|
A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: O LÚDICO E O RECURSO DIDÁTICO COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. |
Naysa Crystine Nogueira Oliveira - UFG |
Werica Pricylla de Oliveira Valeriano -
|
|
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE A UMA SALA DE AULA INCLUSIVA COM ALUNOS CEGOS |
Elisabete Marcon Mello - PUC-SP |
|
|
A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID |
Ana Paula Dick - |
Marceli Brummelhaus -
Nara Regina Scheibler -
Cristiane Antonia Hauschild -
Jane Herber -
|
|
A COMUNICAÇÃO ESCRITA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE EQUAÇÕES |
Carlos Henrique Estronioli Duarte - |
Bruno Rodrigo Teixeira - UEL
|
|
A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS LIGADOS AO DIA-A-DIA COMERCIAL: ANÁLISE DE UM ESTUDO EM APARECIDA DO RIO NEGRO – TO. |
Alexandre Oliveira da Silva - UFT |
Paulo Cléber Mendonça Teixeira -
|
|
A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA IMPLEMENTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES |
Patrícia Teles Mendonça - SEDUC |
Vanessa Cadan Scheffer -
|
|
A EXPRESSÃO GRÁFICA POR MEIO DE PIPAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Anderson Roges Teixeira Goes |
Heliza Cola‡o Góes - PMC
|
|
A FÓRMULA DE PICK EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |
|
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO TEOREMA DE THALES |
Raphaela Costa - |
Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO
|
|
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Alexssandra Pasuch - |
Jennifer Valleriano Barboza -
Rosane da Silva Fran‡a Lubaszewski Cavasin
|
|
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA |
Andréa Aparecida Vieira - |
Amanda Fernandes Campos Vieira -
Leonardo Florencio dos Santos -
Heveraldo Vitor Gomes -
Roberto Alves Dutra - UFOP
Paula Reis de Miranda -
|
|
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
Elisama Batista dos Santos - |
|
|