ÍNDICE DE RELATOS - 4

| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |
Formação de Professores
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
UMA NOVA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Alzenir Virginia Ferreira Soistak - Shirley Aparecida Moraes -
UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS Renata Karoline Fernandes - UEL Magna Natalia Marin Pires - UEL
UMA VISITA À UNIVERSIDADE: A MATEMÁTICA, A LOUSA DIGITAL E A ROBÓTICA Kelen Cristina Pereira de Souza - UFU Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU
Brythnner Monteiro Delfino - UFU
VEREDA FENOMENOLÓGICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RAZÃO E PROPORÇÃO Verilda Speridião Kluth - UNIFESP  
VIVENCIANDO O COTIDIANO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM Joana dos Santos Siva - Vanderleia Conceição Ribeiro -
História da Educação Matemática
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O NÚMERO π (PI) Luiza Dzerva -  
EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN Juliana Teixeira Dornelos Alves - UFRN João Paulo Delfino de Lima - UFRN
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
MATEMÁTICA E ARTE NO RENASCIMENTO ITALIANO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A PERSPECTIVA LINEAR Fábio Rodrigues Silva - UFU Enio Marques Muniz Junior - UFU
PERSONALIDADES NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Juliana Martins -  
Pesquisa em Educação Matemática
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Elisabete Pozzani Reis - Leika Watabe - SME/PMSP
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA DO IFPB – CAMPINA GRANDE PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO Cicero da Silva Pereira - Pedro Marinho de Araujo -
Cinthia Sany França Xavier -
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG Lidiane Santos de Freitas - Milena Ruas Marques -
Luana Francine Nyland -
Priscila Milano Correa - FURG
Yuri Wladimir Pitthan -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAR E FORMAR-SE PROFESSOR, PESQUISADOR E ORIENTADOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - Daise Lago Pereira Souto -
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO Romerito Nascimento de Almeida - UFS Michel Rezende dos Santos - UFS
Juliana Barreto Pereira - UFS
Rafael Neves Almeida - UNIBAN
Ricardo Nicasso Benito - UFS
ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES Angélica Theis dos Santos - Cátia Luana Bullmann -
Analice Marchezan -
ANÁLISE DO RELATO DE UMA PROFESSORA E IDENTIFICAÇÕES DA ALIENAÇÃO DO (E NO) TRABALHO DOCENTE Weslley de Souza Lino -  
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria Marta da Silva - UFG Graziele Martins Reis - UEG
Sarah Cristina Maria Silva -
Angélica Paula Costa Santos -
Sarah Letícia Silva Machado -
Roberto Barcelos Souza -
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA PAZ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF Silvio Antônio Bedin - UPF
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Regina Célia de Oliveira - UFPE Carolina Soares Ramos - UFPE
ATIVIDADES MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO Vanessa Oechsler - Rosinéte Gaertner -
COMO ALGUNS ESTUDANTES DO 9º ANO, ATENDIDOS PELO PIBID_UVA_2011, PERCEBEM A MATEMÁTICA. Miguel Jocélio Alves da Silva -  
CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. Vanessa Priscila Gomes - Cristina Girotto -
Marisa do Carmo Pacoff da Silva -
Lucilaine Goin Abitante -
CONTAR PARA QUÊ?: UM TRABALHO SIGNIFICATIVO COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aline Regina Alves de Moura - UFRN Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. Caique Melo de Oliveira - Leonny George -
Lucivania Xavier da Silva -
DESVENDANDO ENIGMAS: PROJETO LÓGICA & AÇÃO Bruno Marques Collares  
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CARTOGRAFIA: UMA PRODUÇÃO DE DADOS EM UM SÉTIMO ANO. Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO  
ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE/6°ANO RESOLVENDO QUESTÕES: RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A ESCRITA Brunna Sordi Stock - UFRGS  
GESTAR II E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Júlio César Gomes de Oliveira - UFMS  
GRUPO DE TRABALHO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ACRE Gilberto Francisco Alves de Melo - José Ronaldo Melo - UFAC
IDENTIFICANDO TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS EM UM CURSO DE ÁLGEBRA LINEAR Valdinei Cezar Cardoso - UEM Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP
Lilian Akemi Kato - UEM
INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS MATEMÁTICAS NAS PROFISSÕES Klêffiton Soares da Cruz Joélia dos Santos Medeiros - UFRN
Maria Isabel da Costa Pereira
MATEATRO - UM MÉTODO DIFERENCIADO DE ENSINAR MATEMÁTICA Franciele Lopes da Silva -  
MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS ESTATÍSTICOS Jefferson Biajone - UNICAMP  
MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM QUESTÃO José Milton Lopes Pinheiro - UFJF  
MATEMÁTICA: NENHUM A MENOS – INTERAÇÃO E DIÁLOGO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR Erondina Barbosa da Silva - UNB Demosthenes Bittencourt Junior -
Juliana Ventura de Faria - UCB
Kacio Eduardo de Vasconcelos Domingos - UCB
Sttela Estelita Bastos - UCB
NÚMEROS RELATIVOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO Cristiano Cardoso Pereira - UFRGS  
O PENSAMENTO SOBRE MATEMÁTICA E A REFLEXÃO NA SALA DE AULA Cicero da Silva Pereira - Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE LIA POESIAS. Mauro Luis Borsoi Britto -  
OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO Carolina Soares Ramos - UFPE Amanda Barbosa da Silva - UFPE
Regina Célia de Oliveira - UFPE
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO Márcia Souza da Fonseca - UFPEL Marta Oliveira Guimarães - UFPEL
Thiago Tavares Borchardt
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL
Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL
Roselaine Maria Trens - UFPEL
PITÁGORAS E AS DEMONSTRAÇÕES DO SEU TEOREMA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Marconi Coelho dos Santos - Abigail Fregni Lins -
PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA Kauane Maciel dos Santos - Yuri Wladimir Pitthan -
Priscila Milano Correa - FURG
Marcia Souza de Senna -
Mauren Porciúncula Moreira da Silva -
SUCATA SINFÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Carlos Eduardo Lucas -
Gustavo Venancio Pimenta -
Thais Oliveira Duque - IFRJ
TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS Morgani Mumbach - Leandro Wolkmer -
Roberto Preussler -
TORNANDO-SE ALUNA-PROFESSORA POR MEIO DE VIVÊNCIAS NO PROJETO PROLICEN Jordânia Andrezza P. da Silva - UFPB Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva -
Práticas Escolares
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
DEMONSTRANDO O TEOREMA DE TALES DE FORMA DIFERENCIADA: ATIVIDADE PRÁTICA APLICADA NO ESTÁGIO II Denise Ritter - Lorens Estevan Buriol Siguenãs -
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO SOMA E PRODUTO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA EM SALA DE AULA Alessandra Vargas Lima - Denise Ritter -
Suziane Bopp Antonello -
Graciele de Borba Gomes Arend -
EXPLORANDO O CÓDIGO DE BARRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Andre Gomes da Silva - UFAC Israel Medeiros dos Santos - UFAC
Alberto de Lima Freitas - UFAC
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra -
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES: ANALISANDO A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Neila de Toledo e Toledo - UNISINOS  
A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: O LÚDICO E O RECURSO DIDÁTICO COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. Naysa Crystine Nogueira Oliveira - UFG Werica Pricylla de Oliveira Valeriano -
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE A UMA SALA DE AULA INCLUSIVA COM ALUNOS CEGOS Elisabete Marcon Mello - PUC-SP  
A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID Ana Paula Dick - Marceli Brummelhaus -
Nara Regina Scheibler -
Cristiane Antonia Hauschild -
Jane Herber -
A COMUNICAÇÃO ESCRITA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE EQUAÇÕES Carlos Henrique Estronioli Duarte - Bruno Rodrigo Teixeira - UEL
A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS LIGADOS AO DIA-A-DIA COMERCIAL: ANÁLISE DE UM ESTUDO EM APARECIDA DO RIO NEGRO – TO. Alexandre Oliveira da Silva - UFT Paulo Cléber Mendonça Teixeira -
A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA IMPLEMENTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES Patrícia Teles Mendonça - SEDUC Vanessa Cadan Scheffer -
A EXPRESSÃO GRÁFICA POR MEIO DE PIPAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Anderson Roges Teixeira Goes Heliza Cola‡o Góes - PMC
A FÓRMULA DE PICK EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP  
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO TEOREMA DE THALES Raphaela Costa - Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Alexssandra Pasuch - Jennifer Valleriano Barboza -
Rosane da Silva Fran‡a Lubaszewski Cavasin
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA Andréa Aparecida Vieira - Amanda Fernandes Campos Vieira -
Leonardo Florencio dos Santos -
Heveraldo Vitor Gomes -
Roberto Alves Dutra - UFOP
Paula Reis de Miranda -
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA Elisama Batista dos Santos -  
| 1 | | 2 || 3 || 4 | | 5 || 6 || 7 | | 8 || 9 |