Open Menu
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Números
Current
Archives
About
About the Journal
Editorial Team
Announcements
Contact
Policies
Open Access
Anti-Plagiarism
Archiving
Copyright
Equity
Ethics and Best Practices for Publication
Privacy
Retraction
Taxas
Submissions
Search
Search
Register
Login
Search
Search
Home
/
Archives
/
Vol. 23 No. 60 (2018): out./dez.
Vol. 23 No. 60 (2018): out./dez.
Published:
2018-12-23
Sumário
Sumário
Reginaldo Fernando Carneiro
2-3
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Adriano Fonseca, Andreia Lunkes Conrado, Armando Aroca Araujo, Carolina Tamayo, Cristiane Coppe de Oliveira, Hilbert Blanco-Álvarez, José Roberto Linhares de Mattos, Lenira Pereira da Silva, Milton Rosa, Olenêva Sanches Sousa, Reginaldo Fernando Carneiro, Rodrigo Abreu, Valdirene Rosa de Souza
4-8
PDF (Português (Brasil))
Múltiplas vozes em Etnomatemática
Apresentação
Ubiratan D'Ambrosio
9-19
PDF (Português (Brasil))
Por que múltiplas vozes?
Adriano Fonseca, Carolina Tamayo, Cristian Coppe de Oliveira, José Roberto Linhares de Mattos, Milton Rosa, Olenêva Sanches Sousa
20-29
PDF (Português (Brasil))
Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
Caroline Mendes dos Passos
30-42
PDF (Português (Brasil))
Etnomatemática: possibilidades de inovação escolar
Anderson Luis Pereira, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo, Luciane Ferreira Mocrosky
43-58
PDF (Português (Brasil))
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
Geraldo Aparecido Polegatti, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
59-74
PDF (Português (Brasil))
A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico
Rogerio Lourenço
75-90
PDF (Português (Brasil))
Etnomatemática no contexto quilombola: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 2000 a 2016
Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva, Suely Dulce de Castilho
91-106
PDF (Português (Brasil))
Saberes matemáticos na comunidade quilombola Kalunga do Mimoso/Matas
Alcione Marques Fernandes, Robervaldo Aquino Piedade
107-125
PDF (Português (Brasil))
O sistema de numeração Javaé: a Etnomatemática na (re)construção da escola indígena
Gabriela Camargo Ramos, José Pedro Machado Ribeiro
126-138
PDF (Português (Brasil))
Pintura corporal dos Paiter Suruí e Etnomatemática: interligando saberes e fazeres tradicionais aos conteúdos matemáticos escolares
Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jose Roberto Linhares de Mattos, Gamalono Surui
139-156
PDF (Português (Brasil))
Ensino e aprendizagem das matemáticas com indígenas do Alto Rio Negro/AM da Universidade Federal do Amazonas
Gerson Bacury, Elisângela Melo
157-168
PDF (Português (Brasil))
Pensar com corpo como pensar com espaço: aforismos imagéticos que afirmam um aprender por trilhas
Diego Matos Gondim, Roger Miarka
169-183
PDF (Português (Brasil))
Que saberes indígenas na escola? Etnomatemática e numeramento na formação de professores indígenas
Maria Oliveira, Jackeline Rodrigues Mendes
184-197
PDF (Português (Brasil))
Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA
Anderson Henrique Barros
198-209
PDF (Português (Brasil))
Etnomatemática e pedagogia decolonial na Educação de Jovens e Adultos Guarani
Gabriela dos santos Barbosa
210-228
PDF (Português (Brasil))
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva Etnomatemática
Rodrigo Carlos Pinheiro, Milton Rosa
229-245
PDF (Português (Brasil))
A escola como espaço sociocultural: experiência Etnomatemática na Educação Básica
Janice Rubira Silva, Márcia Souza da Fonseca
246-262
PDF (Português (Brasil))
E se nós tivéssemos escolas Mukanda que contassem diversas histórias africanas para todo o mundo?
Carolina Tamayo, Michela Tuchapesk da Silva
263-282
PDF (Português (Brasil))
O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática
Edney Araujo Lima, Francisco de Assis Bandeira
283-297
PDF (Português (Brasil))
O discurso da Etnomatemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: aproximações e deslocamentos
Fernanda Longo, Fernanda Wanderer
298-313
PDF (Português (Brasil))
O processo de contagem dos oleiros na Amazônia Paraense
Marcos Marques Formigosa, Elizael Serrão de Castro
314-330
PDF (Português (Brasil))
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores
Cristiane Coppe de Oliveira, Bertrand Luiz Corrêa Lima
331-346
PDF (Português (Brasil))
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
Monica Marra de Oliveira Santos, Roberto Barcelos Souza, Matheus Moreira da Silva
347-362
PDF (Português (Brasil))
Etnomatemática e transposição didática: uma experiência a partir de um Trapitxi de Cabo Verde
Elcimar Simão Martins, João Philipe Macedo Braga, Alexandrino Moreira Lopes, Michel Lopes Granjeiro
363-378
PDF (Português (Brasil))
Usos/significados da Etnomatemática na exploração de medidas mobilizados por estudantes na formação inicial
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Anna Regina Lanner de Moura
379-395
PDF (Português (Brasil))
Processos criativos e cultura carnaval: um olhar sob a perspectiva etnomatemática
Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Valderez Marina do Rosário Lima
396-412
PDF (Português (Brasil))
Práticas sociais e matemática em escolas ribeirinhas: uma análise discursiva
413-428
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Principais Indexadores
Acessos
EMR é editada por
Information
For Readers
For Authors
For Librarians