Etnomatemática no contexto quilombola: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 2000 a 2016

Autores

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática que buscou conhecer o fluxo e as tendências dos estudos em Etnomatemática no contexto quilombola, no período de 2000 a 2016. Visou também compreender as contribuições dessa abordagem para a formação de professores atuantes na Educação Escolar Quilombola. Metodologicamente, utilizou-se a revisão sistemática de dissertações e teses brasileiras disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, na Plataforma Sucupira, no Google Acadêmico, e no portal da SCIELO Brasil – Scientific Electronic Library Online. A investigação encontrou 13 pesquisas acadêmicas, sendo oito delas abordando a Etnomatemática em comunidades quilombolas no viés das práticas sociais, e outras cinco pesquisas se referindo à sua utilização dentro das salas de aulas de escolas quilombolas. Os autores e pesquisadores estudados afirmam que a abordagem da Etnomatemática dentro das salas de aulas de escolas quilombolas é necessária por ser instrumento de valorização e respeito aos conhecimentos extraescolares dos alunos.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva

Professora Efetiva de Matemática da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. 

Doutoranda em Educação pelo Instituto de Educação/UFMT.

Mestra em Educação pelo Instituto de Educação/UFMT.

Membro do GEPEQ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola.

Pesquisadora em Educação Matemática, Educação Escolar Quilombola, Formação de Professores.

Suely Dulce de Castilho, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Letras, habilitação em Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), Mestrado em Educação Linha de Pesquisa Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Doutorado em Educação: Currículo, com ênfase em Relações Raciais pela PUC/SP (2008). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Eucação da UFMT. Tem experiência na área de literatura brasileira, Currículo, educação para as relações étnico-raciais, Educação quilombola; diversidade culturais; relação segurança pública e minorias e Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola (GEPEQ).

Publicado

2018-12-23

Como Citar

da Cruz Silva, M. do S. L., & de Castilho, S. D. (2018). Etnomatemática no contexto quilombola: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 2000 a 2016. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 91-106. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1257

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática