Etnomatemática no contexto quilombola: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 2000 a 2016
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática que buscou conhecer o fluxo e as tendências dos estudos em Etnomatemática no contexto quilombola, no período de 2000 a 2016. Visou também compreender as contribuições dessa abordagem para a formação de professores atuantes na Educação Escolar Quilombola. Metodologicamente, utilizou-se a revisão sistemática de dissertações e teses brasileiras disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, na Plataforma Sucupira, no Google Acadêmico, e no portal da SCIELO Brasil – Scientific Electronic Library Online. A investigação encontrou 13 pesquisas acadêmicas, sendo oito delas abordando a Etnomatemática em comunidades quilombolas no viés das práticas sociais, e outras cinco pesquisas se referindo à sua utilização dentro das salas de aulas de escolas quilombolas. Os autores e pesquisadores estudados afirmam que a abordagem da Etnomatemática dentro das salas de aulas de escolas quilombolas é necessária por ser instrumento de valorização e respeito aos conhecimentos extraescolares dos alunos.