Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Após a submissão do artigo, não poderão ser retirados ou adicionados outros co-autores.
  • O texto apresenta no máximo 4 autores

Diretrizes para Autores

A Educação Matemática em Revista — EMR, eISSN 2317-904X, tem como foco o trabalho do professor em sua prática de educador matemático. Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade trimestral e estrutura interna dividida em artigos completos e seções permanentes com temas específicos.

Os artigos completos são categorizados em:

  1. Artigos (pesquisas dos tipos bibliográfica, documental, revisão de literatura, ensaio teórico, estudo empírico etc.);
  2. Relatos de experiência (com atividades desenvolvidas em sala de aula nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com foco em práticas de ensino e em experiências de aprendizagem);
  3. Pesquisas com implicação para a sala de aula (textos com produção e análise de dados que, direta ou indiretamente, tragam reflexões para o planejamento e as práticas de ensino nos diferentes níveis e modalidades de escolarização).
  4. Recursos didáticos para a aula de Matemática (Publica relatos de experiência e de práticas de sala de aula, dando ênfase para apresentação, discussão ou problematização de recursos e materiais didáticos diversos que medeiam os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática);

Além disso, a EMR conta com as seguintes seções permanentes: 

  1. Lendo e Comentando (Espaço dedicado a resenha de livros, nacionais ou estrangeiros; e de teses, dissertações e artigos nacionais ou estrangeiros que apresentam inovações metodológicas para a pesquisa ou inovações didáticas para as práticas de educar matematicamente nos diferentes níveis e modalidades de ensino);
  2. Reflexões docentes (destinada a socialização de cartas, manifestações, demandas e comentários ligados à pratica docente);
  3. Entrevistas (seção em que serão publicadas entrevistas com educadores matemáticos reconhecidos na área, nacional e/ou internacionalmente).

A EMR aceita artigos em português e espanhol.

Os artigos submetidos à EMR passarão por softwares de detecção de plágio. 

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE A SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS

1. Submissão

O original deve ser submetido em UMA VERSÃO, por meio da plataforma da revista (http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/index). Essa versão do artigo não deve conter a identificação dos autores (versão “cega”), e deverá ser nomeada de acordo com o título do artigo. Depois de ter o arquivo preparado, os interessados devem fazer a transferência dos dados na plataforma. Os dados dos autores são inseridos diretamente na plataforma.

O artigo deve ser submetido no template da Educação Matemática em Revista.

Não será publicado mais de um artigo de um autor em um mesmo número da EMR. Além disso, serão aceitos, no máximo, 4 (quatro) coautores no texto, já incluindo nesse total o primeiro autor, em qualquer das seções da revista. 

2. Formatação

O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou .docx), OpenOffice ou RTF atendendo as especificações que se seguem:

Limite de páginas do texto

O texto deve apresentar layout da página em papel A4, margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2,5 cm, não ultrapassando o número de páginas indicado para cada categoria:

Artigos; 

Relatos de Experiência;

Pesquisas com implicação para a sala de aula;

               De 8 a 15 páginas

Recursos didáticos para a aula de matemática

               De 6 a 12 páginas

Lendo e comentando;

Reflexões docentes

                 De 3 a 5 páginas

Entrevistas

               De 6 a 10 páginas

O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo inclusive a ordem desta apresentação:

Título

Fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções, etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

Deverá ser apresentado também o título em inglês, logo abaixo do título em Fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado.

Nome(s) do(s) autor(es)

Será solicitado ao(s) autor(es) que acrescente(m) ao texto seu(s) nome(s) no momento da comunicação de aceite para publicação. Para isso, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita, não negritado. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé, para cada autor, constando os seguintes dados: titulação; instituição a que está vinculado/sigla, cidade, estado e país e endereço eletrônico para contato (a ser disponibilizado publicamente).

Resumo

A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 11, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), espaçamento simples e centralizado. O resumo do texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 150 palavras. O resumo deve enunciar claramente, mas de forma sintética, o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida, resultados e conclusões.

Os materiais submetidos às seções permanentes (Lendo e comentando, Reflexões docentes e Entrevistas) não devem apresentar resumo.

Palavras-chave

Podem ser usadas entre três e cinco palavras-chave que, segundo o(s) autor(es), sintetizem claramente o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo. As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções, etc.) e separadas por ponto final.

As palavras-chave deverão ser escolhidas no vocabulário controlado: Thesaurus Brasileiro de Educação, disponível em: <http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_ thesauro.php?resolution2=1024_1>.

Abstract

O abstract deve seguir as mesmas normas do resumo. A palavra Abstract deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 11, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), espaçamento simples e centralizado. O Abstract deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 150 palavras.

Keywords

Podem ser usadas entre três e cinco keywords que, segundo o(s) autor(es), sintetizem claramente o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo. As keywords devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções, etc.) e separadas por ponto final.

Resumen: O resumen deve seguir as mesmas normas do resumo. A palavra Resumen deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 11, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), espaçamento simples e centralizado. O Resumen deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 150 palavras. Podem ser usadas entre três e cinco palabras clave que, segundo o(s) autor(es), sintetizem claramente o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo.

Palabras clave

As palabras clave devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.) e separadas por ponto final.

Corpo do texto

A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e justificado. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar o recurso itálico. As páginas devem ser numeradas a partir da segunda

As citações devem seguir as normas da ABNT. Nas citações feitas no corpo do texto, o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) deve(m) aparecer em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço entre linhas simples e sem aspas, em fonte Times New Roman, tamanho 10. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre “aspas” duplas e incorporadas ao texto. Nas citações diretas, especificar no texto o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada. Estes dados devem ser colocados entre parênteses e separados por vírgula. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional, mas o ano de publicação da obra é obrigatório e deve estar entre parênteses.

As notas de rodapé inseridas no texto devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo. Devem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

As ilustrações (quadros, fotografias, gráficos, esquemas, tabelas, desenhos e outros) devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se refere. Inserir legenda acima da figura e fonte abaixo da mesma, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, orientando-se pelos seguintes exemplos:

(a) Figura 1 – Título/legenda da figura 1; (b) Quadro 3 – Título/legenda do quadro 3) e (c) Tabela 2 – Título da tabela 2). Abaixo da legenda de cada uma das ilustrações deve ser incluída a fonte de origem ou consulta.

Referências

Devem seguir as normas da ABNT vigentes (NBR-ABNT 6023/2018) e ater-se apenas às obras citadas no trabalho. Devem ser apresentadas, por ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), alinhadas a esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e separadas entre si por espaço duplo. Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento título de cada publicação referenciada.

Seguem, abaixo, exemplos-base:

Livros

SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas.

Capítulos de livros

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome abreviado (Org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX–XX (página: inicial e final separadas por hífen).

Artigos em periódicos

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.

Trabalhos publicados em eventos

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Anais [...]. Título da publicação do evento...Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. XX–XX . Descrição física. Notas.

Dissertações, teses

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (X v. ou X f.). Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Homepages

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: ... . Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

PARA A SEÇÃO LENDO E COMENTANDO

O texto das resenhas deve seguir as indicações apresentadas sob o item corpo do texto das normas de elaboração e submissão para artigos. Tal texto deve vir em seguida a um cabeçalho inicial com espaçamento 1,5 entre linhas, pautado no seguinte modelo:

Para o caso de resenhas de livros

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Inicial(is) do(s) nome(s) do autor da obra resenhada. Título da obra resenhada (em negrito, à exceção do subtítulo, se houver). Edição, Cidade da editora: editora, ano.

Por (Autor da Resenha)

Para o caso de resenhas de relatórios de pesquisa (dissertações ou teses)

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Inicial(is) do(s) nome(s) do autor da obra resenhada. Título da Dissertação/Tese (em negrito, à exceção do subtítulo, se houver). Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (Xv. ou Xf.). Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade/SIGLA, Cidade da defesa, ano da defesa. (Dissertação/Tese orientada por ... (nome do(a) orientador(a)).

3. Informações aos autores

Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes da Comissão de revisores da revista. Essa Comissão é composta pelos membros do Conselho Editorial e pelos Pareceristas ad hoc, que atuam como assessores do editor. Os textos enviados ao editor são por ele encaminhados a dois revisores para apreciação. Em caso de divergência entre os pareceres, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador. A distribuição dos textos para avaliação pelos revisores é prerrogativa do editor, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, à competência técnica específica dos membros consultores e à ausência de conflito de interesses.

A avaliação por pares, em duplo cego, pode resultar em três situações: i) Aceito sem ressalvas (publicação conforme apresentado), ii) Aceito com modificações, iii) Recusado (reprovação para publicação). O(s) autor(es) recebe(m) comunicação relativa aos pareceres emitidos. A comissão editorial reserva-se o direito de recusar o texto sobre o qual foram solicitadas ressalvas, caso essas não atendam ás solicitações feitas pelos revisores. Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido.

A revisão de língua portuguesa é de inteira responsabilidade dos autores.

A EMR reitera que o conteúdo dos textos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores não refletindo necessariamente a opinião do Conselho Editorial.

Entrevista

Seção em que serão publicadas entrevistas com educadores matemáticos reconhecidos na área, nacional e/ou internacionalmente.

Artigos

Seção destinada a pesquisas dos tipos bibliográfica, documental, revisão de literatura, ensaio teórico, estudo empírico etc.

Relatos de Experiência

Com atividades desenvolvidas em sala de aula nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com foco em práticas de ensino e em experiências de aprendizagem

 

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula

Textos com produção e análise de dados que, direta ou indiretamente, tragam reflexões para o planejamento e as práticas de ensino nos diferentes níveis e modalidades de escolarização

Recursos Didáticos para a aula de Matemática

Publica relatos de experiência e de práticas de sala de aula, dando ênfase para apresentação, discussão ou problematização de recursos e materiais didáticos diversos que medeiam os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática

Lendo e Comentando

Espaço dedicado a resenha de livros, nacionais ou estrangeiros; e de teses, dissertações e artigos nacionais ou estrangeiros que apresentam inovações metodológicas para a pesquisa ou inovações didáticas para as práticas de educar matematicamente nos diferentes níveis e modalidades de ensino

Reflexões docentes

Espaço destinado a socialização de cartas, manifestações, demandas e comentários ligados à pratica docente