O sistema de numeração Javaé: a Etnomatemática na (re)construção da escola indígena

Autores

  • Gabriela Camargo Ramos Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • José Pedro Machado Ribeiro Universidade Federal de Goiás

Resumo

Por meio das experiências vivenciadas no curso de Educação Intercultural da UFG, surgiram inquietações em relação à educação escolar indígena que culminaram no desenvolvimento de uma pesquisa de cunho etnográfico com o povo Javaé. A pesquisa foi realizada por meio de etapas de campo na aldeia Canoanã, localizada na Ilha do Bananal, município de Formoso do Araguaia, Tocantins. O objetivo central do estudo consistiu na análise e compreensão dos conhecimentos etnomatemáticos presentes nos saberes e fazeres Javaé, tendo como aporte para a análise as reflexões do programa Etnomatemática, da interculturalidade, da decolonialidade e da ecologia de saberes. Neste texto são discutidos os resultados obtidos nas análises das etapas de campo, em que são apresentados conhecimentos etnomatemáticos Javaé relacionados ao sistema de numeração.

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Biografia do Autor

Gabriela Camargo Ramos, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Mestre em educação em ciências e matemática pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Instituto
Federal do Tocantins. Formoso do Araguaia, Tocantins, Brasil.

José Pedro Machado Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Instituto de Matemática e Estatística da
Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Ramos, G. C., & Ribeiro, J. P. M. (2018). O sistema de numeração Javaé: a Etnomatemática na (re)construção da escola indígena. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 126-138. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1275

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática