Pensar com corpo como pensar com espaço: aforismos imagéticos que afirmam um aprender por trilhas

Autores

  • Diego Matos Gondim Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Rio Claro; Université Paris 8 (Sorbonne)
  • Roger Miarka Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus Rio Claro (UNESP/ Rio Claro)

Resumo

Este artigo tem como objetivo operar imagens produzidas por crianças em uma escola de uma comunidade quilombola, durante a execução de um projeto chamado "Foco Mandira", que tinha como objetivo a própria experiência do passeio, parte integrante de uma pesquisa de mestrado. Junto às imagens do projeto, produziram-se aforismos imagéticos. Inspirados em Friedrich Nietzsche, os aforismos aqui apresentados buscam negar uma concepção moral do pensar e do aprender, sendo utilizados para defender um aprender no processo, um aprender que acontece no meio, no decurso de uma experimentação. Tal aprender pode abrir caminho para se assumir um pathos em vez de um ethos, ou seja, um pensar transiente que grafa topografias dissidentes e apresenta um espaço sempre movente como alternativa a buscas por explicações ou compreensões de um grupo situado, o que poderia ser esperado em uma busca clássica junto a um ethos. Este artigo constitui, então, um deslocamento da aprendizagem, do espaço, do lugar e do tempo como idealidades permanentes para pensá-los como imanências moventes, buscando, junto a uma educação (matemática e etnomatemática) dos sentidos, seguir matérias de expressões em vez de representá-las ou reproduzi-las.

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Biografia do Autor

Diego Matos Gondim, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Rio Claro; Université Paris 8 (Sorbonne)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus Rio Claro (UNESP/ Rio Claro), Rio Claro, São Paulo, Brasil. Aluno de doutorado pela mesma instituição (Educação Matemática) em cotutela com a Université Paris 8 “Vincennes-Saint-Denis” na Ecole Doctorale Pratiques et Théories du Sens (Filosofia), Paris, França. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo: 2017/23227-1. 

Roger Miarka, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus Rio Claro (UNESP/ Rio Claro)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus Rio Claro (UNESP/ Rio Claro), Rio Claro, São Paulo, Brasil. Docente do Departamento de Educação Matemática na mesma instituição.

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Gondim, D. M., & Miarka, R. (2018). Pensar com corpo como pensar com espaço: aforismos imagéticos que afirmam um aprender por trilhas. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 169-183. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1348

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática