Pintura corporal dos Paiter Suruí e Etnomatemática: interligando saberes e fazeres tradicionais aos conteúdos matemáticos escolares

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Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com a etnia Paiter Suruí, aldeia Paiter linha 09, Terra Indígena Sete de Setembro, Cacoal - RO. Utilizamos a observação participante como metodologia, com o objetivo de identificar as práticas docentes do professor indígena de matemática, o qual explora, em sala de aula, os saberes e fazeres da cultura da etnia. Com o subsídio do Programa Etnomatemática de D’Ambrosio (2011), identificamos que o professor indígena auxilia a aprendizagem significativa de seus alunos na geometria euclidiana plana com a introdução da pintura corporal. Constatamos que a prática docente desse professor, desenvolvida interdisciplinarmente e contextualizada na cultura, por meio da pintura corporal, possibilita a ancoragem nos conhecimentos que os alunos já adquiriram para a descoberta de um novo conhecimento.

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Mattos, S. M. N. de, Linhares de Mattos, J. R., & Surui, G. (2018). Pintura corporal dos Paiter Suruí e Etnomatemática: interligando saberes e fazeres tradicionais aos conteúdos matemáticos escolares. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 139-156. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1345

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática