A escola como espaço sociocultural: experiência Etnomatemática na Educação Básica

Autores

  • Janice Rubira Silva
  • Márcia Souza da Fonseca Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Resumo

Esta investigação qualitativa, cujo tema é saberes escolares e mundo social, tem como objetivo pensar a escola como um espaço de rompimento com as práticas historicamente institucionalizadas. A partir da análise da situação sociocultural de uma comunidade específica, a ação empírica foi desenvolvida com uma turma do 9º ano de uma escola da Rede Municipal da cidade do Rio Grande/RS, no ano de 2013. Tendo como propulsor o questionamento: “As ações pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar são capazes de possibilitar a análise da situação sociocultural de uma comunidade específica, ao se utilizar a matemática como facilitador das compreensões?” - foram produzidos escritos que, com base na técnica Discurso do Sujeito Coletivo, deram origem a três discursos coletivos. Com discussões pautadas na tríade cultura popular, matemática e implicações pedagógicas na perspectiva Etnomatemática, concluiu-se que tal perspectiva possibilita a discussão da matemática como instrumento de compreensão de situações sociais e de legitimidade cultural das comunidades.

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Silva, J. R., & da Fonseca, M. S. (2018). A escola como espaço sociocultural: experiência Etnomatemática na Educação Básica. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 246-262. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1236

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática