Etnomatemática e pedagogia decolonial na Educação de Jovens e Adultos Guarani
Resumo
O presente artigo tem como foco a Educação de Jovens e Adultos Guarani que residem na aldeia Sapukay, Angra dos Reis. É uma garantia da Constituição de 1988 que a educação escolar indígena deve ser bilíngue, multicultural e diferenciada. Neste estudo, investigam-se as contribuições da Etnomatemática na construção de uma escola com este perfil. Foi realizada uma pesquisa quase-experimental com base nos princípios de um Programa em Etnomatemática definidos por D’Ambrósio (1998) e nos pontos de aproximação deste com a Pedagogia Decolonial proposta por Walsh (2007). O trabalho apresenta e analisa a concepção inicial de Matemática dos estudantes, o processo de seleção dos conteúdos matemáticos a serem estudados e quatro atividades realizadas nas aulas. A conclusão aponta que a Etnomatemática contribuiu para a construção da escola indígena por viabilizar no campo da Matemática a desconstrução dos quatro eixos de colonialidade que vêm subalternizando os indígenas brasileiros desde seus primeiros contatos com não indígenas.