Usos/significados da Etnomatemática na exploração de medidas mobilizados por estudantes na formação inicial

Autores

Resumo

O jogo de cena narrado se inscreve nos rastros do diálogo, “Prática da Confecção da Kushma e do Arco e Flecha na cultura Ashaninka”, iterado da pesquisa de doutorado, “Percorrendo usos/significados da matemática na problematização de práticas culturais na formação inicial de professores”, defendida na Universidade Federal do Acre em 2016. Pesquisa esta realizada com enfoque na formação inicial de professores de Matemática no âmbito das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Matemática, desta universidade e referenciada na terapia wittgensteiniana e desconstrução derridiana. Os personagens tecem um diálogo ficcional num modo terapêutico desconstrucionista de ver/analisar o corpus da pesquisa constituído pelas falas videografadas e registros escritos de estudantes e da docente produzidos no âmbito dessas disciplinas. Na visão terapêutica, não se trata de verificar o nível de compreensão atingido, mas apenas de gerar a compreensão ao descrever os usos mobilizados na prática formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1989), especialização em Matemática pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (1992), mestrado em Desenvolvimento Regional (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática através do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2016) com polos na UFMT, UFPA e UEA. Linha de Pesquisa na Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, com área de concentração em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora associada, nível 1, da Universidade Federal do Acre, exercendo serviço docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – MPECIM com a disciplina Práticas Culturais e Tendências em Educação Matemática (2017) e nos cursos ligados à formação de professores atuando com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Oficinas de Matemática, Estágio Supervisionado, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II e Prática de Ensino de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo trabalhos focando principalmente a formação de professores e a organização das ações de ensino de matemática à luz da teoria da atividade com algumas inserções na abordagem da linguagem Wittgensteiniana e Derridiana procurando indisciplinarizar os conteúdos da formação inicial e ver de outras formas esta formação no âmbito do estágio e prática de ensino de matemática.

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Bezerra, S. M. C. B., & Moura, A. R. L. de. (2018). Usos/significados da Etnomatemática na exploração de medidas mobilizados por estudantes na formação inicial. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 379-395. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1372

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática