A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico

Autores

Resumo

 

O texto reflete o uso terminológico dos conceitos de cultura, linguagem e tecnologia. Desenvolve a compreensão das relações entre a língua, número e imagem, iniciadas na análise discursiva dos enunciados da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP (LOURENÇO, 2015). A abordagem metodológica empreendida usa testes linguísticos de constituência para substituição, permutação e coordenação dos três conceitos. Argumenta que o resultado da reflexão mostra divergência de premissas e convergência de objetivos. Isto decorre principalmente da influência das premissas platonistas do discurso de perfeição dos números e aristotélicas, da primazia do alfabeto como tradução do pensamento. Critica esses pontos de vista, mostrando sua ideologia de divisão sobre cultura e natureza e as materialidades e pensamentos não verbais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Lourenço, Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som

Tem formação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (2000). Doutorando em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa: Aspectos Sintático-Discursivos da Matemática; Linguagem e Cultura como expressão simbólica de informação; Pensamento e linguagens verbais e não-verbais; Discurso e Ensino, Linguagem verbal e Percepção Visual; Software de Visualização Analítica; Interfaces Visuais e Redes Sociais; Semântica; Memória como Instrumento Cultural; Etnociências e Novas Tecnologias; Práticas Documentais (acervo, indexação e acesso); Jogo como Narrativa.

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Lourenço, R. (2018). A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 75-90. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1368

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática